quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Perfil - atualizado aos 26 de fevereiro de 2020 e dedicatória


PERFIL BIOGRÁFICO

Nasci em Brusque em 08 de outubro de 1948, filho dos saudosos Evaldo e de Ida Maria Boni Gianesini. Casado com Maria Odete de Farias Gianesini; três filhos: Anadir, Ana Márcia e Alexandre Luís. E um neto,  Joan Gianesini Tridapalli.

Aos 14 anos, ingressei na Empresa Renaux, como auxiliar de revisão de tecidos, passando a trabalhar no Escritório da empresa no setor do PCP. Um dos passos significativos rumo à profissionalização, aconteceu ainda na juventude, por meio do Curso Técnico Têxtil na cidade do Rio de Janeiro, entre os anos de 1969 a 1972, graduação que me permitiu alçar a condição de Técnico Têxtil na Fiação Limoeiro de 1973 a 1976, na Artex Badenfurt de 1976 a 1982 e na Fiação Renaux de 1982 a 1991. Lecionei para o 2º grau no Colégio Cenecista Honório Miranda (Estatística) - tendo no ano letivo 1974, na turma de Assistentes Administrativos, recebido o nome de turma Turma Luiz Gianesini, Senai/Lafite (lecionei Química Têxtil) e no Centro de Treinamento na Empresa Renaux (matérias técnicas) – dirigi o Centro de Treinamento da Empresa Renaux, por aproximadamente um ano; fui instrutor no curso de Fiação 1972, e nos cursos para Cipeiros em 1985, 1986 e 1990 e também de normas técnicas sobre Caldeira em 1986 na Renaux.

Advogado, fui procurador-geral do município de Brusque (1994/1996) na gestão Danilo Moritz (1993-1996). Como advogado estagiei com Antônio Luiz da Silva e dividi um escritório de Advocacia com Adilson Martins e advoguei em parceria com Ademir Cervi até ingressar na Prefeitura aos 02 de janeiro de 1993, tendo ingressado como advogado e passado para Diretor Jurídico antes de assumir a Procuradoria-Geral. Na gestão de Hylário Zen/José Celso Bonatelli também fui Diretor Jurídico e, finalmente Supervisor na gestão Ciro M. Roza /Dagomar A. Carneiro.
 Representei Prefeitos em diversas oportunidades:
Em 1996, no Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, representei Danilo Moritz: e mais em 09.12.1994 na Formatura da 8ª série – na Escola Oscar Maluche dirigida por Ivanete Zucco; em 05.01.1995 na Posse do Presidente da Cohab/SC; em 16.02.1995 no ingresso de Atiradores do TG 05005; em 25.10.1995 no Painel da semana jurídica; em 06.12.1995 no Encerramento do ano da Charlote; em 14.12.1995 na inauguração do Correio na rua Tiradentes; em 13.01.1996 no Encerramento Brusque-Messe e acompanhei o Prefeito: no Juramento à Bandeira dos dispensados em 26.09.1995, no Caça e Tiro Araújo Brusque – presidida pelo Capitão Seara e no governo Hylário Zen, em 2000, representei o Prefeito Hylário Zen, na Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI).


 Após iniciar com algumas crônicas no jornal O Município, fui Colunista do Planeta Esportes, Planeta Notícias, Diário do Povo, Correio Regional, A Voz de Brusque por uma década e Em Foco, por cinco anos (ver registros no “Brusque Cidade Schneeburg”, de Saulo Adami e Tina Rosa, p. 307/323).

 Consta meu nome - na bibliografia dos livros de Saulo Adami (“Brusque vai à Guerra e Vielendank, herrdoktor!”) e Ricardo José Engel (nos livros “Pedalando pelo tempo” e “ Ivo Moritz”) e no livro “Ora bolas...Jota Duarte soa bem melhor! de Reinaldo S. Cordeiro, também em “Os meus Passos”, Izaías Joaquim Gonzaga, transcreveu algumas entrevistas minhas, e, Saulo Adami, no livro “Celso Bonatelli – valeu a pena lutar” , menciona entrevistas  com Orlando Fischer, Sílvio Bertolini e Valdir J. Heiderscheidt. No livro “PARA SEMPRE: O MAIS QUERIDO – histórias e memórias do Clube Esportivo Paysandú, escrito em parceria de Ricardo José Engel e Valdir Appel, menciona na bibliografia os livros “Grandes Nomes” e “Conversando om Quem Fez e Faz”. Saulo Adami, no livro “BRUSQUE”, constou  nas “Referências” , páginas 181 a 184; GIANESINI,, Luiz, Grandes Nomes na Medicina – Dr. Emílio Luís Niebuhr, in: A Voz de Brusque, 6 de outubro de 2007 e, no livro: A Medicina em Brusque e os 50 ANOS DA ABM”, na Bibliografia consultada, página 179 a 180: também constou: GIANESINI, Luiz, Grandes Nomes da Medicina –Dr Emílio Luíz Niebuhr, In; A Voz de Bruswque , 06/10/2007.  
No facebook, Valdir Appel  citou meu nome - em um artigo: Parabéns aos goleiros, meus amigos - no dia do goleiro

 Presidi a Câmara Júnior de Brusque – 1988; integrei o Rotary Club de Brusque (Padrinho Adauto Celso Sambaquy), tendo elaborado o informativo na gestão do Juca Loos; integrei o Lions (Padrinho Jorge Romeu Dadan); Vice Presidente da Assoc. Brusquense de Técnicos Têxteis e Supervisores 1982/1984, tendo terminado a gestão de Valdir Nisch como Presidente - de maio a setembro de 1984 - e elaborei o informativo durante a gestão, e fui Relações Públicas na gestão de Lourival Augusto Wandrey 1987/1988; Vice Presidente dos Escoteiros, tendo também terminado a gestão de Nisch como Presidente; Vice-Presidente Jurídico da Diretoria Executiva do C.E. Paysandu, na gestão de Ruy Carlos Queluz, acumulando com Secretário do Conselho Deliberativo; Integrei a Junta de Julgamento da LBF na gestão de Wilimar Schwanke; presidi a Associação Renaux; presidi a Associação Artex-Badenfurt no biênio 1978/1979; presidi a Cipa Artex-Badenfurt no biênio 1978/1979; presidi a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa Renaux) de 1983 a 1985 e 1990, tendo recebido troféu de reconhecimento; trabalhei em inúmeras eleições na seção junto ao Honório Miranda: Em 1974 como Secretário, em 1978, Mesário e em 1982, Presidente, sendo que no pleito de 1986, ao ser indicado para presidir a secção do Barriga Verde fui dispensado pelo falecimento de minha mãe.
 Integrei as Comissões: Lar Legal (Convênio 014/2000, Atendimento do Provimento 37/99 da Corregedoria-Geral da Justiça); de de Avaliação de imóveis; do Plano Diretor de 2008 do Município de Brusque, coordenado por Jorge Bonamente; fui Coordenador do Procon, integrei o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) - como representante do Gabinete do Prefeito; Diretor Jurídico da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Brusque ( ASPMB) ; Integrei o Conselho do Sindmestre (Gestão do Clébio Morsch Gonçalves); Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Brusque (Gestão Jonas Antônio Werner); membro da equipe de licitações do Município de Brusque; Conselheiro do Conselho Municipal sobre Drogas (COMAD); Conselheiro eleito do Instituto Brusquense de Previdência (IBPREV) nos biênios 2014/2015 e 2016/2017; membro da Comissão Municipal de Táxis e da Comissão de Processos Sindicantes e Disciplinares.

 Formei-me em Direito pela Fundação Universitária Regional de Blumenau (FURB) e a Pós graduei-me - em Direito Penal – na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), também cursei extensão universitária - Personalidade Magnética - pela Faculdade de Ciências Bio-Psíquicas de São Paulo.

Livros publicados:
” Botuverá, meu bisavozinho” parte I,  parte II e parte III
” Guabiruba, cidade vizinha”;
“ Coluna Dez, Grandes nomes”;
“ Conversando com quem Fez e Faz”;
"Gente que fez e Gente que faz"
”Câmara Júnior 1988” ;
“Grandes Nomes na Orientação Espiritual”
“Minha Melhor Versão”, antes “Eu visto por mim”;
“ Alguns aspectos na ótica da Procuradoria-Geral - gestão Danilo/Venzon “
“ Grandes Nomes na Medicina”;
“ Grandes Nomes no Universo Jurídico” e
Palavra livre – volume 1 e volume 2
Familiares de Maria Odete
“ Personalidades em foco”, em parceria com Saulo Adami.

No prelo: Ida Maria – minha mãe 







DEDICATÓRIA
Ida Maria, in memoriam (+31.10.1986), minha mãe, que costurava ate altas horas da madrugada e Evaldo, in memoriam (+ 14.07.2004) meu paizão, que trabalhava 12 horas por dia na Empresa Renaux com o intuito de possibilitar que os filhos estudassem.

Nelço e Anna de Faria, sogros, pelo incentivo continuo para lutarmos sempre.

