segunda-feira, 14 de abril de 2014

Marcilene Pöpper Gomes - Coordenadora Pedagógica - está ainda no Prelo

Marcilene Pöpper Gomes

Assessora de Planejamento de Projeto Político Pedagógico -PPP e Coordenadora do Curso de Pedagogia na Unifebe..



A entrevistada desta semana é a Assessora de Planejamento de Projeto Político Pedagógico – PPP e Coordenadora do Curso de Pedagogia., Marcilene Pöpper Gomes, nascida em Brusque aos 02-07-1973; filiação: Evaldo e Norma Pöpper; companheiro: Moacir Gomes; filhos: Ana Júlia e Thais Marcilene Pöpper Gomes

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Nossa entrevistada Marcilene Pöpper Gomes

O que sonhava ser quando você ainda era criança?
Sonhava em ser Professora.

O que marcou sua infância?
A presença da família sempre em minha vida! O meu pai e minha mãe sempre presentes, com uma educação rígida mais amável!

Ainda mantém amizades com pessoas que conviveram com você em sua infância?
Não, mas as vezes os encontros e sempre é motivo de boas lembranças e muitas risadas!!!

Como foi a educação recebida de seus pais?
Educação em que o "amor e o rigor" eram presentes, assim como afirma Paulo Freire! Muito importante para minha personalidade. Meus pais me ensinaram a importância do respeito, da disciplina, da persistência, da organização e da honestidade!

Pessoas que influenciaram?
Meus pais, sem dúvida! Professores que são até hoje referências!
Histórico escolar?
Iniciei os estudos na EEB João Hassamann, a partir da pré-escola e permaneci até a 8ª série. Depois estudei no Colégio Cônsul Carlos Renaux, cursando o Magistério. Fiz a Pedagogia na UNIFEBE e a Pós-Graduação, Especialização em Alfabetização também na UNIFEBE. O metrado em Educação e Cultura na UDESC.

Quais as matérias que mais gostava? E as que detestava?
Mais gostava de História, Português e Religião. Detestava matemática!

Fale sobre a assessoria de Planejamento, Formação e PPP das escolas ?
No Mestrado, intensificou o interesse por compreender a construção do sujeito chamado professor, iniciando este processo por meio da minha própria história, memórias, observo e acredito na importância do planejamento e formação continuada na educação, lá no dia a dia das escolas. Neste sentido, trabalhar com o planejamento, formação e reformulação e/ou elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas, esta sendo um desafio e uma oportunidade significativa para o aperfeiçoamento profissional e a possibilidade de contribuir com os gestores escolares, tendo como foco a aprendizagem dos alunos!


Quais são as atribuições do Coordenador de Curso no ensino superior?
Compreende atender as questões administrativas e pedagógicas, estar atenta as questões legais para garantir a vida acadêmica do aluno e ainda os aspectos didático-pedagógicos, mediando as ações entre acadêmicos e professores. Juntamente com o colegiado de curso, acompanhar, executar e avaliar a matriz curricular, rever e divulgar o projeto pedagógico do curso (PPC), promover palestras, estudos articulando-se as redes de ensino municipais, estaduais e particulares, visando contribuir para formação inicial dos professores bem como a formação continuada. Acompanhamento da execução dos planos de ensino pelos professores; promover no colegiado a avaliação da produtividade do processo de ensino-aprendizagem; e a articulação com a pesquisa e extensão.
Dentre as atribuições do Coordenador de Curso, você destacaria alguma?
Todas são importante, uma depende da outra para que o curso alcance a qualidade na aprendizagem e nossos(as) acadêmicos(as) possam ser um diferencial, contribuindo para a educação de Brusque e Região na construção de uma sociedade mais justa e feliz!

Para um bom trabalho de coordenadoria, o que poderia ser destacado - ação preponderante?
É saber ouvir! Acredito que ouvir os acadêmicos(as), professores(as), os profissionais das escolas é significativo e faz a diferença! Atender as necessidades reais, analisar e avançar!

Com base nas suas experiências como coordenadora, o que você pode destacar como ações que favorecem as relações entre escola e família?
As ideias prontas que temos poderiam ser desconstruídas, ou melhor, refletidas se ainda são convenientes para os dias atuais. Então vale refletir sobre o público que recebemos hoje na escola:
Como está organizada a família contemporânea? Qual o papel dela na Educação? Como podemos oportunizar que as famílias, de acordo com a forma da qual ela é constituída, a se responsabilizar por sua missão de contribuir com a educação formal de seus filhos(as)? E ainda ouvir as famílias, o que elas carecem e gostariam que a escola oportunizasse para discussões, palestras com diferentes profissionais visando atender as reais necessidades das famílias e também da escola, e assim procurando recuperar a parceria família e escola que um dia já foi tão fiel!,

Quais são os desafios da Coordenação de Curso?
Articular as parcerias com as redes municipais, estaduais e particulares, fortalecendo a aproximação entre instituição formadora e as escolas.
Você descreveria um pouco o seu cotidiano, as atividades que você exerce e as suas atribuições.
Meu cotidiano há 22 anos resume-se em atividades que envolvem a educação. Em tempos na educação básica e em outras no ensino superior, seja na Secretaria da Educação do município (escolas), em um determinado período e em outro na UNIFEBE, no curso de Pedagogia. As atribuições são semelhantes, porém com foco diferente, mas que se cruzam e desejam um bem comum: a aprendizagem de qualidade de nossos alunos na educação básica!

De que sente orgulho?
Da família que tenho!

Qual é a sua aspiração?
Ser feliz e oportunizar a felicidade a outros!

Costuma ler jornais?
Sim, leituras dinâmicas e nos meios digitais.


Quais as melhores obras que já leu?
Medo Líquido de Zygmunt Bauman; Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire; Didática – José Carlos Libâneo e A Era da Profissionalização Docente – Ione Ribeiro Valle

O que está lendo atualmente?
Entre o passado e o futuro de Hannah Arendt

Grandes alegrias e quais tristezas viveu?
O casamento, o nascimento das filhas grandes alegrias e tristezas é ver que as injustiças sociais permanecem!

O que você aplica no dia a dia das experiências que teve?
Procurar ser organizada, ter planejamento, ter foco e buscar a formação continuada, sendo persistente e paciente! Encontrar a felicidade nas coisas mais simples da vida!

O que faria hoje, que não teve coragem de fazer?
Não lembro!

Finalizando, poderia dar uma mensagem aos professores e coordenadores pedagógicos?
Que nossa profissão possa ser significativa a tal ponto que possamos contribuir para a formação de cada criança, jovem ou adulto, idoso, deixando marcas, lembranças positivas, mesmo sendo nossa caminhada árdua e com muitos desafios, pois sabemos o que é um aluno interessado e o desinteressado, o com limites e o sem limites, curioso, disperso... muitos de nós sabemos o que é uma escola, o que é no dia de hoje ser um diretor, coordenador, professor e ainda o quanto é desafiante a busca da parceria família e escola. Sabemos e compartilhamos todos desses desafios mas o nosso grande desejo é comum: que o aluno aprenda! Escola: lugar este que queremos muito estar e as vezes fugir! Sim vivemos esse paradoxo, não importa os motivos mas nos reconhecemos nesse desafio! Que possamos juntos nos fortalecer e permanecer firmes e cada vez mais buscar a valorização e a profissionalização docente, pois “a alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria” Paulo Freire

Exibindo Celular Marcilene 019 (2).jpg Marcilene com o companheiro Moacir




Marcilene sendo entrevistada pelo Banana  - atividades do curso de PedagogiaExibindo phoca_thumb_l__mg_9835.jpg
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4 décadas da Unifebe:  Ana Maria Lucia Martins Matosso, Cristina Zircke, Raquel Schöning Dada , Terezinha Schmitz, Marcilene Pöpper Gomes e Sugui Molina


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Planejamento do SEME - Dinâmicas realizadas







Publicado no Jornal EM FOCO aos 30 de maio de 2014 Exibindo foto.PNG

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