O entrevistado desta semana é Luiz Carlos dos Santos, popular Cizinho - nascido em Brusque aos 18.05.51; filho de Natal do Santos (in memoriam) e Eulina Tarter dos Santos, são em cinco irmãos: Pedro, Luiz Carlos, Domingos Jacinto (in memoriam), Maria Lúcia e José Júlio. Cônjuge Evaldina Ebel dos Santos, casados aos 24.10.81; filhos Carla e Lucilene Wanka (adotiva); torce para o Sport Club Brusquene, Santos e Botafogo
Cizinho?
Colocaram o apelido em casa e pegou
Formação escolar?
Cursei até a quarta série na Escola Mista Municipal no Zantão, hoje EEF Dr Carlos Moritz.
Atuou em que equipes?
Iniciei batendo bola nas peladas, mais tarde fundamos o Vera Cruz, juntamente com Calito Wilke, Dalvo Paduani, Bento Wanka, Érico Gripa, Tilo Vultuoso, Carlos Tarter (in memoriam).
Como surgiu a denominação de Vera Cruz?
Foi em homenagem a Cruz colocada no Morro Pelado
Posição em que atuava?
Quarto zagueiro.
Vitória inesquecível?
Foi no Paquetá, quando vencemos a decisão de um quadrangular, e derrotamos por 3 x 2, em pleno estádio do Paquetá sagrando-nos campeões
Gol memorável?
Foi contra o Serrinha: numa determinada jogada, sobrou a bola, emendei de primeira e balancei as redes do arqueiro do Serrinha.
Derrota que ficou atravessada?
Não foi uma... foram algumas... nunca vencemos o Sete.
Chegou a integrar à Diretoria do Vera Cruz?
Sim, inicialmente como Diretor Esportivo, na gestão do presidente Calito Wilke, em seguida presidi o Vera Cruz, em duas oportunidades.
Bons atletas?
Entre outros destacaria: Zézo Wanka, Érico Tarter, Otávio Gattis, Ivo Marchewsky (in meomoriam), Dalvo Paduani, Roque Gripa (goleiro) e Valmir Bertoline.
Treinadores?
Destacaria: Tilo (in memoriam), João Macedo (in memoriam), Ralvo Bruns ( in memoriam), Simica ( im memoriam) e o popular Arnoldo Maçaneiro.
Dirigentes?
Entre outros, citaria: O saudoso João Macedo, Elpídeo Eccel, Hilário Bernardi, Bento Tarter, Arnoldo Ristow (in memoriam), Osmar Ristow, Bartolomeu Siegel, Andrino Soares de Oliveira, popular Dino, Valdir Vechini e Osni Coelho.
Árbitros?
Agenor Pereira (in memoriam), Max Ristow, Dante Norilli.
Por quê o Futebol Amador decaiu?
Porque começaram a pagar atletas para atuarem nas equipes amadoras.
Como era o Zantão na sua infância?
Na época, brincava com os colegas: Roque Gripa, Mário Paudani, Norival Eccel, Paulo Gripa, Érico Gripa, Orli Deucher, Francisco Tarter e Nelson Wanka (in memoriam). A Primeira vendinha, com cancha de bocha, que conheci foi o de um senhor chamado de Abelardo e Walter Barteldat, também tinha uma vendinha com cancha de bocha, ali, onde hoje é a entrada do Mangue Seco, inclusive, aquela rua, atualmente leva o nome de Walter Barteldt. Tinha o Engenho de Augusto Gripa, o Engenho de Reinoldo Vierwiebe (in memoriam), o Engenho de João Marchewsky (in memoriam) e o Engenho de Pedro Tarter (in memoriam). Além disso, o Luiz Reis transportava mandioca para a tapioca dos Debatins. Havia, também, uma tafona do saudoso João Gripa. Existia o campo do Sete e a Escola Mista Municipal que funcionava no rancho do saudoso Alberto Deucher e, no Morro Pelado, foi construída uma capelinha,. Ah, e tinha a festa da Jabuticaba na casa de meus pais.
Lazer?
Gosto de assistir futebol na TV, ir ao campo assistir jogos do Estadual e ajudo a tocar a Mercearia Carla.
Um resumo de sua vida profissional
Até aos 17 anos na lavoura, tendo nessa idade ingressado na Tecelagem Renaux, permanecendo de 68 até 74; em seguida, no Atacado Archer, como ajudante de caminhão, por 3 anos, prosseguindo trabalhei por 8 anos na Brahma. Depois eu e o mano Pedro tivemos uma granja – porco, marreco, pato – durante 10 anos, na sequência, coloquei placas de publicidade para Formonte Propaganda por um período de 2 anos – Loja Renaux, Casa Avenida, Geladeira Cônsul, Florenço, Carraro etc – posteriormente na Distribuidora de Bebidas Lussolli (Armando), por quase uma década, quando obtive o benefício previdenciário. Depois, ainda, tive um bar em Águas Claras e, hoje toco a Mercearia Carla.
Ah, e tinha a festa da Jabuticaba na casa de meus pais.
Carlito, Cizinho, Bento Wanka, Pedro, Roque, Paulo, Valmir, Lídio e Érico
Equipe do Vera Cruz (Zantão),
final da década de 60 e início da década de 70
Em pé: Valmor, Lídio, Célio
Paduani, Cizinho, Bento Wanka, Félix Pepper
Agachados: Calito
Wilke, Arnoldo Flor, popular Arnoldo Maçaneiro, Dieti Simas, Otávio Gattis e
Tito Vultuoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário