quarta-feira, 9 de março de 2016

Gustavo Pedrini Maestri - no prelo





Gustavo Pedrini Maestri

O entrevistado desta semana é Gustavo Pedrini Maestri, nascido  em Brusque aos 25 de dezembro de 1991, filho de Cristóvão e Zita G.P. Maestri; solteiro  Recem formado em Ciência da Computação pela Udesc.


Nosso entrevistado -Gustavo P. Maestri -  colando grau na Udesc
 
Histórico escolar? Quais escolas frequentou?
Fiz o ensino fundamental no Araújo Brusque, ensino médio  no Honório Miranda e no Senai, juntamente com o curso Técnico de Redes de Computadores e formação superior  na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Primeira professora?
Foi a professora Cristiane no infantil “Lua Nova” e no ensino fundamental foi a professora Rejane.

Grandes Professores?
Dos professores no ensino médio destacaria:, Mário, Moresco, Débora, Jean e Milton; no Senai, citaria no ensino médio, o Professor Comim e no curso  técnico: os professores Rodrigo e Paulo.

Como surgiu em sua trajetória o curso de ciência da computação?
Desde pequeno sempre fiquei impressionado com o funcionamento  de coisas mecânicas e eletrônicas, sempre consertava meus próprios  brinquedos quando quebravam; quando fui apresentado a um computador, achei muito incrível o modo como era possível  criar um mundo  totalmente novo e praticamente infinito dentro de uma máquina. Quanto mais  passava o tempo mais ia aprendendo sobre a tecnologia e cada vez mais ficava maravilhado com as possibilidades de tal ferramenta.

Em que Universidade cursou Ciência da computação? E em que cidade?
Cursei o curso de bacharelado em Ciência da Computação na Udesc, em Joinville.

Qual foi a grade curricular por série? Quais foram as matérias mais complexas?
A grade é um pouco extensa para realmente lembrar de cada matéria e a faculdade não trabalha com sistema seriado e sim sistema de créditos, porém lembro das matérias mais complexas, como cálculo 1, álgebra 2, complexidade de algoritmos, Sistema operacionais, compiladores e Física 3.

Quais foram as fontes de pesquisa que mais utilizou?
A fonte de pesquisa que mais utilizei foi a internet em geral, mormente artigos publicados em revistas e jornais.


Nosso entrevistado entre o pai Cristóvão e a mãe Zita. 



A base do ensino médio possibilitou frequentar o curso superior normalmente?
Infelizmente, creio que no Brasil existe um grave problema neste quesito; existe uma cultura que o ensino médio serve para passar no vestibular; a maioria das escolas visam apenas números de passagem em vestibular. Creio que isto está redondamente errado. Comece a ter uma visão mais de aprender a aprender no curso técnico do Senai, onde existia  o começo de um incentivo a pesquisa, principalmente por parte do professor Rodrigo, que realmente me deu certeza  do curso que queria seguir. Todavia, o ensino médio me permitiu passar no vestibular, vale ressaltar que existe uma enorme diferença no ensino superior, provavelmente ninguém entra preparado para este tipo de mudança, onde você realmente tem que correr atrás do conhecimento já que o mesmo não é mais passado completamente em sala de aula.

Qual a principal diferença entre cursar o ensino médio e o curso superior?
A principal diferença é realmente que no ensino médio é tudo dado de bandeja para o consumo, enquanto que na faculdade você precisa “caçar” o conhecimento ; o máximo que terá é um bom tutor para guiar as suas pesquisas,

Teve algumas participações representando a Universidade? Em que área? Qual o resultado obtido?
Representei a faculdade na olimpíada de programação, contudo nunca consegui participar da etapa nacional, apenas da local e da regional.

Quais os melhores livros ou artigos que já leu?
Já li vários artigos, porém os nomes dos mesmos, geralmente, são muito extensos, não tenho como recordar dos mesmos. Livros eu nunca li nenhum, no máximo um capítulo específico que necessitava para alguma pesquisa, isso se deve a principalmente na minha área de pesquisa o conhecimento ser muito volátil, muda constantemente, logo um livro que pode demorar mais de um ano para ser revisado e publicado já tem um conteúdo  muito antigo , por isso é sempre preferível artigos novos.

O que está lendo atualmente?
Atualmente continuo somente lendo artigos e postagem técnicas que necessito para desenvolvimento de programas em novas tecnologias.

Costuma ler jornais?
Costumo ler apenas notícias  de grande importância na internet, como mudanças na política e economia.

Pretende cursar línguas?
Não pretendo cursar línguas, creio que conseguindo adquirir conhecimento e transmiti-lo já é mais do que o suficiente, não necessitando de um curso superior para aperfeiçoamento de outras habilidades na área, também a maioria das bibliografias que já li na vida são em inglês , provavelmente 85% da bibliografia  que utilizei  na faculdade  era de origem inglesa.

O que pensa em fazer agora formado?
Creio que o de procurar algo extra curricular  para fazer , a faculdade é ótima, porém apresenta apenas uma visão macro de cada área da computação, claro que lhe dando capacidade de ser  aprofundar nessas áreas. Eu, por exemplo, escolhi  entrar na Empresa Júnior – uma empresa criada por estudante sem fins lucrativos, onde todo o capital levantado com projetos realizados pelos alunos era revertido em forma de treinamento para os mesmos. A empresa Júnior teve papel fundamental  no meu aprendizado, permitiu colocar em prática o conhecimento obtido na faculdade e ainda aprender mais sobre o mundo empresarial, pois tínhamos reuniões com os clientes, gerenciamento de contatos, planos de marketing etc., enfrentando todas as dificuldades de uma empresa comum. 






                                   Nosso entrevistado com o pai Cristóvão e o irmão Felipe



Referências: Publicado no blog em 09 de março de 2016 -   luizgianesinientrevista.blogspot.com.br"









Um comentário: