Entrevista Méri Guiomar Bauer Moritz
MERI GUIOMAR BAUER MORITZ: Filha de Jacob e Maria Júlia Mayer Bauer; natural de Brusque, nascida aos 13.05.31. São em 13 irmãos, com Ana Schaefer: Erna (Osvaldo Olinger), Adriano ( Gilda Moreira), Edwiges (Ralf Thieme), Justina (Waldemar Gleich), Paulo (Elvira Gracher), Hildegard (Norival Paes Loureiro) e Leopoldo, popular Lelo Bauer ( Carmelita Lentz); com Alvina Mayer: Feliz Jacó (faleceu com 15 anos), Maria de Lourdes (Roberto Correa) e José (nasceu e faleceu aos 03.06.26) e com Maria Júlia: Luiz Gonzaga (nasceu e faleceu aos 12.01.30), Méri (Guido Paulo Moritz), e Guido Jacob ( Hannelore Sasse). Cônjuge: Guido Paulo Moritz, casados aos 15.10.49; Cinco filhos: Maria Lúcia - formada em Direito, letras e pós graduada , Mauro – economista, Iná, Paulo - Pneumatologista em Joinville), Marcus – Ginecologista em Brusque. Onze netos: Cristina, Marina, Carolina, Rodrigo, Fernanda, Gabriel, Filipe, Beatriz, Marcela, Rebeca e Niccole.Uma palhinha da descendência?
Méri com Guido Paulo
Mauro casou com Fátima Piva, filhos: Cristina, Marina , Carolina e Rodrigo; Iná, casou-se com Marcílio Barros , filhos: Fernanda e Gabriel; Paulo com Marisa Dietrich, Filhos: Filipe e Beatriz; Marcus com Dra Gisela Armelin, filhos: Marcela e as gêmeas Rebeca e Niccole; Mara Lúcia é solteira.
Fale de Guido Paulo Moritz, seu saudoso marido?
Ele trabalhou no Banco INCO. Presidiu o PSD por mais de uma década e trabalhou no Escritório da Casa Toni, até obter o benefício previdenciário.
Qual o grau de parentesco com João e Augusto Bauer? Ocuparam a Chefia do Poder Executivo Municipal?
O João era meu avô e o Augusto era meu tio – irmão de Jacob , ambos ocuparam o cargo de Chefe do Poder Executivo em Brusque. João em 1897/1898 e em 1902 e, Augusto de 1919 a 1922 e de 1928 a 1930. Durante o mandato de Augusto, em 1928, o Chefe do Poder Executivo passou a ser denominado de Prefeito. E o Augusto foi deposto pela Revolução de 1930.
A senhora está buscando dados nas fontes, para a obra Vida de João Bauer, que está sendo escrito pelo Guido Jacob Bauer?
O mano Guido Jacob está escrevendo a vida de João Bauer, e como ele está em Joinville, ele contata de lá e eu auxilio daqui, indo atrás de dados fidedignos.
Fale do transporte naqueles idos em Brusque
Evidentemente, sendo filha, podem até criticar, todavia entendo que foi meu pai que, inicialmente com carros de mola, depois com caminhões de carga e com dois ônibus, na linha Brusque-Itajaí, o pioneiro nos transportes em Brusque. Os motoristas foram: Alexandre Peixer e Teodoro Hoffmann.
A mulher não está confundindo liberdade com libertinagem?
Eu acho que sim. Liberdade é uma coisa que está confundindo muitas mulheres, avançando um pouco demais, achando que são as donas... e o marido fala muito pouco agora – a voz dele não lá muita influência. Em resumo, a mulher está abusando da emancipação.
Fatos marcantes?
Lembro muito de um furto de um caminhão de meu pai. O Lelo Bauer – meu irmão – e o motorista Teodoro Hoffmann, descobriram os larápios festando num restaurante em Blumenau. O Teodoro ficou verificando se eles estavam entretidos e o mano Lelo com 14 para 15 anos, entrou no caminhão e trouxe até Brusque. O detalhe marcante é que um empregado, naquela época, tinha amor ao patrão, hoje, é isso que vemos no dia a dia.
O que faz Méri Bauer Moritz, hoje?
Estou aposentada e como hobby: pinto, bordo e participo do Voltando à Escola – faculdade da terceira idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário