terça-feira, 8 de março de 2016

James Thomas Crews Júnior - no prelo

James Thomas Crews Júnior

O entrevistado desta semana é o Eletrotécnico James Thomas Crews Júnior, nascido em Brusque aos 22 de outubro de 1960, filho de James Thomas Crews  (Americano da Caroline Norte) e de Erika Brunhildes Meyer Crews –(Alemanha); Cônjuge: Sandra Regina de Oliveira Crews; três filhos: Aghata e os gêmeos: Thomas e Jonathan. Tem com esporte preferido o bolão e pedaladas, e hobby: radioamadorismo e aeromodelismo.
               




Thomas, Jonathan. Aghata, Sandra e James

Apresentação
Eu, James Thomas Crews Júnior conhecido por todos como Tubarão, apelido dado pelo amigo, o saudoso Nicolau Battistotti, estou com 55 anos, nasci em Brusque em 1960, casado com Sandra Regina de Oliveira Crews desde março de 1995, temos três filhos: Aghata com 20 anos e os gêmeos Thomas e Jonathan com 11 anos.
 Como conheceu a Sandra Regina?
Conheci a Sandra Regina em um sítio de um amigo em comum nos idos de 1991.


Como surgiu o nome dos filhos?
O nome da filha resultou da leitura do livro da escritora Agatha Christie  que Sandra leu, quando  solteira e, dos filhos : Thomas  é em relação ao meu nome e Jonathan escolhemos  em um livro de nomes de bebês.


Como foi a vinda de sua família para o Brasil ?
Minha mãe é natural da Alemanha, vindo aos 6 anos de idade , fugida da segunda guerra mundial com seu dois irmãos e sua mãe, deixando lá seu pai que ficou quase seis anos preso.

Fale de sua trajetória
Morávamos na Otto Renaux, proximidades da Calçados Kiri, quando eu tinha um aninho,  idos de 1961, houve a enchente em Brusque, fomos morar em Mafra, que ficava mais próximo do emprego de meu pai - James Thomas Crews, americano -  que  era Gerente de Produção da Cia. de Cigarros Souza Cruz em Rio Negro. Permanecemos em Mafra, por aproximadamente por 12 anos. Em seguida, meu pai foi transferido para Tubarão em  1973.
 Em 1974, moramos em Tubarão, pegamos a enchente grande, onde perdemos tudo. Voltamos a Brusque em 1975 e moramos por um ano no sótão da casa de minha vó materna até conseguir adquirir outra casa.

Histórico escolar?
 Sempre estudei em colégio particulares aqui em Brusque: a formação no ensino médio foi quase que totalmente no  Colégio Cônsul (São Luiz só uma matéria). Nunca quis frequentar uma faculdade, apesar de constituir um sonho  de meu pai que eu fosse um universitário, preferi fazer vários cursos técnicos no Senai.

Cursos?
Fiz vários cursos: Latoeiro e ajustador mecânico; torneiro mecânico; fresador mecânico, desenho mecânico, desenho arquitetônico, eletrônica básica (1997), curso de chaveiro, inglês, datilografia e de radioamador de todas as classes até alcançar a classe “A”.  Em 1983, comecei  a fazer consertos  de eletrodomésticos em um quartinho  de costura de minha mãe – minha clientela eram as amigas dela. Arrumava de tudo.

 Uma palhinha sobre sua carreira profissional?
Trabalhei  na Oficina de Latoaria de Waldemar Becker, aprendendo a preparação de latoaria e até pintura. Fazia parte de montagem e desmontagem e na firma irmãos Fischer  S.A, na área de montagem, tornearia e fresadora até  motorista fui, carregava os caminhões com a empilhadeira e às vezes servia de motorista par técnicos da empresa; fazíamos as regulagens e revisores de máquinas de costurar fumo – Matef
Em 1984, com a enchente em Brusque, eu saia com meu jeep à gás e ia buscar aparelhos eletrodomésticos nos bairros  e no centro. Fazia a limpeza, manutenção, entrega e cobrança. Consegui um bom dinheiro.
 Em 1985, meu amigo Juliano Cervi me convidou para trabalhar  com ele numa sala  que estava vaga na Cervi Máquinas. Aprendi muito com o Juliano. Ele me ensinou  a prática , a enrolar induzidos, bobinas, e seu funcionamento. Dividíamos o dinheiro dos aparelhos  que eu consertava. Compramos uma  Kombi velha, reformamos e começamos  a fazer fretes em geral para ajudar no orçamento.
 Em 1986, me cadastrei na Prefeitura como autônomo – nome de fantasia: J.T. Crews Eletro consertos – onde estou há 30 anos no ramo de consertos  de eletrodomésticos, manutenção de micro motores, bobinas, máquinas para talhações e cópias de chaves. Devido a crise mundial, muitas confecções fecharam; foi anos difíceis, hoje me dedico aos serviços minuciosos, aqueles que ninguém gosta de fazer e tenho clientes de  árias cidades vizinhas.

Hobby?
Tenho como hobby o radioamadorismo, no qual sou há 22 anos e sempre trabalhando pela comunidade, nas enchentes faço parte da Diretoria da ARAB
 Sou aeromodelista e curto muito estar com minha família. Sempre primo por estar juntos.

ARAB?
 Significa que faço parte da ARAB.  Associação de radioamadores de Brusque, minha função Primeiro tesoureiro,  e sempre ajudando nas catástrofes , enchentes  ocorridas na cidade.   Função  Radioamador, ficamos nas bases montadas por nós radioamadores com nossos rádios próprios  e alguns ficam em suas estações em suas próprias casas . Ajudando a Defesa Civil e Tiro de Guerra  na comunicação via radio., isto quahdo falta energia, em que internet, celular  não funcionam mais.  Operamos com baterias de carros e caminho~es.    Sempre  trabalhamos em parceria  com clubes das cidades vizinhas, Blumenau  CRB  , Itajaí  CRAI , Joinville  CRAJE  , e Rio do Sul  CRAI   e Indaial   ARAI ,  estes citados todos Clubes de radioamador.  Sem falar do 23  Batalhao de Blumenau .

Tem por hábito ler livros?
Não gosto muito de ler livros, nunca tive esse hábito

Costuma ler jornais?
Sim. Tenho a assinatura do Município e leio a Tribuna

Grandes nomes?
Meu pais James Thomas  Crews , o mestre Arno Ristow e sua esposa Ally Odete  e os Diretores do Colégio C.C. Renaux na época em que estudava nesse educandário.
Mensagem final
Quero agradecer meus pais  que sempre  me apoiaram e ajudaram,  minha irmã Sandra, minha sogra  Eulina , aos  cunhados:  Andréa e  Luiz Henrique,por ter sido  sempre  fui tratado com muito carinho. Agradeço aos meus inúmeros amigos  e Deus. Também, em especial ao Luiz Gianesini que me fez o convite para contar um pouco  da minha trajetória, que sempre foi de lutas, sempre com honestidade e com a compreensão de toda família. Hoje sou realizado com o que faço e sou feliz. Deus é fiel  e nele posso confiar sempre





 frente da empresa do entrevistado









  Os pais do entrevistado: James Thomas Crews   86 anos,e  a mãe   Erika Brunhildes Meyer Crews   76  anos.


Referências: luizgianesinientrevista.blogspot.com.br", publicado no blog aos 08 de março de 2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário