segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Elisângela Hussar Melo - Advogada

A entrevistada desta semana é a advogada Elisângela Hussar Melo, nascida em Itapetininga/SP aos 23 de fevereiro de 1989; filha de: Ely Edson Silveira Melo e de Angela Maria Hussar Melo; cônjuge? Giancarlo de Antoni.


Imagem



Aprecia algum esporte?
Aprecio quase todos, mas não sou boa no desempenho em nenhum. Gosto de tênis, rúgbi, futebol, vôlei, natação, musculação, corrida, muay thai, e outros.

Como conheceu o Giancarlo? 
Nos conhecemos através de redes sociais.

Histórico escolar?
Todo o meu período de estudo foi na cidade de Campo Grande-MS.No Colégio Adventista durante o ensino infantil, No Colégio CBA/ABC no ensino fundamental e no ensino médio.Comecei o curso de Veterinária na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 2007, mas desisti em poucos meses. Cursei Direito na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).Pós-Graduação na FAEL, em Direito Material e Processual do Trabalho.

Primeiro/a professor/a?
Na escola, Profª Eneida. Na vida, foi meu irmão Ely Edson Silveira Melo Filho, ele é 1 ano e 4 meses mais velho que eu, e aprendeu a ler primeiro, então eu pedi e ele me ensinou a ler em casa, antes de começar a ir para a escola.

Grandes professores?
Profª Eneida (no ensino infantil), Prof. Paulo (professor de português no ensino fundamental e médio), Prof. Rildo (professor de canto/música), Prof. Nilton Cesar A. da Costa (Proc. Civil), Prof. ª Andrea Flores (Direito Penal), Profª Vilma Maria Inocêncio Carli (minha orientadora na Monografia), Profª Carmem Giordano (Direito Comercial).

Como surgiu o Direito em sua jornada?
Direito foi o curso que escolhi em um momento em que não estava me encontrando em nenhuma área e, desde a primeira aula do curso, foi amor à primeira vista, me apaixonei logo de cara e finalmente havia me encontrado: era isso que eu queria, mas não sabia até aquele momento.

Grandes Doutrinadores? 
Pedro Lenza, Maria Helena Diniz, Norberto Bobbio, Renato Saraiva, Maurício Godinho Delgado, Carlos Henrique Bezerra Leite, Celso Antonio Bandeira de Mello.

Melhores livros que leu? 
"O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna; "Inteligência Multifocal", de Augusto Cury; "O Mestre da Vida", de Augusto Cury; "Beleza em vez de Cinzas", de Joyce Meyer; "Teoria da Norma Jurídica", de Norberto Bobbio; "Direito Constitucional Esquematizado", de Pedro Lenza; "Direito Administrativo", de Diogenes Gasparini; "Curso de Direito Processual do Trabalho", de Carlos Henrique Bezerra Leite; "Violência na relação de trabalho e a proteção à personalidade do trabalhador", de Maria Aparecida Alkimin; "Mulheres e trabalho: desigualdades e discriminações em razão de gênero: o resgate do princípio da fraternidade como expressão da dignidade humana", de Olga Maria Boschi Aguiar de Oliveira

O que está lendo atualmente?
Somente livros que direito administrativo atualmente.

Grandes nomes em todas as áreas?
Admiro muito os nomes que citei nos itens anteriores... cada qual em sua área.

Como relataria sua passagem pela Procuradoria do Município?

Foi gratificante. Cresci como pessoa e como profissional. Enfrentei muitos desafios e superei limites. Encontrei amigos que se tornaram como minha família. Aprendi alguma coisa todos os dias e todas as pessoas com quem convivi me ensinaram algo. Sou muito grata.

Qual a sua maior ambição?
Conseguir me sentir totalmente satisfeita profissionalmente.

O que mais incomoda?
Egoísmo.

Do que sente orgulho?
Força de vontade.

Em quem tem fé?
Em Deus.

Algo que você apostou e não deu certo?
Alguns relacionamentos pelo caminho que não deram certo. E quando era criança eu apostava que aos 25 anos eu seria mãe e médica, mas minha vida acabou sendo bem melhor do que eu imaginava que seria.

O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia?
Com eles aprendi que sou capaz de realizar tudo que eu imaginar fazer. Aprendi que nenhum indivíduo é uma ilha, e dependemos uns dos outros. Aprendi que tenho maiores chances de receber uma gentileza de alguém, se eu for gentil primeiro. Aprendi que não existe pergunta idiota, e isso eu aplico demais na minha vida. Aprendi que o conhecimento é lindo.

Que acontecimentos marcaram sua vida?
A lista seria muito longa. Mas vou tentar ser sucinta: o nascimento da minha irmã mais nova em 1998 e mudar para Santa Catarina em 2014, vindo de Mato Grosso do Sul, realmente foram marcantes. O pedido de casamento proposto pelo meu noivo Giancarlo, também marcou muito. Mas tem momentos incríveis que marcaram bastante mas são difíceis de individualizar.... cada banho de chuva, cada passeio de bicicleta, andar a cavalo, nadar, cada aprovação em vestibular, cada aprovação em concurso, o primeiro salário, a adoção de cada cachorro, etc.

Quais as maiores decepções e alegrias que teve?
Acho que minha maior decepção foi não ter passado em um vestibular para medicina que prestei. Mas não me arrependo de deixar pra lá e cursar Direito, porque sou realizada no Direito. As alegrias foram muitas, mas estão bem resumidas entre os momentos marcantes que mencionei.



referências: Publicado no Blog luizgianesinientrevista.blogspot.co.br aos 20 de agosto de 2018.

Um comentário:

  1. Foi uma honra trabalhar contigo, Dr. Luiz Gianesini. Grata pelo carinho e consideração.
    Bjos
    Elisângela Hussar

    ResponderExcluir