terça-feira, 25 de agosto de 2015

COLUNA DEZ - Grandes Nomes - V - ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL - no prelo

ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL

BENTA GUILHERMINA BONI, Popular Irmã Benta
Filha dos saudosos José Boni Júnior e Guilhermina Setti Goni; natural de Brusque, nascida aos 08.05.42; São em treze irmãos: Arthur (in memoriam), Lúcio (in memoriam), Estandislau (in memoriam), Agostinho,
Alzira (in memoriam), Ida Maria (in memoriam), Terezinha, Vanete , Luiz e Benta e, mais três que faleceram ainda pequenos.. Administradora do Mosteiro Park Hotel; profissão de fé em 21.01.65.

Como foi sua infância e Juventude?
Brinquei muito: na beira do rio, com boneca, freqüentei a Escola Reunidas Norma Ribus Pessoa, em Águas Claras, até a quarta série, fui para Nova Trento, refiz a quarta série, no sentido de fortalecer a base, com vistas a admissão, em seguida fui para Ourinhos/SP, onde fiz a admissão, ali também iniciei o ginasial; fiz o curso de auxiliar de enfermagem. Em seguida, cursei o segundo grau em Fraiburgo/SC, o Postulantado em Avaré/SP, o noviciado em Indaiatuva/SP e também a irmandade - Irmã

Como era a vida de seus pais?
O pai foi uma pessoa muito séria e muito trabalhador e a mãe, muito legal; costurava e ajudava nos serviços de casa. Pai e mãe foram bons... muitos bons!

Como surgiu a religiosidade em sua vida?
Um certo dia, a tia Vicentina, irmã de minha mãe – convidou um sobrinha para tal missão – coloquei-me à disposição, só que era muito novinha, mesmo assim, acabei indo por um ano para Capão Bonito/SP, retornei para Santa Catarina, e após um ano fui para o Juvenato, em Nova Trento e na sequência, acabei sendo irmã.

Fez curso superior?
Fiz a faculdade de Administração de Empresas, tendo iniciado em 82, em Palmas/PR e terminado em Cuiabá/MT.

Grande nome na religiosidade?
Um grande exemplo de vida e doação foi a Santa Paulina.

Alguma decepção?
Não, em realizei na vida religiosa, como sempre quis.

Recomeçaria tudo?
Sim, tranquilamente, me sinto muito feliz no que segui. A serviço da religião já foi a outros países?
Já fui a Nicarágua, Guatemala, França – Igreja Nossa Senhora de Lourdes, Itália, em Vígolo Vataro, onde nasceu Santa Paulina.

Irmã deveria casar?

Não deveria. Se é uma opção de vida, é uma opção de vida!

Tem como Deus perdoar tantos pecados do ser humano?
As injustiças e infidelidades eu acredito que Deus sendo Pai, ele perdoará, só que a humanidade tem que mudar. Não pode continuar assim.

Como definiria o Santuário Santa Paulina?
Um lugar de encontro e oração; lugar de prece, da súplica e da gratidão.

O que está sendo planejado par ao Santuário Santa Paulina?
Entre outras coisas, está sendo planejado a Casa das Graças, a réplica da casa de Santa Paulina, um Shopping, visando atender com mais qualidade os fiéis que se deslocam até aqui.

Lazer?
Gosto de assistir o noticiário, programas de humorismo e bons filmes, quando sobra um tempinho e gosto também de praia.

Referências: Entrevista publicada no Jornal A Voz de Brusque aos 23 de março de 2007.

BENTA GUILHERMINA BONI - Popular Irmã Benta
Cinquentenário de Consagração Religiosa - 50 anos da Consagração da entrevistada

A entrevistada desta semana é a irmã Benta Guilhermina Boni, filha dos saudosos José Boni Júnior e Guilhermina Setti Boni; natural de Brusque, nascida aos 08.05.42; São em treze irmãos: Arthur (in memoriam), Lúcio (in memoriam), Estandislau (in memoriam), Agostinho, Alzira (in memoriam), Ida Maria (in memoriam), Terezinha, Vanete , Luiz e Benta e, mais três que faleceram ainda pequenos. Foi Administradora do Mosteiro Park Hotel; profissão de fé em 21.01.65.
Exibindo Scan0003.jpg

Irmã Benta e Alexandre Luís.






Como foi sua infância e Juventude?
Brinquei muito: na beira do rio, com boneca, freqüentei a Escola Reunidas Norma Ribus Pessoa, em Águas Claras, até a quarta série, fui para Nova Trento, refiz a quarta série, no sentido de fortalecer a base, com vistas a admissão, em seguida fui para Ourinhos/SP, onde fiz a admissão, ali também iniciei o ginasial; fiz o curso de auxiliar de enfermagem. Em seguida, cursei o segundo grau em Fraiburgo/SC, o Postulando em Avaré/SP, o noviciado em Indaiatuva/SP e também a irmandade - Irmã
Como era a vida de seus pais?
O pai foi uma pessoa muito séria e muito trabalhador e a mãe, muito legal; costurava e ajudava nos serviços de casa. Pai e mãe foram bons... muitos bons!
E a a religiosidade em sua trajetória?
Um certo dia, a tia Vicentina, irmã de minha mãe – convidou um sobrinha para tal missão – coloquei-me à disposição, só que era muito novinha, mesmo assim, acabei indo por um ano para Capão Bonito/SP, retornei para Santa Catarina, e após um ano fui para o Juvenato, em Nova Trento e na sequência, acabei sendo irmã.
Formação acadêmica?
Fiz a faculdade de Administração de Empresas, tendo iniciado em 82, em Palmas/PR e terminado em Cuiabá/MT.


O que signfica atingir o Cinquentenário de Consagração Religiosa ?
Celebrar 50 anos de Vida Consagrada Religiosa é celebrar a vida, celebrar a entrega, celebrar o dom da vocação. Rendo graças ao Senhor, que me concedeu esta oportunidade de poder celebrar coma s Irmãs da Congregação, com meus familiares e amigos estão tão esperada celebração. Foi realmente uma celebração que encheu meu coração de alegria.

Pessoas que influenciaram?
As pessoas que me influenciaram foram a minha família, a Congregação que me acolheu e as pessoas que encontrei na caminhada.Obrigada Senhor, obrigada minhas Irmãs de caminhada!

Não é incorreto o Papa Francisco estar querendo incluir os gays em confrontação com o texto Bíblico?
Os textos bíblicos que fundamentam esta questão acredito que são estes:
"Não se deite com um homem como quem se deita com uma mulher; é repugnante. (Levítico 18,22).
"Se um homem se deitar com outro homem como quem se deita com uma mulher, ambos praticaram um ato repugnante. Terão que ser executados, pois merecem a mor­te.” (Levítico 20,13).
Lembro que o Livro do Levítico foi escrito dentro do período do retorno do Exílio na Babilônia, portanto, os sacerdotes levitas queriam “purificar” Israel, que era considerado impuro pela mescla de casamentos com pessoas pagãs e/ou de outras culturas for de Israel. Eles definiram regras e cultos, normas de sacrifícios e critérios para distinguir o que é puro e o que é impuro. Nas proibições do Livro do Levítico estão presentes o sexto mandamento do decálogo: “Não cometa adultério”. Todas as formas de relações sexuais que não sejam entre marido e mulher – assim como, sem casos de relações incestuosas, são condenadas. As mesmas eram usadas para manter e consolidar o poder político no Egito e em Canaã. São inúmeras as proibições sexuais. Israel é um povo em aliança com o Senhor. Por isso, não pode viver segundo os projetos de outros povos.
Muitas vezes os textos de Romanos 1, 21-31 são utilizados para justificar esta visão também, assim como o texto de 1Coríntios 6,9-10.
O povo de Israel viveu esta duplicidade de vida, serviram ao Deus de Israel e, em alguns momentos aos cultos e práticas sociais dos estrangeiros.

Se analisarmos de forma literal?
Se formos olhar e analisar de forma Literal o que a Bíblia diz sobre o homossexualismo e o homossexual, sem levar em conta o contexto do povo e do texto escrito, ficaremos com a visão restrita que se resume da seguinte forma: O homossexualismo não é doença, e na Bíblia ele é descrito como até mais do que um pecado: é uma perversão e abominação diante de Deus.
Os textos bíblicos veja bem, estão se referindo à prática, não à pessoa do homossexual. Deus ama cada pessoa, independente de como ela seja, mas não ama práticas que são contrárias à Sua própria natureza.

O texto bíblico traz algumas passagens de tal prática?
A Bíblia está cheia de passagens condenando tal prática. Os homens de Sodoma queriam conhecer os anjos que se hospedaram na casa de Ló. Daí vem a palavra "sodomita" que é o homem que procura outro homem para possuí lo como a uma mulher. Tanto o que faz o papel de homem como o que faz o papel de mulher estão pecando e cometendo uma abominação: "Não haverá prostituta dentre as filhas de Israel; nem haverá sodomita dentre os filhos de Israel. Não trarás o salário da prostituta nem preço de um sodomita à casa do SENHOR teu Deus por qualquer voto; porque ambos são igualmente abominação ao SENHOR teu Deus.... Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é... Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação".
Dt 23.17; Lv 18:22; 20:13.

Em algumas traduções, ao invés de
"sodomitas" a expressão usada é "rapazes escandalosos", "rapazes alegres" (daí usar a palavra inglesa "gay" que significa "alegre"), "prostitutos cultuais" ou "prostitutos sagrados" (porque os israelitas tinham incorporado o sexo aos rituais religiosos, como faziam os pagãos) (1 Reis 14.24; 15.12), e os homossexuais são novamente citados no Novo Testamento, em Romanos 1.26,27, tanto com respeito ao homem como à mulher (lésbicas, lesbianismo), prevendo aí um juízo que cairia sobre seus próprios corpos, sem contudo identificar especificamente que juízo seria esse: "Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro." Rm 1:26,27.
Segundo alguns médicos é alteração no cérebro, portanto não há provas por ser uma teoria.
Há homens claramente efeminados (com características femininas), de nascença, modo de criação ou devido a um excesso de hormônios femininos, que se casam, têm filhos e são felizes como homens.
A sociedade aceita todas as formas de inclinações?
A tendência da sociedade de hoje é a aceitação das diferentes inclinações sexuais, sob a alegação de se tratar de opção pessoal e não implicar em dano à sociedade como um todo.
Não temos como definir se Deus aceita a homosexualidade como algo normal para Ele? Não. Deus pode amar um ateu, mas não irá amar o ateísmo, contrário à Sua própria existência. Ele pode amar o homossexual, mas não irá amar o homosexualismo, contrário ao Seu plano original da Criação: Disse Jesus: "Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem." Mc 10:6-9.
Assim como Deus faz, devo amar e respeitar todas as pessoas, independente do estilo de vida ou preferência sexual que escolheram, mas isso não implicará que eu deva aceitar ou concordar com suas práticas ou com o modo de vida que escolheram.

Então o que é importante?
É importante ter presente e lembre-se de que qualquer verdadeiro cristão deve proceder como o Senhor Jesus procedeu quando andou neste mundo: Ele sempre amou o pecador e detestou o pecado. Todas as pessoas devem ser amadas como Deus as ama, independente de seu modo de vida. Mas amá-las não implica em aceitar seu modo de vida, principalmente quando temos diante de nós um testemunho claro daquilo que Deus pensa sobre o assunto.
O assunto é polêmico principalmente entre os cristãos de linha conservadora e liberal. Os conservadores católicos romanos, ortodoxos, protestantes e evangélicos, se mantêm fiéis à doutrina apostólica contida nas Sagradas Escrituras, que determina: “Nenhum homem deverá ter relações sexuais com outro homem” (Levítico 18,22).
A igreja cristã é formada por toda sorte de pecadores e luta pela libertação de seus erros através da ação transformadora do Evangelho.
Olhando para a posição de Jesus Cristo encontramos o mandamento: “Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo? Eu porém vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” Mateus 5, 43-44).
Penso que, é importante amar o nosso próximo, além de suas atitudes. Creio que é nesse sentido que o Papa tem se posicionado.
Jesus também falou: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo semelhante a este é: amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os Profetas”. Mateus 22,37-40.

Grande nome na religiosidade?
Um grande exemplo de vida e doação foi a Santa Paulina.

Alguma decepção?
Não, me realizei na vida religiosa, como sempre quis.

Recomeçaria tudo?
Sim, tranquilamente, me sinto muito feliz no que segui.


Alguma viagem ao exterior a serviço da evangelização?
Já fui a Nicarágua, Guatemala, França – Igreja Nossa Senhora de Lourdes, Itália, em Vígolo Vataro, onde nasceu Santa Paulina.

Irmã deveria casar?
Não deveria. Se é uma opção de vida, é uma opção de vida!

Tem como Deus perdoar tantos pecados do ser humano?
As injustiças e infidelidades eu acredito que Deus sendo Pai, ele perdoará, só que a humanidade tem que mudar. Não pode continuar assim.

Como definiria o Santuário Santa Paulina?
Um lugar de encontro e oração; lugar de prece, da súplica e da gratidão.

O que está sendo planejado e já foi feito para o Santuário Santa Paulina ser cada vez mais aconchegante ?
Entre outras coisas, está sendo planejado a Casa das Graças, a réplica da casa de Santa Paulina, um Shopping, visando atender com mais qualidade os fiéis que se deslocam até aqui.

Lazer?
Gosto de assistir o noticiário, programas de humorismo e bons filmes, quando sobra um tempinho e gosto também de praia.


Entrevista publicada no Jornal Em Foco aos 27 de março de 2015



GIANFRANCO VIANELLO
Primeiramente fale de suas origens, familiares, primeiro emprego Sou italiano, vivi na pequena cidade de Cinisello Balsamo – 100 mil habitantes – na cintura da grande metrópole de Milão – como se fosse Santo
Amaro em São Paulo. Meu pai foi trabalhador numa pequena oficina mecânica; minha mãe foi sempre uma dona de casa; minha irmã, falecida com 39 anos, trabalhou numa firma perto de casa, e eu também comecei
com 15 anos, um trabalho, numa grande fábrica em Milão, que produzia máquinas para tinturas de tecidos – 350 empregados. Aos 20 anos decidi de ingressar no Seminário Missionário do PIME. Fui ordenado Padre na Catedral de Milão, no dia 28 de junho de 1972.

A grande decisão na vocação religiosa?
Naquela época, bastante agitada pela revolução cultural acontecida na Europa, nos idos de 1968, com as movimentações dos estudantes, iniciada na França e que se alastrou por toda a Europa, e bastante entusiasmada pelo evento do Concílio Vaticano II, que abriu a Igreja a uma visão do mundo e na compreensão da evangelização colocada muito mais perto do povo, se envolvendo nos caminhos sociais, culturais, econômicos, também, a religiosidade das famílias e das comunidades cristãs, foram obrigadas a
uma avaliação da sua própria fé. Um outro acontecimento, está ligado a minha experiência de educador no movimento dos escoteiros italianos. Sendo responsável de uns quarenta adolescentes e enfrentando sempre os problemas deles – e todo mundo sabe, conhece, experimenta a turbulência e as dificuldades que enfrentam – com todo o acompanhamento pedagógico, metodológico, religioso do caso, que só Deus conhece e pode educar o coração das pessoas, que os jovens precisam de Deus, que só Ele tem
as palavras certas para soprar neles a vida, a beleza, o amor. Nós, como educadores, somos simples – e às vezes, complicados – instrumentos para ajudar a alcançar a meta da maturidade cristã e, da visão cristã da existência.  Então eu me disse: talvez não é isso que eu deveria fazer, transmitir a presença de Deus na vida  deles? E o pensamento foi imediato: o Padre tem esta possibilidade! E assim foi.

Qual foi a reação de seus pais ao comunicá-los da importante decisão?
Quando avisei da minha decisão de entrar no Seminário Missionário, os meus pais ficaram um pouco surpreendidos, não tanto minha mãe que me disse: ‘ eu sabia que você estava pensando nisso!’. O sofrimento a causa desta minha decisão estava ligado ao fato de que eu me tornava missionário, isto é, um Padre que vive longe de sua Pátria, de sua família, sem ter possibilidades para depois ajudar os seus pais; e, ainda, a preocupação de encontrar nas missões situações difíceis pela saúde e a possibilidade de encontrar também a morte.

Como surgiu a África em sua jornada missionária?
Depois da minha ordenação recebi a destinação para trabalhar em Camarões. Grande foi minha alegria, porque a África, no seu mistério, na sua pobreza, na sua realidade ambiental, estava em cima dos meus pensamentos. Fui em Paris para estudar a língua francesa e participar de um curso sobre o Islamismo, no “Institut Catholique de Paris”. Cheguei na Savana do norte de Camarões e começamos a construir as nossas pequenas ‘casas’ de areia e palha, cada dia preparando os tijolos e recebendo depois, como presente da tribo, onde estávamos, um telhado de palha bem construído por cada um dos três Padres recém-chegados. Não existia para nós a eletricidade e pela água nós utilizamos um poço. A aldeia, muito pequena, era
em realidade de religião Islâmica, mas o chefe nos concedeu de colocar a nossa missão a quase dois quilômetros fora da aldeia.

Como fluiu o clima entre católicos, islamitas e as tribos?
O clima entre nós, católicos, os islâmicos e a gente da tribo dos Toupuri – animistas – foi muito bom. E começamos assim a nossa obra de evangelização. Depois me chamaram no sul do Camarões para trabalhar com os jovens da missão. Foi um pulo enorme, a respeito do Norte. Lá era plena floresta, com rios, árvores enormes, e também a maioria do povo era batizada nas diferentes confissões religiosas – católicos,  protestantes, evangélicos, testemunhas de Jeová. Permaneci lá por sete anos. Depois, em virtude da malária, voltei para a Itália, onde assumi alguns serviços à nível do PIME.

Como foi o retorno à Itália?
Por alguns tempos fui o redator de uma revista “Misssionari del Pime”, irmã da Missão jovem, revista do PIME feita pelo Padre De Coppi, em Florianópolis; depois assumi a responsabilidade do Centro Cultural do PIME em Milão; naquele tempo trabalhei na diocese de Milão nos vários organismos da Cúria  –Ecumenismo, Cultural, Missionário – e fui responsável da Comissão diocesana “Missão Ad Gentes e Diocese”, criada pelo Sínodo Diocesano que durou um ano inteiro. O Cardeal Carlo Martini, arcebispo
da cidade, me nomeou Presidente da Comissão, com a tarefa de guiar trinta componentes na reflexão, das responsabilidades da diocese, respeito à Igreja Universal. Foi um trabalho interessante e útil, considerando quea Assembléia Sinodal contava com 900 Padres sinodais. Em seguida, fui eleito na Direção Geral do PIME e trabalhei em Roma por seis anos, visitando naquele período as missões do PIME, espalhadas pelo mundo.

E a vinda ao Brasil?
Em 2005 solicitei voltar novamente a trabalhar nas missões. A primeira opção foi outra vez a África, mas os médicos me desaconselharam, em virtude da malária, então escolhi o Brasil, já que tive uma belíssima impressão anos atrás quando o visitei. Foi assim que cheguei em São Paulo, onde trabalhei numa Paróquia que o PIME tem em Santo Amaro. Um dos principais trabalhos foi de seguir os jovens do Cespat, um escola profissional que o Padre Maurílio fundou e está seguindo, ajudando na formação das turmas. Foi uma experiência muito boa. Depois de três anos, lá trabalhando, cheguei aqui em Brusque, em fevereiro de 2008, mais precisamente na Paróquia de Águas Claras.

Algum trabalho específico em relação aos jovens?
A experiência que estou fazendo com os jovens na Comunidade de Águas Claras é simpática e ao mesmo tempo complexa. Todos conhecem as dificuldades em educar os filhos nos diversos âmbitos, notadamente na educação religiosa.

E a mentalidade individualista?
A pouca sensibilidade nos interesses fundamentais, respeito à vida, a convivência social, o relativismo, que a cultura de hoje, é o sopro. Inspirador de todas as escolhas, além de acentuar uma mentalidade individualista – e egoísta – muitas vezes, a falta de coragem educativa, a mídia que veicula uma visão superficial e instintiva da existência humana; um tipo de cultura que prescinde dos valores religiosos, tudo isso contribui para dificultar a pastoral. Uma outra dificuldade, em geral, é constituída pelo fato que também os jovens que participam – quando participam – à vida da Igreja, queimam esta presença, na maioria, somente na participação da Missa e nada mais.

E então cruzamos os braços?
Não, apesar desta realidade que vivenciamos, é o campo para trabalhar, sem se escandalizarem, se subtrair das responsabilidades na constante busca de meios, métodos e lugares que favorecem o amadurecimento dos jovens, que deverão enfrentar as tarefas sociais, familiares, políticas, religiosas com vistas ao seu próprio futuro.

Quais as parábolas que gosta de mencionar? Qual a essência inserida nelas?

 Eu gosto de viver tudo isso. É por isso também a minha parábola preferencial é aquela da semente jogada no campo, que encontra todo tipo de terreno (Mt.13,1-24) pedregoso, espinhoso, bom. É o caminho da  Palavra de Deus, que tem a sua própria e divina energia, mas ela está confiada também nas mãos dos semeadores, que são os pais, os educadores, os catequistas, os Padres. Esta nossa tarefa hoje, precisa de muita atenção,sensibilidade, vigilância, fortaleza, conhecimento para colocar a semente e individuar o joio semeado pelo inimigo da vida. Assim,A minha parábola preferida é aquela do semeador que sai e joga a semente em todos os lugares, para dizer que Deus não espera as nossas condições e disponibilidades para se mover ao nosso encontro.

Uma homília bem planejada, acrescenta a participação dos fiéis? Costuma prepará-las ou faz de improviso, pelo conhecimento e pela experiência?
A respeito da homília, tenho o costume de prepará-la, bem antes de sua pregação, tomando o tempo para refletir sobre o texto, de um ponto de vista exegético, para atualizá-la aos dias de hoje. Algumas vezes, preparei na presença de alguns adolescentes, foi muito bonita.

A experiência com os escoteiros?
Uma experiência muito bonita foi também aquela de me tornar responsável nacional dos escoteiros da Itália: realizamos, naqueles anos, um encontro muito bonito de 15 mil jovens escoteiros (16 a 25 anos) que viu o
Papa João Paulo II, como visitante ao nosso acampamento, encerrando depois com a celebração Eucarística aquele evento. Na Itália, sempre e só me ocupei dos jovens sem ter responsabilidade nas Paróquias, pois o PIME, na Itália, não tem como própria responsabilidade o cuidado das Paróquias.

Com a saída da mulher para o mercado de trabalho, como ficam as  crianças?
 O trabalho das mulheres, coloca na vida da família uma variante de grandes consequências pela educação dos filhos e a harmonia familiar. Do resto, as exigências econômicas são tão grandes que provocam uma forte obrigação de trabalho para sustentar as necessidades da família. Um equilíbrio entre tempo de presença na família fica fundamental. Poderia ser não tanto pelo tempo cronológico, mas pelo tempo afetivo e educativo que deveria ser utilizado para não criar um vazio perigoso na educação dos filhos.

A mulher atual utiliza mais da metade do tempo de sua ocupação principal com conversas pertinentes as baixarias dos programas de TV, com suas aventuras sexuais, utilizando-se da máxima de que são inconstantes por serem sinceras consigo mesmas. A igreja pensa em fazer alguma coisa para tentar reverter um pouco tantas futilidades?

 Um afastamento do bom senso e uma correria à futilidades quebra, sem dúvida, aquela linha educativa que aponta aos valores fundamentais da vida no matrimônio e no relacionamento com os filhos. No terreno educativo as palavras servem só para explicar os gestos. Mas se os gestos são em si mesmos, sem valores, sem força projetual, não produzem o discernimento e a busca das coisas fundamentais. Deixando de lado o esbanjo de dinheiro e a coerência com o evangelho.
Por que os jovens estão caindo na depressão?
A depressão tem como raiz a frustração, isto é, a não realização de uma finalidade. Mas a finalidade deve ser possível, positiva e gradual; e tudo isso não faz parte da nossa cultura dos jovens que pretendem tudo, imediatamente e ao máximo.

Costuma ler jornais?
Sim, costumo ler jornais, mesmo se a minha cabeça está mergulhada nas buscas bíblicas e de livros formativos – talvez, consequência do costume de trabalho educativo que tenho na minha experiência. Além de alguns livros que escrevi na Itália pelos jovens. Inclusive, uma coletânea homilética. Hoje participo, escrevendo artigos, cada mês, na nossa revista Missionário do PIME, “Mundo Missão”. Revista que apresenta, através de experiências, reflexões, documentos, o caminho da Igreja no mundo.

 Referências: Entrevista publicada em A Voz de Brusque-semana de 23 a 28.02 de 2009.

GIANMÁRIO PELLEGRINELLI
Uma apresentação?
Sou o caçula de uma família de camponeses (meeiros), constituída por onze irmãos e irmãs. Tive origem neste ambiente rural e fraterno – sendo filho de Alessandro e Pasqualina Gotti; nasci na cidade de Bérgamo, Itália aos 14 de agossto de 1948. Fui ordenado Padre no dia 07 de dezembro de 1979, na cidade Natal do Papa João XXIII – Sotto II, Monte Bérgamo.


 Como foi a educação recebida de seus pais? Como eram seus pais?
A educação na família foi um tanto rígida, mas prevalecia a bondade da mãe educadora na fé e na formação humana. Éramos de família numerosa de camponeses. Nos alegrávamos muito com as festas natalinas e de páscoa. A educação religiosa se dava na família e nos ambientes da Paróquia. Tínhamos um padre  especificamente dedicado à juventude. Ele era nosso ponto de referência. As práticas religiosas (missas, rosários, catequese etc) era de suma importância na vida familiar, certamente minha vocação sacerdotal tem muito a haver com isso. Na minha família não tínhamos padres, mas meus pais rezavam sempre para que tivessem um. E assim foi.

Como amadureceu a vocação missionária e sacerdotal?
Nas instalações Paroquiais havia um lugar reservado às crianças e juventude para a formação e diversão. Tínhamos o sacerdote que nos orientava, tornando assim o ponto de referência. Eram sacerdotes dedicados que não mediam sacrifícios e estavam disponíveis o tempo todo. Muitos jovens e crianças optavam para a vida religiosa e missionária. Na minha aldeia havia somente a Escola Primária. Para o Ginásio precisava ir à cidade vizinha, mas meus pais não tinham condições para enviar-me e assim parei no quinto ano primário, para poder ajudar os pais na roça. Com 15 anos fui trabalhar como aprendiz eletromecânico até aos 18 anos. Foi nessa época que estava procedendo dar uma resposta aos meus anseios vocacionais.

Alguma dificuldade inicial?
Pensava de ser um sacerdote missionário, mas tinha a dificuldade de me expressar devido a gaguice – que acompanhava desde criança. Havia também o problema dos estudos (nunca fui bem sucedido), mas sendo que é Deus que chama para a vocação tive oportunidade de conhecer um leigo missionário que trabalhava há tempo pleno na África. Ouvi de seu testemunho , numa reunião de jovens da Paróquia, decidi de ingressar na comunidade missionária de leigos do PIME e depois de 8 anos de estudos e formação religiosa, parti para a missão de Macapá, para trabalhar na escola profissional de missão.

Então o sonho de criança foi realizado?
Sim, meu sonho de criança era de ser bom, alegre e dados com todos. Queria ser padre e missionário. Mas, tinha um problema era muito gago, quase não conseguia falar. Nos meus estudos ficava atrapalhado, mas na
escola sempre consegui passar de ano, com muito esforços e dedicação. Eu tinha quase inveja dos colegas mais saídos, eles tinham muita admiração pela minha teimosia de aprender. Eles mesmos confirmaram isso no dia que fui ordenado Padre. A gaguice acompanhou-me por muitos ano, até depois de padre, mas nunca desanimei. Sempre encontrei muita compreensão por parte do povo quando escorregava um pouco. Hoje sou vencedor também desta luta.

Como surgiu a religiosidade... a vida missionária? Como foi a vinda de Bérgamo (Itália) para o Brasil, mais precisamente Macapá? Como surgiu a Paróquia de Águas Claras no seu caminho de evangelização?

 Meu chamado a vida missionária se deu no encontro com um missionário leigo que trabalhou por muitos anos na Africa. Fiquei encantado com seu testemunho de vida e logo fui me preparando para as missões. Era o ano de 1966, e eu tinha 18 anos, quan do retomava os estudos. Com 26 anos deixei a Itália e fui trabalhar na escola profissional na cidade de Macapá.Nos fins de semana visitava as comunidades ribeirinhas e ali vendo a necessidade religiosa do povo decidi ingressar no seminário para os estudos teológicos. Não tendo a possibilidade de estudar em Macapá fui transferido para a cidade de Londrina, aonde trabalhei como Padre por 27 anos. Fiquei16 anos em duas Paróquias da periferia, 8 anos numa Paróquia rurale anos no Seminário de Teologia como Padre espiritual. Depois passei dois anos na Itália, para prestar um serviço em Paróquias.
A vida pastoral e o Seminário em Londrina?
Em Londrina trabalhei nas periferias e na área rural. Foi um tempo abençoado e rico de experiências pastorais. Só tenho que agradecer muito o Senhor e ao povo a mim confiado. Tive sempre bons  colaboradores que  ensinaram-me a como bem exercer meu ministério sacerdotal no Brasil.
Gosto muito do trabalho da Igreja no Brasil. Ele é muito completo e não cuida somente da almas, mas interessa-se pelos problemas do povo (Veja as campanhas da Fraternidade). Também gosto da festividade do povo alegre e esperançoso e fraterno.

E como surgiu a musicabilidade em sua vida religiosa?
O gosto pela música vem de criança e da família – a música sempre foi parte da minha vida, sobretudo aquela alegre que traz vida. Desde criança costumava a cantar nas ruas de minha aldeia, todos me conheciam como cantarino. Aprendi a não se preocupar de cantar para fazer bonito, mas para ficar alegre em boas companhias. É claro, que depois a gente acaba de gostar de música e do canto. Nunca perdi uma ocasião de cantar e compartilhar a alegria. Todos da minha família são um pouco assim! Comigo foi
um pouco mais, talvez para suprir as falhas que tinha quando falava. Na vida da comunidade missionária sempre me saia bem, porque, com muita alegria e canto mantinha alegre todo mundo. O mesmo aconteceu nas Paróquias aonde passei. Muita gente gostava de convidar-me nas festas de aniversários. O povo queria que gravasse os cantos que normalmente cantava e assim, na ocasião dos meus 25 anos de sacerdote editei dois Cds. Um sobre a história da minha vocação e outro sobre minha infância.

O que poderia ser dito sobre os talentos e os tesouros espirituais que Cristo dotou o homem?
A respeito dos talentos penso que todos nos temos muitos, mas talvez sejam escondidos ou não deixamos que os outros descubram em nós. Às vezes, por preguiça preferimos mantê-los escondidos para não nos comprometer- nos na vida. Neste caso pecamos de covardia e conta o Espírito Santo, Sobre os dons e tesouros espirituais acredito seja muito importante descobri-los em nós, para que produzam frutos em abundância. Eles devem estar ao serviço da comunidade. Cada um deve ser feliz  por aqueles
que têm. Não deve perder tempo, lamentando e tendo ciúmes por não ter dons que vê nos outros. É precisos fazer frutificar aqueles que em nós, talvez foram abafados pela educação, repressão etc

Quais as parábolas que gosta de mencionar? Quais as essências inseridas nelas?
Gosto de todas as parábolas, mas destaco aquelas que falam da misericórdia, perdão e, do tesouro encontrado.

Um homília bem planejada acrescenta a participação dos fiéis? Costuma prepará-las ou faz de improviso, pelo conhecimento e pela experiência?
Não tem dúvida que uma homília bem preparada suscite mais interesse do povo que participa da  celebração. A homília deve ser catequética e deve levar a uma vivência mais profunda da fé. Eu a preparo mentalmente, mas não consigo por escrito. Perco toda a minha espontaneidade e acabo de não dizer tudo aquilo que desejo dizer. Não tem dúvidas que uma homília bem preparada acrescente a participação dos fiéis. Ela deve ser simples e direta. Curta e que toque o coração das pessoas. Cada Padre tem seu jeito
de comunicar e este é um dom que o Padre deve ter. Eu gosto da espontaneidade e ter na cabeça que quero dizer. Se colocar algo por escrito vou me perder.

Por que os jovens estão caindo na depressão?
Ao meu ver a depressão ataca todo mundo por dois motivos: 1) Constitucional - que depende do nosso organismo. Diante de um fato uma pessoa reage de um modo e outra de uma outra maneira; 2)  Circunstancial – de momento que se vive a própria vida e dos valores e contra-valores assumidos.
Quando os dois motivos da depressão se entrelaçam é um – Deus me acode! O assunto depressão é  complicado – existe uma depressão que resulta do tipo de vida que estamos levando, incluindo a falta de valores e valores invertidos – um não senso da vida – e uma outra que está ligada a estrutura biopsíquica. Muitas vezes, as duas se entrelaçam e se fortalecem deixando marcas profunda na pessoa.

A mulher, hoje, mormente aquelas que têm curso superior, utiliza mais da metade do tempo de sua ocupação profissional com conversas: programas de TV (baixarias), com suas aventuras sexuais , com a pretensão de colar silicone e com lifting nas coxas, não respeitando a presença do homem, coisa, que os homens jamais fizeram. A Igreja pensa em fazer alguma coisa para tentar reverter, um pouco, tantas futilidades e falta de respeito?
A respeito da baixaria e exploração do sexo na TV, internet, jornais etc é um caso sério, mas é preciso de um diálago com as novas gerações. É questão de escala de valores ou de valores invertidos. Só repressão não resolve. É preciso formação para motivar as novas gerações. A respeito da moral do comportamento humano na nossa sociedade e dos meios de comunicação, a Igreja defende os princípios evangélicos com toda razão. Acredito que não seja pela repressão que se resolve este problema. É preciso trabalhar
na educação dos valores e princípios na escola, na família e na sociedade. Isso significa ir contra a corrente e tornar-se impopular.

Se fosse recomeçar?
A vida é uma s. Dentro das minhas possibilidades, condicionamentos e falhas humanas. Fiz o que pude fazer e, estou feliz de ter feito aquilo que estou fazendo. A criatividade de vida é deixada por nossa conta. Cada vida tem por trás uma história. Se eu voltasse a viver outra vez, e tivesse as mesmas condições faria as mesmas coisas com todo entusiasmo e fé. Sou feliz de estar dando ao mundo esta minha contribuição.


Finalizando, costuma ler jornais?
Nunca fui assíduo leitor, sobretudo de jornais diários. Gosto mais de livros e revistas.

Referências: Entrevista publicada no jornal A Voz de Brusque aos 10 de janeiro de 2009.

JOÃO BACKMANN
Filho de Dionísio e Terezinha Backmann, natural de Guaramirim, nascido aos 24.3.67. São em 9 irmãos: Vilmar, José, Antônio, Mathia, Marcos, Dorli, Roseli, Márcia e João. Sacerdócio aos 11.10.1992.

Como foi o início e formação religiosa?
Sendo filho de pais agricultores te aos 15 anos trabalhei na agricultura, juntamente com eles e com meus irmãos. Aos 15 anos ingressei no Seminário em Joinville, obtendo formação de Diácono – sendo que como
Diácono atuei no interior de Guaramirim. Estudei filosofia em Brusque, e os 4 últimos anos de Teologia, na Capital do Estado –Florianópolis. Em Brusque de 87 a 89, estudei no Seminário Filosófico Santa Terezinha.
Formei-me como Sacerdote , em 11.10.92, tendo atuado, inicialmente, no Centro de Guaramirim.

Como surgiu o carismático na sua vida?
Na minha formação de Seminarista participava de grupo de orações-Renovação – sendo que naquela oportunidade já era convidado para proferir palestras, quando, então, fui ingressando nesta espiritualidade de carismático.

Como seria a natureza dessa espiritualidade?
A redescoberta da pessoa viva de Jesus, Como o Senhor e Salvador, conduzindo a uma nova relação pessoal em Cristo. O reencontro filial com Deus Pai com muita confiança, muita espontaneidade, muita alegria. Um sentido novo e um gosto renovado pela oração pessoal e comunitária. Um novo apreço pela Sagrada Escritura como Palavra viva de Deus, que converte e transforma. Um amor terno e filial a Maria, e uma maior compreensão do seu lugar no plano da salvação. Uma profunda conversão interior e a correspondente transformação de vida. Uma maior liberdade espiritual e um sentido mais vivo da comunhão fraterna, daí, um desejo sincero de vivência comunitária, com vistas ao crescimento na fé e na audácia da
evangelização. Um sentido novo e um gosto renovado pela oração pessoal e comunitária.

Fale-nos de suas atividades junto à comunidade?
Desenvolvo junto à comunidade: Projeto do Albergue e cozinha comunitária a Bom Pastor para adultos, quando com o auxílio de benfeitores e colaboradores e, mediante voluntários escalados estamos  conseguindo – alimentar, diariamente, mais de três centenas de almoços. Também, possibilitando o banho e as higienes desses excluídos. Projeto da cozinha comunitária Pequeno Rebanho, onde fornecemos almoços para 52 crianças de 0 a 12 anos, diariamente.

Além da alimentação,oferecem outros serviços à comunidade?
Dispomos de uma máquina manual para fazer fraldas para os idosos que não dispõe de condições financeiras para adquirir, ou seja, confeccionarmos fraldas geriátricas para idosos, carentes e acamados. É operada por voluntários, que se revezam em 4 dias por semana e fabricam em torno de 50 fradas por dia.

Quanto a obtenção de recursos?
Programamos algumas atividades visando obter recursos, tais como: jantar beneficente, no sentido de obtermos recursos para aquisição de uma máquina elétrica para a Pastoral da terceira idade no Santuário em Itoupava Norte, onde contamos com mais de 100 idosos cadastrados. A renda para comprar matéria prima das fraldas sai da venda de sorvetes caseiros pelos frequentadores do Santuário. Santuário de Nossa Senhora Aparecida (Itoupava Norte).

Fato marcante?
Um fato que marcou muito em minha vida foi quando da minha ordenação como sacerdote. Apareceu um mendigo e – após cumprimentar-me e abraçar-me – disse:”Eu também, Padre, sou filho de Deus”, aquele gesto de humildade me emocionou muito. E mais, na despedida disse: “Sejas um padre feliz e que Deus te abençoe”. Como não acredito em coincidências, mas sim na providência divina, aquilo sensibilizou o meu coração em um dia fazer uma casa que pudesse abrigar os mendigos. O fato de aparecer um mendigo na minha ordenação não foi por acaso. Foi porque Deus me chamava para a obra social.

Por que o Senhor se apresenta nas missas do carismático, os Padres do local não aparecem?  Eles não deveriam aproveitar do dinamismo dessas apresentações – litúrgicas – para tentar levar os fiéis de volta à Igreja?
É que falta uma renovação na formação dos padres.

Como foi a participação na solenidade de Abertura dos quadragésimos quartos (44) Jogos abertos – versão 2003 – na S.E.Bandeirante em 24.10.2003?
Muito positiva. Fui convidado pelo Rubens Fachini e fiquei muito contente com o convite. Proporcionei um ensinamento diferenciado quanto ao ‘fogo simbólico’. Inclusive, fui parabenizado por proporcionar uma visão bíblica e teológica do elemento ‘fogo’.

Um sonho?

 O maior sonho que alimento é construir - em Blumenau – uma casa para a recuperação de dependentes químicos e alcoólatras – já tenho até o nome:Projeto Beija-Flor. A inspiração foi na historinha de que pequeno pássaro com seu bico pequenino jogava gota de água no incêndio na florestas, ou seja, cada um deve fazer a sua parte – eu quero fazer a minha através dessas obras sociais.
O Senhor está para ser transferido para Joinville?
Não é verdade, apesar de o Bispo de Joinville, por diversas vezes ter requisitado minha transferência, o Bispo de Blumenau, também, pretende que permaneço naquela comunidade no sentido de dar continuidade aos trabalhos engajados – em andamento – e, em virtude dos feitos já realizados. 

Referências: Entrevista publicada no Jornal A VOZ DE BRUSQUE aos 05 de dezembro de 2003.


SILVINO HOEPERS, scj
Filho de José Fernandes Hoepers e Leooldina Feuser Hoepers; natural de Vargem do Cedro, São Martino/SC, nascido aos 10.01.1948; São em nove irmãos. Ordenado Padre em 10.12.1977.

Onde fez os estudos?
 Fiz o ginásio e segundo grau em Corupá, Noviciado em Jaraguá do Sul, Filosofia em Brusque, Teologia em Taubaté/SP, e fui ordenado Padre na Paróquia São Judas Tadeu em São Paulo.

Como surgiu a religiosidade e o caminho da Igreja?
A vocação surgiu na infância, principalmente, porque gostava muito das missas cantadas em latim. No meu povoado se reza muito pela vocações.

Cidades em que trabalhou?
Trabalhei de 1978 a 1981, em Brusque, de 81 a 83, em Boa Vista do Buricá (RS), de 84 a 91, em Penha (RJ), de 92 a 99, em Araruna (PR), de 2000 a 2002, São Judas Tadeu (SP) e de 2003 a 2006, estou em Brusque.

Alguma cidade o cativou mais?
O primeiro amor que foi Brusque.

Como vê a fé do cidadão, nos dias atuais?
Apenas 20% dos católicos conservam sua fé firme em Jesus morto e ressuscitado, os demais estão apegados ao materialismo e não escutam a voz de Jesus na Igreja.

Padre Léo é fora de série?
O Padre Léo é fora de série, mas mesmo assim muitos não gostam dele, imagine os outros em série.

Qual parábola de Jesus, cabe bem nos dias atuais?
A parábola que cabe bem para os nossos dias é a passagem (Lc 13,23-24) “Alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que irão se salvar? Jesus  lhes disse: esforçai –vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos tentarão e não conseguirão” A salvação não é brincadeira. E muitos estão procurando facilidades, prazeres e materialismo.

O Brasil tem acerto?
O Brasil tem acerto, se acabarem com a corrupção e o brasileiro novamente seguir os mandamentos de Deus.

 A mulher lutou séculos para deixar de ser objeto, agora, quando consegue uma popularidade, já vende o corpo para revistas masculinas, não tornaram- se mais objetos do que eram? Como a Igreja vê tal comportamento?

Quanto a mulher, é a criatura mais preciosa que Deus os deu, pois cada um tem sua mãe, até Jesus acolheu a sua mãe. O que mais se fala da mulher, é conseqüência do mundo machista, em que ainda vivemos. A  mulher ainda não conseguiu se livrar do mundo machista, que ainda a faz objeto. E ela, mulher, é criatura mais semelhante de Deus.

 Referências: Publicado no Jornal A Voz de Brusquena na semana de 23 a 30 de novembro de 2006.

VALCIDES WANKA
Filho dos saudosos Engelbert Wanka Rosa Correa Wanka; natural de Brusque, nascido aos 06.02.45. São em dez irmãos: Francisco, Valcides, Antônio (in memoriam), Norival, Nelson (in memoriam), Bento, Vilmar, Maria Anadir, Júlio e José Nelson; cônjuge: Gertrudes Pradella Wanka, popular Trude, casados em 24.09.66; três filhos:  Edson Francisco, Gerson e Jaison e três netos: Deise (Eds on Francisco), Glória Alice (Jaison)  e Lucas (Gerson). Torce para o C E Paysandu e Fluminense. Aposentado, Ministro da Eucarístia,
Coordenador da Litúrgia, dos Coroinhas e do Conselho Pastoral Comunitário – CPC.

Como foi sua infância e juventude?
Minha infância foi na lavoura, pescar e ir à escola – Escola Mista Municipal de Zantão. Aos 14 anos ingressei na Tecelagem Santa Luzia; aos 20 anos fui para a Renaux, permanecendo até obter o benefício previdenciário em novembro de 1991. Minha juventude era ia as tardes dançantes, registre-se, que a cada domingo era feito, tarde dançante na casa de uma família – era um rodízio.

Como conheceu a Trude?
Visitava, frequentemente, um tio – Pedro Virtuoso –na Limeira Alta e numa dessas visitas encontrei a Trude, namoramos por 6 meses e subimos ao Altar.

Como surgiu o engajamento à comunidade religiosa?
Meu pai ajudava a comunidade de Santa Cruz do Redentor –Zantão; apreciando a missão de meu velho pai, acabei acompanhando; Há 25 anos - fui catequista dos coroinhas, catequista da primeira comunhão, Secretário da Diretoria na gestão de Lauro Mazzolli, e Presidente de 87 a 92, Ministro, Catequista e Coordenador de Liturgia e Coordenador do CPC e Ministro da Eucaristia.

Como foi sua gestão, como Presidente da Comunidade Santa Cruz do Redentor, de 87 a 92?
Na minha gestão, ampliamos a Igreja, adequamos a cozinha com vistas ao atendimento nas festividades, procurei expandir as pastorais de Jovens, Catequeses, Ministros, Canto e Litúrgia, também os movimentos: Cursilho, RCC (Renovação Carismática Católica) e o Apostolado da Oração.

Grandes nomes na comunidade do Zantão?
Entre outros, destacaria: Reinoldo Vierwiebe, popular Nena – doou o terreno para a comunidade, Ramiro Cabral e Silva – primeiro presidente, Elpídeo Eccel – iniciou a comunidade com a colocação da Cruz e, mais tarde foi feito uma capelinha de madeira, denominada Santa Cruz do Redentor,no conhecido Moro Pelado, João Andrine – Zelador da Igreja, Antônio Gripa, Romano Schorch, João Paduani, popular Janga, José Gattis – Capelão, Pedro Eccel – inclusive a esposa dele foi Catequista, Inácio Andrine, Osvaldo Maçaneiro, popular Dinho – Ministro.

Quais os Padre que já exerceram o clero na Comunidade de Santa Cruz do Redentor?
Valdemar do SCJ e do PIME (Pontífice Instituto Missionários do Exterior), os Padres: Carlos Colombo, Jorge Pedemonte, José Negri, hoje Bispo Auxiliar de Santa Catarina, Graciano Rota, Francisco da Silva, Pedro Zilli, Luciano Morandini, Alberto Garutte, Castrese Aleandro e atualmente, Bruno Brugnolaro.

Quem já presidiu a Comunidade de Zantão? Quem eram os moradores  naquela época?
Ramiro Cabral e Silva, Elpídeo Eccel, João Paduani (Janga), Antônio Gripa, Luiz Reis, Anastácio Gattis, Lauro Mazzolli, João Fuzon, Valcides Wanka, Antônio Gattis, Mário Eccer, Roberto Vierwiebe e atualmente
Marcelo Coelho.

Como era antigamente a localidade de Zantão? Quem eram os moradores naquela época?
A localidade se caracterizava existirem diversos engenhos: Pedro Tarter, João Marchewsky, Nena Vierwiebe, Augusto Gripa. Ainda o Sr Luiz Reis levava mandioca para a Fecularia dos Debatins, em Águas Claras; tinha também uma Tafona de João Gripa e um alambique. Os primeiros moradores foram: os Weyrmann, Francisco Uller, Henrique Gonçalves, João Marchewsky, Ana e Alvina Vierwiebe, Germano Vierwiebe, Luiz Eccel, Ângelo Paduani, Marta Venske, Ramiro Cabral e Silva, Estevão Cabral e Silva.

 A TV está acabando com a educação dos filhos e netos?
Sem dúvida alguma, não adianta os pais orientarem os filhos, a TV estraga tudo.

Está correto um filho trabalhar somente aos 16 anos? Ou estamos criando bandidos?
Com certeza, estamos criando bandidos, nossos representantes deveriam rever essa posição; um jovem deve estudar e trabalhar desde cedo, evitando os perigos na ociosidade.

A Administração Ciro Marcial Roza?
É uma administração boa para a localidade de Zantão, inclusive, recebemos o asfaltamento, acabando com àquela incomoda poeira.

O Brasil tem acerto?

Tem, desde que iniciamos a escolher melhor nossos representantes; sempre acreditando e com firmeza na fé.

Lazer?
Tenho uma pequena horta, crio alguns frangos e porcos, assisto os noticiários, programas de humor e, diariamente, estou envolvido com nossa comunidade.

 Referências: Entrevista publicada no jornal A Voz de Brusque aos 04 de agosto de 2007.

VANDANAM RAJU KOPPULA, popular Padre Raju:
Apresente-se: fale de sua origem, familiares, local e data de nascimento Eu sou Vandanam Raju Koppula, venho da Andhra Pradesh, Índia. Nasci aos 01.07.74. Índia é um pais grande com 28 estados. Na Índia a maioria da população é hinduísta. Mas tem a presença de outras religiões. É um país rico em espiritualidade e cultura. Meus pais: Sanjeeva Rao e Martathamma; minha ordenação ocorreu em Jalapavari Gudem, Índia, em 08.12.2005. Atualmente, Administrador Paroquial de São Judas Tadeu, Águas Claras.

Como surgiu a religiosidade em sua vida? Havia algum antecedente na família?
Desde pequeno tinha vontade de entrar no Seminário para ser Padre. Frequentei até a quinta série na minha vila, e para continuidade ao meu estudo eu deveria ir para a cidade mais próxima para estuda na escola do
governo – escola pública. Contudo, pedi a meus pais para estudar numa escola católica, porque o seu ensino era melhor. Alem da distância de 120 km, a mensalidade era alta e se tornava difícil o pagamento. Meu pai me deixou livre para tomar a decisão, mas a minha mãe não concordava devido à distância. Eu morava em um pensionato próximo a escola e só voltava para casa nas férias. Gostava da escola e de servir como coroinha na Missa cotidiana. Na oitava série, a professora perguntou para a sala: “o que vocês
gostariam de ser no futuro?” Alguns dos meus companheiros disseram que gostariam de serem engenheiros, médicos, professores, jogadores etc, porém, eu respondi que desejaria ser Padre e todo mundo riu, porque no meu país, isto é algo estranho, devido ao fato de que a maioria dos Padres vinham de outros países. Não tenho nenhum parente que é Padre. Eu conversei com diretor da escola e, depois, com os meus pais, depois disto o diretor começou a me tratar de maneira diferente e meu ajudou e propôs diversos Seminários. Em relação a meus pais, o meu pais me deixou livre para escolher aquilo que fosse melhor para mim, mas a mão não concordou porque os missionários vão para longe e Lea queria que eu cuidasse deles quando fossem idosos, por isso terminei o ensino fundamental e continuei os meus estudos normalmente, até o segundo ano da universidade, onde cursava história.

E a concretização da vontade de servir Cristo?
Durante o curso eu mantinha contato com meu diretor de escola, e com isso o desejo que eu tinha  amadureceu, fazendo com que eu abandonas se o curso que estava fazendo, pela metade, entrando no Seminário. Foi muito difícil conversar com meus companheiros da universidade sobre este meu desejo, demorei a convencê-los. Antes de entrar no Seminário, ajudei muito a minha avó, a qual me falava do sacerdócio, me ensinando e acompanhando para escolha de uma congregação missionária, porque na
minha paróquia trabalhavam missionários do PIME.

O que poderia ser dito sobre o mistério de Deus, que envolve a vida dos homens?
Não é fácil encontrar as palavras para exprimir o mistério de Deus, que envolve a vida dos homens. Hoje com alegria quero exprimir como tal mistério está envolvendo sempre mais a minha existência. Depois da ordenação diaconal em Milão, Itália, na Festa Litúrgica de ‘corpo e sangue de Cristo’, no ano de 2005, senti que era iminente a ordenação sacerdotal missionária. Ela representa, de modo quase exemplar, como o Senhor chama cada homem para segui-lo. Ele transforma os nossos sonhos no sonho dele. O seu sonho é capaz de construir comunhão, capaz de formar amizade, capaz de amor, aquele amor que há no gesto Pascal de Jesus, a essência dele, o seu verdadeiro e autêntico sentido, Aquela comunhão de amor que é a
mesma natureza de Deus trindade. No qual, ainda, nós somos convidados a participar na missão de Cristo.

Onde ocorreu a ordenação?
Estudei seis anos na Índia e cinco, na Itália, depois fiz um ano de experiência caritativa com deficientes mentais – crianças e jovens, isto antes de minha ordenação diaconal- que ocorreu em Jalapavari Gudem, Índia, em 08.12.2005. Aquele ano - experiência caritativa –me ajudou espiritual e humanamente.

Por que esta opção pelas missões , se na Índia a maior parte da população não é cristã?
Queria ser um pequeno sinal da minha Igreja de origem no mundo, porque dela recebi a fé transmitida pelos missionários. “Vinde e segue-me”, somente quem é seguro de poder produzir a felicidade pode falar assim.
Doze anos atrás, foi quando decidi entrar no Seminário. Naquele momento, firmei a vontade e procurei livrar-me dos sonhos de meus pais para servir com todo coração ao Senhor. Mas como me livrar disso? Há três anos, quando pronunciava a promessa definitiva, senti a chamada de candidato, senti queimar como o fogo, eu fiquei comovido até as lágrimas , mas naquele mesmo momento senti a alegria por Deus ter me chamado e dei graças por ter escolhido um pecador como eu “Contemplai-o e estareiradiante” (Sal 34,6), escolhi esta frase para o “santinho “ – lembrancinha – da minha ordenação diaconal, porque penso que fecha o sonho que Deus tem para mim, mas, seguramente, um sonho de alegria o Senhor reserva ainda por vós, talvez, com modalidade diferente para cada pessoa.

Como veio para Brusque? Foi bem acolhido? Paróquias em que atuou?
Para estas três perguntas minha única resposta é Brusque e São Judas Tadeu. Porque cheguei em Brusque, em 24 de junho de 2005, logo depois da minha ordenação diaconal, ficando aqui por um período de seis meses. Em dezembro do mesmo ano foi minha ordenação sacerdotal. Retornei de novo para Brusque como Padre. Em 2006, fui Vigário Paroquial, desta Paróquia, depois pela quarta vez fui nomeado como  administrador paroquial de São Judas Tadeu. Encontrei no povo brusquense uma boa acolhida e muito respeito pelos sacerdotes. Esta amizade e a religiosidade que me estão ajudando a ser um Padre feliz.

Uma homília bem feita acrescenta a participação dos fiéis? Costuma  escrevê-las ou fazê-las de improviso, pelo conhecimento e pela experiência?
Uma homília bem feita acrescenta sempre interiorizar e intensificar o que se passou no Evangelho. Frise-se que, o bom fiel, participa das celebrações para ouvir a palavra do Senhor, aquele que deseja ouvir uma boa homília, não é um verdadeiro cristão. As homílias são sempre escritas, até porque um Padre precisa estudar para pregar a palavra de Deus estar preparado para as celebrações. O momento da homília é o momento em que o Padre fala em nome de Deus.

Uma parábola que gosta de lembrar?
A parábola que eu gosto de lembrar é do jovem rico –Lc 18, 18-22. Qual a essência inserida?
Nesta parábola, o protagonista é alguém que se dizia também jovem como vocês, que observou sempre os mandamentos. Têm grandes ideais, tem grande desejo de fazer sempre o melhor. No fundo, ele se  assemelha muitas vezes com cada um de nós. “Entendera que era rico”.

Por que o jovem queria se encontrar com o Mestre?
Queria saber o segredo de como ter  a vida eterna, mas é também o segredo da verdadeira felicidade já nessa terra. Não se contentava com a vida que estava levando, deixando-se levar por mil coisas que o rodeavam. Entendeu que a vida merece ser saboreada e utilizada com coisas grandes.

O que diria sobre Gandhi?

 Gandhi é um grande sano do Hinduísmo. Soube viver, todo o ensinamento de Cristo, sem ser cristão - lutar para independência da índia com não violência.
Como ficam as crianças, com a saída da mulher para o mercado de trabalho?
A figura materna é muito importante no seio familiar, ou seja, é insubstituível, principalmente quando há menores, no entanto, no mundo de hoje o papel da mulher no mercado de trabalho é fundamental no sustento familiar.

Por que tantos jovens estão depressivos?
Na maioria das vezes, faltam metas na vida dos jovens, são apegados aos bens materiais, não conseguindo se desligar dos mesmos para viver uma vida com projetos voltados para outras atividades, inclusive a espiritual, que é a principal delas. Desejam fazer mil coisas, esquecendo da meta principal. Como na parábola do jovem rico, cheio de idéias boas, procura encontrar Deus, também nossos jovens precisam desta procura, que lhes dará sentido à vida.

Costuma ler jornais?
Sim, o jornal é forte meio de comunicação para nos colocar em dia com as notícias locais, ou seja, as alegrias e as tristezas de quem convivemos. Para mim, é como uma “Bíblia cotidiana”, onde se aprende a vivência do povo.

Referências: Entrevista publicada no jornal A Voz de Brusque aos 10 de outubro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário