quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Sílvia Regina Mayer Teske

ARTISTA PLÁSTICA, PROFESSORA e ESCRITORA

Silvia Regina Mayer Teske

Nossa entrevistada desta semana é a Artista Plástica, Escritora e Professora - na UNIASSELVI\ASSEVIM no Curso de Design de Moda; professora na UNIFEBE no Curso de Tecnologia em Design Gráfico, professora no SENAC no Curso de Produção de Moda e Coordenadora do Núcleo Cultural da UNIASSELVI\ASSEVIM - Sílvia Regina Mayer Testke, filha de Ivo Mayer e Isaura Tormena Mayer, nascida em Brusque/SC, aos 27 de maio de 1960; companheiro o saudoso Osmar Teske ; tem um filho, o Einstein (ao qual se refere: “tenho só um gato, o Einstein”).




Nossa entrevistada Sílvia Regina Mayer Teske


'''Sonho de criança?'''
Sonhava ser modelo e atriz

'''Pessoas que influenciaram?'''
Influenciaram-me: Minha mãe, pela sua capacidade e competência e luta pelo que quer; Doraci Girrulat e Jandira Lorenz para as artes visuais; Marli Maluce para a literatura.

'''Espelha-se em alguém?'''
Espelho-me em muita gente, principalmente as pessoas que tem coragem de ser elas mesmas

'''Histórico escolar?'''
Fiz Graduação em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas; Especialização em Arte-Educação - Habilitação Artes Visuais; Mestrado em Artes Visuais na Linha de Processos Artísticos Contemporâneos, todos na UDESC em Florianópolis

'''Primeiro/a professor/a?'''
De minha primeira professora não lembro, mas bem me lembro da Dona Miriam do Colégio São Luís e da Neusa Cadore que foram minhas professoras no primário

'''Grandes professores?'''
Como grandes professores, citaria: Marli Maluche; Doraci Girrulat; Rosangela Sheren, José Kinceler

'''Como surgiu a arte em sua trajetória ?'''
Tudo começou com a literatura, escrevendo pequenos contos e poesias, depois na graduação as artes visuais começaram a surgir de forma forte, mas penso que comecei mesmo a ter um trabalho individual quando comecei a dar aulas em oficina de arte aqui em Brusque, daí a pintura veio com tudo e não parei mais. Hoje continuo com a pintura e com outros movimentos nas artes visuais, como performance, instalação e livros-de artista, e continuo escrevendo, irei editar agora, através do Fundo Municipal de Cultural, deste ano, meu romance: BENEDITA PINTA TARADA, UMA OVERDOSE BRASILEIRA.

'''Como surgiu Sílvia Teske professora? '''
Comecei ajudando a minha mãe no CEIB como professora de datilografia e de aulas particulares; depois substitui em Florianópolis um amigo que foi viajar...nunca pensei em ser professora, mas isso é que nem cachaça, a gente vicia, hoje adoro a minha profissão

'''Uma palhinha sobre o livro “Textículos Femininos'''
Bem, a ideia do livro surgiu quando percebi que muitos textos que eu escrevia em telas, se fixavam ali e acabavam sendo compartilhados somente com aqueles que obtinham as telas. E eu queria que eles pudessem ser compartilhados com mais pessoas. Foi assim que comecei a guardá-los, mesmo depois que estavam na tela, e quando tive um número razoável, o livro surgiu. E acabei colocando nele alguns pequenos contos que percebi que tinham uma conexão com aquelas falas. Penso que ele tem essa pegada, de ter textos rápidos, quase pensamentos transitórios e impermanentes, que resolvi registrar. O título surge daí também, dessa descontinuidade que faz parte do feminino, e que para vivê-la, nós, mulheres temos que ter culhões!!! Por isso que digo, “qualquer semelhança não é mera coincidência”

'''Quais de suas obras as que mais repercutiram? '''
Penso que a série MULHERES EM TIRINHAS teve bastante repercursão e agora a série TIAS

'''Além da trajetória acadêmica, tem participado de cursos de aprimoramento?'''
Sim, fiz alguns cursos: “Disciplina Identidade e Representação” - Mestrado em História - UDESC; “Disciplina História e Gênero” - UDESC; “Extensão universitária em POÉTICAS HÍBRIDAS, CRIAÇÕES MESTIÇAS.” - FURB; “ Extensão universitária em FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES” - UNIASSELVI; “Curso de curta duração em EXPERIMENTAÇÃO EM ARTES” - SESC/SC; “Curso de curta duração em DESENHO COM CARLOS ASP” - SESC/SC;Extensão universitária em Formação Continuada para Professores” - ASSEVIM; “Curso de curta duração em Sexta Báscia de Moda” - ASSEVIM; “Extensão universitária em Formação Continuada” - UNIFEBE e “Extensão universitária em V Seminário de Formação Continuada”- UNIFEBE.

