quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Alcir Merízio - Vice-Prefeito de Botuverá


O entrevistado desta semana é o Vice-Prefeito de Botuverá Alcir Merizio. filho de Pedro Merizio e Maria Merizio, caçula de doze irmãos; nascido em Botuverá/SC aos 11/03/1966
Estado civil?
Casei-me em 1991 com Marize Garcia Merizio, professora, temos duas filhas: Larissa Merizio, nascida em 05/09/1993 e Pietra Merizio, nascida em 14/04/1998.

Como foi sua infância?
Tive uma infância muito feliz. Cresci podendo brincar na rua, cercado de bons amigos. Tenho boas recordações dessa época. Sempre fui ligado aos esportes, principalmente o futebol. Sou flamenguista e acompanho os campeonatos. Mas, minha grande paixão é o Águas Negras Futebol Clube, time da minha comunidade, ao qual defendi vários títulos e, ainda hoje, participo como membro da diretoria.

Histórico escolar?
Iniciei meus estudos na Escola Isolada de Água Negras, onde cursei o primário. Meu primeiro professor foi o Sr. Silvino Schmitz. Depois, estudei na Escola Básica Padre João Stolte, onde terminei a 8ª série.

Primeiro/a professor/a? Grandes professores?
Além do meu primeiro professor, há outros que lembro com carinho: Isaías Lira, Pedro Bonomini, Sérgio Colombi, Maura K. Maestri, Marilda Paloschi, Isabel B. Lira, Nelson Sezerino e Marlene Pereira.

Matérias que mais gostava?
Gostava de estudar mas, como muitos alunos, havia disciplinas que eu mais apreciava, como educação física e ciências. E, apesar de gostar da professora, não gostava da disciplina que ela lecionava: Língua Portuguesa.

Leituras?
Gosto de me manter informado, para isso acompanho noticiários e leio jornais ocasionalmente, e faço leituras voltadas ao empreendedorismo, pois é a área em que atuo.

Uma palhinha de sua carreira de empreendedor?
Desde jovem, trabalhei na empresa de meu pai, a Madeireira Merizio, onde fui motorista e trabalhei no mato, na retirada de madeira. Após as mudanças econômicas e ambientais, meu irmão Ademir e eu voltamos nossas atividades ao ramo têxtil, onde abrimos em sociedade com amigos a fiação ADM por um período de 7 anos. Depois de dissolver a sociedade, abrimos a fiação Merfios, que hoje está alugada. Atualmente continuo no ramo têxtil com minha empresa de engomagem, a Gomertex, que minhas filhas ajudam a administrar.

E a trajetória política?
A política sempre esteve presente em minha família. Meu pai foi um grande exemplo, pois sempre defendeu suas ideias e buscou ajudar a todos. Ele ingressou na política, sendo eleito aos cargos de vereador e vice-prefeito, onde trabalhava sem receber remuneração e até estradas ele patrolava. Ele levava a sério suas obrigações e se dedicava sem medir esforços. Isso influenciou a mim e meus irmãos, pois sempre buscamos estar atentos aos acontecimentos locais. Meu irmão Moacir Merízio também atuou na política local, sendo eleito prefeito e vice-prefeito em quatro mandatos.

Eu sempre atuei nos bastidores, apoiando meu irmão e outros colegas candidatos, até que senti que poderia fazer mais estando na linha de frente. Como tenho muitos incentivadores, decidi candidatar-me a vice-prefeito, juntamente com Nene Colombi, pois, acredito nas propostas às quais nos comprometemos em realizar e confio na integridade da pessoa que atua comigo. Juntos, nesse mandato, conquistamos várias coisas, fizemos obras e conseguimos muitos recursos importantes para nosso Município, para dar continuidade aos trabalhos.

Além da escola Inês Gianesini Merízio, destacaria outras obras?
Algumas das obras de mais destaque realizadas nesse mandato foram:
• Construção Creche Municipal Zelita Zete Cestari;
• Substituição de 10 pontes de madeira com galerias de concreto;
• Construção de duas pontes em concreto armado com vão livre de 10 metros.
• Abertura de mais um Posto de Saúde na localidade do Ribeirão do Ouro, para atendimento dos moradores da parte alta;
• Construção de mais de 4500m de calçadas na rua Humberto Mazzoli, no centro;
• Pavimentação parcial da rua Gentil Comper, Pedras Grandes;

É um sonho a terceira via nas subidas na SC 486, a conhecida Pedro Merízio?
Falando de infraestrutura do nosso Município, não há de se deixar de lado o trecho da Rodovia SC- 486, a Rodovia Pedro Merizio, que tem duas pistas, mas uma grande circulação de veículos, principalmente veículos pesados de carga, o que dificulta o fluxo do trânsito. A terceira pista é sim um sonho, mas como se trata de uma rodovia estadual, as coisas não se dão como queremos e esperamos.

Grandes nomes?
Nosso Município é pequeno em tamanho, mas grande em cultura e tradição. Lar de pessoas excepcionais, assim como as que abrilhantara, e ainda abrilhantam, a administração pública com seu conhecimento e alegria, assim como foi Vilson Fachini, que infelizmente faleceu este ano, que foi secretário da saúde. Na área da saúde, embora não tendo formação nesta área, nossa querida e saudosa Inês Gianesini Merizio, que foi uma grande profissional e ajudou muitas pessoas. Hoje, temos um nome de peso na secretaria de saúde, que é Marcia Cansian, que tem auxiliado o poder executivo no planejamento e nas atividades, participando efetivamente de tudo que envolve a saúde. Na educação, tivemos dois grandes nomes, que hoje também não estão mais presentes entre nós, mas deixam a lembrança de sua grande passagem na terra e a marca no coração de vários estudantes, assim como o meu, como Zelita Zete Cestari e Francisco Colombi.

Dá para acreditar na política nacional?
Apesar de manchetes negativas circularem na mídia, ainda acredito na política e nas possibilidades de melhorias que ela pode trazer à população.









Referências: Publicado no Blog luizgianesinientrevista.blospot.com.br aos 29 de agosto de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário