terça-feira, 17 de junho de 2014

Maria Luiza Walendowsky - CUPHI III

Maria Luiza Walendowaky

Congresso Universal de Poesia Hispanicoamericana

Maria Luiza Walendowsky, nascida em Brusque no dia 20 de junho de 1956. Filha de Hilário Walendowsky e de Arlinda Zimermamm Walendowsky. Graduada em Pedagogia pela UDESC e pós-graduada em Saúde Mental Coletiva pela Assevim. Presentemente exerce a função de fiscal sanitarista. Estuda Espanhol na Escola For You Idiomas. Dedica-se à poesia desde a adolescência vencendo alguns concursos com o uso de pseudônimos. Na atualidade compõe o grupo de canto/coral da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga .  Em 2007 foi nomeada delegada da UBT- União Brasileira de Trovadores para o Município de Brusque,  tendo como principal objetivo a divulgação da trova bem como propagação da cultura do município. Em 2008 recebeu a Menção Honrosa com três trovas cujo tema era “sorriso” nos III Jogos Florais de Balneário Camboriú / SC. No ano seguinte, em 2009, compartilhou a produção poética literária na forma de livro “Confraria Amantes da Poesia” lançado no dia 21 de outubro. Em 2010  no dia Internacional da Mulher, foi homenageada  como mulher destaque na  Área  Cultural do ano 2009, pelo Clube Soroptimista Internacional de Brusque.Em 16 de abril de 2011 foi nomeada presidente da UBT para a Seção de Brusque.



Exibindo IMG_9695.JPG


 Como surgiram as trovas em sua trajetória?
Para mim surgiu em 2006, quando fui convidada para participar dos II Jogos Florais de Balneário Camboriú, foi quando eu tive mais contato com esta modalidade poética, composta de quatro versos setissilábicos, os quais deverão rimar: o primeiro verso com o terceiro e o segundo verso com o quarto. O autor da trova deve colocar nos quatro versos toda sua ideia.


Atualmente, qual a sua participação na área das trovas?
Em 2007 fui nomeada delegada da UBT em Brusque, em 2011 presidente da Seção da UBT de Brusque e 2013 presidente do Conselho da União Brasileira de Trovadores do Estado de Santa Catarina.


Fale sobre o CUPHI
1.- O Congresso Universal de Poesia Hispanicoamericana se faz a cada 2 anos: o primeiro, em Tijuana Baixa California - México em 2010, do qual  participaram  vários trovadores e poetas do Brasil. Além de atividades artístico culturais, nesse encontro havia mesas redondas, apresentação de livros, leitura de poesia e, no final, a premiação dos I Jogos Florais da CUPHI. Alem do Lançamento da Antologia “Pensamento Antológico Universal”, La Poesia Purifica la Vida Humana, da qual participei com dois poemas em espanhol. Em 2012 participei do II Congresso Universal de Poesia Hisponoamericana, em Concepción no Chile, com lançamento da respectiva Antologia Poética com dois poemas em espanhol, ocasião em que aconteceram os II jogos Florais, com a presença, inclusive, de vários membros da União Brasileira de Trovadores.

.
Qual será a sua participação no CUPHI -III?
Irei participar do III Congresso da CUPHI como representante de nossa UBT , também por ser a Coordenadora do Concurso de poesias Semillas Infantiles, e no Congresso vou apresentar meu livro em Espanhol e Inglês titulado " Mis ojos ...M i alma " My eyes ...My soul ".


Da nossa região mais algumas participações no CUPHI-III?
Não.


Comente sobre a obra que você pretende lançar durante o CUPHI -III?
O livro Mis ojos... Mi alma, My eves... My soul…”, trata dos meus sentimentos familiares, humanitários e sociais. Onde procuro levar, através dos poemas e trovas, palavras de amor, paz, esperança e fé, ansiando, desta forma, a possibilidade de uma visão mas fraterna do mundo.

O lançamento visa alumiar o evento?
Creio que todos os poetas ao apresentar o seu livro estão fazendo não só uma apresentação, eles estão levando mensagens maravilhosas para a humanidade em cada um de seus poemas, então acredito que cada livro vai ser brilhante e ilumiar o Congresso como se estrelas estivessem descido do céu.

Poderia adiantar alguma matéria que constará do lançamento de sua obra?
Sim, os poemas escrevi em espanhol, depois traduzi para o português mas gostaria de deixar um poema para o meu pai Hilário Walendowsky em espanhol e outro em português para os meus alunos da APAE que tanto me ensinaram, além de uma trova.


Fale um pouco da expectivatia em Los Angeles?
Minha expectativa é a confraternização, o aprendizado infinito com poetas de todo mundo, inclusive com o neto de Zmahatma Gandhi , o Dr Arun Gandhi.que apresentara pela primeira vez em espanhol seu livro “Legado de Amor”, sobre os ensinamentos de seu avó.Além da emoção de ter nas mãos o livro, onde coloco minha alma, meu ser,minha fé, esta fé que me coloca de joelhos é a mesma que me ergue, me faz acreditar que com Deus tudo é possível, porque colocou pessoas que acreditaram, que apoiaram ,que Deus os ilumine sempre e em especial a Cristina de Oliveira de San Antonio, Texas, um anjo, incentivadora para que eu não esmorecesse diante desta obra literária em espanhol; Gracias mi ángel eterno!
Exibindo DSCI0537233.jpg
E as trovas?

ETERNAS CRIANÇAS

Caminhei pela rotina do mundo
crendo que assim era a vida
mas eles romperam a bolha,
quando conheci seu Universo.

Ensinaram-me mais do que eduquei.
Aprendi que a superação humana
se ganha através de pequenas conquistas.
Pequenas realizações, grandes triunfos.

Mundo de crianças especiais.

Que não sabem conjugar
a palavra  maldade.
Faróis de luz em suas famílias.
Chamas de amor
como sol radioso em seus lares.

Crianças puras, inocentes.

Eternas crianças!

ORQUÍDEAS
Recuerdo los ojos alegres de mi padre,
sus manos acariciando las hojas.
El brillo en sus ojos
eran el reflejo de las flores.
Las orquídeas caprichosas se transformaban
bajo la ternura de su mirada en:

Medusas vegetales.
Novias de la primavera.
Mariposas encantadas.
Arquitectura floral.
Rocío multicolor.
Fuga de matices.
Estrellas majestuosas.
Cúpula floral,
Rosario celestial.
Ángeles alados
Flamencos meciéndose en el viento.
Mi padre era un capitán de navío
en el océano de orquídeas.

DEUS 
Peço com fé e esperança,
diante de Ti , oh meu Des:
Une os homens na aliança,
Pois todos são filhos teus!
Foi o ventre de Maria
que acolheu o Salvador,
e, que ao mundo salvaria
num doce oásis de amor!


Publicado no EM FOCO aos 19.12.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário