sábado, 7 de dezembro de 2013

Fabrício Gevaerd - Advogado



Fabrício Gevaerd

Advogado

O entrevistado desta semana é o advogado Fabrício Gevaerd, nasceu no dia 28.11.73, filho de César e Oriete Gevaerd, casado com Maria Aparecida Zucco Gevaerd, tem uma filha chamada Maysa Gevaerd. Torce para o Flamengo (mas não é muito ligado em futebol).Sonhava ser  Advogado e Deputado Federal.Pode?  Risos... Estudou no Colégio São Luiz Gonzaga(Colegial), Furb –Blumenau (Graduação) e Pontifícia Universidade Católica em Curitiba –PUC (Pós). Sua primeira professora foi Miriam Belli


Foto - Fabricio - Eleições OAB.jpg
Nosso entrevistado, o advogado Fabrício Gevaerd

Grandes Professores?
Tive vários, verdadeiros vocacionados na época, amantes da profissão. Seria injusto citar nomes. Fui um privilegiado sob esse aspecto.

Como foi a educação recebida de seus pais?
Primorosa, sem dúvida. Calcada nos melhores preceitos morais, éticos e religiosos. Se eles erraram algumas vezes, foi tentando acertar. São pessoas muito integras, sérias mesmo. Gente de bem e do bem.

Como conheceu a Cida?
Eu tocava numa banda de pagode em Brusque (1999 a 2005), chamada “Paralelos do ritmo”. Nessa época tocávamos por todo o estado de SC. A conheci num show que fizemos num badalado bar na época, que lotava quando tocávamos, chamado “Beira Rio”. Foi ai que tudo começou.

Como surgiu o direito na sua trajetória?
Sempre gostei de ler e escrever. Sempre fui muito expansivo e comunicativo. Sempre tive o espírito de liderança. Sempre fui combativo. Daí, achei que o direito tinha a ver comigo. Na época, há 17 anos atrás, ser Advogado me encantava. Acho que tenho outras vocações, mas direito encaixou-se bem. Sou muito grato ao direito.

Em que área especializou-se? Por que foi fazer uma Pós em Curitiba?
Em Direito Constitucional. É uma área basilar no direito. Tudo gravita em torno dela. É a gênese. Na época a PUC oferecia um dos melhores cursos do país nessa área. Foi muito difícil a começar pela distância, pois tinha que trabalhar ao mesmo tempo, bem como pelo seu ingresso, sendo que tive que disputar 60 vagas entre 4750 candidatos do país inteiro. Mas deu certo.

Como surgiu Fabrício Gevaerd político?
Meu pai César Gevaerd foi um político muito importante em Brusque tempos atrás. Foi eleito Vereador por 03 mandatos consecutivos, foi Presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, foi Candidato à Deputado Estadual. Enfim, venho de uma família de políticos. Nós, os Gevaerd, elegemos 03 Prefeitos na história de Brusque: Carlos Luiz Gevaerd , Cyro Gevaerd e Victor Gevaerd. Talvez isso tudo explique um pouco a minha vocação.

Em que legislatura participou? Participou de alguma Comissão?
Foi de 2000 a 2004. Participei da Comissão de Redação, Legislação e Justiça. Fui 1º Secretário da Mesa Diretora. Fui o 2º Vereador mais jovem eleito na história da política de Brusque. Fui Presidente do Partido do PSB por 08 anos. Enfim.

Quais eram os vereadores da sua legislatura?
Eu, Zenito Brogni, Ivan Roberto Martins, Danilo Rezini, Bianchi, Dirlei Sivla, Rogério dos Santos, Valmir Ludwig, Ademir Brás de Souza, Vilmar Bunn, Edésio de Oliveira e Júlio Gevaerd. O fato mais interessante e histórico é que a nossa família elegeu 02 vereadores na mesma legislatura: Fabrício Gevaerd e Júlio Gevaerd( irmão do meu pai). Isso é inédito, e na época demonstrou a força política e a representatividade que tínhamos na cidade. Valeu a luta, valeu a experiência.

A veia política morreu?
Não ela está latente. Sempre. Mas sem mandato por hora. Não tenho mais intenção de disputar eleições. Porém, jamais furto-me de emitir opiniões e externar meus posicionamentos quando sou instado ou questionado. Utilizo hoje muito as mídias sociais para fazer política, a final, todos somos seres políticos por excelência. Existem convites sim para que eu retorne a vida pública, mas no momento sou apenas Advogado e pai de família. Decepcionei-me muito com muita sujeira que vi, muita corrupção, muita falsidade, muita falta de caráter, muita luta desmedida pelo poder. Não compactuo, não preciso disso!!!

Fale sobre o seu livro “Nosso bevê é prematuro, e agora?” A personagem principal Maysa, sua filha, como está hoje?
Ela é o ar que respiro. É o que me move. O livro foi escrito para ajudar pessoas. Foi distribuído gratuitamente em todas as UTIs Neonatal do Estado de SC. Ela nasceu com 1.040 Kg, chegando a ter 900 gramas. Ficou meses na UTI em Blumenau no Hospital SC. Lutou e venceu. Está muito bem hoje, sem sequela alguma. Amém.

Qual dos seus artigos jurídicos escritos que repercutiu mais positivamente, e onde foi publicado?
Um artigo que escrevi em 2008 sobre os “Candidatos Ficha Suja”. Enviei para publicação e foi aprovado pela comissão examinadora. Foi publicado numa renomada revista de circulação nacional chamada “Visão Jurídica”. Mas o mais interessante é o fato dele ter sido publicado na mesma edição, literalmente em seguida, a uma entrevista concedida pelo então Ministro e Presidente do STF Carlos Ayres Brito. Imagine eu, um Advogado do interior do Brasil, ter um artigo seu publicado na mesma revista, na sequência, de uma entrevista concedida pela autoridade máxima do Judiciário no País? Fiquei muito, muito envaidecido mesmo.

Quais as melhores obras que já leu?
São várias, mas a melhor,acho que foi “O Homem Medíocre”, de um escritor e filósofo Argentino chamado José Ingenieros. Um livro muito difícil. Acho que li umas duas vezes já.

O que está lendo atualmente?
Tenho meio que uma convulsão por leitura. Leio 5 obras, títulos concomitantemente. Agora estou lendo: Os melhores discursos de Martin Luther King; O Guia Politicamente incorreto da Filosofia e as Dores da Alma, um livro espírita.


Já participou de alguma Diretoria da OAB?
Sim. Fui Conselheiro eleito na subseção de Brusque por 03 anos . E fui eleito Conselheiro Estadual na seção de SC por mais 03 anos. São dois cargos muito importantes dentro da instituição. Um a nível local e o outro a nível estadual. São cargos de destaque, de visibilidade.

Participou de algum Clube de Serviços?
Sou Advogado voluntário da APAE, Vice-Presidente do Museu Casa de Brusque. Fui convidado para outros como Rotary Clube etc, mas optei por não aceitar no momento.


Grandes doutrinadores?
São tantos no Brasil. Nosso país é muito rico na produção literária e acadêmica. Cito a exemplo ao constitucionalista Alexandre de Moraes.

Grandes nomes no Judiciário?
Carlos Ayres Brito, além de jurista é poeta. Os Advogados criminalistas Evandro Lins e Silva, Ruy Barbosa, Sobral Pinto (todos falecidos).

O que você faria se estivesse no início de carreira, que não teve coragem de fazer?
Difícil a pergunta porque o que está feito, feito está. Até o momento sou muito grato a vida. Sou um privilegiado, e não tenho dúvidas. Talvez fosse começar hoje, e voltar 17 anos atrás, teria feito um mestrado ou doutorado fora do país. Iria começar a Advogar mais tarde, ssem pressa. Meu irmão Ivan Gevaerd , que é Administrador de Empresas e fotógrafo, viveu essa experiência. Morou um ano na França e um ano nos EUA.

Alegrias e tristezas?
Alegria é a minha filha, é ter a minha família toda viva e unida no dia em que completo 40 anos de idade. Tristezas são aquelas do dia a dia que nos fazem crescer e nos desenvolver espiritualmente e psicologicamente, pois o que não mata fortalece. Mas ver crianças e velhos sofrendo me causa profunda tristeza, confesso, tenho compaixão.


Na sua ótica para seu um bom profissional na Advocacia?
Estudar muito e gostar de ler. Ler tudo, não só direito (história, filosofia etc). Ter coragem, ser destemido, combativo. Ter sorte, muita sorte. Ser sério e honesto.
..
De que sente orgulho?
Dos meus pais, de ser filho deles. Da minha filha, meu amor maior. Da história que os meus antepassados deixaram, um patrimônio incomensurável.

Costuma ler jornais?
Não. Não gosto de jornais

Quais os pontos positivos da administração Paulo Eccel/Evandro de Farias?
Tem erros e acertos. Não vejo nada de extraordinário. Acho uma administração bem óbvia, sem sal até. Os governantes que ai estão, politicamente falando, acho que são bem menos do que eles imaginam ser em verdade. Não os admiro. Nada contra e nem a favor. Jamais votaria neles. Não gosto da esquerda. Não gosto do PT

Sempre esteve filiado ao PP? Cite grandes nomes no PP
Não, estive filiado por 4 anos. Hoje o PP não tem nome algum. Um grande nome a meu juízo é o do Ex Prefeito Hylário Zen, que é meu pessoal amigo, uma índole a toda prova.

Um resumo de sua trajetória profissional?
Não penso muito. Acho que dei certo. Tive sucesso dentro do que almejei. Entretanto,
sempre buscando e desenvolvendo projetos novos, renovando-me, reiventando-me. Como dizia o escritor americanoo Alvim Tofler, no seu livro “A Terceira Onda”, no mundo moderno as pessoas terão que habituar-se a aprender, desaprender, aprender, desaprender.

Em que áreas você atua?
Hoje tenho uma banca de Advogados, com um sócio, meu primo e Advogado Pablo Benvenutti. Uma equipe extraordiariamente competente. Atuamos na ára do Direito Empresarial (assessoria), Direito de Família (Divórcio, pensão alimentícia, inventários) e Direito Criminal (Tribunal do Júri, Crimes contra a Ordem Tributária etc).
DSC00919.JPG
 Publicada no EM FOCO aos 06 de dezembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário