segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Ana Lúcia Rodrigues Marques



Ana Lúcia Rodrigues Marques

DIRETORA DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE


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A entrevistada desta semana é a Diretora de Inclusão e Diversidade e Professora de Libras, Ana Lúcia Rodrigues Marques, nascida em  Vicente Dutra RS aos  01/08/1967; filha de Armindo Rodrigues e Natália Camargo Rodrigues; cônjuge: José Antônio Marques; filhos: Iuri, José Antonio Junior e Júlia

Nossa entrevistada Ana Lúcia Rodrigues Marques

O que lembra com carinho da infância?
 Do convívio com meus pais e irmãos, dos tempos de escola.

O que marcou sua infância e juventude?
 Os amigos, eternos amigos.

Ainda mantém amizades com pessoas que conviveram com você em sua infância? 
 Com certeza. Sempre que vou para minha cidade procuro por todos. Felizmente hoje temos as mídias que entre suas vantagens é aproximar distâncias e possibilitar reencontros. O faceboock foi uma ferramente importante para que eu pudesse reencontrar velhos amigos.

Pessoas que influenciaram?
 Meu pai, alguns professores; minha irmã Salete,

Histórico escolar?
 Escola de Primeiro e Segundo Grau "14 de Maio", e curso superior:  Minha formação inicial é geografia, mas como fui trabalhar na educação especial acabei cursando Pedagogia e Educação Especial e pós graduada em Psicopedagogia. 


Primeiro/a professor/a?
Maria de Lurdes Braga da Silva

Grandes professores?
Edson Tietz, Nelson Konflans, Bento..., Elias Mengarda, este último foi da pós graduação.

Como conheceu o José Antônio?
 Na Pastoral da Juventude.

O que a levou em trabalhar com a inclusão?
 Penso que, como muitas coisas acontecem em nossa vida por acaso, para mim foi um bom acaso que aconteceu e fui trabalhar na instituição. Mas se foi o acaso que me levou, não foi por acaso que permaneci lá por muitos anos. Foi sem dúvida o período da minha vida que mais aprendi, não só como profissional mas como pessoa também.

Em que está se dedicando atualmente?
Atualmente trabalho na Secretaria Municipal de Educação na diretoria de Inclusão e Diversidade onde coordeno a Educação Especial na Rede. Este ano, por sentir saudade do chão da escola, achei uma brecha no meu tempo e também sou professora no curso de LIBRAS no Instituto Federal de Santa Catarina, trabalho este que tem me trazido muito aprendizado e realização. 


O que está sendo planejado com vistas a semana da inclusão? 
 A cada ano inovamos na nossa programação, para este ano temos a parceria da Unifebe, importante instituição educacional que sabe da importância desse tema para a sociedade e para a formação de seus acadêmicos. Dessa forma elaboramos a  seguinte programação:

 
Observações: Durante todo a semana as escolas promoverão atividades, envolvendo toda a comunidade escolar, a saber: palestras, relatos de experiências, jogos, recreações, contação de histórias.

Mês/Dia
C/H
Atividades
22/09
04
IX Semana Acadêmica do Curso de Educação Física e II Semana da Inclusão:
Abertura - Palestra: Psicomotricidade Relacional: Inclusão na Educação Formal e Não Formal.
Palestrante: Prof. José Leopoldo Vieira
Local: Auditório
Horário: 19h
Público-alvo: professores da inclusão e acadêmicos
23/09





04

Evento “Um Dia na Praça”. Atividades esportivas e culturais.
Responsáveis: Secretaria Municipal de Educação.
Horário: 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h30min
Local: Praça Sesquicentenário
Público-alvo: alunos, professores, pais e responsáveis e entidades que trabalham com pessoas com deficiência.
Oficina: Depoimento de Superação para Pais de alunos com deficiência – Prof. Ademir Bernardino do Curso de Psicologia
Horário: 19h
Local: sala de aula da UNIFEBE
Público alvo: pais e professores da inclusão
24/09
04
Oficina: Resiliência com os alunos de deficiência – Prof. Ademir Bernardino do Curso de Psicologia
Horário: 19h
Local: sala de aula da UNIFEBE
Público-alvo: alunos e professores da inclusão
25/09
04
Apresentação dos resultados do Projeto Acadêmico Interdisciplinar – Disciplina: Fundamentos da Educação Especial e Educação Inclusiva - da 5ª fase de 2014.1
Horário: 19h
Local: sala de aula da UNIFEBE
Público-alvo: professores da inclusão e acadêmicos
26/09
04
Práticas Educacionais Inclusivas: Relato de experiências entre professores da Rede Municipal sobre práticas bem-sucedidas com alunos com deficiência;
Horário: 19h
Local: Auditório
Circuito de Experimento de deficiência;
Horário: 20h30min
Local: Átrio
Professores(as): Tamily Roedel - Disciplina Genética Humana - Curso de Psicologia
Augusto César Freitas do Carmo - Disciplina Educação Física Adaptada – Curso de Educação Física
Exposição de Banners: Acadêmicos(as) do curso de Psicologia;
Acadêmicos(as) do curso de Pedagogia;
Acadêmicos(as) do curso de Educação Física
Professores da Rede Municipal
Público-alvo: professores da inclusão e acadêmicos

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Grandes nomes na inclusão em Brusque e na Região? 
Gostaria de citar instituições que trabalham com pessoas com deficiência, pois acredito que, para que a inclusão aconteça é imprescindível a participação de todos, visto que alguém exclui, não há inclusão. Nesse sentido cito o trabalho da instituição APAE de Brusque, instituição esta pioneira em Santa Catarina e no Brasil, no atendimento de pessoas com deficiência e a qual tenho muito orgulho de ter feito parte, muito do meu conhecimento de educação especial, foi lá que adquiri.

Quais os melhores livros que já leu?
 Ensaio sobre a Cegueira, Educação inclusiva: com os pingos nos is",  Inclusão Escolar: O Que É? Por Quê? Como Fazer?

O que está lendo atualmente?
 Inclusão não rima com Solidão (José Pacheco).

Grandes nomes na educação?
Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Rubem Alves.

Qual o maior desafio que já enfrentou?
Sair da minha terra natal.

Qual é a sua aspiração?
Na vida profissional/pessoal, cursar um mestrado.

De que sente orgulho?

 Em relação ao trabalho, foi a possibilidade de implantar o atendimento Educacional Especializado nas escolas da Rede Municipal de Brusque e, a partir desse trabalho contribuir para uma educação Melhor e para Todos.

O que você aplica no dia a dia dos grandes pensadores e das experiências que teve? Muito do que aprendi com certeza, serviu e serve como base para o trabalho. Na área da educação especial numa perspectiva inclusiva, por ser algo ainda novo, tem muita literatura sendo publicada e que precisamos ter  conhecimento, inclusive no que se refere a legislação como é o caso da Lei 12.764/2012 a lei do Autismo. Quanto as experiências, elas são fundamentais na formação de qualquer profissional, mas para um educador é o chão que nos sustenta, afirma e reafirma o nosso fazer pedagógico.

O que faria hoje, que não teve coragem de fazer ?
Acredito que faria tudo do mesmo jeito, ou mudaria poucas coisas. A profissão de educador tem muitos  desafios, porém gosto muito do meu trabalho e temos colhido grandes realizações.

Costuma ler jornais?
 Sim. Embora não todos os dias, a correria do dia a dia as vezes não me permite isso.

Finalizando, uma mensagem final aos leitores - com vistas as inclusões?
 Conforme diz o ditado, as pessoas não amam/não gostam do que não conhecem. É verdade também, que o desconhecido nos causa receio e insegurança. Por isso e muito mais, precisamos nos permitir conhecer as pessoas. Antes de ter uma deficiência ela é um ser que faz parte da nossa espécie e isso já é um indicativo da diversidade que aí reside, ninguém é igual a ninguém. Quanto a ter ou não uma deficiência é algo que vem em segundo plano pois tal como os demais, as pessoas com deficiência tem possibilidade de aprender, amar, ser felizes... E a inclusão quando acontece   verdadeiramente tem nos mostrado que é bom para todos. Conforme diz Mantoan. “A Educação Inclusiva é o privilégio de conviver com as diferenças.”

Publicada no Jornal EM FOCO aos 19 de setembro de 2014

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