terça-feira, 25 de agosto de 2015

COLUNA DEZ - Grandes Nomes II - artes - no prelo

                                        ARTE
“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver ... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!”
Mário Quintana

“ A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”.
Vinícius de Moraes

“ A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível”.
Leonardo da Vinci




ALIATAR DA SILVA

Filho dos saudosos Otávio Tomaz da Silva e Bertha Phug da Silva; natural de Brusque, nascido em 14.08.38; Uma irmã: Marina; cônjuge: Tereza Gamba da Silva, casados aos 04.10.64; uma filha: Adriana. Torce para o C.E. Paysandu, Corinthias e Vasco da Guma

O que lembra da infância?
Minha infância – na rua das Carreiras – foi como da maioria das crianças da época; brincadeiras simples e sadias.

E da juventude?
O que bem me lembro da juventude, era que – aos 14 anos – trabalhava como ajudante de confeiteiro, na Confeitaria Koehler e sempre que sobrava cuca e empadinha – que quebravam – e que então não eram levadas aos clientes, eu as saboravas.

Como surgiu a música em sua vida?
O início, propriamente dito, foi nos idos de 69, quando ingressei no curso de química na Furb. Lá conheci o Dejair que também cursava química e aí começamos a tocar e, logo, em seguida, iniciamos a canta juntos, nas noites em Blumenau.

Além de vocalista, toca algum instrumento?
Toco um violãozinho.

De que conjuntos e bandas participou ou participa?
Integrei a Bier Kapelle e atualmente, a Brusband.

Para ser músico é necessário ter dom?
Ah, com certeza!

Gênero musical preferido?
Prefiro as sertanejas e as músicas antigas.

Grandes apresentações?
Toda apresentação é importante para o músico, mas para mim foi a apresentação no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, com o Maestro Werner Arnold, também a participação no Jornal do Almoço, com o Bruninho Moritz e, sempre lembro com carinho, das apresentações, aos sábados, na FIP.

Grandes músicos em Brusque?
O Bruninho Mortiz. O Bruninho é um fenômeno musical. Citaria, também, o vocalista Lauro Fischer. Quanto aos músicos em seus instrumentos  musicais não podemos esquecer do acordeonista Paca, do tecladista,
Vadinho, do violonista Eberhard Orthmann, do Mimi Reis – filho do Goianinho, no violão e o Alarico no pistão.

Uma palhinha da vida Profissional?
Aos 14 anos fui trabalhar na Confeitaria Koehler, aos 16, na antiga Iresa, inicialmente como ajudante de tecelão e, depois, como tecelão. Em 62, fui para o Samae, trabalhar na estação de tratamento de água –ETA, em 68, fui para o Samae de Blumenau e, em 72, ingressei na Cia Hering, tendo nesse período lecionado química, durante cinco anos, no Colégio Dom Pedro II. Em 89, obtive o benefício previdenciário e retornei à Brusque.

Amigão?
Tenho muitos amigos, mas destacaria o amigão Dejair Machado.

O que é uma sexta feira perfeita?
 Uma sexta feira perfeita é encontrar e reencontrar os amigos da música no Sete de Ouro.

Lazer?
Ah, é a música... e também estar com a família. 5

 Referências: Entrevista publicada em A Voz de Brusque na semana de 25 a 30 de junho de 2008.

CATARINA EROTIDES MORESCO

Filha de Alexandre e Christina Paza Zucco; natural de Brusque, nascida aos 30.04.44. São em 10 irmãos: Hercílio (in memoriam), Laura, Arlindo (in memoriam), Olívia, Padre Walmor, Zélia, Terezinha, César,
Marlene e Catarina. Cônjuge: Evaldo Moresco, casados aos 07.07.62; quatro filhos: Luís Alexandre, Antônio César (in memoriam), Evaldo Júnior e Ana Cristina. Cinco netos: Alessandra (Ale), Gabrielle (Gabi), Antônio Césasr (Tom), e os gêmeos: Carlos Alexandre e Luís Antônio.

Como foi sua infância e juventude?
Minha infância e juventude foram muito sadias. Papai era muito enérgico. A gente tinha que andar muito certinho para não correr o risco de receber um castigo ou uma surra como era costume na época. Minha mãe foi sempre foi amiga e companheira, jamais alterava a voz com os filhos.

Como conheceu o Professor Moresco?
Foi uma coisa muito boa que aconteceu em minha vida, conhecendo o Moresco. Sendo ele, na época, um homem já responsável, professor, com uns aninhos a mais que eu, era o homem ideal para a gente casar. E foi o que aconteceu, casamos dois anos e meio após nos conhecermos na antiga  Casa Nair, numa loja de calçados.

E as noras e genros?
Tenho duas noras: a Maglécia e a Caroline; muito caprichosas e um genro, Aguinaldo Luís Kormann, que diz que sou sua segunda mãe.

Um resumo de sua vida profissional?
Minha vida foi dedicada a meu marido, meus filhos, meus pais e aos pais do Moresco e a todas as pessoas que precisavam de alguma ajuda.

 Como surgiram as atividades na Ação Paroquial?
É muito interessante uma atividade numa Ação Social. Quase sempre você tem que ser convidada;  dificilmente tomamos a iniciativa de nos oferecermos. No ano de 1980, dona Mônica Archer foi convidada para ser Presidente da Ação Social Paroquial São Luiz Gonzaga e, não sei como, nem a razão, me ligou convidando-me para participar de uma reunião em sua residência. Fui... e comecei, então a ajudar no atendimento aos carentes, no antigo Salão São José, Ressalte-se, na época, já funcionava um Clube de
Idosos. Comece a me entrosar com o grupo que estava sem coordenadora. Dona Júlia de Oliveira era secretária e me dava a maior força. Na hora do lanche eu corria no Archer, antiga loja 4, comprava umas cucas, bolachas para um lanchinho. Fazíamos um joguinho; algumas enrolavam linhas, outras bordavam. Eram umas 20 pessoas. Assim, fui tomando gosto pela atividade. Milha filha, Ana Cristina, estava com três anos e eu levava jun29 to. Ela atendia as pessoas com todo carinho, caminhando com as que tinham
dificuldade.

E o Clube dos Idosos?
Os grupos de idosos da Paróquia existem desde 1979. O objetivo desses grupos é de valorizar a vida do idoso. A idade não é motivo para trancar-se em casa e viver na ociosidade e a dança é uma das melhores terapias para o stress, daí ser a nossa filosofia adotada em nosso clube: “dançar faz bem”.

Grandes nomes na Ação Paroquial?
Entre outros, citaria: Dona Julia de Oliveira, Mônica Archer, Tereza Viteritte, Trude Merico, Rogéria Melo, Maria Odete Muller, Padre Roque, Arlete Schoning, Marlene Petruscky, Padre Carmo (hoje Dom Carmo), Padre Eli e Ivan Krieger.

 Referências: Entrevista publicada no ornal A Voz de Brusque aos 30 de novembro de 2005.

DORIVAL DEPINÉ

Filho de Euclides e Alice, natural de Rio do Oeste, nascido aos 22.11.64, foi casado com Inês Sapeline Depiné (in memoriam). Três filhos: Dalvana Alícia , Caléu Lauro e Dorival Alan. Torce para o Corinthians Paulista. Tem dois Programas na Rádio Araguaia: Noite Alegre e Rancho da Amizade. É, também Marceneiro.

Como foi o início de suas atividades profissionais?
Antes de atuar em programas radiofônicos, iniciei minhas atividade profissionais como metalúrgico aos 14 anos, permanecendo até aos 15 anos, depois fui chapeiro – lanches – por 4 anos.

Muitas receitas de lanches?
Faço 63 tipos de lanches.

Como foi o início na Rádio?
Há aproximadamente 16 anos, iniciei na Rádio Difusora de Rio do Sul, inicialmente, como operador, oportunidade em que, ouvindo um anúncio, fiz o teste e passei, depois de uns 4 anos atuando como operador, iniciei como locutor. Hoje estou com quase 8 anos na Rádio Araguaia.

Tem alguma passagem marcante na Rádio?
Eu tinha um caderno onde apontava o nome dos ouvintes, certo dia, li o nome de uma ouvinte que, depois fiquei sabendo já tinha falecido há um mês e eu continuava citando como ouvinte.

Mais alguma?
Um padeiro, gente boa – Celso, um alemão, lá em Rio do Sul, casado – sempre solicitava a música “Sônia”. Num belo dia arrumei um casamento para ele. Olha, quando C elso chegou em casa as malas já estavam na varanda e a esposa mandando ele embora. Celso foi desesperado lá em casa, por volta das 5,30 horas da manhã, implorando para que eu fosse explicar a brincadeira à esposa. Desnecessário dizer que foi difícil convencer a esposa e tudo voltar a normalidade.

Alguma de locutor?
Certa feita, faleceu o irmão do Prefeito em Rio do Sul, e tinha um locutor que tanto anunciar o falecimento, numa das oportunidades já dizia sem olhar os apontamentos. Um determinado momento, emendou a nota de
falecimento com um nota de uma grande festa na cidade, que estava ao lado do microfone:” faleceu fulano de tal, o sepultamento dar-se-á a tal horas, com corpo presente e logo após haverá baile. Olha, aquilo foi uma situação constrangedora... tiramos a rádio do ar por uns 15 minutos para refazermos do baque.

Nenhuma daqui de Brusque?
Aqui em Brusque, um belo dia, estavam pintando as paredes, e foi retirado o relógio que fica bem em frente do apresentador, até que a tinta secasse. Um certo momento, o apresentador foi dizendo “Agora são  exatamente que foi o filha da puta que tirou o relógio daí da parede?” Tudo no ar! 7

Referências: Entrevista publicada no Jornal A Voz de Brusque aos 22 de junho de 2002.

FERNANDA LUISA RÉGIS

Filha de Giulvane Evair Régis e Sandra Rosélis Rezini Régis; natural de Brusque, nascida aos 16.10.92. Tem uma irmã: Amanda Cristina Régis; cursou a sétima série na Escola de Educação Básica Francisco Araújo Brusque.

Como surgiu a arte de interpretar em sua vida?
Iniciei aos dez anos, nas invernadas, participava em danças em Brusque, Gaspar, Blumenau, Itajaí e Rio Negrinho, sempre acompanhava o meu pai, que participava do CTG – oitava região, e aos onze ingressei recitando poesias.

Como define o Recitar poesias? E o que seria interpretá-las?
Poesia é brincar com palavras, então eu interpreto essa brincadeira, levando ao público a emoção das histórias de momentos da vida. Interpretá-las seria viver esta passagem de vida, manchado de fantasias, sonhos, alegrias e tristezas e a própria realidade.

Tem participado de eventos e já foi premiada?
Participei – inicialmente – na Escola Francisco Araújo Brusque, no Projeto Viva com Emoção, entre Escolas, obtendo o primeiro lugar, prosseguindo, participei no Centro Evangélico entre todas as Escolas, obtendo o terceiro lugar, novamente, no Araújo Brusque, obtive o primeiro lugar , posteriormente, no Municipal – Recital de Poesias – entre todas as Escolas, registre-se com 45 participantes, obtive a nona colocação e, por último, novamente no Municipal – Recital de Poesias – nas Asas da Imaginação –  fui a primeira colocada.

Um trecho da poesia recitada e que mais marcou?
Que eu li foi de Chico Buarque: “Mas sob o peso dos séculos/ Amanheceu o espetáculo/ Como uma chuva de pétalas/ Como o céu vendo as penas/ Morresse de pena/ E chovesse o perdão” e, recitando, sem ler, foi: “ O sol e a lua”, de Silvana Duboc.

Aperfeiçoamento?
Fiz pela Prefeitura Municipal de Brusque – educação levado a sério – nas Asas da Imaginação, em 2002 e, em 2003; Gerência de Educação e Inovação – Viva a Emoção, em 2003 e, também, recebi certificado no CTG –Laço do Bom Vaqueiro, no XVIII Rodeio Crioulo Interestadual, em 2002.

Em Brusque, algum destaque especial?
Sim, em Brusque destacaria no meio moderno a Cici Daunn e, no tradicionalista, Verni Helmbrecat.

O que seria esse meio moderno e tradicionalista e como poder-se- -ia defini-los?
Primeiramente, destaque-se que, o meio é o pensamento do modo de vida.

O meio moderno é o meio em que vivemos, é um mar de correria, onde quem ganha não perde e quem perde não ganha, e no tradicionalista, o que vale é a honra, a vida e aquilo que se ama, no caso a tradição.
Em quem se espelha?
Na verdade tenho três espelhos: Fernanda Montenegro – ela consegue penetrar seus sentimentos e modos de vida que o personagem exige; Toni Ramos – sabe interpretar o personagem que está representando e Bruna Marquezine – apesar de pequenina é muito talentosa.

Já traçou alguma trajetória?
O meu sonho é – como o da maioria das declamadoras – ser atriz; uma “estrada brilhante”, atingindo o auge, tendo o reconhecimento do público.

 Referências: Entrevista publicada no Jornal A Voz de Brusque na semana de 08 a 13 de agosto de 2005.

IVO ARALDI

Popular Araldinho (da dupla Araldo e Araldinho): Filho de Primo Araldi e Josefina Gianesini Araldi; natural de Pedras Grandes, hoje Botuverá, nascido aos 17.06.41; cônjuge: Letícia Salse Araldi, casados aos 05.03.62. Seis filhos: Maria Izabel (casada com Valentim Montibeller), Luiz, casado com Luiza Cardoso, Josefina, casada com Vilmar Kohler, Ana, casada com Pedro Coelho, Celina e Sônia; seis netos: Gustavo, Ivan e Leticélia (Maria Izabel Valentim), Suzana ( Josefina e Vilmar), Felipe (Ana e Pedro) e Vítor (Luiz e Luzia).

Como foi o início de sua vida profissional?
Iniciamos as atividades na lavoura juntamente com o pai, depois com os sogros: Domingos e Izabel Salse, sendo que em 62, fui para Francisco Alves/ PR, continuando na mesma atividade até 1970, quando retornei à Brusque. Salientando-se que sempre ligadinho na música.

Como surgiu a gravação em disco de vinil?
Luciano e Caiobá, num determinado show, ouviram cantarmos e informou a gravadora Tiarajá, de Porto Alegre, culminando na nossa procura para gravar um disco. Conseguimos a viagem de ida com o Badão e com o saudoso José Celso Bonatelli a vinda, e fomos gravar doze músicas, com um mil cópias. Depois, em Florianópolis mais um disco, também com doze músicas e também com mil cópias.

Como surgiu nas veias essa musicalidade?
Desde criança – lá pelos 10 anos de idade, escutávamos eu e o Araldo, duplas como Tonico e Tinoco, Raul Torres e Florenço, Luizinho e Limeira, Caim e Abel e cantávamos.

Como funciona a dupla: Araldo e Araldinho?
Araldo faz a segunda voz e toca violão e eu, a primeira voz e toco acordeão.

 Vocês foram para Francisco Alves/PR, em 62, até aquela data participaram de algum Programa Radiofônico?
Sim, em 59, por insistência de um tal de Manéquinha, um que está sempre ali pelo Shopping Gracher, junto a nosso pai, fomos cantar na Rádio Araguaia, no Programa ”A voz do sertão”, cujo apresentador era Camargo Filho.

Como foi o começo?
Vendi o caminhão que tinha para cantar na rádio. Por três anos e pouco cantamos eu e o Araldo, com o Amauri no acordeão, no Programa “Rancho do Bépi”, às terças e quintas das 17 as 17,30 horas.

Quanto a música italiana?
Em 1982, recebemos do juiz Victório Ledra, um livro com músicas italianas, ai a coisa deslanchou, escutávamos as músicas e cantávamos, não demorando e lá estávamos no Programa “Rancho do Bépi”, permanecendo até os idos de 83.

E o CD?
Depois de uns três anos resolvemos gravar o CD com vinte músicas, todas em italiano, com música de os Mirins de Porto Alegre, a saber: O melhor de Araldo e Araldinho: Hai sai partiti/ El castel de Mirabel/ Zigo Zigo/ La Rizolina/ La Verdinela/La bandera de tricolore/ La Didjota/ Viva la nostra America/ Le fio lete dela citta/ Fuche Nero/ Marieta tu sei bela/ La milanesa/ Chia fato/ Ribomba de Cagnon/ A moda do Bepi/ La si vol maridare/ La Trivilina/Me compare Giaconeto/Um caso sério e Se losto el porta Bira.

Teve algum fato curioso em sua trajetória?
Olha lembro bem de dois fatos curiosos: Um belo dia, a família Costa, escutando rádio, ao ouvir o programa que estava sendo levado ao ar pelas ondas da Araguaia, desligaram o rádio e foram para fora de casa ver se
passava o programa no ar... olha foi uma das coisas mais comentadas na época, tanto que hoje em dia ainda muitos lembram do episódio. O outro fato curioso: um certo dia , nossa família estava reunida escutando rádio, estávamos em doze ouvindo certo programa,, quando em determinado momento, o apresentador diz: “caro ouviente...” meu pai rebateu: “como se atreve dizer vinte se somos em doze?”, olha ninguém tinha coragem de rir do pai, MS foi um tal de se segurar...

Referências: Entrevista publicada no Jornal A Voz de Brusque aos 15 de junho de 2002.

JAQUELINE MARCOS DOS SANTOS

Filha de Valdecir José dos Santos e Terezinha Marcos dos Santos; natural de Blumenau, nascida aos 22.06.86. São em três irmãos:: Tatiana, Douglas e Jaqueline. Acadêmica de Educação Física - sexto período – na FURB.

A vinda para Brusque?
Vim, ainda bebê, com um aninho, acompanhada de meus pais.

Como foi sua infância?
Tranquila, brincava mais dentro de casa, com minhas coisas, pois, minha  mãe não me deixava brincar na rua. Depois, já adolescente, comecei a aproveitar todas as coisas belas que se começa a descobrir nesta linda fase.

Como está sendo sua juventude?
Está sendo muito boa, graças a Deus. Estou buscando uma formação profissional, que devo concluir em dezembro de 2007, como profissional de Educação Física, profissão esta que sempre admirei, sendo que a decisão  acadêmica surgiu devido ao encontro pela dança. Quando as coisas que  desejo, sou persistente, e prefiro conquistá-las, com meu suor. Assim, acredito que a vida tem sido generosa comigo, por colocar em meu caminho, pessoas maravilhosas.

Como surgiu a dança em sua vida?
Suragiu aos 9 anos, quando estava na quarta série e a Professora Kelly, da educação física, convidou a mim e a outras meninas para ensaiar uma coreografia, para um festival entre escolas. Foi minha primeira  apresentação, com a música Macarena, que era sucesso na época. Logo, em seguida, comecei a freqüentar as aulas de dança no Centro Comunitário Steffen,  com a Professora Milena Zanon. Com ela iniciei o meu aprendizado no jazz, street dance, dança do ventre e dança havaiana. Em 2003, tive o meu primeiro contato com a dança de salão, através do Professor e bailarino Markinhos. Depois, em 2004, entrei para o grupo de Axé Conexão Brasil, de Blumenau. Minha permanência no grupo foi de um ano. Em 2005, ministrei
aulas na Academia Somma e apreciei um pouco da dança contemporânea, transmitida pelo Professor Betinho, Ministrei aulas de dança, também no Steffen, durante um ano e seis meses, onde promovi o meu
primeiro Show, o espetáculo de dança SOU BRASILEIRO, que aconteceu em dezembro de 2005.

E o hoje?
Hoje, no pouco tempo livre que tenho ensaio na Academia Somma, para o show de fim de ano e, com o professor e bailarino Markinhos, para apresentação em eventos que contratem nosso trabalho.

O que significa a dança?
A dança para mim é uma tarde contempla que envolve música, teatro eritmo. É a combinação de uma sequência de expressões corporais e faciais, que transmitem emoção de uma forma inusitada e ousada, que só na dança existe.

A expressão corporal reúne conhecimentos do balé clássico, dança moderna e contemporânea, cujos princípios são as técnicas de consciência e estruturação corporal?
Sem dúvida o balé clássico serve de base para todas as demais modalidades e não só na dança, como também, dentro das artes marciais, ele tem a função facilitadora na execução de alguns exercícios característicos da modalidade. Já a dança contemporânea, concentra as energias para ao intimo do bailarino, tendo como características quedas e subidas bruscas. A dança moderna, transbordando energias, expressa sentimentos libertadores e ousados, sendo que todas modalidades possuem técnicas e  nomenclaturas específicas.

Grandes nomes?
No ballet, Ana Botafogo, na dança de salão, Carlinhos de Jesus, na dança do ventre, Rose Mari de Castro, na dança contemporânea, Deborah Colker.

Grandes musicais?
Cats, A Bela e a fera, O fantasma da ópera, Chicago, Moulan Rouge. A programação da TV está tornando a mulher vulgar? Realmente a TV expõe a mulher usando sua sexualidade, por achar ser um meio fácil de ganhar audiência. É uma pena, pois com isso as pessoas confundem sexualidade com sensualidade. A mulher é sensual por natureza e, jamais, deve perder sua qualidade, que é arte, beleza, comportamento e
jeito de ser dentro de um limite.

 Referências: Entrevista publicada no Jornal A voz de Brusque - semana de 30.11 a 06.12 de 2006.

JOEL DO VALLE

Filho dos saudosos João Francisco e Bernardina Piva Valle; natural de Nova Trento, nascido aos 10.08.35. São em 11 irmãos: Saul (in memoriam), Jairo, Joel, Bublius, Isaac, Rômulo, Esther, Ruth (in memoriam),
Solanis (in memoriam), Judithe , Salete. Cônjuge: Hedwiges Stein Valle. Três filhos: Liliana, Silvana e Dimitri. Três netos: João Francisco, Álvaro e Maria Victória. Torce para o C A Carlos Renaux e Botafogo.

Uma palhinha da descendência
Liliana casou-se com Rogério Szpoganicz, filhos: João Francisco e Álvaro; Silvana com Gerson José Zimmermann, filho: Maria Vitória e o Dimittri casou com Elisa Rossato, não tem filho.

A vida profissional?
Jornalista e Professor.

Escreveu em que jornais?
Sim, em O Município, no Diário Brusquense, no extinto Correio Regional e na Tribuna.

Algum escrito teve mais repercussão?
A Coluna JOEL DO VALE teve uma grande fase.

E no rádio?
Fui comentarista esportivo e nas duas: na Araguaia e na Cidade.

Melhor partida que comentou?
Carlos Renaux 4 Paysandu 2, em 1967. Não, derrota do Paysandu não.

Outra?
Sim. Foi Avaí 1 Carlos Renaux 0, em 1992.

Por que parou?
Parei porque sabia que o Brusque até o fim de minha vida não seria novamente campeão.

Grandes atletas do Carlos Renaux?
Petruschy, Teixeira e Isnel.

E do Paysandu?
Julinho Hidelbrandt, Di Bork e Osvaldo Appel.

Um grande treinador?
Alípio Rodrigues.

Grandes dirigentes?
Pela Renaux: Lelo e João Bauer. Lelo dedicou-se e deu a vida pelo Carlos Renaux. Pelo verde e branco, Arthur –Polaco – Jachowicz e Gerhard Nelson Appel.

E a fusão e o retorno dos dois tradicionais clubes brusquenses?
Quanto a fusão fomos levados pelo Roberto Alves. Estive reticente na oportunidade, devido a preocupação com a continuidade. No que diz respeito ao derby brusquense, olha aquilo era uma festa inacreditável. Com a parada dos dois históricos clubes, acabou a auto-afirmação do brusquense em termos de futebol. Pertinente ao retorno, nem que fosse para terceira  divisão, deveriam as duas equipes recomeçar pela prata da casa, como observávamos antigamente.

Um fato marcante?
Um fato marcante aconteceu no jogo entre Figueirense1 x Carlos Renaux,  o presidente do Figueirense Luiz Carlos Bezzera fez a Polícia Federal me  chamar à atenção à respeito das palavras que eu tinha proferido; “ quem não é galo para a rinha, nenhum mostra as garras”.

O que faz hoje?
Sou aposentado como professor, gosto de praia, assistir TV, leituras de jornais e revistas e me dedico à família.

 Referências: Entrevista publicada em A Voz de Brusque aos 04 de abril de 2003.

LAURO FISCHER

Filho de Arnoldo (in memoriam) e Maria Eva Fischer, natural de Brusque, nascido aos 05.04.44. São em catorze irmãos: Mercedes, Ivone, João Daniel, Guido, Maria Lúcia, Ismar (in memoriam), Úrsula, Mário (in memoriam), Tarcísia, Maria Glória, Edésio, Cecília, Sergio e Lauro. Cônjuge: Maria Zilma Mafra Fischer, casados aos 30.10.71; dois filhos: Marcelo e Jean Carlo. Torce para o SC Brusquense, Corinthians Paulista e C.R. Flamengo.

Uma das formações da Banda Araújo.

Como foi sua infância e juventude?
Como toda criança: brincava, batia umas peladinhas e frequentava a Escola. Na juventude, enquanto morava na rua São Pedro, passávamos mais em encontros entre colegas, depois, na Rua Nova Trento, proximidades do complexo de Azambuja, jogávamos futebol lá encima no campo dos padres, algumas tardes dançantes e namorava. Aos 14 anos - idos de 1958 – ingressei na Renaux.

Como conheceu a Zilma?
Conheci a Zilma na própria Renaux, inicialmente troca de olhares e depois namoramos e subimos ao altar.

Como surgiu a música em sua vida? E as participações como vocalista?
Na faixa dos 18 anos, comecei a tocar acordeão, aí foram surgindo festinhas de aniversários, bailinhos, participávamos, imprimindo um som,  com meus irmãos e com colegas, principalmente na Sociedade Getúlio
Vargas. Depois de alguns anos, ingressei como vocalista nos Robinson, permanecendo de 70 a 76. Em seguida, fui para a Banda Araújo, também como vocalista, por um período de aproximadamente 23 anos e, por último integrei a Banda Monte Carlo, cujo empresário é o Félix Imhof.

E o Programa “Show de Bandas”, na Rádio?
Iniciei nos idos de 98, por iniciativa de Sérgio Ferreira – com o apoio de Paulo Portaletti e o Caron – o Programa “Show de Bandas”, na Rádio Cidade.

E as participações no Programa “Juventude ao vivo” de Dario Silva?
Aos domingos, comandado por Dario Silva, o Programa “Juventude ao vivo”, um programa ao vivo, nas dependências do Cine Real, na Sede do C.A. Carlos Renaux, cantava – uma das músicas era ‘Aline’, um sucesso de Agnaldo Timóteo – com outros participantes. Registre-se, com cobrança de ingressos, Participavam ainda o saudoso Ademar Pavesi, o popular Bafo, o Valdeci Fumagalli, popular Diabo Loiro e o Osnildo da Luz, popular Sapo.

Vida profissional?
Ingressei na Renaux, nos idos de 58, com catorze anos de idade e continuo firme lá.

Grandes nomes na Renaux?
Entre outros destacaria: Dr Erich Bueckmann (in memoriam), Carlos Cid Renaux, Armando E. Polli (in memoriam), Júlio Heim, Guilherme Diegoli, popular Willi e os atuais diretores Rolf e Wálter Bueckmann.

A administração Ciro Marcial Roza?
Gosto da administração do Ciro pelo estilo arrojado... o inigualável espírito empreendedor.

O Brasil tem acerto?
Sim, a partir do momento que surgirem outros tipos de políticos... outra  classe de políticos.

Lazer?
O meu Programa na Rádio, que amo muito em fazer; estar com a família e gosto de assistir futebol e noticiário na TV.

Referências: Entrevista publicada no Jornal A Voz de Brusque aos 20 de abril de 2007.

MÁRCIO MANOEL CUSTÓDIO

Filho de Aldemar (in memoriam) e Maria de Lourdes Fantini Costódio; natural de Brusque, nascido aos 12.04.59. São em nove irmãos: Mário, Paulo Roberto, Júlio César, Sérgio Luiz, Marília, Sílvia, Lucimar, Márcio Manoel e Ana Cláudia. Torce pelo CA Carlos Renaux e pelo Vasco da Gama.

Uma palhinha da vida profissional?
Iniciei no Sesi, antigo Supermercado, no depósito de abastecimento, permanecendo por uns seis anos, quando foi fechado. Depois fiquei um tempo parado e, em seguida, fui trabalhar – como cinegrafista – na RBS- -TV. Inicialmente, estagiando em Blumenau e Florianópolis e depois, no batente, por uns dois anos em Criciúma. Como o salário era baixo, meu irmão Mário adquiriu uma filmadora e, então iniciei a filmar eventos: Primeira comunhão, Casamentos, Aniversários. Mais tarde, trabalhei, como cinegrafista de Ciro Marcial Roza e, em 2000, ingressei na Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Brusque, onde permaneço até hoje.

Como surgiu o Costódio – cinegrafista?
Estava parado, e num belo dia, assistindo TV, vi que a RBS estava selecionando três vagas; peguei um ônibus e fui participar da seleção. Disputei uma das três vagas disponíveis, entre dez que passaram numa primeira seleção. O responsável, era o saudoso Sr Busa – um turco; inicialmente,quase perco a vaga por ser de Blumenau, mas o Sr Busa contornou a situação.

Por que parou?
Apesar de conseguir colocar o nome em evidência, com o crescimento profissional não consegui acompanhar os instrumentos de trabalho, devido os altos custos.

Hoje é a fotografia?
Sim, hoje é a fotografia, sou o fotógrafo do Prefeito Municipal.

Grandes nomes na fotografia?
Entre outros, citaria dois grandes profissionais da nova geração: Tiago e Jocelito

Grandes cinegrafistas?
Também , entre outros, destacaria: Emerim e César Raiser.

 Referências: Entrevista publicada no Jornal A Voz de Brusque aos 09 de janeiro de 2005.

MARIA LUIZA WALENDOWSKY

Nossa entrevistada Maria Luiza Walendowsky (que em todas as suas participações está impecavelmente vestida de traje típico e entrega livros sobre Santa Catarina).

A entrevistada da semana é a trovadora e poetisa Maria Luíza Walendowsky, nascida em Brusque/SC, em 20 de junho de 1956. Filha de Hilário Walendowsky e de Arlinda Zimermamm Walendowsky. Graduada em Pedagogia pela UDESC, Curso de Extensão Universidade da Vida pela UNIVALI  – Itajaí e Pós-Graduada em Saúde Mental Coletiva pela Assevim.  Ocupa atualmente o cargo de Fiscal Sanitarista (Prefeitura de Brusque).

Quais são as lembranças que você tem da sua infância?
Lembranças da preparação para a Páscoa. Meu avô, que seguia a tradição polonesa, pintava os ovos que seriam colocados nos ninhos feitos de marcela, que meu pai, caminhoneiro, levava o meu irmão Celso e eu para colhermos no Maluche. Era motivo de muita alegria.

Quando você era criança queria ser adulto?
Ser criança é uma fase tão bela, inocente, cheia de descobertas que, sinceramente não me recordo em querer ser adulta Sonho de criança?Em que você sonhava ser quando era pequena? Aos 6 anos disse para meu avô: vou ser freira ou enfermeira e aos 17 anos fui trabalhar no Hospital de Azambuja, com carteira assinada, como atendente de enfermagem.

Você tem amigos da infância ainda?
Sim, tenho muito presente na minha vida, Marlene Floriani, morava na mesma rua, estudamos juntas ate o segundo grau e seguimos amigas até os dias atuais.

O que sente falta da infância?
Da minha infância, sinto falta das brincadeiras com meus primos e vizinhos, de irmos ao Brilhante visitar meus avós maternos. Mas o que marcou mesmo minha infância foi meu avô paterno, ele era profundamente
religioso sempre com o terço nas mãos, esta imagem é muito nítida em minhas lembranças.

Quando você era criança queria ser adulto?
Ser criança é uma fase tão bela, inocente, cheia de descobertas, que sinceramente não me recordo em querer ser adulto.

Como foi sua juventude?
Divertida, alegre, curtindo a Jovem Guarda, lendo muito os romances de José de Alencar, que despertou a veia poética que tenho.

O que você mais gostava de fazer para se divertir?
Adorava ir ao Cine Coliseu e Gracher assistir os filmes do Tarzan e de fazer serenata com minhas amigas.

Pessoas que influenciaram?
Meu avô, na formação moral e espiritual, meus pais como exemplo de vida. O meu pai apaixonado pelos livros e orquídeas, homem com valores  éticos e morais elevados. A minha mãe como uma mulher de fibra, lavando roupa para fora, nos ensinando a dar valor as grandes e pequenas coisas, economizando em tudo que era possível. Dona Hilna Neves Damiani, que sempre me incentivou a estudar, a compartilhar com sua experiência de vida, para que a minha vida seguisse um rumo mais fácil. Todas pessoas que de algum modo direto ou indiretamente passaram pela minha vida deixaram marcas pela qual sou agradecida.

Como era a escola quando você era criança?
A escola que frequentei em criança, foi o Grupo Escolar Dom João Becker, situado no bairro Maluche. Gostava dos professores e dos colegas. Brincávamos de roda, e até hoje gosto de cantar, fazendo parte do Coral São Luís Gonzaga da nossa cidade. Nas festas escolares, recitava e cantava contente por ter sido escolhida para representar nossa classe.( Até hoje) Guardo com carinho, as lembranças das minhas professoras do primário, pois elas despertaram em mim a vontade de cantar, escrever e desejar ver novos horizontes.
Quais eram suas melhores e piores matérias? De que atividades escolares e esportes você participava?
Minhas matérias preferidas eram: Português e Historia, não gostava de Matemática e Geografia. Participava do pelotão de Saúde e esporte sempre gostei de corrida. Quais eventos mundiais tiveram o maior impacto em sua vida durante

a sua infância e juventude?
Recordo-me da Banda de rock dos Beatles, o primeiro homem há pisar na lua, Neil Alden Armstrong, Inauguração de Brasília, a nova capital do Brasil, A TV á cores tornava-se popular, a morte do Rei do Rock Elvis Presley  e o Tri campeonato na Copa do Mundo no México, fazendo todos nos brasileiros cantar Pra frente Brasil” Noventa milhões em ação pra frente Brasil, salve a seleção...”.

Primeira professora? Grandes professores?
A minha primeira professora foi a Sra. Marlene Petruschky, grande mestra! Como grandes mestres, gostaria de citar Dona Erna Rau, Dona Edmee Novaes Vidotto, Sr Jorge Romeu Dadan, e meus agradecimentos tardios a todos os professores que colaboraram para o meu aprendizado e ser a mulher atual que: canta, escreve, trabalha, viaja e sou feliz.

Quando iniciou a carreira literária?
Minha vida literária iniciou em 2006, quando participei como convidada nos II Jogos Florais de Balneário Camboriú.

De suas participações, quais destacaria:
Em 2007: Los Primeiros Juegos Florales de Buenos Aires. Em 2008:III Jogos Florais de Balneário Camboriú, onde me classifiquei com três trovas cujo tema era “SORRISO” Em 2009:, Na comemoração dos 50 anos dos Jogos Florais de Friburgo como convidada. Em Maio desfilei com a Bandeira
de Brusque no aniversário desta cidade. Nesse ano com a Bandeira da Cidade de Brusque participei do desfile comemorativo ao aniversário da Cidade de Nova Friburgo no qual também se comemorava os 50 anos dos Jogos Florais desta cidade. 1-I Juegos Florales da Republica Dominicama, onde fomos  recepcionados pela Primeira dama Margarita Cedeño, e pela Sra Cristiane Grando, Diretora-fundadora do espaço cultural Jardim das Artes e do Centro Cultural Brasil-República Dominicana, extensão cultural
da Embaixada do Brasil em São Domingos, onde fiz a entrega de livros sobre o nosso Estado. Em 2010:1 - III Encuentro Internacional de Escritores y II Encuentro Regional de Escritores do Mercosur em  Gualeguaychu - Argentina, onde na mesa de apresentação de li dois poemas em espanhol, em companhia de outros trovadores brasileiros (Gledis Tissot, Gislaine Canalles e Ari de Santos Campos) de Balneário Camboriu -SC e também  de Maria Conceição Queiroz de Curitiba = PR; 2 - I Congreso Universal de
Poesia Hispanoamericana (CUPI) em Tiyuana, Baixa Califórnia, México;. 3 - IX Concurso de Trovas em Caicó (Rio Grande do Norte, onde fui como convida sendo entrevistada na radio local e li minhas trovas. Em 2011: 1 - III Encontro Catarinense de Escritores e I Encontro Internacional de Escritores, em Alfredo Wagner - SC, com a Sra Lorena Balensifer Ellis da Revista Virtual, de cultura Iberoamericana do USA e com o Dr Mário Carabajal, presidente da academia de Letras do Brasil, onde entreguei livros sobre o nosso Estado. 2 - IV Jogos Florais de Balneário Camboriú, onde me classifiquei com duas trovas cujo tema era SEGREDO. Em 2012: 1 - Jogos Florais de Curitiba onde recebi uma Placa em Agradecimento aos  inestimáveis serviços prestados a UBT e em reconhecimento a minha dedicação e amor à trova 2 - II Congresso Universal de Poesia Hispoamericana em Concepción, Chile, onde recebi o “Nombrammiento como Sócia de Honor por su trajectoria em el espacio del Arte y la Cultura”

 Quando e em que País obteve a primeira classificação Internacional?
 Em 2010 - Na Venezuela, em Mérida com a trova “IMENSIDÃO”.

Algumas publicações?
Sim, em 2009 – “Confraria Amantes da Poesia” - Antologia com André Luis Brito Beck, Fabio Caetano Pereira, Luís Hoffmann, Valmir Coelho Ludvig e eu mesma; Em 2011, participei da “Coletânea de trovas – volume III da UBT Seção Porto Alegre. Intitulado Rio Grande Trovador”. Outras publicações em  Antologias em 2010 como do Pensamiento Antológico Universal, La Poesia Purifica la Vida Humana, com dois poemas em espanhol em Tiyuana - México e em 2012 Participação na Antologia Poética do II Congresso Universal de Poesia Hisponoamericano em Concepción - Chile.

Teve alguns reconhecimentos?
Em 2008 Menções Honrosa com três trovas cujo tema era “SORRISO” nos III Jogos Florais de Balneário Camboriú/SC. Em 2009, como mulher destaque na área da Cultura, pelo Soroptimismo Internacional de Brusque, no dia da Internacional da Mulher. Em 2010 Certificado de Reconocimiento pela Participación em evento literário conmemorativo del Bicentenário da La Independência Nacional y Centenário de La Revolución Mexicana. Em 2011, Diploma de Amiga da Trova, concedido pela UBT - União brasileira
de Trovadores - Seção Porto Alegre por minhas ações de incentivo a esse gênero poético. Em 2011. Menção Honrosa com duas trovas cujo tema é Segredo, nos IV Jogos Florais em Balneário Camboriú. Em 2012, participei dos Jogos Florais de Curitiba quando recebi uma Placa em agradecimento aos inestimáveis serviços prestados à UBT e em reconhecimento a minha dedicação e amor à trova. Em 2012, a Escola For You de Idiomas, através das Diretoras Sras. Rosemeri e Alexandra e a professora Milena organizaram um mural com minha vida literária de 2006 a 2012 exposto nesta escola.

Já organizou alguns eventos?
Em 2008, organizei a I Oficina de Trova em Brusque. Também em 2008 organizei um dia em Brusque, intitulada Tarde da Trova Em Brusque, oferecendo um almoço na FIP, com apresentação do Coral Amigo de Canto Alemão, de Brusque. e do Grupo de Canto Deghi Amici Trentini de Brusque, para 120 pessoas, com representantes do Brasil e mais 5 países. Tendo recebido neste dia o Certificado de Amigo da Paz, das Artes, da Poesia e da Vida. Em 2009 - Organiza a II oficina de trova em Brusque. Em 2011 - Em Abril a delegacia de Brusque passa a ser Seção com uma diretoria, neste dia alem da solenidade é também  realizado um café colonial para 150 trovadores do Brasil e Exterior e convidados, fazendo parte do IV Jogos Florais de Balneário Camboriú. Cargos que ocupou na União Brasileira de Trovadores-UBT. Em 2007, fui nomeada Delegada da UBT - União Brasileira de Trovadores para o Município de Brusque, tendo como principal objetivo a divulgação da trova bem como propagação da cultura do município. Em 16 de abril de 2011, fui nomeada Presidente da UBT para a Seção de Brusque, Em 2012, fui nomeada Presidente do Conselho Estadual da UBT de Santa Catarina

.Maior medo é o de envelhecer ou o de entristecer?
Envelhecer faz parte do percurso natural da vida. Entristecer? Sim quando se perde um ente amado como meu pai, amigos, pela desigualdade social, ver uma catástrofe natural em poucos segundos destruir uma família, do preconceito e das pessoas que deixam de sonhar e de ter uma vida melhor.

Arrependimentos? Você se arrependeu de alguma coisa que disse ou que fez? Você tem algum ressentimento?
Quem não tem arrependimentos, ressentimentos ou disse ou fez alguma coisa? Tenho sim, mas todos vieram como forma de crescimento pessoal, profissional, sendo obstáculos a serem vencidos.

Qual foi o maior desafio até agora?
O meu maior desafio foi ser determinada para poder suprir financeiramente todos os meus compromissos.

Fale um pouco de sua trajetória profissional e da sua história de vida?
Trabalhei: Hospital de Azambuja, Sintrafite, Circulo Bom Samaritano, APAE, Prefeitura Municipal de Brusque como Secretaria de Secretário de Saúde e atualmente como fiscal Sanitarista. Minha historia foi feita de alegrias, tristezas, crescimento, aprendizado, muita luta, sendo tudo compensado com a minha vida atual e a alegria de ser mãe, alegria essa redobrada tendo minha filha Patrícia me presenteado com o grande amor da minha vida, meu neto Arthur Gabriel S. Sophiatti.

Algo que você apostou e não deu certo?
Em aprender inglês, mas deu certo no espanhol, que tanto me encanta ao ponto de escrever poemas neste idioma e ter a dedicação e incentivo da professora Milena Fantini da Escola For You de Idiomas.

O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia?
Aplico com mesmo carinho que os mestres me ensinaram como: respeito e dedicação às pessoas que me rodeiam e aos livros.

Quais as maiores decepções e alegrias que teve?
Creio que foi não ter tido oportunidade de na primavera da vida, seguir o curso natural da formação acadêmica e a alegria de conseguir no outono da vida esta formação e pós-graduação que fazem parte do meu currículo e usufruir de todos meus sonhos

O que faz hoje?
Presentemente exerço a função de Fiscal Sanitarista da Prefeitura Municipal de Brusque. Estudo Espanhol na Escola For You Idiomas. Dedico -me à Poesia e integro o Grupo de Canto/Coral da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga.

Referências: Entrevista publicada no Jornal Em Foco aos 4 de dezembro de 2012.

MARIA LUIZA WALENDOWSKY

Filha de Hilário Walendowsky e de Arlinda Zimermann Walendowsky; natural de Brusque, nascida aos 20.06.56; uma filha: Patrícia Luiza

Como surgiu a trova em sua trajetória?
Surgiu no ano de 2006, através de uma amiga e trovadora, Gledis Tissot, de Balneário Camboriú. Na ocasião cursávamos o curso superior de Extensão Universitária da Vida, na Univali. Sabendo que aprecio e escrevo poesia, convidou-me para participar dos II Jogos Florais de Balneário de Camboriú. Nesse encontro tomei conhecimento desta modalidade literária; desde então iniciei meu aprendizado descortinando um mundo de enriquecimento, de troca de experiências, novas amizades, conhecimentos e criatividade.

Como definiria a trova?
A trova é uma modalidade literária de poesia, é a arte da síntese, pois trata-se de um poema completo. É uma forma fixa de verificação, composta de quatro versos (linhas), sete sílabas – redondilha maior, portanto
os versos são metrificados com sete sílabas poéticas. Na trova, a rima é obrigatória, sim.

A trova tem a sua história ligada a UBT – União Brasileira de Trovadores?
A trova tem a sua história ligada à UBT, entidade que congrega a quase totalidade dos trovadores ativistas. Foi fundada em 21 de agosto de 1966, no Rio de Janeiro e, instalada em todo o território nacional, tendo
sede histórica e foro na cidade do Rio de Janeiro. No entanto, o trabalho de divulgação dos trovadores brasileiros já vinha sendo realizado mesmo antes dessa época. O marco inicial do movimento, poderá ser situado na publicação do livro Descantes (Cantar ao som de instrumentos musicais), editado por cinco estudantes do Recife, dentre os quais, Ademar Tavares. Mas, só a partir de 1951, quando Luiz Otávio iniciou uma pesquisa entre os trovadores brasileiros, foi a trova ganhando terreno nos jornais, livros e
revistas. Em 1956, Luiz Otávio, baseado em uma pesquisa publicou o livro Meus irmãos,os trovadores, que obteve grande sucesso. Hoje a UBT, através de suas seções e delegacias expandiu-se por todo o território nacional.

A UBT possui Hino? De quem é a letra e a música? Emblema? Patrono?
A UBT possui o seu hino – o Hino dos Trovadores, com letra e música de Luiz Otávio. A UBT possui um emblema que tem base uma rosa vermelha – símbolo do lirismo e, quatro linhas douradas, que representam
os quatros versos da trova. O Patrono da UBT é o Santo Trovador, São Francisco de Assis, cuja oração é declamada durante os festejos.

A UBT cultua alguns expoentes da trova?
A UBT cultua a figura de três expoentes da trova: Ademar Tavares, rei dos trovadores, Luiz Otávio, principe dos trovadores e Lilinha Fernades, rainha dos trovadores.

A UBT é considerada de utilidade pública?
A UBT foi considerada de utilidade pública através da lei 1 783 de 3 de dezembro de 1968 – Estado da Guanabara.

O que são Jogos Florais? Comente sobre o concurso de trovas?
Os Jogos Florais foram muito populares na idade média. Era um torneio cultural, promovido, anualmente,em Toulouse, França, inspirado em tradições originárias da Roma Antiga. Por se realizar na primavera, esse torneio, que envolvia várias modalidades literárias, oferecia prêmios – troféus – em forma de flores, dai o nome “Jogos Florais”.Os primeiros Jogos  Florais de Nova Friburgo constaram de um grande concurso de trovas, com o tema “amor”. A festa de premiação, em maio de 1960, reuniu na bela cidade serrana fluminense, além dos vencedores do concurso, outros ilustres intelectuais, entre os quais Antônio Olinto, Eneida, Jorge Amado, Manuel Bandeira. Dali por diante,dezenas de outras cidades passaram a promover torneios semelhantes. Alguns com o nome de Jogos Florais , outros simplesmente como concursos de trovas. Na maioria dessas cidades, a festa hoje faz parte do calendário de eventos, constituindo importante
atração turística. O concurso de trovas propõe um ou mais temas, a partir dos quais trovadores de todo o Brasil e também de Portugal produzem seus versos. Ao final do prazo estabelecido para remessa dos trabalhos, uma comissão julgadora seleciona as trovas premiadas – vencedoras, menções honrosas e menções especiais. Os autores das trovas contempladas são convidados a comparecer à cidade promotora do concurso para uma festa que dura de um a três dias. Nessa ocasião, além dos passeios, recitais e outros programas, faz-se uma reunião solene para entrega de prêmios -diplomas, troféus e medalhas. Não há prêmio em dinheiro. Quando há recursos disponíveis, os premiados ganham hospedagem e refeições, mas
as despesas de transporte correm por conta de cada um. Por ser um movimento literário que se caracteriza pela fraternidade, tal costume é aceito tranquilamente. Nos dias 07, 08 e 09 de novembro acontecerá o III Jogos Florais de Balneário de Camboriú e Brusque, com sua delegada da UBT, que sou eu -Maria Luiza Walendowsky – possibilitará aos participantes uma tarde em nossa cidade dia 07 de novembro, onde os trovadores representantes de vários países e estados brasileiros conhecerão os pontos turísticos, nosso comércio e será oferecido um café colonial com atrações de etnias alemã e italiana, além da presença da rainha e princesa da Fenarreco. Pessoas que apreciam esta modalidade de poesia e para maiores informações sobre esse trabalho entrar em contato comigo, no endereço eletrônico “inhawalen@hotmail.com”, ou pelo telefone 3351-4973, à noite.

Como aconteceu sua nomeação, como Delegada da UBT?
Minha nomeação aconteceu por indicação da Sra. Gislaine Canales, Presidente da UBT, secão de Balneário de Camboriú, sendo posteriormente oficializada no dia 25.11.2007, através do Presidente Nacional da  União Brasileira de Trovadores, Sr Eduardo A.O. Toledo.

Qual o objetivo de uma delegada?

Entende-se que o objetivo de uma delegada é de divulgar e promover a trova como instrumento de cultura.

Referências:Entrevista publicada no jornal A Voz de Brusque na semana de 24 a 30 de abril de 2008.

MARLI TEREZINHA GAMBA SCHLINDWEIN

Filha de José Gamba e Maria Walendowsky; natural de Joinville. São em cinco irmãos: AdilsonLuiz, Ana Maria, Vera Lúcia, JoséLuize Marli Terezinha. Cônjuge: Adhemar Félix Schlindwein, casados em 28.08.65; uma filha: Ana Maria; uma neta: Mariana. Torce pelo Carlos Renaux e Botafogo. Sócia proprietária da Marte Comércio de Eletrônicos Ltda.

Uma palhinha da descendência
Tenho uma filha, Ana Maria e que tem também uma filha, Mariana.

A vida social completa o coração e a alma?
Completa, quando o evento é beneficente e posso colaborar.

Qual é o sentido da vida?
É um encontro de amigos.

Sente-se realizada?
Totalmente não. Meu sonho era ser aeromoça, mas nesta altura da vida, nem pensar.

Fatos marcantes?
Nascimento da minha filha e da minha neta.

Alguma tristeza?
A perda dos meus pais em uma semana, recentemente.

A mulher é feliz, hoje?
Sim, porque conquistou seu lugar na sociedade, podendo demonstrar sua capacidade em qualquer área.

A mulher está confundindo a liberdade responsável com libertinagem?
Com certeza, uma boa parte. A mulher está tão desmoralizada hoje, que chega a prejudicar as que têm moral e amor próprio.

O casamento ainda é válido?
Enquanto durar...

Para melhorar a vida das pessoas?
É preciso que haja mais amor, humildade, sinceridade entre a humanidade.

Sentido da vida?
Ter fé, cuidados com a família, conservar boas amizades e amar ao próximo.

A programação da TV e a educação dos filhos?

Tem muito pouco a oferecer, principalmente na educação dos filhos.

Um fato marcante?
Ter sido agraciada pela Prefeitura Municipal de Brusque, pelos trabalhos prestados à comunidade brusquense – com o nome de uma creche na localidade do Steffen: Creche tia Marli.

O que faz Marli Terezinha, hoje?
Diretora de Eventos da Sociedade Esportiva Bandeirante, continuo o trabalho com as debutantes, voluntária na Rede Feminina de Combate ao Câncer, sócia do Clube de Soroptimista Internacional de Brusque,  voluntária na Ação Paroquial SãoLuizGonzaga, na confecção de enxovais para mães gestantes, preso assistência à pessoas doentes.

 Referências: Entrevista publicada no Jornal A Voz de Brusque aos 02 de maio de 2003.

NELSON LUIZ DALAGO, popular Carrapato

Filho de Fernando e Rosa, natural de Limeira Alta, Brusque, nascido aos 11/01/50; cônjuge: Marilene Isabel Cervi Dalago. Três filhos: Piere, Fernando e Rodrigo.a Torce para o C.A Carlos Renauxa e Vasco da  Gama.

Como surgiu o apelido?
A história é um pouco longa, em resumo onde abria um acordeão, fazia a turma ficar junto, mesmo quando já tinha terminado o evento que se realizava. A turma tinha que permanecer... quer dizer grudava, como carrapato.

Carrapato com Ratinho e Quininho, há aproximadamente 4 anos.

Como surgiu a Fenarinha?
O engenho da família Dalago estava abandonado há uns cinco anos. Em meados da década de 90, resolvi limpá-lo e recuperá-lo. Conversei com o Pita se ainda tinha condições de fazer farinha. Como tive resposta positiva, iniciamos a Fenarinha, registre-se que os mateiros auxiliaram.

Qual a característica maior da Festa?
É uma festa programada para o povão e nem ingresso é cobrado.

Quantas edições já forma realizadas?
Oito.

Qual é a programação?
É programada para o segundo final de semana de abril de cada ano, uma sexta feira e um sábado; hoje, consta do Calendário Turístico de Brusque, juntamente com Feira Industrial, Pascolândia, Encontro da Melhor Idade, Rodeio Crioulo CTG Mala de Garupa, Fenajeep, Envale, Festa Junina, Aniversário
de Brusque, Festa de Azambuja, Fenarreco, Simpósio Internacional  de Esculturas do Brasil.

Por que foi escolhido ‘abril’?
Por acaso ... a cavalgada ... em abril chovia pouco.

Que empresas contribuem?
 Gostaria de não citar, vez que poderia esquecer de uma delas, mas há auxílio de diversas empresas e até do Poder Público, ressalte-se, dos três últimos Prefeitos.

Um grande incentivador?
Ciro... Ciro é meu irmão – veja bem, sem conotações políticas – inclusive tive muito incentivo para que levasse avante àquele projeto, mormente a partir da segunda Fenarinha.

Em termos de organização , quem leva o evento?
A primeira e a segunda fui levando quase sozinho e partir da segunda, em diante, juntou-se a família Dalago, formado por seis irmãos.

Quantas pessoas , hoje, estão envolvidas?
Hoje, ultrapassa uma centena de pessoas.

O que faz hoje, além de sanfoneiro?
Dedilho um violão, toco uma gaita de boca, uma sanfona de 8 baixo, a conhecida sanfoninha da vovó e trabalho com luminosos, preparo uma feijoada e um porco à Paraguai.

E as cavalgadas?
Acontecem anualmente, temos um grupo, os mateiros, liderado por Válter Tompsem, já cavalgamos até Uruguai/Paraguai/Argentina e Foz do Iguaçu.

 Referências: Entrevista publicada no Jornal A Voz de Brusque aos 30 de novembro de 2002.

NEMÉZIO ALEXANDRE, popular Nemézio Maçaneiro

Filho de Orácio e Olibia Flor Alexandre; natural do Limoeiro, Itajaí, nascido aos 11.09,22. São em sete irmãos –Arnoldo, Reinoldo, Genésio, Olindina, Nelson, Iolanda e Nemézio. Cônjuge Maria Coppi Alexandre –in memoriam, seis filhos Valmor, Cláudio,Dulce, Vilma, Elisete e Dulcemar. Dez netos e oito bisnetos. Torce pelo Paysandu

Como foi sua infância e juventude?
Como a maioria das crianças de minha idade: caçava, pescava, batia umas peladas; já na juventude, como casei cedo, convivi com minha esposa essa fase da vida.

Como conheceu a Maria Coppi?
Trabalhava no terceiro turno na Renaux, um dia, quando vinha do serviço encontrei Maria Coppi; ali próximo do Stoltenberg, existia um hotel, em que ela trabalhava. Eu já andava de olho nela e um dia, aproximei-me dela, conversamos e assim foi indo. Em 15 dias levei-a para a casa de meus pais,
aí pensamos em casar no civil, mas primeiro precisei ficar no exército, por uns 7 meses, em Itajaí, até terminar a guerra.

Como surgiu a Banda TUPI?
Iniciei um conjunto com meus filhos e um irmão: eu no acordeão, Valmor, na bateria, Dulce,vocalista, e meu irmão, Reinoldo, popular Reno, no pandeiro.

Toca ainda muitos instrumentos?
Sim, toco 12 instrumentos: bateria, bandonho, acordeão, clarinete, pistão, violão, gaita de boca, pandeiro, saxafone, guitarra, cavaquinho e banjo.

Vendia lenha embalada?
Sim, teve uma época que eu e a esposa Maria cortávamos lenha, embalávamos e enchíamos a carroça e os filhos Valmor e Dulce saiam a vender.

Como foi o início da fabrica de brinquedos?
Comecei a fazer uns carinhos de mão e caminhõezinhos para crianças. Eu fazia e o filho Valmr desenhava e pintava e, assim, foi desenvolvendo o empreendimento. Mais tarde, passei a construir balanço de jardim. Era a manufatureira Alexandre.

Uma palhinha de sua trajetória profissional?
Ingressei na Renaux aos 14 anos, como fiandeiro, permanecendo por uns 8 anos, depois, na Iresa, como tecelão, por uma década; em seguida, na Buettner, também como tecelão, por mais uns 6 anos, na sequência, adquiri um caminhão – um Ford Inglês – pegava peixe em Itajaí, levava para Botuverá e retornava de Botuverá para Itajaí com laranjas; nesse período, abri o sala de danças, denominado ‘Tupi’, e embaixo do salão, a fábrica de brinquedos. Toquei salão de danças , por aproximadamente, 15 anos, ter57
minando em 78, quando houve o incêndio. Depois, ainda abri novamente e coloquei a Manufatureira  Alexandre, quando fazia balanços de jardim e tive, ainda, uma borracharia. Trabalhei ainda de latoeiro, mecânico, torneiro e soldador.

Pode dar certo homem e mulher trabalhando fora e os filhos sozinhos?
Não é fácil... a educação correta tem que iniciar pelos pais, antes pai trabalhava e a mãe criava e educava os filhos, hoje, a mulher precisa ajudar o marido e as crianças estão soltas... só vejo uma saída,  proporcionar escola em tempo integral... não esquecendo de levar os filhos às missas.

Como o Sr vê, hoje, uma criança, de nove anos, se ameaçada de uns puxões de orelha, já contra ataca, dizendo que vai procurar o Conselho Tutelar?
Sou favorável a dar umas palmadinhas... palmadinhas de amor... colocando o filho no caminho correto... caso contrário, ninguém mais dará jeito.

E esse negócio de só trabalhar com 16 anos, não estamos criando uma ninhada de bandidos?
Sim, um homem e uma mulher só é formado com orientações pelos pais, iniciando a educação correta, reforçada pelos professores, pelos religiosos e, fazer trabalhar cedo. As crianças, enquanto não estiverem trabalhando deveriam permanecer na escola o dia inteiro... se não estaremos formando bandidos.

Como gosta de viver?
Hoje, estando aposentado, gosto de tocar, de andar de moto e assistir programas de caipiras.

A administração Ciro/Damomar?
Não tem melhor... sempre votei nele... e o dia que eu partir, retornarei para votar no Ciro.

O Brasil tem acerto?
Infelizmente não tem na, é muita gente passando a mão.

 Referências: Entrevista a publicada em A Voz de Brusque aos 30 de abril de 2007.

ROLANDO STEFFEN

Filho de Cristiano e Júlia Luz Steffen, natural de Brusque, nascido aos 02.11.25. São em 7 irmãos: Rolando, Osmar ( in memoriam),Olívia (in memoriam), Ilse, Guilherme (in memoriam), Ivo e Paulina. Três filhos: Mário Sérgio (in memoriam), Carlos Roberto e Rubens; quatros netos: Eloíse e Rodrigo (filhos de Rubens e Márcia) e Gabriela e Iana (filhas de Carlos Roberto e Marília).

Como foi sua infância?
Com sete anos, iniciei no engenho que meu pai tinha em sociedade com Frederio e Rodolfo Steffen, fazendo farinha, açúcar, aguardente e mel. A produção de aguardente – 40 engradados de garrafas por dia na safra – era vendida para o Archer, de João Archer. Também vendíamos parte de nossa produção para a casa Toni, o açúcar era vendida à varejo, e também fabricávamos para o pessoal que levava a cana; quando folgava no engenho  tratava os gados e ia para a roça. O primeiro par de sapatos ganhei aos 14 anos, para a Primeira Comunhão –Luterano. Fui à escola em Bateas, onde freqüentei 6 anos, sendo: 3 anos nas primeiras séries A,B e C, um ano, na segunda série e um ano, na terceira série.

Rolando nos tempos Áureos.

Quem era sua professora, inspetor e Diretor?
A professora foi a viúva Alvina Truppel Kormann, o inspetor, Max Heinig e, o Diretor, José Mosimann

E a juventude?
Na juventude continuei trabalhando no engenho e, às vezes, caçava e pescava com o tio e padrinho Frederico Steffen. Aos domingos, à tarde freqüentava domingueiras: no Ipiranga da Rua São Pedro, no Catarinense, da Santa Rita, e no Minamas, de Bateas, ressalte-se,que após tratar o gado e devendo estar em casa às 18 horas, para continuar ajudando meus pais. Quando atingi a idade militar, fui servir o exército, 3 meses em Itajaì e, com o término da segunda Guerra Mundial, fui mais 9 meses servir em Joinville.

Primeira namorada?
Foi Marina.

Quando retornou do exército, continuou no engenho?
Quando retornei do exército fui trabalhar com o primo Evaldo Steffen, na Oficina de bicicletas que ficava localizada na Avenida Cônsul Carlos Renaux, ali onde ficava a Caixa Econômica Federal. Fiquei  trabalhando com Evaldo Steffen durante uns 4 anos.

Havia muitos concorrentes no conserto de bicicletas?
Além da Oficina de Evaldo Steffen, havia só o Oficina de Elardo Graupner,esta última foi a primeira Oficina de bicicletas em Brusque.

Depois da saída da Oficina do Evaldo Steffen?
Adquiri a Oficina de Bicicletas do Elardo Graupner. Comprei o Ponto e as ferramentas usads por 20 000,00 – acho que era vinte mil réis, sendo 10 mil de entrada e duas prestações de 5 mil, para pagar conforme entrava o dinheiro na Oficina. O 10 mil de entrada peguei emprestado. Mas, logo em seguida, com o movimento da Oficina consegui quitar a dívida.

Ficou muito tempo com a Oficina adquirida do Elardo Graupkener?
Uns 30 anos, aí por problemas de saúde, obtive o benefício previdenciário.

Como era a clientela?
Além das pessoas que tinham bicicletas, trabalhei muitos anos para a Força luz – que tinha o pai do Osvaldo Gleich como cobrador, registre-se ia  cobrar à pé, o Osvaldo, como Gerente e mais tarde o Eduardo Becker como cobrador, que já ia efetuar as cobranças montado numa bicicleta - a Força Luz tinha uma frota de umas 30 bicicletas, todas identificadas com placas, inclusive Augusto Pruner, também do José e do Vilmar Pruner. Os consertos eram quitados pela Força Luz, mensalmente. Quando falhava uma segurança no poste, eles transportavam a escada nas costas, montados na bicicleta, por quilômetros e quilômetros.

Das pessoas que tinham bicicletas, qual a mais renomada ?
 Ah, foi o Promotor Público Jorge Rietzmann.

Alguma cláusula especial no contrato?
Tinha uma muito especial, que dizia que enquanto vivesse, nem os herdeiros de Elardo Graupner, poderiam exigir que eu saísse de lá.

Mas o Sr saiu de lá?
Sim, sai porque estava caindo

Quais as marcas de bicicletas que predominavam na época?
Prosdócimo, Calói, Husquarna, Centrun, Monark, Mile e Duirkope.

Quais as peças que eram mais trocadas numa bicicleta?
Há inúmeras, como: correntes, pneus, torpedo, raios e pinturas.

O Steffen tinham muita terra?
Sim, tínhamos 55º metros de frente por 2 300 metros de fundos, ia daqui do Mercado Limoeiro – Jurandir da rua Blumenau ), até o Jorge Harle, beirando o Itajaí-Mirim e de fundos até no ferro velho do Barriga Verde (nos Fischer).

E a lagoa do engenho Steffen?
A lagoa tinha uns 600 metros de extensão, por uns 100 metros de frente – muitos peixes e vinham freqüentadores de família tradicionais da cidade, tais como: Alexandre Gevaerd – Tabelionato Gevaerd, o dentista Ernesto Aichinger – pai do Bilo, Evaldo Schaefer –Delegado, Alfredo Kohler e outros que vinham pescar e saborear a famosa cachacinha.

Foram vendendo tudo?
É a maioria foi vendido, e olha por 20 centavos o metro, registre-se que uma caixa de fósforo custava 40 centavos.

E o engenho como acabou?
A Maria Steffen caiu, machucando-se, ai o Rodolfo Steffen, teve que dar mais atenção a ela... acabou desanimando.

Quais foram os primeiros moradores da rua Blumenau/Steffen?
Inicialmente, eram o Germano Morsch – pai do Érico, José Reis – pai do Eugênio e Domingos Zorrers... a morada do José Reis, mais tarde foi adquirida pelo teu saudoso pai, Evaldo Gianesini. Veja, daqui até Bateas, só havia os Steffen, a fábrica de Vinagre Heinig, José Kurtz, o Grubel, Paulo Westapal e a Escola Isolada de Bateas.

Como surgiu a Rua América?
O Alexandre Gevaerd e o Arnoldo Schaefer adquiriram a Cerâmica Ries, de Eugênio Reis e, com isso conseguiram abrir a Rua Guilherme Steffen e a Rua América.

E o seu avô, o Dorval Luz?
O Dorval Luz foi o primeiro Coletor Federal, em Brusque. Ele era primo do governador Hercílio Luz. A minha avó Amélia, esposa do Dorval, era prima do Nereu Ramos.

Um grande amigo?
Tive grandes amigos, mas grande amigo-irmão foi o Demétrio Malossi. De seu convívio guarda alguns ditos?
Sim, de Arthur Risch – que foi Prefeito; “ O empregado tem que trazer o café de casa”; de Olívia esposa do Evaldo Schaefer:” Ao molhar as plantas tem que conversar com elas” e, do Demétrio Malossi: “ Quem não conhece a Fani não é brasileiro”.

Com o ninguém é de ferro, e as mulheres?
Tive três mulheres. Vivi uns 12 anos com a Antônia Formonte, uns 5, com Maria Aurora Gevaerd e uns 35, com Regina Torresani.

Alguma regra para convivência?
Para uma convivência válida, há necessidade de entendimento como se os dois fossem um e respeito mútuo.


O Brasil tem acerto? E o governo do estado tem olhado para Brusque?
Ainda tenho esperança que melhore. Até acredito que só depende de nossos governantes. O Governador Luiz Henrique Silveira tem se revelado um bom governador e sempre lembra de Brusque.

 Referências: Entrevista publicada no jornal A Voz de Brusque aos 23 de agosto de 2008.

SAULO TAVARES

Filho de Fohy e Mavalda Tavares, natural de Brusque, nascido aos 24.04.47; torce pelo Vasco da Gama e pelo Carlos Renaux. Apresentador do Programa “Informativo Havan” e “Saudade de uma Saudade”.

Como foi o início na Rádio?
Quando garoto ouvia todos os grandes apresentadores de programas radiofônicos e muito a Rádio Nacional. Desde tenra idade alimentei o sonho de trabalhar em teatro e rádio e, como meu pai desfrutava da amizade de Wilson Santos, consegui que eu iniciasse a trabalhar na Rádio Araguaia, como sonoplasta em 1962. Bom, acho que sou o apresentador com mais tempo de trabalho numa mesma emissora. 1968 - Peça “Os Ossos do Barão”, apresentada inclusive no Festival do Teatro Amador no Carlos Gomes, Arnaldo Tórmena, José Luiz Gonzaga (in memoriam), Saulo Tavares e Jocenir Zimmermann Moreli.

Que programas apresenta na Rádio Araguaia?
Apresento dois programas: “Informativo Havan”, de segunda a sábado – das nove ao meio dia- e “Saudade de uma Saudade”, aos domingos – das sete e meia às oito e quarenta e cinco. Este último, um programa  com ênfase cultural, onde apresento dados sobre o compósito, a época da gravação, predominando os anos 30, 40 e 50.

Um paralelo entre o rádio , antigamente e hoje?
O rádio do passado era um rádio mais romântico, não havia a concorrência da TV e das rádios FM. Tinha mais qualidade, apesar dos ouvintes não serem tão críticos como hoje. Hoje, o rádio é mais globalizado, é mais fácil obter um disco, e hoje temos aí o CD. Com o avanço da tecnologia, talvez até ficou mais fácil de apresentar um programa, todavia, a presença das rádios FM e da TV, carrega, em determinado horário, uma parcela significativa da população, que constituía o universo dos ouvintes da Rádio AM.

Algum índice comparativo de audiência entre rádio e a TV?
Olha o IBOPE há dois anos, aproximadamente, fez uma pesquisa, resultando que das 5 horas da madrugada até 18 horas, o rádio tem 70% de audiência e após as 18 horas, perde audiência mais significativamente devido as telenovelas e os noticiários.

Grandes nomes do Rádio?
Respondo o questionamento da seguinte forma: a nível nacional: O locutor padrão do radio brasileiro, em voz e improviso é César Ladeira. Depois, não podemos esquecer o pessoal que hoje está na TV, mas originários do rádio, tais como: Silvio Santos, Flávio Cavalcanti (in memoram), J. Silvestre (in memoriam), Raul Gil, Blota Júnior , Cesar de Alencar. Na área esportiva: Inicialmente, não podemos omitir um trio que ficou famoso na Copa de 58: Pedro Luiz, Edson Leite e Mário Moraes (comentarista) e, citaria mais: Fiori Gilioti, Jorge Curi, Valdir Amaral, Osvaldo Cósi, Ruy Porto e o mais independente dos comentaristas  esportivos: João Saldanha. Em termos de Brusque: Início com duas expressões: a Rádio Araguaia fundada em 1946 ,pela família Schaefer, teve como um dos pioneiros o Dr Raul Schaefer – um vozerão, Wilson Santos, foi o primeiro locutor profissional no rádio, e cito ainda, Celso Teixeira (in memoriam), Clemente Dominoni, Dario Silva, Jota Duarte, Joel do Vale,Mário Pessoa, Alfredo Alberto, Camargo Filho, Ivo Sutter, Nilton Haas (sonoplasta e discotecário), Erondino Fagundes de Moraes (técnico eterno do transmissor no início do Rádio em Brusque), Élio Gonçalves (operador do transmissor)), José Carmelino
Scalvim (no início como sonoplasta e agora no jornalismo), Luiz Agusto Wippel (in memoriam), Rubens Kistsner (in memoriam), Nilson da Costa (in memoriam), Onildo José Pereira.

Como escalaria a seleção de futebol de Brusque, em todos os tempos que acompanhou o futebol?
Mosimann, Bianchini, Di, Orival Bolognini, Ivo Willrich, Isnel, Teixeirinha, Heinz Appel, Petruscky, Julinho Hildebrandt e Agenor.

 Um grande dirigente?
Nilo Debrassi.

Um grande treinador?
Itamar Montresor.

Melhor jogador eu teve o Carlos Renaux?
Isnel

Melhor jogador que teve o Paysandu?
Heinz Appel.

Lazer preferido?
Respiro rádio, gosto de tomar uma cervejinha com os amigos, pássaros e de futebol.

Fatos curiosos?
Tem vários fatos que poderiam ser enquadrados como curiosos nos 40 anos de rádio, todavia, cito três casos que bem lembro: - No final da década de 50, tinha um comercial ao vivo na Rádio Araguaia indicando que para ir bem nos estudos e nos esportes deveria comer macarrão e talharim. Um locutor da Rádio Araguaia, num belo dia, trocou e disse: “Para ir bem nos esportes coma Macarim e talharão”. Em outra época, faleceu um diretor famoso do Carlos Renaux, no jogo seguinte foi dado um minuto de silêncio,
como ainda é costume. Acontece que o locutor ao terminar o minuto de silêncio, disse: “ Acabaram de ouvir um minuto de silêncio” Antigamente, às terças feiras, no Cine Coliseu, passava a sessão das moças. A Rádio
divulgava a propaganda, e certa feita o filme que passaria, denominava-se “Com a mão na massa”. O saudoso Celso Teixeira, em determinado momento ao divulgar aquele filme levou ao ar o seguinte. “Hoje, na sessão das moças, o filme: ‘Com a mão na moça’, olha, deu um bafafá e até o grande Bratting ligou envenenado da vida reclamando do ocorrido

. Cassiano Tavares que escreve em “Tribuna”, tem parentesco com você?
Sim. É meu filho.

Lê a Coluna Dez?
Leio Direto.

 Referências: Entrevista publicada no Jornal A Voz de Brusque aos 14 de setembro de 2002.

TARCÍSIO LUIZ FELLER

Filho dos saudosos Almir Pedro Feller e Hilda de Oliveira Feller; natural de Nova Trento, nascido aos 20.05.53; cônjuge: Jaqueline Teixeira; quatro filhos: Tarcísio Luiz Júnior, Fádia; Nagalin, Virgínia e Lauro; dois netos: Arthur e o outro ainda não foi informado do nome. Torce para o C A Carlos Renaux, atual S.C. Brusquense e C R Flamengo.

Como surgiu as artes cênicas em sua trajetória?
Foi em Nova Trento, idos de 1957, nos finais de semana, na residência da família Marchi, que aos domingos à tarde, era armado o teatro: arrumavam o palco e até cobravam ingresso e, lá estava eu assistindo; mais tarde, lá pelo final da década de 60 e início da década de 70, na juventude evangélica, em Brusque, comecei a atuar como ator.

Há quanto tempo dedica, exclusivamente, a arte cênica?
Vivo, exclusivamente, o teatro há 13 anos, com o apoio de diversos colaboradores em Nova Trento, Brusque, Laguna, Criciúma, Tubarão e Garopaba. O interessante é o ator viver sua arte, seu sonho e sua realidade, horas por dia, dedicar-se, exclusivamente, a vida de ator.

Quem ensinou a dar os primeiros passos como ator?
Foi o meu avô, Lauro Joaquim de Oliveira.

Como foi o início?
Na juventude, umas quatro a cinco peças em diversas cidades catarinenses. Em 1993, lecionava língua portuguesa e literatura, para o segundo grau no Colégio Cônsul Carlos Renaux, oportunidade em que conheci o grupo “Só nois três, porque!!!?”. Procurei o Eduardo Fão, para promover uma noite de poesia. Levei algumas produções e ficou decidido que a montagem da peça exclusiva com minha produção. As apresentações: “O banquete dos miseráveis “, eram realizadas no teatro de bolso, Edifício Rio Center, com 70 lugares, e praticamente todos os lugares eram ocupados. A partir daí participei do Festival Catarinense de Teatro, em Caçador, Festival Universitário de Teatro, em Blumenau. Em 94, Fuji a Fortaleza, com Eduardo e Tércia, oportunidade em que apresentavam a peça: “O homem diz sim”, acompanhei as apresentações por cinco vezes, na sétima passei a integrar o elenco e a partir de 95, passei a atuar sozinho, interpretando dois personagens.

Em quem se espelha?
Antony Hopkins.

O que é fazer teatro?
Fazer teatro exige dois requisitos essenciais: além de sua função lúdica, que é divertir, tem uma função imprescindível ao ser humano: a do questionamento político, sem os quais torna-se impossível a convivência entre os homens.

Que mensagens procura transmitir nas apresentações?
Tento desperta-las para o futuro e fazê-las mais eficazes.

Quando falamos em teatro, é comum o leigo lembrar-se somente da profissão de ator, mas não é só isto. Quais são as profissões envolvidas com o teatro?
Existe um grande número de profissionais que são necessários para se levantar uma produção: cabe ao produtor fornecer recursos financeiros e materiais. O Diretor é responsável pela estruturação cênica do espetáculo, ele é o comandante de um grupo de técnicos e artistas, cujo objetivo é produzir, criar e montar a peça teatral. Ele orienta o ator na composição da personagem, no estabelecimento das marcações cênicas, na escolha da trilha sonora, na criação, em conjunto com os técnicos, das áreas respectivas, da cenografia e dos figurinos. Já o Cenógrafo cria o espaço artificial, necessário para ilustrar, apoiar e emoldurar o ato cênico, através de uma linguagem própria, enquanto o Figurinista cria as vestimentas dos atores. Além destes, existem ainda, o iluminador, o técnico de som, o coreógrafo, o maquiador, a camareira, o bilheteiro, o administrador e a equipe que cuida da divulgação do evento. Ao todo são cerca de catorze diferentes
funções.

 O volume de profissionais que vive, exclusivamente, da atividade teatral tem crescido ou diminuído? Por quê?
Existe uma grande atração pelo teatro, principalmente em razão do glamour que a profissão de ator representa ou aparenta ter. A televisão, através das novelas, é um dos principais divulgadores dessa imagem de sucesso, de beleza e de riqueza, que nem sempre corresponde a verdade. São poucos os privilegiados que conseguem galgar os degraus da fama através das produções globais – a ilusão de todo aspirante à carreira de ator. No teatro, a situação é bem outra. São poucos os que conseguem viver somente da profissão. Fora dos grandes centros – especialmente Rio e São Paulo – a profissão, praticamente, inexiste. É o caso do Vale do Itajaí, onde atuam pouquíssimas companhias que têm em seu elenco atores   profissionais, que vivem, exclusivamente do seu trabalho.

Quais as maiores dificuldades enfrentadas nas apresentações de peças?
Sem dúvida, a financeira para os pequenos grupos teatrais e a concorrência desleal com os grupos ligados à mídia.

Em que cidades já se apresentou?
Foram inúmeras: Nova Trento, Brusque, Caçador, Blumenau, Itajaí, Imbituba, Laguna, Criciúma, Tubarão, Garopaba, Florianópolis, João Pessoa (Paraíba), Iço (Ceará), Recife e Olinda (Pernambuco), Vitória (Espírito Santo), Aracaju (Sergipe), Salvador e Itaparica – apresentações encima da balsa), Porto Seguro e Arraial do Ajuda e Buenos Aires.

Reconhecimento?
Ao saudoso Pe Orlando M. Murphy e a Marga Helga E.Kamp.

Alguma apresentação em vista?
A partir de abril acontecerão apresentações em Brusque e região, com o apoio do SESC, projeto “Transando Saúde”.

Referências:  Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE em 14 de julho de 2007.

VALDECI DOMINGOS FUMAGALLI, popular Diabo Loiro

Filho dos saudosos Domingos Maria Pedrini Fumagalli; natural de Brusque, nascido aos 30.12.54; cônjuge: Ereni Fátima Santana Fumagalli; três filhos: Marcos, Valdelânia e Deivid; um neto: Rodrigo. Torce pelo C.A Carlos Renaux, Santos e Botafogo.

Como surgiu a musicalidade?
Comecei a tocar aos cinco anos – pianola, um tipo de piano à ventilador – e aos onze já tocava em banda: teclado, acordeão, bateria e escaleta, ou seja os instrumentos de percursão. Hoje toco com desenvoltura:

Acordeão, piano, órgão sintetizador, bateria e escaleta. Quem não gosta de música: bom sujeito não e, ou é ruim da cabeça  ou doente do pé?
Sem dúvida, acredito que ninguém é capaz de não apreciar um som musical esperto.

Tem participado de festivais?
Participei de vários festivais, tanto aqui, como fora do Estado.

Como andam as gravações?
No primeiro Festival de Música Sertaneja em Blumenau gravei, em vinil, duas músicas com arranjos meus, cantadas na época pela dupla: Tarcísio e Eroni. Com o Musical Scalvin, um CD cover, e mais duas músicas no CD Som da Terra: “Pau e Cama” e “Bem feito”.

O trabalho vem sendo reconhecido?
Tive algumas inesquecíveis premiações. Já fui premiado com três medalhas de ouro e duas de prata em festivais.

Executa vários gêneros musicais?
Sim, desde a música sertaneja até o rock.

Algumas boas músicas?
Do passado, entre tantas, citaria as dos Roling Stones, Beatles, Tom Jones, Casa das Máquinas, Tuti Fruti, Titãs e de hoje: Legião Urbana, LS Jackson, Barão Vermelho.

Como estamos de músicos no berço da fiação catarinense?
Temos muitos bons músicos, citaria três: Bruninho Moritz, Ingrid Moritz, Marcos (baterista, meu filho primogênito).

O que faz Valdeci, hoje?
Hoje integro o Conjunto Scalvin, tenho, juntamente, com o Ivo Bork e Paulo Boni – o bailão Rancho Alegre e ainda, tenho uma equipe de sonorização, para qualquer tipo de evento.

 Referências: Entrevista publicada no Jornal A Voz de Brusque aos 5 de outubro de 2002

VALDIR DA SILVA LIMA, popular Léo da Viola

Filho de Vanderlei da Silva Lima e Sebastiana Vieira Lima; natural de Juiz de Fora/MG, nascido aos 15.03.55. Cônjuge: Benedita Aparecida Lima, uma filha: Eliani, que espera o nascimento de Gustavo para final de julho.

Quando e como surgiu a musicalidade?
Aos 9 anos via o mano Arquimedes - mais conhecido como Pretinho, compositor de músicas raízes – cantar e, aos 10 anos eu já cantava e apresentava meia hora de Programa diário -Hora Sertaneja – na Rádio PRB3 de Juiz de Fora.

O grande pulo?
Aos 17 anos fomos para São Paulo, tendo me apresentado nos Programas: Carlos Aguiar, na TV Gazeta, Almoço com as Estrelas –Airton e Lolita, na TV Tupi, Hebe Camargo, na TV Bandeirantes, Viola, minha viola, Enezita Barroso, na TV Cultura. Em 1980, participamos da MPB, na TV Globo com a música “Que terreiro é esse?”, em que puxei o solo da música, juntamente com a Orquestra da Globo –participamos: Tony Lima e Marcelino –Léo Lima e, Pena Branca e Xavantino. Na época, surgiram: Osvaldo Montenegro,
Diana Pequene e Renato Teixeira. Aqui, vale ressaltar, a amizade que firmei com Cadum Moliterno. Aí veio o primeiro contrato, com a duração de dois anos, com a TV Record, no Canta Viola de Geraldo Meirelles
– veja foto- oportunidade em que, também, se apresentavam: Liu e Léo, Tonico e Tinoco, Irmãs Galvãs, Tião Carreiro e Pardinho e da geração atual: Chitãozinho e Xororó.

Como surgiu o ‘marcelito” e, agora o “Léo da Viola”?
Na primeira gravação era a Dupla Toninho e Marcelo, com o surgimento do trio: Mauro, Marcelo e Peganine, surge o apelido de Marcelito. Mais tarde, com a vinda para Brusque, João Miranda, em 94, na campanha do Ciro, designo-me como o Léo da Viola, assim acabei adotando os dois apelidos.

Primeiro trabalho musical?
Foi em disco de vinil: Canta Viola, dupla Tony Lima e Marcelito. O carro-chefe do trabalho foram as músicas: “Faixa Preta” e “Festa no Cemitério”.Ritmo encontrado nesse trabalho: Pagode, Cururu, Cateretê, Rasqueado e Moda da Viola. Na sequência, veio um disco misto: “ Fé Sertaneja” – gravadora Rodeio Warner; músicas destaques: “Romaria” e “Duas mães”. Seguindo, veio o segundo disco em vinil: “Eu e o Sabiá” – os pagodeiros do Brasil, cuja música carro-chefe foi “ Moço Pacato”. Posteriormente, foi
gravado com Tonico e Tinoco – Orquestra da Viola, a qual eu puxava. Seguindo, veio outro disco só da orquestra, na qual, fui o solista principal e ainda, outro lançamento: homenagem ao compositor Fusco Neto, com o trabalho “Viva e Deixe Viver”, também, no ritmo de Pagode.

Nunca pensou em introduzir músicas românticas?
Sim, no trabalho com outro parceiro, João Carreiro – e Marcelito, ou seja, Léo da Viola, na mesma linha de ritmo, todavia com a introdução de três a quatro músicas românticas. Foi nesse trabalho que conheci “Nhô Chico”, autor de caboclo na cidade. O pai de Donizete – ganhou o Festival no México com a música Galopeira. Craveiro e Cravinho, César e Paulinho, Daniel e o saudoso João Paulo.

As apresentações são em dupla ou solo? Quem faz a primeira e a segunda voz?
As apresentações são tanto em dupla, como em solo. A primeira voz é do Tony Lima, a segunda é minha. Mas, faço também a primeira voz.

Como ocorreram as gravações? Teve apoio?
O primeiro disco foi contribuição de Pretinho. Ele arcou com todas as despesas da gravação. Todos os outros lançamentos resultaram de contratos com gravadoras.

Como surgiu o primeiro CD?
O primeiro e o segundo disco de vinil constitui o primeiro CD, em dupla com Tony Lima.

 Já pensou em lançar o segundo CD? Que ritmos predominam nas músicas do segundinho?
Está com a matriz pronta, faltando apenas a prensagem, as músicas seguem o ritmo: valsa, rasqueado, pagode, rancheira, chula, vanerão, polca e xote. O título é Solos de Viola. As músicas são todas em homenagem a alguma cidade brasileira, tais como: Porto Alegre, São Paulo, Novo Horizonte/SP,
Mato Grosso, Piracicaba, Guabiruba, Juiz de Fora – minha terra natal – esta música está pegando como menino dos olhos de Minas e, como não poderia faltar: Brusque.

O que lembra com carinho de sua vida artística?
Nos idos de 90, no Festival de Barreto, recebi o Prêmio Recital da Viola, como o terceiro violeiro do país – junto com Gedeon da Viola.

Shows?
Acompanhando Tonico e Tinoco, junto com o Chitãozinho e Xororó, Renato Teixeira, Enezita Barroso , Liu e Léo.

Cinema?
Atuei em dois filmes: uma participação especial na trilha sonora do filme: “As Pipas”, e atuei como ator no filme: “Motorista do fuscão preto”, até contribui, decisivamente, na escolha do nome do filme.

Estúdios?
Mais de 100 gravações em disco de vinil – sempre na viola e no violão base.

 Alguma revista de renome nacional ou jornal comentou sobre alguma de suas apresentações?
A Revista Moda e Viola, no artigo intitulado Canta Viola: Geraldo Meirelles apresentou uma grandiosa festa sertaneja, com Saracura, Liu e Léu, Duo Guarujá,Tony Lima e Marcelito, popular Léo da Viola, Os  Gladiadores e outros grandes astros, todos delirantemente aplaudidos pelo público, que lotava, por completo, o ginásio.

 Referências: Entrevista publicada no Jornal A Voz de Brusque aos 04 de agosto de 2002.

VALDOMIRO PIRES popular Miro Pires

Filho de Apolinário Pires e Ilda Haack Pires; natural de Brusque, nascido aos 20.01.36; cônjuge: Marlene Bittelbrunn, casados em 16.12.61. Quatro filhos: Sílvia, Aurélio, Murilo e César. Cinco netos: Maitê, Manuela, Helena, Marinara e Luiz Henrique.

Como surgiu o Sete de Ouro?
A ideia foi de Edgar Mattiolli, quando estávamos num bar lá na rua São Pedro, de abrirmos uma garapeira, que culminou em abrirmos este bar, hoje Sete de Ouro.

Quando ocorreu a ideia?
Em agosto de 97... começou com alguns pedidos para afixar fotos na parede do bar.

Houve alguma intenção em especial?
Aqui o Saulo pediu a palavra e respondeu: A finalidade maior foi de dispor de um lugar tranqüilo, onde o pessoal poderia desfrutar de momentos de lazer.

Como surgiu o nome Sete de Ouro?
O nome foi dado por mim, devido aos 7 amigos, vindo a ideia do Sete de Ouro, o que foi aceito pelos companheiros, registre-se, sem qualquer contestação.

Quais foram os sete amigos que originou o Sete de Ouro?
Edgar Mattiolli, Gaspar Eli Severino, Dejair e Dorival Machado, Mário Montibeller, Saulo Tavares, Arno Pires e depois integrou o grupo também o Valdomiro Pires, o popular Miro Pires.

Qual o critério para afixa as fotos, reportagens...?
Aqui o Saulo respondeu: Esportes, cinema, fatos relevantes da história de Brusque... veja Carlos Galhardo, Roland Renaux, o saudoso Néco Heil com 19 anos, Isnel junto com Pelé.

Algum fato histórico marcante?
Autógrafo de Tião Carrero – o maior violeiro do Brasil - e Padrinho, Djalma Santos .... e uma série de fatos históricos que você pode verificar ai fixados.

O Sete de Ouro tem recebido colaborações?
Dos amigos que trazem fotos do passado.

Não pensaram em expandir o Sete de Ouro?
Já até ofereceram o terreno ao lado, Saulo complementou: Restaurante ampliado já não tem mais qualidade.

Fatos marcantes no Sete de Ouro?
Na noite em que o Zéca Zen faleceu , esteve aqui esperando o Saulo até as 23,30 horas, ai foi embora e deixou um vidro de cebolinha para o Saulo, dizendo que iria embora que estava cansado de esperá-lo. Inclusive, escreveu na base de um copo:” lembrança do amigo Zéca Zen”. Outro fato sugerido pelo Saulo: Um quadro de Nelson Gonçalves onde se lê: “todo mundo diz que sou um cantor cafona, mas e sou o cantor do quarto uísque. Estou  cansado de ir à festa granfina” Mais um: Uma estrofe do Padre Chico – que
cada vez que chega do Mato Grosso vem aqui e, daqui já liga para o Saulo , que já coloca alguma coisa em homenagem ao grande Padre Chico (no programa do Saulo na Rádio). Outro fato: As quatro doenças que matam os alemães: 1. Tia Réia, 2, Tia Péti, 3, Oma Róita e 4, Opa Tite.

Qual o maior craque do C A Carlos Renaux?
O Orival Bolognini, o popular Bolô

E do Paysandu?
Heinz Appel.

Como foi sua passagem no futebol?
Atuei sempre pelo Guarani e certa feita fiz teste no Paysandu, na época em que o treinador era o Hélio Pimentel: cheguei para treinar, por indicação do Heinz Appel. No primeiro treino, o Hélio chegou e disse: “tire as chuteiras e amarre direito!”, retruquei: Mas, está amarrada corretamente, “tire as chuteiras e amarre direito!”, repetiu Hélio. Dei meia volta e fiz sinal de adeus ao Heinz Appel, que estava acompanhando o treino e fui embora. Uma outra passagem que lembro é que fui o único atleta na história da liga de futebol que marcou três gols em cobrança de falta, em uma única  partida e, pior contra o Paysandu. Resultado daquela partida 5 x 5. O Saulo - que acompanhava a matéria - emendou: “O Miro foi o maior batedor
de pênalti no futebol brusquense.”.

Algum fato marcante relacionado ao clássico da cidade?
Eu, um paysanduano da gema, meu pai um paysanduano doente, o mano Arno, também e como trabalhava com o tio Felipe Pires – num café que ficava ao lado do antigo Coliseu – e atleticano roxo, tive que torcer num clássico pelo Carlos Renaux.

Para encerrar, quem pretender desfrutar algumas horas no Sete de Ouro, alguma sugestão?
O Miro Pires esperou que o Saulo respondesse: Olha, todas as sextas feiras, nos encontramos, na base da amizade e com a presença de alguém que toda àquela musiquinha esperta.

 Referências: Algumas respostas foram complementadas por Saulo Tavares.
Entrevista publicada no jornal A Voz de Brusque aos 13 de julho de 2002.

VALTER MAORIZZI, popular PACA

Filho de Hercílio Maorizzi (in memoriam) e Otília Hodecker; natural de Brusque, nascido aos 04.05.51. Cônjuge: Arlete Deichmann Maorizzi, casados aos 02.06.73; um casal de filhos: Válter Júnior e Marilú (casada com Odirlei Bózio); um casal de netos: Gabriel (Júnior), e Amanda Carolina (Marilú).

Por que o apelido Paca?
Quando nasci, pesei cinco quilos e duzentas gramas, a parteira foi a frau Fuchs, quando minha vó me viu disse: “não parece ser gente, parece ser uma paquinha”, isso porque eu era bem gordinho, aí foi, inicialmente, paquinha, depois paca e paca gaiteiro, até hoje.

Como foi a educação recebida dos pais?
Meu pai sempre cobrava trabalho e honestidade.

O que lembra com carinho da infância?
Da infância, bem me lembro, das peladas, quando atuava nos infantis do Paysandu e do Renaux. O Darcy Ramos era treinador do Paysandu e no Renaux, era o saudoso Mário Vinotti, e da sanfona que pegava escondida de meu pai.

Em que posição atuava?
Atuava como quarto zagueiro.

Algum título, em especial?
Foi um título de campeão sul-brasileiro no exército.

Lembranças positivas do exército?
Foi ter atuado com o Britinho, que tarde veio atuar no Brusque, e ter tido como companheiro de farda, o Dr Celso, Secretário Municipal de Saúde e, também, os ensaios que fazia na banda do exército.

O que lembra com saudades da juventude?
Ah... as serenatas! Tínhamos uma turma boa, inclusive o Ademar Tomazoni e outros amigos.

Como conheceu a Arlete?
Conheci num dia de festa no Aymoré, quando retornando da festa, vi ela em pé próximo do portão, eu vinha pilotando uma “vespa”, parei, e pedi um copo d’água. Depois fomos nos conhecendo melhor no Honório Miranda, onde fizemos o segundo grau, namoramos, por aproximadamente um ano e meio e, mais um ano de noivado e, subimos ao altar.

Quando surgiu a música em sua vida?
Iniciei na música aos 7 anos, meu saudoso pai, professor de música – por notas; eu ficava observando ele tocar e iniciei a tocar acordeão, que pegava às escondidas dele, no quarto.

A música é um dom?

 Sim, para ser músico é preciso ter dom; e no meu caso específico, até pelofato de o pai ser professor de música, o sangue está impregnado de musicalidade.

Em que grupos abriu a sanfona?
Em bandas e conjuntos iniciei aos 17 anos: vinte anos no Show 7, dez anos no Nivert e seu conjunto, quatro anos na Bier Kapelle e seis anos na banda musical, Araújo Brusque.

Por que Show Sete?
O nome show 7 é porque éramos em sete integrantes. O saudoso Luiz Carlos Vichini, popular Calito (guitarra), Odemar Cavichiolli, o popular Marinho (vocalista), Dilson João Lopes da Silva (baterista), e mais os quatros que ainda teimam em gosta de música: Lino Tomazoni, Valmor Alexandre, Pedro Sestrem, popular Didi e eu.

Grandes músicos?
Entre outros, citaria: Bruno Moritz (acordeão), Lico Vechi (teclado), Toni Soares (vocalista), Aliatar Taboni (vocalista, no ritmo boemia), o saudoso Pedrinho Knihs (pistão), Lauro Fischer (vocalista), e a dupla Ciro e Dejair (vocalista e violão).

Quais foram as melhores apresentações?
Ah!... as melhores apresentações foram durante a realização da Fenarreco. Ressalte-se, tive apresentação em todas as edições da Fenarreco.

Alguma preferência por gênero musical?
Toco todos os ritmos, mas o que mais me toca, é a música típica.

Quais era os salões mais populares?
0s mais populares eram os salões do Schulemburg, Bandeirante, Beneficiente,  Guabirubense, Santos Dumont, Guarani, Aymoré, entre outros.
 
O que é uma sexta feira perfeita?
É aquela que pode-se dizer: uma semana que correu tudo bem, é na espera de um final de semana com um almoço em família... churrasquinho.

Espera alguma coisa de 2008?
Além de saúde, as minhas “ bodas de ouro” na música, em maio e, as bodas de coral (35 anos) com Arlete, em junho.

Para o lazer, alguma preferência?
Não tem jeito ... é a música. 25

 Referências: Entrevista publicada no Jornal A Voz de Brusque na semana de 09 a 16 de maio de 2008



Nenhum comentário:

Postar um comentário