terça-feira, 3 de junho de 2014

Denise Machado Roza

 Denise Machado Roza 

 Exibindo ff10.jpg

 


DENIZE MACHADO ROZA: Filha de Luiz Machado e Dorvalina Degrotti Machado; natural de Blumenau, nascida aos 20 de janeiro. São em quatro irmãos: Dalmo, Dejair, Dorival e Denise. Cônjuge: Ciro Marcial Roza, casados aos 06.03.75; três filhos: Ciro Marcial Roza Júnior, Roberta Helena e Victor Hugo.Atua na Secretaria da Cidadania e Bem Estar Social.


Qual a competência da Secretaria da Cidadania e do Bem Estar Social?
 


Executar as diretrizes estabelecidas na Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS; executar os serviços de Assistência Social no Município; manter convênios com a União, Estados e Municípios, bem como, com entidades de Assistência Social, governamentais e não-governamentais para execução de Programas de Assistência Social ; executar programas de orientação, acompanhamento e avaliação de famílias beneficiadas pela Assistência Social; prestar assessoria técnica- administrativa ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e ao Conselho Tutelar; planejar, operacionalizar e manter a política de atendimento dos direitos fundamentais da Criança e do Adolescente; exercer outras competências que lhe forem conferidas por lei.



Além de Diretora integra algum Conselho Municipal?
 




Sim. Integro o Conselho Municipal de Assistência Social, de conformidade com os termos da Portaria 4062/03, como representante governamental.










Como foi sua infância e juventude?






Tive uma infância e juventude sem grandes problemas. Ressalte-se , com muito amor de minha família e fui muito feliz.




Como conheceu o Ciro Marcial?
 Conheci o Ciro Marcial através de amigos, na Praia de Perequê.







O que representa para você ser a Primeira Dama? Sendo esposa do Prefeito e estando numa Secretaria de Assistência Social não há expõe muito a pedidos?
 


É um encargo de muita responsabilidade, por isso estou sempre atenta me inteirando e participando das atividades da Secretaria e do Município, como um todo. Principalmente no que tange aos menos favorecidos.



Falar em Assistência Social o pessoa pede muito?
 Pedem aqueles que precisam.

Desde que você conhece o Ciro Marcial, ele sempre foi empreendedor?
Sempre trabalhou muito e projetou seus ideais pensando no futuro.

Fatos marcantes na vida pessoal e profissional?
Na vida pessoal: o nascimento dos filhos; na vida profissional: meu trabalho junto à Secretaria da Cidadania e do Bem Estar Social.

Dá para traçar um paralelo entre a administração 89/92 e a atual?
O crescimento da população, muito mais atividades e pequenas e grandes obras.

Como ajusta o papel de mãe, esposa e Diretora da Secretaria de Bem Estar Social?
Acompanho de perto os problemas de meus filhos e sempre procuro estar presente nas atividades e eventos, já que trabalho na Prefeitura.

Com a emancipação, a mulher não confundiu-se?
A mulher está cada vez mais inserida no mercado de trabalho e ocupando seu espaço com muita competência.

Nunca pensou em candidata-se?
Não. Nunca pensei.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 16 de janeiro de 2004.

Arnoldo Schirmer

Arnoldo Schirmer 

 Exibindo ff6.jpg


Filho de  Otto  Schirmer e Cristina Zabel Schirmer, natural de Lageado  Baixo, Cristalina, nascido  aos 01.11. 1912. São em cinco irmãos: Ida Hulda Berta, Evelina, Ivone, Joanna e Arnodo. Cônjuge –Maria Kolher Schirmer, nascida aos 21.03.1917, casados aos 30.09.44, dois filhos  - Nilton e Nilda e duas netas- Schirley –casada com Rubens Viscnti e  Linara e um bisneto- Leonardo.

Como foi a infância  e a juventude?
 

Aos cinco anos faleceu minha mãe, fiquei com o pai, ajudando, inclusive pescando para termos carne  nas refeições. Na juventude, fui par Ibirama, na localidade de Hansen, trabalhar  no mato, retirando torras de lenha e, em seguida, fui trabalhar na roça  e tratava gado, até idos de 43, quando ingressei na Têxtil Renaux, antiga Iresa.

Como conheceu  a Maria Kohler?
 

Conheci Maria, a esposa, numa visita que fiz  a minha irmã Evelina, que, ficava próximo da nossa casa – vindo a casar posteriormente - 30.09.44         - quando eu  tinha na oportunidade, 31 anos  e Maria 26.

Vida profissional?
 

Trabalhei, como tintureiro, na têxtil  Renaux de 29.07.43até 29.02.72.

Em que turno trabalhava?  O que fazia  no turno em que não estava na fábrica?
 

Trabalhava no segundo turno, e levantava bem cedinho e ia para o mato tirar cipó e taquara. Fazia vassouras, balaios, redes e tarrafas, tudo com ajuda de minha esposa Maria

Continuou até hoje assim?
 

Não, depois de obter o benefício previdenciário,  trabalhei  na construção civil  - ajudante de pedreiro, com Érico Morsch e Germano Padoani, por mais alguns anos.

E quando  não estavam no batente?
Pescava, juntamente com Erico Morsch, quando o rio não estava poluído.

Que peixes pescavam mais ?
Saguaru, traíra, cara, tanhóta (?), cascudo e viola.

Como é esse peixe viola?
Esse peixe é tão gostoso, que dá para comer  até os  ossos.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 15 de janeiro de 2006.

Kátia Regina Furtado Trindade

 Kátia Regina Furtado Trindade 

 Exibindo ff1.jpg

 


KÁTIA REGINA FURTADO TRINDADE: Filha dos saudosos Jonas Furtado e de Nahir Furtado; natural de Blumenau, nascida aos 21.11.64; cônjuge: Moacir Cláudio Lopes Trindade; um filho: Cláudio, nascido aos 16.06.93.  
O que mais marcou a sua infância?
 

Foi o amor que recebi de meus pais.

 Sempre gostou de estudar?
 

Sim, acredito que devemos sempre estar atualizados na área em que trabalhamos. Formei-me em 1985, fiz vários cursos. Em 2005, conclui, minha primeira pós-graduação em “Programa Saúde da Família”. Em 2006, comecei a fazer pós-graduação em “Auditoria em serviços de Saúde”, que estou concluindo este ano. E agora, estou também fazendo pós em “Saúde Mental”. Quando decidiu pela enfermagem?
Foi aos 16 anos, quando estava concluindo a terceira série colegial. Meu pai foi prático de enfermagem no exército e seus relatos me influenciaram com certeza. Meu objetivo profissional foi escolher uma profissão que eu pudesse servir ao próximo.

Como foi seu ingresso na Secretaria de Saúde?
Foi através do processo seletivo.

Quais são suas atribuições junto à Secretaria Municipal de Saúde?
Basicamente tenho três atribuições: a) articular e organizar os serviços de saúde junto com as equipes do PSF; b) orientar a comunidade referente aos serviços de saúde oferecidos pelo município e c) oferecer capacitação permanente para os profissionais de saúde, das equipes de PSF – médicos, enfermeiras, técnicos e, Agentes Comunitários de Saúde.

Já coordenou as Agentes Comunitárias de Saúde –ACS? Qual a importância da ACS?
Não. Só proporcionei capacitação aos ACS. São profissionais  muito importantes para mim, pois constituem o elo principal com as famílias às quais precisam dar assistência à saúde. O Coordenador dos ACS é Luiz Fantini, popular Luizinho; trabalhamos juntos na Coordenação do PSF.

O que é Agente Comunitário de Saúde?
É alguém que se destaca na comunidade, pela capacidade de se comunicar com as pessoas, funcionando como elo entre a Secretaria de Saúde e a comunidade. Está em contato permanente com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância  e promoção de saúde, realizado por toda a equipe.

Em que local as ACS desempenham seu trabalho?
O seu trabalho é feito nos domicílios de sua área de abrangência.

Quais as atribuições específicas do Agente Comunitário de Saúde?
Entre as atribuições específicas do ACS, destacaria: realizar o mapeamento de sua área; cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco; identificar área de risco; orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde; realizar, por meio da visita domiciliar, acompanhamento mensal  de todas as famílias sob sua responsabilidade; estar sempre bem informada; e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação  das famílias acompanhadas, particularmente, aquelas em situação de risco.

Como vê o trabalho do Secretário de Saúde, Dr Celso?
Bom. Respeito muito como pessoa e profissional. Ele procura dar a melhor assistência  possível à comunidade na área da saúde.

Grandes nomes na área da saúde?
Em Brusque, o Dr Nica. Para mim foi e é um grande profissional na área da saúde.

O que poder-se-ia fazer para melhorar a área de saúde em Brusque?
Buscar recursos junto ao Ministério da Saúde, objetivando a abertura de mais Unidades de Saúde –PSF, uma vez que a população brusquense vem crescendo em índices elevados  nos  últimos anos e, também, a participação mais efetiva da comunidade, junto ao Programa de saúde da família, como responsáveis por
sua saúde.

Resumo da vida profissional?
Trabalhei como enfermeira, por três anos no Hotel Plaza Itapema, depois como enfermeira na UTI,  por um ano no Hospital São José, também trabalhei  como enfermeira  em Clínica  Médica , por um ano, no Hospital Marieta Bornhausen. Em seguida, como Chefe de Enfermagem, por três anos , no Hospital  Infantil Menino Jesus; prosseguindo, por oito anos, também como Chefe de Enfermagem no Hospital e Maternidade  C. Carlos Renaux e finalmente, no Programa Saúde da Família –PSF, na Secretaria Municipal de Saúde do Município de Brusque, de 2002 a 2005 e, a partir de 2006, como Coordenadora do PSF.

Lazer preferido?
Ler a Bíblia – sou evangélica, passear na praia, fazer hidroginástica e sair com o Moacir, meu esposo, dialogar com meu filho – adolescente – passando conceitos de responsabilidade, educação e respeito ao próximo.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 12 de abril de 2008.

Walfredo Mário Vale

Walfredo Mário Vale 

 

Exibindo ff14.jpg



WALFREDO MÁRIO VALE: Filho dos saudosos  Luiz Adelino Vale e de Iracy de Borba Vale; natural de Itajái, nascido aos 09.03.34. Formação acadêmica: formado em Direito e Ciências Econômicas. São em três irmãos: Ivo Luiz (in memoriam), Acari Nildo (in memoriam)  e Walfredo Mário. Cônjuge: Edla Schwarz Vale, casados em 28.09.57; cinco filhos: Miriam Helena, Mariane Eloísa, Rita de Cássia, Ildete Regina e Mário Vinícius; oito netos: Eduardo, Monique, Thiago, Rafael, Caio Henrique,  Ana Rita, Diogo e André. Torce para o CACR, Palmeiras e Botafogo.



Como foi sua infância e juventude?
Vim para Brusque com dois meses de vida. Minha infância e juventude foi como a da maioria das crianças e jovens de minha idade. Nascemos num país colonial, onde os meios de comunicação e transportes era precários; nosso lazer era pescar, caçar e aos domingos irmos ao matine das 3 horas, assistir faroestes e filmes seriados, além da missa todos os domingos pela manhã.



Como conheceu a Edla?
Sabe-se que Brusque era  uma cidade em que todos se conheciam. Conhecia Edla nas dependências do C.A. Carlos Renaux em 06.09.53, nos festejos de aniversário do vovô do futebol catarinense.


Participações sociais e esportivas? Chefe de Escoteiro – curso de especialização; Primeiro Presidente do Conselho Deliberativo do Clube Esportivo Guarani, inclusive, presidido o Bugre da General Osório, sendo que durante a gestão, foi adquirido e pago todo o terreno, onde hoje se encontra todas as instalações do Clube; Secretário, Diretor Social, Vice-Presidente e Presidente do Clube Caça e Tiro Araújo Brusque, membro do Conselho Deliberativo da S.E. Bandeirante e vários outros cargos nos mais diversos Clubes Sociais e Esportivos de Brusque.


Walfredo Mário Vale, Representante Comercial?
Iniciei como funcionário da Comercial Toni de 50/55, depois na Tecelagem Santa Luzia de 55/70, e a partir de 1970, trabalho como Representante Comercial.



Que cargos já ocupou no Lions?
Ingressei no Lions Clube de Brusque-Centro, nos idos de 62, fui Tesoureiro, Secretário, Diretor Social e Presidente. Fui Presidente de divisão – Distrito LD -10, Assessor de atividade da Governadoria, Distrito LD-10, Padrinho Físico , Presidente do Lar dos Idosos, Diretor Nacional da Mútua, Coordenador da AGDL- Distrito L-10, Assessor da primeira Convenção do Distrito LD-05, Assessor de Desenvolvimento Juvenil – LD-05, Presidente de Honra do Lar dos Idosos e terceiro, segundo e primeiro Vice-Presidente da AGDL.



Presidência da AGDL – Associação de Governadores dos Distritos Múltiplos do Brasil – como surgiu?
Fui galgando diversos cargos desde o Lions de Brusque, Governador, Coordenador da AGDL, da Mútua leonística, Diretor da Vice-Presidência  da AGDL... foi consolidando minha participação ativa no Clube, resultando na Presidência da AGDl.

Quem já presidiu a AGDL?
Até o momento, apenas o Osmar José Vailatti, de Jaraguá do Sul.

Quem de Brusque já governou o Lions?
Pelo Brusque-Centro: Arthur Appel, Vilson E.Q.dos Santos, Vertolino Schutz, Jorge Romeu Dadan e eu, pelo Berço da Fiação: Marco Antônio Pizzaro da Silveira e Altair Ristow. Ressalte-se, que agora está sendo preparado  no cargo de Vice-Governador, Amilcon Schulenburg, para ser Governador.

Algumas distinções leonísticas?
Sim. Diploma de honra e 100% como Secretário; Presidente 100%, e Governador 100%

Alguns de seus filhos seguem seus passos na vida profissional?
Sim, o Mário Vinícius.

Administração Municipal?
Brusque tem o Prefeito que a grande maioria das cidades gostaria de ter...tem iniciativa... é realizador... muitas cidades invejam nosso alcaide.

O Brasil tem acerto?
Há necessidade de adequar as legislações e dinamizar os três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Tem lido a Coluna Dez?
Sim, leio a Coluna Dez, aprecio bastante, algumas vezes as letras poderiam ser maiores, para facilitar a leitura; a matéria que gostei foi com a Josefina Nisch – a vó Finam que conheço pessoalmente e sou testemunho do que ela passou... e é uma grande mulher.

O sete de Ouro?
Local próprio para bons papos e uma geladinha.

Lazer?
Gosto de um dominó, bons papos com os amigos e uma geladinha no Sete de Ouro.

Exibindo f4.jpg

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, na semana de 21 a 28 de agosto de 2005

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Marcela dos Santos


Marcela dos Santos
Coral da Igreja Evangélica Calvário e estudante de direito


A entrevistada desta semana é a integrante do coral da Igreja Evangélica Calvário e Chefe Operacional na Fundação Municipal de Esportes e ainda estudante de Direito, Marcela dos Santos, nascida em Brusque aos 10 de agosto de 1995; filha de Márcia dos Santos Knies. São em 3 irmãos: Mateus dos Santos Mauerberg (12 anos) e Maria Eduarda dos Santos Knies (8 anos) e a entrevistada. Cursa o segundo semestre de Direito na UNIFEBE. Está noiva de Felipe Wollinger, natural de Balneário Camboriú, que neste ano se forma em Sistemas de Informação. Que denonima 'Amor Imensurável!'
Exibindo 1501804_503036759809232_1302066372_n.jpg

Nossa entrevistada Marcela dos Santos

Sonho de criança?
Tive diversos sonhos quando criança, os mais marcantes que continuam vivos são de me tornar Policial, constituir família, entre outros sonhos tão singelos de uma criança.

Como foi sua infância?
Minha infância foi marcada pelas brincadeiras, fui criada na casa de meus avós maternos, Egídio e Maria dos Santos, que me deram muito amor e fizeram o possível para que eu me tornasse uma pessoa que os desse orgulho. E conseguiram.

O que lembra com carinho da infância?
Como eu ia falando, minha infância foi muito saudável, junto com meus primos eu brinquei e brinquei até virar moça, depois estudei e continuo estudando...
Exibindo 190647_327457337367176_606412884_n.jpg
 Com a mãe Márcia e o padrastro Éder 

Histórico escolar?
Sempre estudei na Escola de Educação Básica Santa Terezinha, tendo me afastado no 1º ano do ensino médio e retornado no ano seguinte para concluir meu ensino médio na mesma. terminei o ensino médio em 2012, e em meados de 2013 ingressei na faculdade pelo histórico escolar, não prestei nenhum tipo de vestibular, me classifiquei pelo histórico.

Como foi ingressar na faculdade?
No inicio da faculdade tudo é mágico, parece que estamos vivendo em um mundo desconhecido, onde a cada dia que passa queremos nos descobrir e descobrir mais deste mundo. É cômico, fui uma caloura meia perdida nos primeiros seis meses, mas agora já estou acostumada com a rotina e com as dependências da Universidade.

E o bairro Santa Terezinha?
Santa Terezinha é o bairro onde moro e sempre morei, que amo de paixão e não abro mão.

Pessoas que influenciam?
Acho que a pessoa que mais me influencia é Jesus, na qual tento todos os dias andar no caminho dele, e em segundo meu amado Avô Egídio que pra mim é uma lenda viva e sinônimo de força e superação.

Melhores leituras? O que está lendo atualmente?
Gosto de ler o necessário, não tenho tempo disponível para me entreter com alguma outra leitura sem ser da minha área.

Porque decidiu cursar Direito?
 Cresci ouvindo da minha mãe que minha personalidade forte era a minha arma para me tornar uma advogada, delegada ou juíza. Quando me tornei adolescente eu pensei na hipótese de ser Jornalista e até trabalhei na área na época mas vi realmente que minha paixão era o Direito. Sou apaixonada pela Justiça que é o único meio de resolver problemas sociais.

Quais matérias mais interessantes/gostas no Curso de Direito?
Gosto do Direito Civil, e Sociologia, por enquanto.

Quais não faria questão de entendê-las?
Não faço questão de entender Psicologia. (risos)

Como você prefere receber as aulas? Por explicação pelo Professor na forma de discurso? Por vídeos? Por matéria digitada e sendo lida e explicada em classe? Por trabalho de pesquisa? Ou outra forma?
Gosto de matéria lida e explicada pelo professor em sala, porque desta forma é mais fácil a absorção do aluno em relação à matéria.

Qual o perfil do Professor/a ideal?
O professor ideal é aquele que explica e interage ao mesmo tempo, sem deixar os alunos se distraírem com qualquer outra coisa, mesmo estando cercados pela tecnologia, o foco deste professor é ensinar!

Já pensaste na especialidade que pretendes seguir?
O Direito é um campo muito amplo de áreas a serem exercidas, tendo em vista que todas são bem remuneradas é difícil escolher e ainda não sei em qual vou exercer função.

A profissão de advogado não está vulgarizada?
Eu acho que vulgarizado não é a palavra, mas sim popularizado. Na antiguidade o cargo de Advogado por exemplo significava poder absoluto e isso se expandiu até parte do milênio passado, mas tendo em vista todo o aperfeiçoamento tecnológico é claro o Direito não iria ficar de fora e parar no tempo. A profissão se expandiu e alcançou a todos, todos tem acessibilidade para fazer uma faculdade de Direito seja por bolsas de estudo, universidade pública ou até mesmo a privada. Não precisa ser necessariamente de família de Doutores para se tornar Advogado, talvez seja por isso que algumas pessoas acham que o Direito perdeu a identidade, sua maneira formal e culta, pois qualquer pessoa hoje em dia pode ser um Bacharel em Direito. Isso é bom ao mesmo tempo, pois vemos a socialização do mundo, sua transformação e adaptação.

A direção da entidade- reitoria e pró-reitoria - cumpre o seu papel à contento?
Falando um pouco da UNIFEBE, não consigo tirar conclusões precipitadas pois estou apenas a 1 ano lá dentro, mas pelo que observo a administração tem se esforçado para cumprir seu papel.

Um recadinho aos que procuram a área do Direito?
Um recadinho para os jovens que desejam seguir essa carreira: Sem esforço não há recompensa! Não estude para ser apenas mais um, estude para ser o melhor, e tente de tudo, se tudo der errado você ainda será um ótimo Advogado!

Hobby?
Meu hobby é cantar, canto desde os 13 anos na Igreja, sou muito abençoada por isso e amo cantar. Até hoje ainda faço aulas de técnica vocal e participo do coral da Igreja Evangélica Calvário.

Costuma ler jornais? Já leu a matéria “Entrevista”, no Jornal Em Foco?
Costumo sim ler jornais, até porque recebo-os todos os dias pela manhã e já li a matéria "Entrevista" que por sinal é uma das minhas paginas favoritas do Em Foco.

Finalizando um hino de louvor?
Desde que me converti ao Senhor Jesus eu participo do grupo de louvor, na época no grupo de adolescentes 180º da Igreja Evangélica Calvario, eu tinha 13 anos quando comecei a cantar. Esse grupo foi para mim o início de tudo, foi lá que Deus plantou a sementinha do Espírito Santo no meu coração, foi lá que eu comecei a sonhar os sonhos de Deus pra mim. Apaixonada pela música e louvores, comecei a fazer aulas de técnica vocal e aperfeiçoamento. Parei e retornei algumas vezes e agora estou de volta com as aulas de técnica vocal e coral, da Igreja Evangélica Calvário. Louvar é fazer carinho em Deus!

Tenho vários louvores preferidos, várias canções que ligam meu coração diretamente à Deus, mas uma em especial que tem muito a ver com minha vida espiritual:
Aos teus pés - Fernanda Brum

Somente por tua graça eu me achego a Ti
E clamo por Teu sangue purifica-me
Estou humilhado
Meu rosto toca o chão
Meu Senhor responda-me

Te trago minhas vestes preciso me lavar
Te mostro minhas feridas
Tu podes me curar
A dor do meu pecado consome meu coração
Me enxuga as lágrimas

Me lanço aos Teus pés, me prosto ante a Ti
Eu sei que tens um bálsamo Senhor
Tua cura, teu favor
Tua graça, Teu perdão, Teu sangue derramado sobre mim
Purifica-me
Restaura-me Senhor
Eu quero voltar ao primeiro amor
Exibindo 563771_317584718354438_767048622_n.jpg

  Com os avós Maria e Egídio e a irmã Maria Eduarda
Exibindo 1689329_484123731694381_1152017236_n.jpg


Com o noivo Felipe Wollinger,


Publicado no Jornal EM FOCO aos 11.07.2014