terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Ubirajara Geovani Visconti


Ubirajara Geovani Visconti

Espiritismo 

Exibindo IMG00914-20131202-1000.jpg
Nosso entrevistado, Ubirajara Geovani Visconti

O entrevistado desta semana é o advogado Ubirajara Geovani Visconti, nascido em Brusque, em 14 de agosto de 1964. Fiho de Ivo Mario e Terezinha Muller Visconti.
cônjuge: Patricia Grisa Visconti. Torce para o C.R.Flamengo.
2 anexos

Sonho de criança?
Quando crinaça sonhava em viajar


Pessoas que influenciaram?
As pessoas que me influenciaram foram os meus pais e meus professores.

Histórico escolar ?
Da 1ª a 4ª série do primário cursei a E.B. Araújo Brusque; da 5ª a 8ª, Colégio Cônsul; depois fiz Contabilidade no Honorio Miranda e Faculdade de Direito na Univali em Itajaí.

Matérais que mais gostava?
História, Geografia e Português

Matérias que detestava?
Matemática e física

Um resumo de sua trajetória pessoal e profissional
Cresci em Brusque num tempo de muita tranquilidade no Bairro São Luís, onde estudava pela manhã e brincava com os amigos da rua à tarde, tomando banho de rio no verão depois da partida de futebol com os amigos num campinho improvisado. A liberdade era a tônica daquele tempo. Ao me tornar adulto optei pela advocacia por afinidade e ao iniciar meu estágio, ainda no escritório de meu pai, tive a certeza de minha escolha na profissão que exerço até hoje.

Como surgiu o espiritismo em sua trajetória?
No início da década de 90, eu vivia num tipo de vazio existencial, procurava sentido espiritual para minha vida, apresentava estados depressivos e crises de ansiedade; buscando respostas nas mais variadas crenças, seitas e religiões para explicar questionamentos existenciais e as encontrei através do espiritismo, que me mostrou um caminho para o reencontro comigo mesmo.



Como foi o desenvolvimento da mediunidade?
Através de estudo sistematizado da doutrina espírita para essa finalidade, o que aconteceu de maneira intensa, pois foi algo que me trouxe muita paz.

Quando foi que você entendeu melhor a mediunidade ?
Foi quando me aprofundei nos estudos através de várias obras espíritas e em especial o Livro dos Médiuns, de Alan Kardec.

Qual o maior desafio do espirítismo?
Ao meu ver o desafio não seria do Espiritismo, mas sim dos espíritas em continuar sendo fiéis ao objetivo da espiritualidade superior de levar o esclarecimento às pessoas sobre o mundo espiritual nos libertar desse convencionalismo dogmático sobre a morte que, sob a ótica espírita, não existe.

Todos nós somos médiuns?
Médium do latim, significa “meio” , “intermediário”, ou seja, aquele que serve de intermediário entre os dois planos da vida: o espiritual e o material ou físico. Entendo que todos têm mediunidade em algum grau e algum tipo, mas um número reduzido de pessoas vem na condição de médiuns atuantes, que são aqueles tem determinadas faculdades radicadas no organismo que os possibilitam de perceber, sentir, se comunicar com os espíritos.

Qual o objetivo da literatura mediúnica?
Entre outras coisas, seriam aproximar os dois planos da vida; os espíritos pretendem, com suas informações, nos mostrar que a morte, como a cultura ocidental propõe, não existe, pois se trata apenas de uma passagem de um lado ao outro da mesma vida, que é espiritual e é a definitiva. Sendo assim, precisamos refletir em como estamos vivendo nossa vida física, quais estão sendo os valores que elegemos como prioridades? Até porque desencarnaremos levando conosco os valores conquistados, o bem que fizemos e não os bens que temos.

Como funciona a psicografia?
Simplificando, a mente do espírito atua sobre a mente do médium, lhe passando suas ideias e este as capta e põe no papel.

Quais são seus livros preferidos?
Não tenho livros preferidos, tem aqueles que li e me auxiliaram nas mudanças que consegui inplementar em minha vida e, dentre estes alguns são espíritas, outros de filósofos como Léon Denis, Sócrates etc. Mas, se tivesse que indicar algum, indicaria o livro Paulo e Estevão, psicografado por Chico Xavier.

Como se dá o processo de recepção mediúnica?
No campo da ciência, um neurocientesta brasileiro, após anos de pesquisa, apresentou sua tese de que a glândula pineal, que contém micro-cristais de apatita funcionam como um tipo de caixa de ressonância, possibilitando a captação das ondas mentais, ou como diria o próprio Dr. Sergio Felipe de Oliveira: “a glândula pineal é o órgão sensorial da mediunidade. Tal como um telefone celular, capta as ondas do espectro eletromagnético que vêm da dimensão espiritual”.

Na visão do Espiritismo, qual a origem de doenças como depressão, síndrome do pânico, transtorno de bipolaridade etc?
Para a Doutrina Espírita, a origem dessas patoligias está na alma ou espírito, que estando com algum tipo de desequilíbrio, acabam interferindo na química cerebral. A literatura espírita é vasta para àqueles de mente aberta poderem fazer seus estudos e tirarem suas próprias conclusões.

Há também reuniões de psicografia?
Sim, porém a Instituição Espírita que frequento e colaboro voluntariamente não as realiza.

Quais são, atualmente, suas tarefas e funções no Centro Espirita que participa? Colaboro no Centro Espirita Aprendizes do Evangelho, auxiliando na equipe que trabalha nos dias de atendimento aberto ao público na aplicação de “passes” ou seja, imposição de mãos para doação de energia diretamente à pessoa que dela necessita. Também auxilio no trabalho de Evangelização Infantil, que acontece aos sábados pela manhã, onde atualmente cerca de 30 crianças frequentam, recebendo aulas de evangelização moral-cristã e tratamento espiritual para aquelas que têm necessidade.

Fale um pouquinho de cada um dos livros de Kardec: O livro dos espíritos, O céu e o inferno ou a Justiça Divina segundo o espiritismo O evangelho segundo o espiritismo, A Gênese - os milagres e as predições segundo o espiritismo e O Livro dos médiuns
O livro dos espíritos é o primeiro das obras da condificação kardequiana, é em forma de perguntas e respostas, sobre a doutrina dos espíritos e é dividido em 4 livros, o primeiro trata das Causas Primárias, onde aborda as noções de divindade, criação e elementos fundamentais do universo; o segundo analisa a noção de Espírito e tudo a isto ligado, a finalidade de sua existencia, seu potencial de auto-aperfeiçoamento, sua pré e sua pós-existencia e por fim as relações que estabelece com a matéria; já o terceiro livro trata das leis morais, trabalhando com o conceito de Leis de ordem Moral a que estaria submetida toda a Criação Divina e, por fim um capítulo tratando das Esperanças e Consolações, concluindo com ponderações acerca do futuro do homem, seu estado após a morte, as alegrias e obstáculos que encontra no além -tumulo.
O Livro O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina segundo o Espiritismo, trata em sua primeira parte, de dissertações doutrinárias sobre o futuro, as penas e recompensas, Céu, inferno, anjos, demonios, invocação dos mortos. Na segunda parte, relata a passagem da vida humana para a espiritual, dada por Espíritos felizes, medianos, sofredores, suicidas, etc. Seria a parte Filosófica da Doutrina Espírita.
O Evangelho segundo o Espiritismo,editado em 1864, esta obra pode ser entendida como a parte moral da Doutrina Espírita, pois nela, Kardec e os Espíritos superiores comentam numa linguagem acessível, as principais passagens da vida de Jesus. Explicando as parábolas e demonstrando a grandiosidade do Mestre nos seus ensinos, dando-nos, além disso, conselhos importantes sobre nossa conduta diária frente às dificuldades e dúvidas da vida.
A Gênese: nesta obra, Kardec explica a Gênesis Bíblica, a formação do Universo, mostrando a coerência da mesma quando confrontada com os conhecimentos científicos, mas sem as alegorias próprias da época em que foi escrita. Expõe o que são os milagres, explicados pelas leis da natureza, produtos da modificação dos fluidos que nos cercam. Enfim, faz a religião e a ciência caminharem juntas, fortalecendo a fé dos que crêem em Deus.
No Livro dos Médiuns, Allan Kardec fala do canal que liga o homem encarnado ao mundo espiritual, ou seja, da mediunidade, que todos nós temos em algum grau, orientando sobre os benefícios e também os perigos ao se evocar os espíritos.

Grandes nomes no espiritismo?
São muitas as pessoas que merecem ser citadas e que eu estaria sendo injusto se eu não as citasse, por isso, citarei apenas Chico Xavier, espírito missionário, exemplo de vida totalmente dedicada à vivência do Evangelho; psicografou mais de 400 obras, doando os direitos autorais de todas elas para instituições de caridade.




Exibindo P131209000.jpg


De que sente orgulho?
De quem sou hoje.

Costuma ler jornais?
Sim, diariamente leio pela manhã aquilo que é de meu interesse.

O que faria se estivesse no início da carreira e que não teve coragem de fazer?
Não lembro de nenhuma oportunidade que deixar passar por falta de coragem.

Grandes alegrias e tristezas ?
A vida é senão feita de emoções e tenho guardado comigo muito mais alegrias do que tristezas, e como alegrias cito o nascimento dos meus três filhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário