Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli
Natural de Nova Trento; filha de João Gualberto Busnardo e Maria Antonieta Pisani de Córdova; cônjuge: Luiz Alberto Tridapalli; filhos: Andrea Doria, Luiz André, Ana Paula. Neto: Luiz Gustavo Tridapalli Dalsenter.Como foi sua infância?
Nascida em Nova Trento, lá passei minha infância cercada por seis irmãos. Foram tempos de muita tranqüilidade, muitos amigos,vivendo a cultura de uma cidade do interior, rural e de paz. Desse tempo, ficaram muitas boas recordações: o armazém de secos e molhados administrado por meu pai e que atendia, sobretudo o pessoal da colônia, com sua indumentária peculiar dos colonizadores italianos, o uso do dialeto italiano próprio daquela região e com uma expressão no olhar que transmitia uma sensação de muita tranqüilidade. Outra lembrança marcante é a de minha escolarização inicial realizada no Grupo Escolar Lacerda Coutinho. Foi lá que, com as Irmãzinhas da Imaculada Conceição, aprendi a paixão pelo conhecimento que é algo que considero fundamental para a estruturação da pessoa que sou até hoje.
Sonho de criança?
Ser Engenheira Civil, construir estradas, pontes, enfim, tudo o que pudesse promover o desenvolvimento das cidades, do país, em benefício da população.
Como foi sua juventude?
Típica da cultura dos “anos dourados”. Compus a geração da década de 60, sonhei o “faça amor não faça guerra”, cantei, com Caetano, o “ É proibido proibir”. Nossa geração era movida pela busca por mudanças que efetivamente ocorressem a bem da humanidade. Era um sonho para o coletivo, nós éramos muito menos individualistas e jamais pensamos que as mudanças pelas quais lutamos fossem tão radicalizadas que acabassem por gerar isso que vivemos hoje. Nossa geração aprendeu a pensar no “nós” e em tudo para o que reivindicava, buscava o bem estar da coletividade.Infelizmente, foram muitas as variáveis que fizeram com que o sonho sonhado pela geração 60 tivesse descaracterizado pela ação de forças macroeconômicas que se apropriaram dele e o desvirtuaram a bem de interesses que não eram aqueles que nos moveram à época.
Pessoas que influenciaram?
Meus pais, a Irmã Maria Teresa, Diretora do Colégio Coração de Jesus, de Florianópolis, onde realizei meus estudos no antigo ginasial, alguns autores de leituras que me marcaram, Dostoiewsky, por exemplo, e meu professor e colega Pe. Orlando Maria Murphy.
Vida escolar?
Ela foi sempre de muita realização pessoal: sempre gostei muito de estudar e cursei excelentes Colégios, desde o Grupo Escolar Lacerda Coutinho, de Nova Trento, onde realizei meus estudos até a quarta série, em seguida, no Internato do Colégio Coração de Jesus em Florianópolis, concluindo o Ensino Médio no Colégio São Luiz em Brusque. Após isso, cursei Filosofia na Universidade Federal de Santa Catarina e Especialização e Mestrado em Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e São Paulo, respectivamente.
Como veio para Brusque? Foi bem acolhida?
Vim para Brusque para fazer o Curso Normal no Colégio São Luiz e após minha graduação em Filosofia, para nele lecionar, a convite de seu Diretor à época, Pe. Orlando Maria Murphy. Sempre me senti em casa nesta cidade onde fui muito bem acolhida desde que aqui cheguei.
Sinto muita satisfação quando me deparo aqui com ex alunos de várias gerações. É como se de alguma forma tivesse contribuído para o desenvolvimento dessas pessoas e consequentemente da própria cidade que tão bem me acolheu.
Como surgiu a Febe em sua carreira?
Inadvertidamente. Em 1973, Pe. Orlando era reitor da Universidade Regional de Blumenau e começou a trabalhar em Brusque, pela criação de uma Fundação Educacional para que a cidade tivesse uma Instituição de Ensino Superior, sobretudo para atender à formação seminarística do sul e sudeste do país. O primeiro curso oferecido foi de Estudos Sociais, que depois se transformou em Filosofia. Eu fui chamada para trabalhar Psicologia neste curso.
Como a Sra. vê a qualidade dos docentes na Febe/Unifebe? Como são escolhidos?
O Centro Universitário de Brusque – Unifebe prima pela qualidade da formação que oferece e por isso tem uma preocupação muito grande com a qualificação de seus docentes. Posso afiançar que o quadro docente dos cursos de nossa Instituição se constitui por muito bons professores. Para a escolha dos mesmos, a Unifebe utiliza um Processo Seletivo, do qual fazem parte, além da análise do curriculum vitae inscrito na plataforma lattes, uma prova didática. Esse processo seletivo ocorre semestralmente, com base na Resolução própria do Conselho Universitário Consumi, que regula o Edital ao qual se dá a máxima publicidade.
O que a Sra. diria quanto a qualidade de ensino de uma maneira geral? Ex. o alto índice de reprovação nas probas da OAB?
Tenho afirmado em várias ocasiões que a qualidade do ensino em nosso país, desde a base até o topo, é precária. Baseio essa afirmação no resultado da denominada Prova Brasil, publicado recentemente, prova que avalia os estudantes de Ensino Fundamental, tanto nas escolas públicas, como das privadas. Em Santa Catarina esse resultado aponta que 53,3% dos municípios catarinenses que participaram do teste não alcançaram o índice esperado de aprendizado entre os alunos da quarta série em português. O percentual dos municípios cujos alunos da oitava série não chegaram ao conhecimento mínimo na mesma disciplina foi de 31,8% . Em matemática, a situação foi diferente quanto às séries. Enquanto, apenas 18,5% dos municípios catarinenses não foi alcançado o aprendizado mínimo esperado entre os alunos da quarta série, sendo que índice das cidades, entre os alunos da oitava série, foi de 51,25%. Quanto aos testes internacionais como o PISA, sabemos que nosso país ocupa uma das últimas posições entre os 157 países que compuseram a última avaliação.
Não é de surpreender, portanto que o índice de reprovação nas provas da OAB se torne cada vez mais alto. A formação na área do Direito não poderia se furtar de traduzir essa precariedade da formação de base, indispensável para uma formação adequada e de qualidade nos níveis de terceiro e quarto grau. Assim, a grita da Ordem dos Advogados do Brasil só não se repete, ainda, nos Conselhos de Medicina, só para ilustrar, porque para os processos de seleção para os Cursos de Medicina, dado o pequeno número de vagas nesses cursos, ainda se pode selecionar os menos precariamente preparados. Considero, porém que o remédio que se quer aplicar para a cura da precariedade na formação, diminuindo a oferta dos cursos, é um procedimento equivocado. Advogamos em nossa constituição o direito à educação formal em todos os níveis para todos os indivíduos, sem exceção. Para que isso se constitua em realidade é portanto indispensável que se garanta a qualidade da formação de base a todas as crianças e jovens brasileiros para que, chegando à Universidade, cada um possa concluir seu curso aprendendo todos os conhecimentos necessários ao exercício competente de sua profissão. Quando nossa sociedade conseguir assegurar o exercício desse direito às nossa crianças e anos nossos jovens, com certeza, não somente o índice de reprovação nas provas da OAB, mas também as queixas da sociedade brasileira sobre a qualidade do ensino em suas Universidades, diminuirão sensivelmente.
Histórico da Febe/Unifebe
A fundação Educacional de Brusque – FEBE, foi instituída pela Lei Municipal 527, de 15 de janeiro de 1973, tendo como idealizador o Prof. Padre Orlando Maria Murphy, que foi o seu primeiro presidente. Nesse mesmo ano foi criada a Escola Superior de Estudos Sociais –ESES, que passou a oferecer o Curso de Estudos Sociais, transformado em Curso de Filosofia, em 1987. Estudos Sociais -ESES, Pe. João Hulse. Reeleito em 1994,Pe. João atuou até o ano de 1998. No início do primeiro mandato, dois novos cursos conveniados com a Universidade Regional de Blumenau foram implantados: Ciências Contábeis e Direito. Em 06.07.1998, concluído segundo mandato do Professor João Hulse, como presidente da mantenedora, FEBE, e Direto da mantida ESES, foi empossada a nova presidente Professora Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, após ter ocorrido sua eleição no dia 29.06.1998, pelo Conselho Administrativo, com base no Estatuto da Fundação, que passou a atuar também como Diretora da ESES, que oferecia na época, além dos quatro cursos conveniados com a Universidade Regional de Blumenau: Administração, Psicologia, Direito e Ciências Contábeis, o curso de Filosofia como curso próprio da Instituição.
O Surgimento do CESBE?
Ao assumir, a diretora-presidente usando da prerrogativa enunciada no art. 86 da Lei Complementar Estadual 170/98, transformou em cursos da ESES os 04 cursos conveniados.
Visando à adaptação da Instituição novas cursos e à sua nova realidade, em abril de 1999, a Escola Superior de Estudos Sociais –ESES, foi extinta e foi proposta ao Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, a criação do Centro de Educação Superior de Brusque –CESBE, aprovado pelo Parecer 75/99, do referido conselho. Para melhorar as condições físicas e estruturais, possibilitando atendimento mais adequado aos cursos, em março de 2001, o Centro de Educação Superior de Brusque –CESBE, inaugurou seu novo Campus. No plano de Desenvolvimento Institucional, estava prevista a transformação do Centro de Educação Superior de Brusque em Centro Universitário, e para tanto, os trabalhos ganharam um ritmo mais acelerado. Os conselhos na época, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão –CEPE, do CESBE e o Conselho Administrativo da mantenedora, FEBE, passaram a se reunir, quase que semanalmente, buscando deliberar sobre as questões inerentes e obrigatórias para a instalação do Centro Universitário: desde os atos que regulam a vida acadêmica e didático- pedagógica, como sobre o Estatuto e Regimento constitutivos do novo ente jurídico-educacional. Assim em 12 de agosto de 2003, em sessão plenária do Conselho Estadual de Educação, foi aprovada a criação do Centro Universitário de Brusque –Unifebe, credenciado pelo Decreto 647, do Governo do Estado de Santa Catarina, promulgado no Diário Oficial em 29.08.2003.
Ampliação do leque de cursos oferecidos?
Desde 1998, a Instituição havia iniciado um processo que ampliou significativamente a oferta de cursos e passaram a ser oferecidos os seguintes cursos de graduação: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Design de Moda, Direito, Educação Física e Sistemas de Informação; Licenciatura em Educação Física, Filosofia, História, Letras e Pedagogia; Cursos tecnólogos, Tecnologia em Cerâmica, Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Logística Empresarial, Tecnologia em Processos Industriais, Eletromecânica; Tecnologia em Produção Têxtil e Tecnologia em Negócios Imobiliários.
Atualmente é oferecido algum curso?
Atualmente, estamos oferecendo um novo Curso: Engenharia de Produção, com habilitação em bacharelado.
Fora do Campus são oferecidos cursos?
Alguns cursos são oferecidos fora do campus Santa Terezinha: Na sede do SENAI da cidade de Brusque são oferecidos os cursos Superiores de Tecnologia em Processos Industriais, eletromecânica e Tecnologia Têxtil; na cidade de Nova Trento, no Centro de Encontros Imaculada Conceição – CEIC, é oferecido o curso de Tecnologia em Gestão Empresarial e na cidade de São João Batista, na Escola de Educação Básica Alice da Silva Gomes, é oferecido o curso de Tecnologia em Gestão Empresarial.
O que é uma sexta feira perfeita?
É quando se chega ao final do dia com a convicção de que a jornada semanal, embora desafiadora chegou a bom termo em relação aos objetivos propostos para ela, tanto no aspecto profissional como no pessoal. Experimentar a sensação de serena tranqüilidade decorrente dessa convicção, eu diria que é algo quase perfeito.
Planeja o futuro junto à Febe/Unifebe?
Tenho um mandato por concluir e isso já é futuro. Espero poder fazê-lo , perseguindo, nesse tempo, a realização de todas as metas propostas para esse mandato.
Daria, finalizando, para apresentar os graduados por cursos?
Sim, segue:
- Curso período graduados
- Administração 1991/2008 850
- Ciências Contábeis 1997/2009/1 549
- Ciências do 1 grau 1979/ 1999 259
- Design de moda 2007/2008 75
- Direito 1996/2008 565
- Educação Física 2007/2009/1 189
- Estudos Sociais 1977/1994 366
- Filosofia 1989/2008 632
- História 2005/2008 35
- Tecnologia em Turismo 2005/2008 52
- Letras 2007/2008 33
- Magistério 1998/2000 178
- Pedagogia 1990/2009/1 676
- Sequencial de formação de agentes para o desenvolvimento regional 2008 24
- Sistema de Informação 2006/2008 50
- Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial 2007/2009/1 180
- Tecnologia em Cerâmica 2005/2008 39
- Tecnologia em Processos Industriais –Eletromecânica 2005/2009/1 104
- Tecnologia em Produção Industrial 2008/2009/1 37
- Totalizando 4793 graduados
Referências
- Jornal Em Foco. Entrevista publicada em 20 de abril de 2010.
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