Marcilene Pöpper
Gomes
Assessora de
Planejamento de Projeto Político Pedagógico -PPP e Coordenadora do
Curso de Pedagogia na Unifebe..
A entrevistada desta
semana é a Assessora de Planejamento de Projeto Político Pedagógico
– PPP e Coordenadora do Curso de Pedagogia., Marcilene Pöpper
Gomes, nascida em Brusque aos 02-07-1973; filiação: Evaldo e
Norma Pöpper; companheiro: Moacir Gomes; filhos: Ana Júlia e Thais
Marcilene Pöpper Gomes
Nossa entrevistada
Marcilene Pöpper Gomes
O que sonhava ser
quando você ainda era criança?
Sonhava em ser
Professora.
O que marcou sua
infância?
A presença da família
sempre em minha vida! O meu pai e minha mãe sempre presentes, com
uma educação rígida mais amável!
Ainda mantém
amizades com pessoas que conviveram com você em sua infância?
Não, mas as vezes os
encontros e sempre é motivo de boas lembranças e muitas risadas!!!
Como foi a educação
recebida de seus pais?
Educação em que o
"amor e o rigor" eram presentes, assim como afirma Paulo
Freire! Muito importante para minha personalidade. Meus pais me
ensinaram a importância do respeito, da disciplina, da persistência,
da organização e da honestidade!
Pessoas que
influenciaram?
Meus pais, sem dúvida!
Professores que são até hoje referências!
Histórico
escolar?
Iniciei
os estudos na EEB João Hassamann, a partir da pré-escola e
permaneci até a 8ª série. Depois estudei no Colégio Cônsul
Carlos Renaux, cursando o Magistério. Fiz a Pedagogia na UNIFEBE e a
Pós-Graduação, Especialização em Alfabetização também na
UNIFEBE. O metrado em Educação e Cultura na UDESC.
Quais
as matérias que mais gostava? E as que detestava?
Mais
gostava de História, Português e Religião. Detestava matemática!
Fale
sobre a assessoria de Planejamento, Formação e PPP das escolas ?
No
Mestrado, intensificou o interesse por compreender a construção do
sujeito chamado professor, iniciando este processo por meio da minha
própria história, memórias, observo e acredito na importância do
planejamento e formação continuada na educação, lá no dia a dia
das escolas. Neste sentido, trabalhar com o planejamento, formação
e reformulação e/ou elaboração dos Projetos Políticos
Pedagógicos (PPP) das escolas, esta sendo um desafio e uma
oportunidade significativa para o aperfeiçoamento profissional e a
possibilidade de contribuir com os gestores escolares, tendo como
foco a aprendizagem dos alunos!
Quais
são as atribuições do Coordenador de Curso no ensino superior?
Compreende
atender as questões administrativas e pedagógicas, estar atenta as
questões legais para garantir a vida acadêmica do aluno e ainda os
aspectos didático-pedagógicos, mediando as ações entre acadêmicos
e professores. Juntamente com o colegiado de curso, acompanhar,
executar e avaliar a matriz curricular, rever e divulgar o projeto
pedagógico do curso (PPC), promover palestras, estudos
articulando-se as redes de ensino municipais, estaduais e
particulares, visando contribuir para formação inicial dos
professores bem como a formação continuada. Acompanhamento da
execução dos planos de ensino pelos professores; promover no
colegiado a avaliação da produtividade do processo de
ensino-aprendizagem; e a articulação com a pesquisa e extensão.
Dentre
as atribuições do Coordenador de Curso, você destacaria alguma?
Todas
são importante, uma depende da outra para que o curso alcance a
qualidade na aprendizagem e nossos(as) acadêmicos(as) possam ser um
diferencial, contribuindo para a educação de Brusque e Região na
construção de uma sociedade mais justa e feliz!
Para
um bom trabalho de coordenadoria, o que poderia ser destacado - ação
preponderante?
É
saber ouvir! Acredito que ouvir os acadêmicos(as), professores(as),
os profissionais das escolas é significativo e faz a diferença!
Atender as necessidades reais, analisar e avançar!
Com
base nas suas experiências como coordenadora, o que você pode
destacar como ações que favorecem as relações entre escola e
família?
As
ideias prontas que temos poderiam ser desconstruídas, ou melhor,
refletidas se ainda são convenientes para os dias atuais. Então
vale refletir sobre o público que recebemos hoje na escola:
Como
está organizada a família contemporânea? Qual o papel dela na
Educação? Como podemos oportunizar que as famílias, de acordo com
a forma da qual ela é constituída, a se responsabilizar por sua
missão de contribuir com a educação formal de seus filhos(as)? E
ainda ouvir as famílias, o que elas carecem e gostariam que a escola
oportunizasse para discussões, palestras com diferentes
profissionais visando atender as reais necessidades das famílias e
também da escola, e assim procurando recuperar a parceria família e
escola que um dia já foi tão fiel!,
Quais
são os desafios da Coordenação de Curso?
Articular
as parcerias com as redes municipais, estaduais e particulares,
fortalecendo a aproximação entre instituição formadora e as
escolas.
Você
descreveria um pouco o seu cotidiano, as atividades que você exerce
e as suas atribuições.
Meu
cotidiano há 22 anos resume-se em atividades que envolvem a
educação. Em tempos na educação básica e em outras no ensino
superior, seja na Secretaria da Educação do município (escolas),
em um determinado período e em outro na UNIFEBE, no curso de
Pedagogia. As atribuições são semelhantes, porém com foco
diferente, mas que se cruzam e desejam um bem comum: a aprendizagem
de qualidade de nossos alunos na educação básica!
De
que sente orgulho?
Da
família que tenho!
Qual
é a sua aspiração?
Ser
feliz e oportunizar a felicidade a outros!
Costuma
ler jornais?
Sim,
leituras dinâmicas e nos meios digitais.
Quais
as melhores obras que já leu?
Medo
Líquido de
Zygmunt
Bauman;
Pedagogia
do Oprimido de Paulo Freire; Didática – José Carlos Libâneo e A
Era da Profissionalização Docente – Ione Ribeiro Valle
O
que está lendo atualmente?
Entre
o passado e o futuro de Hannah Arendt
Grandes
alegrias e quais tristezas viveu?
O
casamento, o nascimento das filhas grandes alegrias e tristezas é
ver que as injustiças sociais permanecem!
O
que você aplica no dia a dia das experiências que teve?
Procurar
ser organizada, ter planejamento, ter foco e buscar a formação
continuada, sendo persistente e paciente! Encontrar a felicidade nas
coisas mais simples da vida!
O
que faria hoje, que não teve coragem de fazer?
Não
lembro!
Finalizando,
poderia dar uma mensagem aos professores e coordenadores pedagógicos?
Que
nossa profissão possa ser significativa a tal ponto que possamos
contribuir para a formação de cada criança, jovem ou adulto,
idoso, deixando marcas, lembranças positivas, mesmo sendo nossa
caminhada árdua e com muitos desafios, pois sabemos o que é um
aluno interessado e o desinteressado, o com limites e o sem limites,
curioso, disperso... muitos de nós sabemos o que é uma escola, o
que é no dia de hoje ser um diretor, coordenador, professor e ainda
o quanto é desafiante a busca da parceria família e escola. Sabemos
e compartilhamos todos desses desafios mas o nosso grande desejo é
comum: que o aluno aprenda! Escola: lugar este que queremos muito
estar e as vezes fugir! Sim vivemos esse paradoxo, não importa os
motivos mas nos reconhecemos nesse desafio! Que possamos juntos nos
fortalecer e permanecer firmes e cada vez mais buscar a valorização
e a profissionalização docente, pois “a
alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do
processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da
procura, fora da boniteza e da alegria” Paulo Freire
Marcilene com o companheiro Moacir
Marcilene sendo entrevistada pelo Banana - atividades do curso de Pedagogia
4 décadas da Unifebe:
Ana Maria Lucia Martins Matosso, Cristina Zircke, Raquel Schöning
Dada , Terezinha Schmitz, Marcilene Pöpper Gomes e
Sugui Molina
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