Luis Felipe Canova Ogliari, sou nascido e criado na cidade serrana de Lages/SC no dia 12/06/1988. Sou o filho do meio, de uma família de 3 filhos, sendo um irmao mais velho Rafael, advogado em Blumenau e uma Irma mais nova Ana Luisa, também médica, na cidade de Blumenau. Meus amados Pais Roberto e Miriam vieram da cidade de Erechim/RS para cidade de Lages, onde criaram raizes. Tenho uma esposa que se chama Samille a qual conheci na Faculdade de Medicina da FURB em Blumenau.
Minha infância foi muito saudável e criativa. Passando grande parte dela nessas duas cidades - Lages e Erechim. Sempre digo que sou muito privilegiado por ter tido uma infância repleta de brincadeiras realmente criativas, pois naquela época não tínhamos acesso a videogames ou computadores, tão pouco celulares smartphones como as infâncias de hoje em dia. Por isso, sempre brinquei com meus irmãos e amigos das mais diversas atividades, futebol na rua e em campinhos, bicicleta, carrinho de rolema, entre outras. Passava minhas férias escolares praticamente toda na casa dos meus amados avós, onde aprendíamos muito e nos divertimos mais ainda. Na juventude, sempre fui um aluno expansivo e comunicativo, tendo diversos grupos de amigos. Estudei em um colégio no meu próprio bairro ate a 8 serie onde no ensino médio fui estudar no colégio Bom Jesus Diocesano. Ao final do meu 3 ano, acabei passando em alguns vestibulares, como para direito, odontologia ( as duas áreas de atuação dos meus Pais), porém sempre tive um olhar para a medicina, pois gostava e gosto muito de ajudar o próximo, seja da maneira que for. Então me dediquei mais aos estudos e fui morar em Porto Alegre no ano de 2007 para realizar cursinho pre vestibular. Em 2009 ingressei na faculdade de Medicina da FURB em Blumenau onde conclui o curso em 2014. No ultimo ano da faculdade iniciei namoro como minha então esposa, Samille, o qual sou muito grato por toda parceria e companheirismo de vida. Atuei como médico clinico geral pelo periodo de 4 anos na cidade de Lages, mesmo período em que minha esposa realizava a sua especialidade em Ginecologia e Obstetrícia. Quando ela terminou sua formação eu retomei os estudos para entrar na Residencia de Oftalmologia. Passei em diversas residências médicas em 4 estados diferentes, mas optei por realizar minha formação em hospital de olhos referencia no brasil e America latina, que atualmente tem 106 anos, o famoso Instituto Penido Burnier em Campinas/SP no ano de 2019. La pude aprender muito com meus estimados mentores e criar laços de amizade que carrego até hoje. Realizei toda minha residência medica em oftalmologia e em seguida minhas duas subespecialidades neste mesmo hospital que são Retina Clinica e Cirúrgica e Cirurgia de Catarata.
Acredito que para ser um bom profissional devemos olhar para cada paciente como sendo um membro de nossa família, tratar cada um com empatia e respeito, independente de quem seja, pois somente desta forma conseguimos desempenhar o melhor para cada um deles. Sempre comento que todo médico deve ter respeito e ética, mas acima de tudo, deve tentar ao máximo resolver os problemas de cada paciente, pois em ultima instancia é isso que o paciente procura. E naqueles casos em que infelizmente, por motivos diversos, nao conseguir resolver o problema ao menos amenizar a dor e sofrimento com respeito e acolhimento.
Um dos maiores desafios que ja tive foi ter enfrentado um câncer de tireoide ainda durante a minha faculdade em 2010. Graças a Deus e aos meus Pais, familiares e amigos, consegui superar esse obstaculo, saindo fortalecido e com a certeza ainda maior de que gostaria de ajudar o próximo.
Eu tenho minha Fé muito presente no meu dia a dia. E acho que isso me fortalece cada vez mais. Como voltei recentemente ao estado de Santa Catarina, em 2024, estou iniciando e trilhando minha trajetória aqui em brusque, sempre tentando atender da forma mais humana e profissional possível.
Mas algo em que apostei e nao deu certo, posso dizer que foi ter iniciado a subespecializacao em ortopedia. Onde acabei ficando por apenas 2 meses, mas ja o bastante para optar em nao continuar atuando nesta área e resolver seguir na área onde , sem sombra de duvidas, eu me encontrei como médico que é a oftalmologia.
Existe o ditado: ame o que você faz e nunca mais precisara trabalhar. E isso eu tenho orgulho de falar, eu sou apaixonado pela oftalmologia e pelo o que faço. Levanto todos os dias e agradeço a Deus por ter feito esta escolha.
Minhas ambições acredito que sejam as coisas simples da vida. Ter uma família unida, com saude, em que possamos crescer e prosperar juntos, poder contribuir com o bem estar e saude ocular dos pacientes que me procuram e depositam a sua confiança e de seus familiares as minhas mãos.
Algo que me incomoda creio que seja a falta de respeito e ingratidão. Gosto sempre de tratar os outros com respeito, seja a pessoa que for. Independente da posição social e cargo profissional que ocupe. Trato todos com o mesmo respeito. Gosto de pessoas que apoiem e que almejem o crescimento pessoal dos outros.
Por fim, levo comigo os ensinamentos de todos os professores que tive durante minha vida, desde os professores do meu colégio ate os meus professores e mentores da faculdade e residência medica. Acho que devemos ser gratos a todos aqueles que de alguma forma doaram o seu tempo e conhecimento para compartilharem conosco.