quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Fábio Caetano Pereira -

O entrevistado desta semana é FABIO CAETANO PEREIRA, nascido em Brusque aos 05/07/72. filho de Caetano Pereira e Alcinai Cantalice Pereira; é Servidor Público Municipal e Advogado. Torce para o C.R. Flamengo




Histórico escolar?
Todo o 1º e 2º (Feliciano Pires).Na fase embrionária da Febe, sou da segunda turma  de Direito em Brusque.  Nessa época, aqui era tido como uma extensão da Furb.

Primeiro (a) professor (a)?
Teresinha Gevaerd

Grandes professores:?
Tive vários com muita competência 'professores: e que sabiam transmitir conhecimento, por exemplo destacaria: Jair Maestri (Língua Portuguesa)e Magda Becker (Matemática); Na faculdade foram grandes nomes com quem tive a honra de compartilhar experiências e absorver conhecimento, dentre eles, Ricardo Engel, João  José Leal e Ricardo Hoffmann

Como surgiu a área jurídica em sua trajetória?
Nada é por acaso, mas não sei explicar o momento exato em que a decisão surgiu. Tudo acontece do jeito e no momento certo. Após inscrever-me para o vestibular de Engenharia Química e ter decidido na véspera da prova que não iria mais prestar, aguardei o ano seguinte. Nesse período sopesei entre as opções que entendia ter mais afinidade. Queria algo que lidasse diretamente com a linguagem escrita, pois costumava ter destaque em redação nos tempos de colégio. Ao final, o
Direito prevaleceu sobre Jornalismo e Publicidade.

Como foi sua experiência na Procuradoria-Geral?
Rica, e no geral, gratificante. Pude familiarizar-me com o direito público e a manejar ações que fogem um pouco do cotidiano privado (ação civil pública, ação popular, mandado de segurança, ADIn, etc). Foram praticamente dez anos de muito aprendizado.

Grandes doutrinadores?
Muitos nomes que poderiam ser citados. Ronald Dworkin, Ingo Sarlet, Lenio Streck, J.J. Canotilho são exemplos de pensadores capazes e revolucionários.

De que maneira deveria ser a composto o STF? ( no sentido de nomear/ eleger/ de carreira)
e do Tribunal da Cidadania?
Ao meu sentir, é preciso encontrar um mecanismo diferente do vigente. Um bom exemplo, passaria pelo ingresso, que poderia ser através de votação por parte dos integrantes dos TJ’s de todos os Estados, a partir de uma lista sêxtupla. Para o STF, em especial, por votação dos integrantes do STJ. Ainda, deveria ser por mandatos entre quatro e oito anos de duração, garantindo mais oxigenação na Corte.

Qual sua atuação junto a OAB, subseção de Brusque.?
Estou no terceiro mandato com Conselheiro.

Melhores livros que já leu?
A maioria dos que li, foram muito úteis, cada um em sua proposta. Citarei um: A Arte da Felicidade, do Dalai Lama.

O que está lendo atualmente?
Além de livros jurídicos, estou relendo ‘O Código da inteligência’, de Augusto Cury, e “Educação para a morte”, de J. Herculano Pires.

Grandes nomes? (em todas as áreas? Educação, saúde, economia, política, literatura, evangelização...
Vou me ater à literatura, pois é onde me sinto mais confortável e familiarizado. Sintetizo citando José Saramago, o único Nobel de Literatura escrevendo em língua portuguesa.

Uma palhinha sobre o espiritismo
Doutrina cristã que engloba, a um só tempo, filosofia, religião e ciência. Muito interessante, vez que suscita as pessoas a terem uma fé raciocinada, a evitarem apego a determinados dogmas que não denotam coerência, lógica ou razão. Conclama o ser humano a usar um dos dons mais valiosos que Deus nos presenteou: a inteligência.

Tem participado de concursos públicos?
Sobre concursos jurídicos, já participei de vários. Sempre servem, ao menos, de termômetro
para ver como nos portamos diante de desafios dessa monta.  Num dos que pude prestar em um bom nível de preparo,  foi o da magistratura aqui em SC. Fui até a fase de sentença penal,
ao lado de mais dois queridos e valorosos colegas brusquenses que hoje integram essa fascinante carreira. Orlando L. Zanon Jr e Rodrigo de Lima Mosimann. A caminhada dos concursos,  é muito desgastante, exige um estágio de preparo e dedicação altíssimo.
No momento não é o foco principal, mas...nunca diga jamais, adverte o sábio.

Uma palhinha sobre o livro escrito em parceria ?
Essa história de 'brincar de escrever' começou lá pelos meus  20 anos, onde comecei a passar para o papel alguns poemas que foram se empilhando na gaveta. Algo bem  espretensioso.  Em 2000, já advogado, resolvi participar de um concurso estadual promovido pela OAB. Tive a felicidade de ver uma de minhas obras selecionada para integrar a coletânea "Poesia de Advogados".  Aliás, aqui de Brusque, outro selecionado foi o amigo Luis Hoffmann.  ais adiante, surgiu a ideia de criar um grupo, a Confraria Amantes da Poesia - CAPO, inicialmente formado ainda por: André Luis Brito Beck, Maria Luiza Walendowsky e Valmir Ludvig. Em 2009 resolvemos tirar da gaveta os nossos escritos e surgiu a Coletânea - CAPO.  Por fim, em 2011 ainda, participei da Antologia Brasileira Diamantes II, criada pelo brilhante amigo e professor, Fídias Teles. 

Um resumo de sua trajetória profissional
Aos treze anos iniciei como auxiliar no escritório de despachante do meu irmão mais velho, Emiliano. Em duas oportunidades tive breves experiências também como auxiliar de escritório, em uma empresa de transportes, a REMAC, em Gaspar, e na Tecelagem Santo Antonio, em Brusque. Aos 23 anos fui admitido por concurso, na Prefeitura Municipal de Brusque, onde até hoje guardo vínculo, e sou advogado desde 1998.

 O que faz atualmente?
Atualmente, além da militância na advocacia,  na Prefeitura Municipal de Brusque, após muitos  anos no RH, na Procuradoria-Geral e na Diretoria de Licitações e Contratos, coordenamos o trabalho de comissões, em especial as dedicadas a conduzirem os processos 
administrativos, e integro a comissão de avaliação em estágio probatório.

Costuma ler jornais?
Já fui mais assíduo na leitura de jornais ‘em papel’, hoje, pela praticidade, busco informação, na maioria do tempo, em textos publicados na internet, boa parte deles, aliás, não deixam de ser jornais no formato digital.


Referências: publicado no blog “luizgianesinientrevista.blogspot.com.br aos 19 de outubro de 2016











Nenhum comentário:

Postar um comentário