O entrevistado deste mês é o oftamologista
Luis Felipe Canova Ogliari
Apresentação:
Sou nascido e criado na cidade serrana de Lages/SC no dia 12/06/1988. Sou o filho do meio, de uma família de 3 filhos, sendo um irmao mais velho Rafael, advogado em Blumenau e uma Irma mais nova Ana Luisa, também médica, na cidade de Blumenau. Meus amados Pais Roberto e Miriam vieram da cidade de Erechim/RS para cidade de Lages, onde criaram raizes. Tenho uma esposa que se chama Samille a qual conheci na Faculdade de Medicina da FURB em Blumenau.
Como foi sua infância e juventude?
Minha infância foi muito saudável e criativa. Passando grande parte dela nessas duas cidades - Lages e Erechim. Sempre digo que sou muito privilegiado por ter tido uma infância repleta de brincadeiras realmente criativas, pois naquela época não tínhamos acesso a videogames ou computadores, tão pouco celulares smartphones como as infâncias de hoje em dia. Por isso, sempre brinquei com meus irmãos e amigos das mais diversas atividades, futebol na rua e em campinhos, bicicleta, carrinho de rolema, entre outras. Passava minhas férias escolares praticamente toda na casa dos meus amados avós, onde aprendíamos muito e nos divertimos mais ainda. Na juventude, sempre fui um aluno expansivo e comunicativo, tendo diversos grupos de amigos. Estudei em um colégio no meu próprio bairro ate a 8 serie onde no ensino médio fui estudar no colégio Bom Jesus Diocesano. Ao final do meu 3 ano, acabei passando em alguns vestibulares, como para direito, odontologia (as duas áreas de atuação dos meus Pais), porém sempre tive um olhar para a medicina, pois gostava e gosto muito de ajudar o próximo, seja da maneira que for. Então me dediquei mais aos estudos e fui morar em Porto Alegre no ano de 2007 para realizar cursinho pre vestibular. Em 2009 ingressei na faculdade de Medicina da FURB em Blumenau onde conclui o curso em 2014. No ultimo ano da faculdade iniciei namoro como minha então esposa, Samille, o qual sou muito grato por toda parceria e companheirismo de vida. Atuei como médico clinico geral pelo periodo de 4 anos na cidade de Lages, mesmo período em que minha esposa realizava a sua especialidade em Ginecologia e Obstetrícia. Quando ela terminou sua formação eu retomei os estudos para entrar na Residencia de Oftalmologia. Passei em diversas residências médicas em 4 estados diferentes, mas optei por realizar minha formação em hospital de olhos referencia no brasil e America latina, que atualmente tem 106 anos, o famoso Instituto Penido Burnier em Campinas/SP no ano de 2019. La pude aprender muito com meus estimados mentores e criar laços de amizade que carrego até hoje. Realizei toda minha residência medica em oftalmologia e em seguida minhas duas subespecialidades neste mesmo hospital que são Retina Clinica e Cirúrgica e Cirurgia de Catarata.
Na sua ótica para ser um bom profissional?
Acredito que para ser um bom profissional devemos olhar para cada paciente como sendo um membro de nossa família, tratar cada um com empatia e respeito, independente de quem seja, pois somente desta forma conseguimos desempenhar o melhor para cada um deles. Sempre comento que todo médico deve ter respeito e ética, mas acima de tudo, deve tentar ao máximo resolver os problemas de cada paciente, pois em ultima instancia é isso que o paciente procura. E naqueles casos em que infelizmente, por motivos diversos, nao conseguir resolver o problema ao menos amenizar a dor e sofrimento com respeito e acolhimento.
Maior desafio que enfrentou?
Um dos maiores desafios que ja tive foi ter enfrentado um câncer de tireoide ainda durante a minha faculdade em 2010. Graças a Deus e aos meus Pais, familiares e amigos, consegui superar esse obstaculo, saindo fortalecido e com a certeza ainda maior de que gostaria de ajudar o próximo.
Você se arrependeu de alguma coisa que disse ou que fez?
Eu tenho minha Fé muito presente no meu dia a dia. E acho que isso me fortalece cada vez mais. Como voltei recentemente ao estado de Santa Catarina, em 2024, estou iniciando e trilhando minha trajetória aqui em brusque, sempre tentando atender da forma mais humana e profissional possível.
Algo que apostou e não deu certo?
Mas algo em que apostei e nao deu certo, posso dizer que foi ter iniciado a subespecializacao em ortopedia. Onde acabei ficando por apenas 2 meses, mas ja o bastante para optar em nao continuar atuando nesta área e resolver seguir na área onde , sem sombra de duvidas, eu me encontrei como médico que é a oftalmologia.
O que faria se estivesse no início da carreia e que não teve coragem de fazer?
Existe o ditado: ame o que você faz e nunca mais precisara trabalhar. E isso eu tenho orgulho de falar, eu sou apaixonado pela oftalmologia e pelo o que faço. Levanto todos os dias e agradeço a Deus por ter feito esta escolha.
Qual a sua maior ambição?
Minhas ambições acredito que sejam as coisas simples da vida. Ter uma família unida, com saude, em que possamos crescer e prosperar juntos, poder contribuir com o bem estar e saude ocular dos pacientes que me procuram e depositam a sua confiança e de seus familiares as minhas mãos.
O que o incomoda?
Algo que me incomoda creio que seja a falta de respeito e ingratidão. Gosto sempre de tratar os outros com respeito, seja a pessoa que for. Independente da posição social e cargo profissional que ocupe. Trato todos com o mesmo respeito. Gosto de pessoas que apoiem e que almejem o crescimento pessoal dos outros.
O que aplica dos grandes educadores e das aprendizagens que teve?
Por fim, levo comigo os ensinamentos de todos os professores que tive durante minha vida, desde os professores do meu colégio ate os meus professores e mentores da faculdade e residência medica. Acho que devemos ser gratos a todos aqueles que de alguma forma doaram o seu tempo e conhecimento para compartilharem conosco.









.jpg)