'''Três melhores livros que leu? '''
Os últimos livros que li foram: Extremamente Alto & Incrivelmente Perto de Jonathan Safran Foer; Pequena História da Literatura Portátil de Henrique Vila-Matas e Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Marques

'''O que está lendo no momento? '''
Estou lendo A Máquina de fazer espanhóis de Valter Hugo Mãe

'''Grandes nomes na educação? '''
Destacaria: Ana Mae Barbosa, Miriam Celeste Martins, Paulo Freire

'''Grandes nomes na arte? '''
Citaria: Sophie Calle; Frida Kahlo; Anais Nin; Élida Tessler; Márcia Cardeal; Toulouse Lautrec


'''O que o entristece? '''
O medo, a falta de ética das pessoas, o egoísmo exacerbado desse nosso momento contemporâneo, com sua falta de envolvimento e paixão.
'''Qual a sua aspiração atual? '''
Estar de bem com a vida e com meu trabalho, viver o amor e cada dia como se fosse o único ou o último, com prazer, alegria e saúde.

'''Qual a sua maior ambição? '''
Acho que não sou muito ambiciosa não, gosto de poder fazer o que quero e porque gosto, minha ambição é cada vez mais viver assim!

'''O que mais o incomoda?'''
Incomoda-me a grosseria e burrice

'''De quê sente orgulho?'''
De ser uma pessoa alegre e que passa um bom astral para as pessoas

'''Em quem tem fé? '''
Em Deus e na vida, e em mim mesma!

'''Algo que você apostou e não deu certo? '''
Nossa, tanta coisa...fazer mestrado em História, por exemplo

'''Maior desafio que enfrentou?'''
Manter-me eu mesma, quando tudo conspirava para que eu seguisse o modelo das “normas”

'''O que faria se estivesse no inicio da carreira e não teve coragem de fazer?'''
Não sei se foi por falta de coragem, mas eu viajaria mais, iria para o exterior

'''O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia?''' Utilizo principalmente referências de Miriam Celeste Martins sobre o aprendizado em Artes, como também a metodologia triangular de Ana Mae Barbosa

'''Quais as maiores decepções e alegrias que teve? '''
Decepções: a perda de meu companheiro Osmar Teske – não sei se posso fazer em decepção nesse caso, pois acredito que ele teve o tempo dele e o viveu plenamente, mas foi uma grande perda. Alegrias: O fato de poder estar em contato com as pessoas, de ter construído uma vida digna e da qual me orgulho.



'''Uma palhinha de sua trajetória pessoal e profissional?'''
Vivo e trabalho em Brusque. Graduei-me em Educação Artística – Habilitação Artes Plásticas pelo Centro de Artes da UDESC, onde fiz também especialização em Arte Educação, em 1988 e 1992, respectivamente. Mestre em Artes Visuais da UDESC na linha de pesquisa em Processos Artísticos, como orientanda de Regina Melim, com o projeto “PASSAR A LIMPO”. Comecei a carreira em 1987, participando de coletivas com outros artistas dentro do próprio CEART e sob orientação dos professores, especialmente de Doraci Girrulat. Desde o inicio a figura feminina passou a ser o foco de meu trabalho, primeiramente na pintura onde as séries Beneditas e Mulheres em Tirinhas, tratam do feminino em contrapontos entre o sagrado e o profano. Discutindo a questão dos suportes, ao mesmo tempo reflete discursos visuais e verbais sobre o universo feminino. Atualmente sou artista plástica, escritora e arte educadora. Leciono no Curso de Design de Moda da Uniasselvi\Assevim, do Curso de Pedagogia da Unifebe, e do Curso Técnico em Estilismo do SENAC, todos em Brusque-SC. Também coordeno o Núcleo Cultural da Uniasselvi\Assevim, onde organizo e faço curadorias para exposições de artes visuais, bem como colaboradora em termos de curadoria e montagem do Centro de Memória de Moda da Uniasselvi|Assevim. Já expus em todos os principais salões de artes de Santa Catarina, bem como em galerias de todo o Estado. Performer (Grupo Guará), me apresentou no MASC, Salão Paranaense e a 19ª Bienal de São Paulo. Participei na mostra itinerante Geração Atual – 1º Mapeamento das artes plásticas (2000) da FCC e pela 2ª vez em já expus em todos os principais salões de artes de Santa Catarina, bem como em galerias de todo o Estado. Recentemente fiz exposições individuais na Galeria de Artes da Fundação Cultural de Itajaí, e estou expondo na mostra contemporânea de artes visuais do Casarão Galotti em Tijucas-SC.
Recentemente fui selecionada na exposição coletiva de artistas brusquenses como curadoria de Thiago Romagnani com a temática “O que se guarda e o que larga”, e do Pretexto Contemporâneo 2010 com curadoria de Charles Narlosh. Artista convidada do 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí – Poéticas pessoais em construção (junho\julho 2010. Participo da exposição itinerante DOBRA-mentos – Livros em Transito com curadoria de Márcia de Souza. Também sou escritora e lancei em 2001 meu primeiro livro intitulado “Textículos Femininos”, onde o tema principal é a figura feminina, que esteve 29ª Bienal de São Paulo no terreiro de Marilá Dardot e Fabio Morais: “Longe daqui, aqui mesmo”. Recentemente fui contemplada com o Fundo Municipal de Cultura para publicar seu romance BENEDITA PINTA TARADA UMA OVERDOSE BRASILEIRA

'''Costuma ler jornais?'''
Pouco, vejo mais as notícias virtualmente


















Obra "as viúvas" de Silvia Teske.



Tia Mocinha
foto silvia 4.jpg

Tia Louca





Publicado no Jornal EM FOCO aos 28 de junho de 2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário