quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Jean Daniel dos Santos Pirola

 

O entrevistado desta quinzena é o vereador e ex-presidente do legislativo brusquense, JEAN DANIEL DOS SANTOS PIROLA, nascido em Criciúma em 04 de janeiro de 1978; filho de João Daniel Pirola e Virgínia das Graças Pirola; casado com Siomara Lang Pirola; dois filhos: Ana Clara Pirola (14 anos) e Felipe Daniel Pirola (11 anos). Torce para o Brusque Futebol Clube,, Vasco da Gama e  Criciúma Futebol Clube. Advogado e Professor.

Como surgiu Brusque em sua trajetória?

Minha história com Brusque começou em 1995, quando recebi o convite do Promotor de Justiça e saudoso dr. Eroni José Salles, para que viesse fazer o vestibular na UNIFEBE e residir com sua família. Escolha feita, vim estudar, me formei em Direito e espero aqui ficar para sempre.

A carreira política ocorreu naturalmente?

Quando vim morar em Brusque em 1995, fui apresentado na Faculdade de Direito (UNIFEBE) ao grupo político que estava disputando as eleições, através do Fabio Roberto de Souza - filho do saudoso Maurílio Joaquim de Souza  que era chefe de gabinete do Prefeito Ciro Rosa. Participei naquela campanha, onde o Ciro acabou derrotado pelo então Prefeito Hilário Zen. No ano de 1998 fui convidado a trabalhar no Procon Municipal de Brusque, ainda na gestão do ex prefeito Hilário Zen, e dando continuidade até 2004 naquele órgão de defesa do consumidor, onde aprendemos e conhecemos muito o setor público e consequentemente a Política.

Participei das campanhas do Simas e do Aguiar, ajudando na coordenação das campanhas, até que fui sondado e estimulado, quando estava lecionando na Faculdade Assevim, pelos alunos, professores e principalmente do diretor da instituição Prof. Ozinil Martins

Foi quando fizemos uma campanha caseira, com alunos, amigos e clientes do escritório, conseguindo assim uma votação de 1057 votos.

Depois na reeleição, fizemos 1322 votos

E a última agora em 2020, em plena pandemia, onde estava com o CORONAVIRUS nos últimos 10 dias de campanha, indo e vindo aos hospitais da cidade, conseguindo ainda a votação de 946 votos.


Teve antecedentes na política? (Familiares)

Não, fui o primeiro familiar. Aliás, tenho um primo de terceiro grau, chamo Lauro Pirolla ou Lauro da farmácia, que é vereador em Criciúma.


Em quais legislaturas ocupou a vereança?

De 2013/2016, 2017/2020 e agora no terceiro mandato de 2021/2024.


Em que períodos ocupou a presidência do legislativo?

Fui presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, em duas oportunidades, sendo a primeira ocupando a vice-presidência e com a cassação do ex prefeito Paulo Eccel em 2015, o presidente Roberto Prudêncio, assumiu a prefeitura e eu assumi a presidência da câmara. Depois na reeleição em 2017 foi eleito presidente da Câmara de Vereador pelo biênio 2017/2018, porém cumprindo acordo realizado com o vereador Dr. Celso, renunciei a presidência para que o mesmo assumisse a cadeira.

De que recebeu e a quem passou o bastão da presidência nas duas oportunidades em que comandou o poder legislativo?

Na primeira, recebi a cadeira pela cassação do ex prefeito Paulo Eccel, e como o presidente Roberto Prudêncio assumiu a prefeita, eu era o vice e assumi a Câmara. Depois na minha segunda passagem pela presidência foi a continuidade do primeiro, na reeleição de 2017.

Quais os principais projetos de lei que tramitam em seu mandato?

Foram muitos projetos importantes e momentos que tivemos até agora no legislativo. Por exemplo, quando da minha primeira passagem na presidência da casa, fui responsável pela primeira eleição indireta de Brusque, por conta da cassação do ex prefeito Paulo Eccel. Fizemos um processo totalmente novo, com muitas mudanças de lei e principalmente nas internas da casa para poder realizar a eleição. Fui presidente por 04 anos da comissão de Constituição, Legislação e Redação, sendo a mais importante comissão permanente da câmara, onde todos os projetos passam por ela. Atualmente estou como presidente da Comissão de Finanças da Câmara, sendo também muito importante.

Quais alterações na LOM quando presidiu a casa legislativa?

A LOM em nossa presidência foram feitos os ajustes necessários para realizar as eleições indiretas, entre outras mudanças.

Foram concedidos títulos honorários em sua gestão? Lembra quais cidadãos foram agraciados?

Sim, em minhas escolhas sempre utilizei as importâncias que os migrantes tiveram em nossa sociedade e suas contribuições. Foram 04 títulos concedidos nestes anos de câmara, sendo o Primeiro ao Sr. Antônio Prin, quem faz um trabalho social e religioso muito importante na Rua Nova Trento, dedicando parte de seu tempo e patrimônio para construção de uma comunidade católica, com igreja e salão de festas. O Segundo foi ao sr. Vilson Schneider, que se destacou no grupo de escoteiros, na Câmara de Arbitragem e nos trabalhos comunitários na nossa Igreja Matriz. O terceiro título foi para o Sr. Luiz Homero Zaninotto, diretor do grupo UVEL Chevrolet, por toda parte assistencial que ele trabalha, com as doações e investimentos em nossa cidade, através das entidades. E por fim o ultimo concedido foi ao Dr. Humberto Fornari, merecido título por seu trabalho frente a pandemia da COVID, que dedicou todo seu trabalho ao combate da pandemia, inclusive se infectando, chegando a ficar alguns dias na UTI.


Como foi o relacionamento com o executivo quando presidiu o legislativo?

Sempre tivemos bons relacionamentos. Respeito mútuo na busca do melhor para nossa cidade.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário