terça-feira, 11 de outubro de 2016

Eugênio Christi -

EUGÊNIO CLAUDENEI RIBEIRO, conhecido como EUGÊNIO CHRISTI 

O entrevistado desta semana é o escritor,  professor, palestrante e celebrante de casamentos Eugênio Claudenei Ribeiro, conhecido como Eugênio Christi, nascido aos  04/06/1967; companheira - Vera Lúcia de Melo Ribeiro; filha Ágatha de Melo Ribeiro. Ocupações profissionais atuais: Celebrante de Casamentos - Professor Universitário - Palestrante


Resultado de imagem para foto eugênio Christi



Histórico escolar?
Cursei o Ensino Fundamental: Colégio Coração de Jesus (de Freiras) em Nova Esperança – Pr; Ensino Médio: Colégio Dehon (Padres Dehonistas) em Curitiba; Ensino Superior: Filosofia - Unifebe (Brusque – SC); Especialização: Epistemologia - pela UEL de Londrina; Mestrado: Ética e Filosofia Política - UFSC – Florianópolis. Dissertação: Razão e Modernidade em Habermas

Primeiro (a) professor (a)?
Dona Maria

Grandes professores?
Prof. Cláudio - Prof. Tadeu  Mikoskwi 

Como surgiu Eugênio Christi?
 Um nome Iniciático e Místico

Das obras publicadas, uma já esgotou?
 Sim, Pensar não dói e é grátis

Uma pincelada sobre cada um de seus livros?
    - A Postura das Conexões: Fala das conexões que existem no mundo e na mente.
    - Pensar não dói e é grátis: Um livro de Filosofia que ensina a pensar de forma adequada.
    - O Poder Espiritual da sua Mente: Um livro de auto ajuda que ensina de forma diferente, colocando 
 a emoção     também no processo. Ainda em distribuição.
    - O Despertar dos Deuses: em forma de e-book. Trata de mostrar como a humanidade chegou ao ponto  em que está e quem são os responsáveis por isto.

Fale sobre Eugênio, Juiz de Paz
Bem, não é bem Juiz de Paz; sou Celebrante de Casamentos, visto que hoje muitas pessoas não querem  mais casar em igrejas. Embora, sou habilitado a fazer casamento com efeito civil quando necessário.

Como surgiu em sua trajetória as celebrações de casamento?
Começou quando um amigo meu de Santos disse que eu tinha condições de celebrar casamentos,
devido minha formação.

Quais os assuntos mais procurados  para proferir palestras?
 O Poder Espiritual da sua Mente - Ética: o calcanhar de Aquiles das Organizações - O Despertar dos Deuses são os assuntos procurados para palestras.

Li - há pouco tempo - sua obra: O Poder Espiritual da sua Mente. Chamou atenção a divisão tripartida: O ser humano é formado por espírito, alma e corpo. Você diferencia Espírito de Alma. A mente então é a alma?
 Sim, proponho esta diferença: O Espírito é o verdadeiro SER, o Eu Maior e Verdadeiro. A alma é o Espírito se manifestando de forma psíquica ou mental.

O que seria a boa alimentação da alma?
A boa alimentação da Alma é o bom cultivo das emoções, a busca do conhecimento, a meditação ou oração metafísica e ao autoconhecimento.

Por que  é dito por algumas religiões que a alma é imortal - é no sentido figurativo?
Ocorre que muitas religiões e no Ocidente a igreja romana, tem esquecido que o homem é tripartido. Na Filosofia Perene considera-se que o homem É Espírito, Alma e Corpo. Como expus no livro por você citado, na Bíblia já consta assim: Deus formou o homem do barro (matéria) e insuflou em sua narinas (Espírito: sopro) e o homem se tornou Alma vivente. Ou seja, fica evidente que a Alma é a união formada pelo Espírito e Corpo. Assim sendo, quando estas religiões falam de Alma, estão falando do que se entende na Filosofia Perene por Espírito, portanto, sendo a Alma para estes imortal. Apenas há um problema de interpretação. Na Filosofia Perene o Espírito, após a transição da pessoa para outra dimensão, mantém muitas coisas que a Alma formada percebeu na existência terrena. Contudo, para melhor entendimento espiritual, convém considerar a tripartição do Homem.

Não existe o subconsciente?
 No meu entender não existe o subconsciente. Em minhas experiências laboratoriais com técnicas de hipnose percebi que existe o Eu racional e a Mente Profunda. O que a o senso comum e a psicologia chamam de consciente é na verdade o Eu racional. O consciente está sempre ativo. O que as pessoas costumam chamar de subconsciente é a parte mais profunda da mente, que a maioria não consegue acessar de forma plena.

E sua participação no corpo docente da Unifebe?
 Trabalho no corpo docente da Unifebe desde 1998, ou seja, há 18 anos. Gosto de participar da formaçãodas mentes jovens.

No corpo docente da Unifebe, você leciona que matéria ? Em que cursos e séries?
Na Unifebe eu leciono Filosofia, Ética e Sociologia. Cursos: Psicologia, Pedagogia, Design de Moda, Ed. Física e às vezes no Direito.

Você integra a Associação dos Escritores de Brusque?
Sim, embora faz tempo que não nos reunimos.

Quais os melhores livros que leu?
Papillon - Médico de homens e de almas - O Egípcio - O Pequeno Príncipe - A Terra Oca –
O Livro de Mirdad

O que está lendo atualmente?
Mecanismos Cósmicos de A a Z

Costuma ler jornais?
 Somente mídia independente

Lazer?
 Ler e passear

Referências: Publicado no blog "luizgianesinientrevista.blogspot.com.br" aos 08 de outubro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário