quarta-feira, 14 de maio de 2014

Voleibol - Ivo Ribeiro

Ivo Ribeiro - volei

 Exibindo c8.jpg

  Exibindo a16.jpg


IVO RIBEIRO: Filho de Adão Gonçalves Ribeiro e Otacília Fernandes Ribeiro; natural de Porto Alegre/RS, nascido aos 19.06.34. São em 5 irmãos: Ivone, Irene, Rubens, Vilson e Ivo. Cônjuge: a advogada Dra Lourdete Bonomini Ribeiro (28.07), casados aos 09.12.72. Fez o curso com duração de dois anos - no Minas Tênis Clube/MG – com o técnico da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino, Adolfo Guilherme. Torce para o Sport Clube Internacional. 

Uma Palhinha sobre sua vida de atleta, treinador e dirigente lá nos pampas
 Em 1953, fui diretor de voleibol no Campeonato Mundial Universitário – Universid – em Porto Alegre, salientando-se que houve a participação de 25 países.Como atleta iniciei no voleibol no Clube INCA – Associação Cristã de Moços, tendo sido tri-campeão estadual; mais tarde fui para o Grêmio Futebol Portoalegrense, como atleta e como técnico e fomos Hexa campeões Gaúcho. Fui técnico da Seleção Gaúcha Universitária de Voleibol, várias vezes campeão Sul Americano e brasileiro – masculino e feminino; depois fui para o Sport Clube Internacional, como treinador e jogador de voleibol e basquete, sagrando-me campeão estadual. Também, treinador, bi-campeão citadino e estadual de voleibol masculino no Grêmio Náutico União de Porto Alegre. Quando,então, fui convidado para vir para Brusque. 



Fale de sua vinda para o Berço da Fiação Catarinense
 Foi nos idos de 60, convidado pelo saudoso Arthur Schlosser para ministrar cursos de voleibol, juntamente com Franco Conti – cacique, árbitro de basquete. Ressalte-se, que inclusive, participei dos primeiros Jogos Abertos de Santa Catarina. 



Depois do JASC?
 Após o JASC fui convidado para administrar o esporte amador em Caçador, nas modalidades de voleibol e basquete, tendo permanecido por aproximadamente dois anos.



Que rumos tomou em seguida?
 De lá fui convidado – pelo Pilolo, Pipóca e o saudoso Manfredo Hoffmann, para dirigir o esporte amador: voleibol e basquete em Brusque.
 


Fatos marcantes?
Ter sido Professor de Educação Física no Colégio Cônsul Carlos Renaux, durante quatro anos e no Sesi, ministrando educação física para crianças no tempo de direção do Seuzi Metzer; ter participado da CME; ter sido árbitro da Confederação Brasileira de Voleibol; Ter sido tri- campeão gaúcho, como atleta pela Associação Cristã de Moços –INCA; ter sido em 53, Diretor de Voleibol no Campeonato Mundial Universitário –Universid – em Porto Alegre, oportunidade em que participaram 25 países; como treinador ter levantado o Bi campeão citadino e estadual de voleibol masculino no Grêmio Náutico União de Porto Alegre; ser Hexa campeão gaúcho como jogador e treinador do Grêmio Futebol Portoalegrense;ter sido campeão estadual - como atleta e treinador – do meu Sport Clube Internacional.
 


Grandes atletas do Voleibol?
 Entre outros, cito: Marco Antônio Volpi, Kalunga e Moisés Santana. (todos integraram a seleção gaúcha e brasileira).



Grandes treinadores?
No voleibol feminino, o China (Bruno Appel) e no Basquete, Rubens Lang (in memoriam), treinador de voleibol e basquete na S. E. Bandeirante e Adolfo Guilherme –técnico da Seleção Brasileira de voleibol masculino.  


Grandes dirigentes?
Calçada –Presidente da Confederação Brasileira de Voleibol, Rubens Fachini, Pipóca e Badão, inclusive, o grande Pilolo, entre outros.

Lembrança positiva?
Juntamente com César Gevaerd, Alvir Rensi, Pedro Afonso Polli e Lauro Pruner idealizamos os primeiros jogos infanto-juvenis em Brusque, na gestão do Prefeito Pilolo; jogos esses, hoje, denominados joguinhos.

O que faz Ivo Ribeiro, hoje?
Aposentado, gosto de conversar com os amigos, ler, principalmente, jornais e assistir fitas de vídeo.
Exibindo s19.jpg

Referências

  • Jornal Em Foco. Entrevista publicada em 19 de dezembro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário