segunda-feira, 2 de junho de 2014

Marcela dos Santos


Marcela dos Santos
Coral da Igreja Evangélica Calvário e estudante de direito


A entrevistada desta semana é a integrante do coral da Igreja Evangélica Calvário e Chefe Operacional na Fundação Municipal de Esportes e ainda estudante de Direito, Marcela dos Santos, nascida em Brusque aos 10 de agosto de 1995; filha de Márcia dos Santos Knies. São em 3 irmãos: Mateus dos Santos Mauerberg (12 anos) e Maria Eduarda dos Santos Knies (8 anos) e a entrevistada. Cursa o segundo semestre de Direito na UNIFEBE. Está noiva de Felipe Wollinger, natural de Balneário Camboriú, que neste ano se forma em Sistemas de Informação. Que denonima 'Amor Imensurável!'
Exibindo 1501804_503036759809232_1302066372_n.jpg

Nossa entrevistada Marcela dos Santos

Sonho de criança?
Tive diversos sonhos quando criança, os mais marcantes que continuam vivos são de me tornar Policial, constituir família, entre outros sonhos tão singelos de uma criança.

Como foi sua infância?
Minha infância foi marcada pelas brincadeiras, fui criada na casa de meus avós maternos, Egídio e Maria dos Santos, que me deram muito amor e fizeram o possível para que eu me tornasse uma pessoa que os desse orgulho. E conseguiram.

O que lembra com carinho da infância?
Como eu ia falando, minha infância foi muito saudável, junto com meus primos eu brinquei e brinquei até virar moça, depois estudei e continuo estudando...
Exibindo 190647_327457337367176_606412884_n.jpg
 Com a mãe Márcia e o padrastro Éder 

Histórico escolar?
Sempre estudei na Escola de Educação Básica Santa Terezinha, tendo me afastado no 1º ano do ensino médio e retornado no ano seguinte para concluir meu ensino médio na mesma. terminei o ensino médio em 2012, e em meados de 2013 ingressei na faculdade pelo histórico escolar, não prestei nenhum tipo de vestibular, me classifiquei pelo histórico.

Como foi ingressar na faculdade?
No inicio da faculdade tudo é mágico, parece que estamos vivendo em um mundo desconhecido, onde a cada dia que passa queremos nos descobrir e descobrir mais deste mundo. É cômico, fui uma caloura meia perdida nos primeiros seis meses, mas agora já estou acostumada com a rotina e com as dependências da Universidade.

E o bairro Santa Terezinha?
Santa Terezinha é o bairro onde moro e sempre morei, que amo de paixão e não abro mão.

Pessoas que influenciam?
Acho que a pessoa que mais me influencia é Jesus, na qual tento todos os dias andar no caminho dele, e em segundo meu amado Avô Egídio que pra mim é uma lenda viva e sinônimo de força e superação.

Melhores leituras? O que está lendo atualmente?
Gosto de ler o necessário, não tenho tempo disponível para me entreter com alguma outra leitura sem ser da minha área.

Porque decidiu cursar Direito?
 Cresci ouvindo da minha mãe que minha personalidade forte era a minha arma para me tornar uma advogada, delegada ou juíza. Quando me tornei adolescente eu pensei na hipótese de ser Jornalista e até trabalhei na área na época mas vi realmente que minha paixão era o Direito. Sou apaixonada pela Justiça que é o único meio de resolver problemas sociais.

Quais matérias mais interessantes/gostas no Curso de Direito?
Gosto do Direito Civil, e Sociologia, por enquanto.

Quais não faria questão de entendê-las?
Não faço questão de entender Psicologia. (risos)

Como você prefere receber as aulas? Por explicação pelo Professor na forma de discurso? Por vídeos? Por matéria digitada e sendo lida e explicada em classe? Por trabalho de pesquisa? Ou outra forma?
Gosto de matéria lida e explicada pelo professor em sala, porque desta forma é mais fácil a absorção do aluno em relação à matéria.

Qual o perfil do Professor/a ideal?
O professor ideal é aquele que explica e interage ao mesmo tempo, sem deixar os alunos se distraírem com qualquer outra coisa, mesmo estando cercados pela tecnologia, o foco deste professor é ensinar!

Já pensaste na especialidade que pretendes seguir?
O Direito é um campo muito amplo de áreas a serem exercidas, tendo em vista que todas são bem remuneradas é difícil escolher e ainda não sei em qual vou exercer função.

A profissão de advogado não está vulgarizada?
Eu acho que vulgarizado não é a palavra, mas sim popularizado. Na antiguidade o cargo de Advogado por exemplo significava poder absoluto e isso se expandiu até parte do milênio passado, mas tendo em vista todo o aperfeiçoamento tecnológico é claro o Direito não iria ficar de fora e parar no tempo. A profissão se expandiu e alcançou a todos, todos tem acessibilidade para fazer uma faculdade de Direito seja por bolsas de estudo, universidade pública ou até mesmo a privada. Não precisa ser necessariamente de família de Doutores para se tornar Advogado, talvez seja por isso que algumas pessoas acham que o Direito perdeu a identidade, sua maneira formal e culta, pois qualquer pessoa hoje em dia pode ser um Bacharel em Direito. Isso é bom ao mesmo tempo, pois vemos a socialização do mundo, sua transformação e adaptação.

A direção da entidade- reitoria e pró-reitoria - cumpre o seu papel à contento?
Falando um pouco da UNIFEBE, não consigo tirar conclusões precipitadas pois estou apenas a 1 ano lá dentro, mas pelo que observo a administração tem se esforçado para cumprir seu papel.

Um recadinho aos que procuram a área do Direito?
Um recadinho para os jovens que desejam seguir essa carreira: Sem esforço não há recompensa! Não estude para ser apenas mais um, estude para ser o melhor, e tente de tudo, se tudo der errado você ainda será um ótimo Advogado!

Hobby?
Meu hobby é cantar, canto desde os 13 anos na Igreja, sou muito abençoada por isso e amo cantar. Até hoje ainda faço aulas de técnica vocal e participo do coral da Igreja Evangélica Calvário.

Costuma ler jornais? Já leu a matéria “Entrevista”, no Jornal Em Foco?
Costumo sim ler jornais, até porque recebo-os todos os dias pela manhã e já li a matéria "Entrevista" que por sinal é uma das minhas paginas favoritas do Em Foco.

Finalizando um hino de louvor?
Desde que me converti ao Senhor Jesus eu participo do grupo de louvor, na época no grupo de adolescentes 180º da Igreja Evangélica Calvario, eu tinha 13 anos quando comecei a cantar. Esse grupo foi para mim o início de tudo, foi lá que Deus plantou a sementinha do Espírito Santo no meu coração, foi lá que eu comecei a sonhar os sonhos de Deus pra mim. Apaixonada pela música e louvores, comecei a fazer aulas de técnica vocal e aperfeiçoamento. Parei e retornei algumas vezes e agora estou de volta com as aulas de técnica vocal e coral, da Igreja Evangélica Calvário. Louvar é fazer carinho em Deus!

Tenho vários louvores preferidos, várias canções que ligam meu coração diretamente à Deus, mas uma em especial que tem muito a ver com minha vida espiritual:
Aos teus pés - Fernanda Brum

Somente por tua graça eu me achego a Ti
E clamo por Teu sangue purifica-me
Estou humilhado
Meu rosto toca o chão
Meu Senhor responda-me

Te trago minhas vestes preciso me lavar
Te mostro minhas feridas
Tu podes me curar
A dor do meu pecado consome meu coração
Me enxuga as lágrimas

Me lanço aos Teus pés, me prosto ante a Ti
Eu sei que tens um bálsamo Senhor
Tua cura, teu favor
Tua graça, Teu perdão, Teu sangue derramado sobre mim
Purifica-me
Restaura-me Senhor
Eu quero voltar ao primeiro amor
Exibindo 563771_317584718354438_767048622_n.jpg

  Com os avós Maria e Egídio e a irmã Maria Eduarda
Exibindo 1689329_484123731694381_1152017236_n.jpg


Com o noivo Felipe Wollinger,


Publicado no Jornal EM FOCO aos 11.07.2014




Nenhum comentário:

Postar um comentário