domingo, 12 de abril de 2015

Ordemar Santo Darossi - Barbearia Darossi





ORDEMAR SANTO DAROSSI
65 anos da Barbearia Darossi – inaugurada em  08 de abril de 1950

O entrevistado desta semana é o barbeiro Ordemar Santo Darossi, nascido na localidade do Rio do Braço, atualmente pertencente ao município de São João Batista aos 24 de março de 1937; filho de José Jorge Darossi e de Adélia Cim Darossi; casado  com Norma Bodenmuller Darrosi - filha de Jacó e Maria Tilmann Bodenmuller; dois filhos: Fabiano Ordemar (in memoriam) e Fabrício Ordemar (que vive na Itália), casado com Luciana Angioletti Silveira. Torce para o tricolor das laranjeiras.

 Exibindo foto bar1.jpg

Bodas de Ouro: Dom Alessandro Nava, Fabrício, Norma, Ordemar e a Luciana. Foto tirada no no jardim do hotel e restaurante “Del Grill'”


Quando criança o que sonhava ser?
Sonhava em ser barbeiro, porque quando criança ao anoitecer  iluminava com uma lamparina meu pai cortar cabelo da clientela.

Vida escolar ?
Sim freqüentei o primeiro grau

Lembra da primeira professora?
Sim , foi a dona Maria Margarida Cipriani Cim, em Rio do Braço

Tem algum parentesco com o promotor César Cim?
Sim é a mãe do César.

Pessoas que influenciaram?
Não fui influenciado. Tudo  que fiz e segui foi decisão minha.

Como surgiu Brusque em sua trajetória?
Vim para me aperfeiçoar na barbearia Modesti (Alfredo e  Anselmo) e aconteceu que insistiram na minha permanência e  que  não  retornasse para Rio do Braço. Eles foram a minha segunda casa. Em Brusque pagava pensão na casa da tia Regina, que ficava na rua Tiradentes.

Como conheceu a Norma?
Conhecia a norma na casa de Regina Bodenmuller, local em que pagava pensão e ela sendo sobrinha da Regina, vinha visitá-la. Inicialmente a troca de olhares e em seguida iniciamos a namorar. Sempre aos domingos ia de ônibus para Blumenau namorar – aos sábados permanecia na barbearia trabalhando- isso por uns 2 anos e então subimos ao há 52 anos  (15 de setembro.)

A  Norma foi a esposa com a qual sonhou em ter?
Com certeza, Norma sempre foi incentivadora, jamais deixou de me apoiar nas horas decisivas de nossa trajetória, caprichosa ... enfim foi a mulher que eu sonhava em ter na vida.

O que levou a escolher a profissão de barbeiro?
A escolha deveu-se devido ter iniciado na barbearia de meu pai, quando iluminava com uma lamparina os cortes que fazia ao anoitecer.

Lembra do primeiro corte de cabelo que fez?
O primeiro corte foi o cabelo do saudoso Marcial Piccole e após receber o ok de meu pai: “a partir de hoje podes cortar cabelos e inicia cobrando só a metade do valor que cobro”, então o primeiro corte foi  o cabelo de Vergílio Feller.

Quais as pessoas mais famosas e mais simples que cortou o cabelo?
Não diria mais famoso ou simples; para mim todos são iguais, desde o mais humilde ao mais rico. Posso dizer que foram muitos, tantos de pessoas mais famosas como de mais simples.
Exibindo IMG_3091.JPG

Nosso entrevistado em mais um corte de cabelo

Quais os clientes mais antigos que frequentam a barbearia?
O mais antigo é Vilmar Merizio – atualmente  vou na residência dele cortar o cabelo devido seu estado de saúde.

Em que locais teve barbearia?
Iniciei  em Rio do Braço, na barbearia de meu pai, em seguida, fui me aperfeiçoar com meu tio Germano em Nova Trento, tendo permanecido lá por aproximadamente  por 2 anos. Em 1955, vim para Brusque, na barbearia do Alfredo e Anselmo Modesti, na primeiro de maio, proximidades do Walendowsky. Seguindo,  adquiri  a barbearia de Alfredo que estava localizada na Av. Cônsul Carlos Renaux, 190, na loja Mohr. Nessa época veio trabalhar na barbearia, na segunda cadeira, o Flávio Hoffmann, que posteriormente foi viver em Lages. Foi então que veio para a barbearia o Evilério Barg – está completando 55 anos. Depois veio o César Costa, popular Cezinha, ocupar a terceira cadeira na barbearia, permanecendo por uns 4 anos, quando então ocupou a terceira cadeira Alcides Delcastagnè, que ficou por aproximadamente 16 anos, quando sua saída foi ocupada pelo saudoso Vilmar Merízio, por um período aproximado de 2 anos. Na sequência, veio de São  Paulo, o cabeleireiro profissional Pug Mineiro  que ficou conosco por um ano e meio, quando então entrou o Irineu  Dalcastagnè irmão de Alcides, isso há 3 anos.

Quando foi a mudança de local da Avenida Cônsul Carlos Renaux, loja Mohr, para a Adriano Schaefer, Edifício Daniel Barni, Sala 5?
Foi em 27 de julho de 1992, quando o Mohr  necessitou do salão da barbearia.

Como é formado a atual equipe da barbearia?
Eu,  Evilério Barg  e Irineu Dalcastagnè

 Exibindo IMG_3096.JPG

Darossi ladeado por Irineu e Evilério

Como vocês se atualizam com os cortes de cabelos?
Com a experiência que temos, no verificar um corte já sabemos como fazê-lo.

Aperfeiçoamentos?
Fiz um estágio no Teruhia Cabeleireiros em São Paulo ( cruzamento da Avenida Ipiranga com a Rio Branco) e participei de eventos realizados no Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof.

Lembra de outros barbeiros?
Alfredo e Anselmo Modesti (Primeiro de Maio);Nego Sassi, Figueira; Max Cabeleiro (Posto São Cristóvão);Eduardo Werner – barba shop na Rodrigues Alves; Luiz Delcastagne, filho do Irineu, no inicio da Pedro Werner; O Edmundo ( in memoriam), na rótula da rua São Pedro com a Felipe Schmidt; Hamilton Correa (in memoriam); Beto Gamba, proximidades da antiga Cristal, hoje Kital, Gabriel Bonamente, proximidades da Sorveteria Cervi; Arlindo Polli, rua João Bauer; João Mateus, popular João Grande e  Pedro Dionísio, ambos na sete de setembro; Beto Maffezzolli (in memoriam), também na 7 de setembro, Luiz Nisch, rua Blumenau e Nilo Tarter, proximidades do antigo SUS..

O que lembra com carinho?
Do Nilton Darós, popular Piqueca, parente em segundo grau, que me substitui em minhas ausências, como por exemplo, quando viajamos à Europa para visitar o filho. O Nilton sempre repete que o que sabe da profissão deve ao Bepi (José Jorge Darossi). 

As viagens ao exterior foram proveitosas?
Sim, em 2007 chegamos a Itália e fomos para  Longiano, ( Fabrício  trabalha em Cesena que fica a 8 km de sua residência), passamos também por Alemanha, Áustria, Suíça – subimos os Alpes Suíço, inclusive foi a primeira vez que o Fabrício subiu os Alpes, antes sempre havia um impedimento e também fomos em Portugal – Fátima e   França Lourdes, em toda Europa nada é demolido tudo é reconstruído, a grande maioria que trabalha na reconstrução são Brasileiros e não são chamados de '”Pedreiros”, e sim de ”Restauradores” foi um orgulho pra nós, vendo que no Brasil a tanto desperdício.
Em 2011 viajamos: Jerusalém castelo Herodes, Nazaré, Croácia, Eslovênia  Bósnia e Međugorje - que significa "no meio dos montes"- é uma pequena região na Bósnia e Herzegovina, composta por cinco vilas (Međugorje, Bijakovići, Vionica, Miletina e Šurmanci), onde alegadamente estão a ocorrer as mais recentes aparições da Santíssima Virgem Maria. Estas aparições tiveram início a 24 de junho de 1981, tendo tido, nos primeiros meses, uma frequência diária, e posteriormente passado a aparições mensais ou anuais (dependendo dos videntes). Entre os videntes, encontram-se seis pessoas nascidas nos arredores da localidade e a quem a Santíssima Virgem Maria se terá apresentado como "Eu sou a Rainha da Paz".
 2012, ano de nossas Bodas de Ouro, as bodas de ouro foi presidida por Dom Alessandro Nava no jardim do hotel e restaurante “Del Grill'” e fomos recepcionados após a cerimônia pelo Fabrício, Luciana e amigos no restaurante Del Grill, dias depois viajamos para Polônia, visitamos as minas de sal, entramos as 11 da manha com uma guia e terminou as 16 horas da tarde, a madeira usada para escorar a mina de sal tem 800 anos, fomos  a pé e descemos 3 andares de elevador panorâmico, a mina conta a história da reconstrução da Polónia, a igreja a lanchonete o restaurante é tudo construída de sal,  Cracóvia - terra de João Paulo II – uma cidade que reina a limpeza, o aconchego e a hospitalidade, e também fomos visitar o campo de concentração Auschwitz e a fabrica de Schindler é muito emocionante.

Gratidão?
Minha gratidão é para a família Modesti , minha segunda casa em Brusque e a  Norma que sempre me apoiou, nas horas negativas e nas positivas. Devo a minha esposa uma vida construída com muito respeito e amor e, ainda  ao Papa pela benção ao filho e nora no Vaticano recentemente.


















Longiano é uma comuna (município) na província de Forlì-Cesena no Italiano região Emilia-Romagna , localizado a cerca de 90 km (56 km) a sudeste de Bologna e cerca de 30 quilômetros (19 milhas) ao sudeste de Forlì . Longiano faz fronteira com os seguintes municípios: Borghi , Cesena , Gambettola , Gatteo , Montiano , Roncofreddo , Santarcangelo di Romagna , Savignano sul Rubicone .









Entrevista publicada no Jornal Em Foco aos 17 de abril de 2015


O crime aconteceu por volta das 14h, na barbearia Darossi, localizada na rua Adriano Schaefer, no Centro de Brusque

Nenhum comentário:

Postar um comentário