Maria Odete, companheira, pelo estímulo que proporcionava quando eu tentava desistir da luta fazia ver que deveria continuar a lutar. Anadir, Ana Márcia, Alexandre Luís, filhos, e, Joan, o neto, para os quais pretendi deixar um registro de caminhada.

Aos irmãos e irmãs: José Carlos (Fatima), Lourdete (Valdir Nisch), Maria Guilhermina (Carlos Roberto da Luz), Paulo (Alice de Fátima), Valdir, in memoriam- (+21.05.2011) (Tereza) e Sílvio (Ana Lúcia) para os quais agradeço a Deus por tê-los como irmãos. Aos irmãos e a irmã de Maria Odete: João - in memoriam- 21.08.2017 (Ivete Correia), Eli Ana (Bento Wanka),e José, in memoriam - (+09.08.2016) (Rosângela Aparecida Fuckner da Silva), irmãos de Maria Odete.

Aos sobrinhos, filhos de irmãos e irmãs de Luiz: filhos de Lourdete: Cesar Tiago, Valdir N. Júnior e Elaine Nisch; filhos de Maria Guilhermina: Sidnei, Evandro da Luz e Paulo Roberto da Luz, in memoriam (+30.04.76), filhas de Valdir, popular Lilo, in memoriam : Giseli Cristina e Debora; filhas de José Carlos: Vanessa Cristina, Dayane Caroline e Anderson David; filhos de Sílvio: Felipe e Gabriel; e filha de Paulo: Michelle Tatiane, in memoriam (+02.05.2015) e, dos filhos de irmãos e irmãs de Maria Odete: filhas de João: Saionara, Nara Rubia e Gabriela Farias; filhos de Eli Ana: Sidnei e Elisabete Wanka, e aos filhos de José, in memoriam : Daiana, Márcio, Aline e Elaine Farias

Aos sobrinhos-netos, filhos de sobrinhos de Luiz: Bryan, Lucas Davi, Caio Manoel, Victor Aires, Victor Gabriel, Diego, Rodrigo, Carlos Daniel, Mateus, Pedro, Carlos, Alice, Julia e Rafaela, filhos de sobrinhos de Maria Odete: Caio Henrique, Ana Maria, Isabele, Natália e Júlia.

Alisson Sousa Castro (Gente que fez e Gente que faz), Aloisius Carlos Lauth (Botuverá, meu bisavozinho), Denys Deucher Tomio (Grandes Nomes na Medicina), Adauto Celso Sambaquy (Câmara Júnior), Luiz Saulo Adami (Personalidades em Foco) e na apresentação de Tribuna Livre, volumes I e II, Rogerio Santos Pedroso (Alguns aspectos na ótica da Procuradoria- Geral (Gestão Danilo/Venzon), Ricardo José Engel, (Coluna Dez - Grandes Nomes) e Botuverá, meu bisavozinho, volumes II e III, o saudoso Telmo José Tomio (Guabiruba, Cidade vizinha), Maurício Melo Junior - TV Senado, Leituras (Conversando com quem fez e faz) Álvaro Castro (Grandes Nomes na Orientação Espiritual), Izaías Joaquim Gonzaga (Grandes Nomes no Universo Jurídico),) pelas palavras iniciais em cada obra e, ainda a Professora Rosana Paza - revisão do português (Botuverá árvore genealógica - Parte II) .

Adalberto Appel, Adauto Celso Sambaquy, Ademir Cervi, Adilson Martins, Adriana Moraes, Adriana Pavesi Dalmarco, Alisson Sousa Castro (entrevistas no site da Fundação Cultural), Antônio Luiz da Silva, in memoriam, Beatriz Dalmarco, Carlos Cid Renaux, in memoriam, Carlos Alberto Civinski, Carlos Prudêncio e o filho Roberto Pedro Prudêncio, Celso Deucher, Celso Westrup, Clébio Morsch Gongalves, in memoriam, Danilo Moritz, Edemar Leopoldo Schlosser, Emydio Gonsalves, in memoriam, Eroni José Salles, in memoriam, Gabriel Luiz Pedrini (editoração), Jonas A. Werner, José Roberto Montibeller, José Zen, in memoriam, Jorge Romeu Dadan, in memoriam , Laercio Knihs, Luciano Hang, Luiz Eduardo Braunsperger, in memoriam, Nilo Imhof in memoriam, Reinaldo dos Santos Cordeiro, Rosana Paza, Ruy Carlos Queluz, Suelen Cerbaro, Viviane Horst, Rolf Bueckmann, Valdir Appel, Wilson Santos, in memoriam, que de uma forma ou de outra contribuíram na minha jornada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário