segunda-feira, 30 de março de 2015

Delamar da Silva


DELAMAR DA SILVA
Programa Música da Gente - Rádio Cidade


O entrevistado desta semana é radialista e bancário Delamar da Silva, nascido em Brusque aos dia 13.11.1973, no Hospital Evangélico; filho de Dario da Silva e Arani Dutra; casado com Patricia Aparecida Assi da Silva; filhos: Thiago e Felipe. Torce para o mengo. 
 
Exibindo IMG-20150331-WA0005.jpg

Sonho de criança?
Meu sonho estou vivendo todos os dias, fazendo rádio, quando criança eu e meu irmão Deivis, nós já brincavamos de fazer rádio em casa,  e essa história já vem de berço e está no sangue da família, meu pai é radialista a mais de 53 anos e todos os meus irmãos são radialistas, dois deles não trabalham mais em rádio e um deles a maioria das pessoas conhecem o Dirlei Silva que continua até hoje. 

histórico escolar?
Fui aluno do Colégio Feliciano Pires, depois completei meu estudos no Colégio Dom João Becker, na época de ginásio sempre fui bom em matemática foi o que me influenciou para buscar formação em Contabilidade pela UNIFEBE, depois disse fiz pós-graduação em MBA Gestão Estratégica de Pessoas pela UNIVALE.

Quais as matérias que mais gostava e as que detestava? 
Sempre gostei e gosto de matemática e física, tenho também uma simpatia por geografia. Ciências eu detestava, mas depois que conheci a professora Silvana Santos, passei a gostar pelo forma dedicada e comprometida que ela aplicava as aulas, não que os demais professores não tinham esse perfil, até porque acredito que o primeiro interessado tem que ser vc que quer aprender, mas a professora Silvana me fez mudar meu conceito sobre ciências,  mas nunca gostei de  história e filosofia, português também não tinha muita simpatia, aliás erros de português é e continua sendo muitas das vezes meu inimigo, mas tem muito a ver com a complexidade da língua e da escrita.  

Pessoas que influenciaram?
Quem sempre me influenciou foi minha mãe, ela sempre foi batalhadora, criou os 4 filhos praticamente sozinha, porque ela e meu pai se separaram ainda quando nós eramos muito pequenos, então ter caráter, trabalhar  e não desistir nem no momento de dificuldades foi o que ela demonstrou na prática, porque depois da separação ela sempre viveu sozinha e dedicou e se dedica até hoje para os filhos. Meu pai também teve uma influencia muito grande na minha vida em relação a minha profissão como radialista, sempre quando ele me ouvia me dava dicas de melhorias, ou seja, também é um cara que me ajuda muito até hoje.

Melhores livros que leu?
Confesso que não sou muito chegado em livros, gosto mais de revistas, jornais, mas um livro que li e recomendo, o MONGE E O EXECUTIVO de James C. Hunter, que ensina de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.
  
O que está lendo atualmente? 
Atualmente estou lendo livro do autor brasileiro Roberto Shinyashiki, PROBLEMAS?OBA!, esse livro leva as pessoas a perceberem que um problema é uma grande oportunidade de crescer. E estou gostando muito, recomendo, pois acho que tem tudo haver com atual situação, estamos vivendo num País recheado de problemas, quem sabe não é o momento das oportunidades de novas idéias e valores.

Se você viveu até os 21 anos na Maximiliano Barovski como surgiu Águas Claras em sua trajetória?

Entrei no banco com 19 anos, era solteiro, estava começando a namorar, e nessa época como eu trabalhava em dois lugares (radio e Banco), comecei a economizar para comprar um terreno, ocorre que em 94 quando fui pesquisar e comentei com o corretor de imóveis o valor que poderia dar de entrada em um terreno, ele me informou que com o valor que eu tinha dava para dar de entrada em uma casa, foi ai que ele sugeriu a casa que comprei ainda solteiro no bairro de águas claras, onde moro até hoje, no começo tentei morar sozinho, mas jovem, solteiro, com casa e carro e ainda próximo a danceteria 1020, não deu muito certo, rssssss, mas enfim... aluguei a casa durante um período, depois casei e fui morar na casa onde estou até hoje com minha família.
Como conheceu a Patrícia?
Foi em 1991, no aniversário dela, na verdade eu fui convidado para o aniversário de um amigo, Luiz, ele faz aniversário no mesmo dia que ela, a festa era dos dois, eu sempre digo isso para minha esposa, como não levei presente acabei sendo o presente que ela usa até hoje, rssssss. 

Como surgiu o nome do Programam – Música da Gente?
O nome do programa existe desde que a Rádio entrou no AR, na época em 1982 a radio comprou algumas vinhetas, programas e atrações, então além do nome e vinhetas do Programa MÚSICA DA GENTE, foi comprado também programas com o nome de SUCESSO COLORIDO, SOM MARAVILHA, VOCÊ LIGOU É SUCESSO, FREQUÊNCIA MUSICAL, AS SUPER QUENTES DA SEMANA, LEMBRANÇAS  e outros nomes e atrações que consagraram a programação da rádio, inclusive Gugu Liberato fazia um programa na rádio, bem no início, era gravado de São Paulo. Mas dessas vinhetas e nomes de programas apenas o  MUSICA DA GENTE é ainda usado. No início tinha o comando do saudoso Valdir Reis o Goianinho, após o falecimento do Goianinho muitas pessoas comandaram o programa, mas em outubro de 2013, nunca vou esquecer, estava afastado da programação diária da rádio desde 2009, por motivos profissionais, mas mesmo assim continuava atuando nos finais de semana no futebol como plantão esportivo, o Aldo Fachinello, Diretor e Proprietário da Rádio, me ligou para conversar sobre uma proposta de horário, quando ouvi a proposta que era de madrugada ele sugeriu de ficar um mês fazendo o programa para ter certeza que vou me adaptar com o horário, bem aí todo mundo já sabe, estou até hoje acordando de segunda a sexta as 3h30min para chegar na rádio 03h45min e entrar no ar pontualmente as 04h15min e fazer o que pra mim é uma terapia e um vício, fazer rádio. 
Exibindo IMG-20150331-WA0001.jpg
Você gosta do que faz?
Só quero aqui dizer que na rádio já fiz e faço muita coisa, repórter (policial,político e de campo), apresentador de jornal e programas, coordenador, plantão esportivo, ou seja, o rádio me ensinou e me ensina o quanto é importante vc gostar e amar o que faz, é terrível vc trabalhar apenas pelo salário no final do mês, acho que pessoas que trabalham assim não são completamente felizes sempre vai faltar alguma coisa. 

Ocupações profissionais ?
Num período de 2 anos minha mãe e meu irmão moramos em Navegantes, lá aos 8 anos comecei a trabalhar como vendedor de picolé, pra ajudar no orçamento de casa,  depois disso voltamos pra Brusque e comecei cedo no rádio, desde dos 13 anos, como operador de audio, atualmente continuo na rádio e a 23 anos como Bancário em uma das maiores instituições financeiras do país. 



Qual o maior desafio que enfrentou ?
O maior desafio foi quando eu tive um problema de saúde, sofri de síndrome de pânico, foram quase 2 anos de tratamento, confesso que o difícil da doença psicológica é  aceitar que está com o problema, mas assim graças a Deus e com ajuda e apoio da família e dr Marcos em Blumenau, estou curado dessa situação.

 Quais as suas aspirações?
Com relação minhas aspirações,  teve um dia que ouvi uma palestra em São Paulo onde o palestrante falava de sonho grande,  quando a platéia foi questionada sobre seus sonhos a maioria destacou viagens, adquirir bens, casar,  etc...Quando chegou o momento de falar eu apenas disse que meu sonho é conhecer meus netos, bisnetos, etc... as pessoas não entenderam esse sonho. Eu explico,  meu sonho grande é viver o máximo que puder com saúde e energia pra conhecer minha geração.

Algo que você apostou e não deu certo?:
Na mega sena, já apostei várias vezes e nunca ganho, brincadeira....tentei entrar em uma grande rádio do sul do brasil na época quando era jovem e não passei, hoje percebo que quando as coisas não acontecem é porque não era o momento ou aquilo não era pra você.

O que faria se estivesse no início da carreira e não teve coragem de fazer?
Acho que trabalhar em outras cidades, rádio, etc, mas assim não me arrependo, é que na verdade sempre faltou coragem mesmo de sair dessa terra que é Brusque, amo de paixão essa cidade e esse povo.

O que aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia?
Na verdade a gente nunca deixa de aprender, a vida vai ensinando todos os dias coisa novas, situações novas, mas admiro muito os professores dedicados, e não é difícil de identifica-los, são aqueles que realmente se entregam ao ensinamento, sabem ouvir, sabem expressar e aplicar as idéias e repassá-las, porque se eu tivesse oportunidade de ser presidente de um país acho que o professor dedicado, comprometido deveria ganhar o maior salário do que todas as outra profissões, porque toda e qualquer profissão passa na mão de um professor, hoje mesmo tenho a oportunidade de trabalhar com um profissional que não é professor, mas tenho admiração e reconhecimento pelo seu trabalho e talento, até brinco com ele no ar quando chamo ele para participar, o "professor"  Francisco Carlos nosso âncora do jornalismo, é comprometido e percebe-se o quanto aquilo que ele faz não é apenas pelo salário no final do mês, é porque ama o trabalho.
  
Quais as maiores alegrias? E desapontamentos?
Alegrias é conhecer pessoas, poder abraçar as pessoas, conversar com as pessoas, comemorar com as pessoas, sorri com as pessoas, ou seja, o ser humano é coisa mais valiosa que existe no planeta, mas agora respondendo a outra pergunta, pra mim desapontamentos é quando tenho a informação de que pessoas matam outras porque de dinheiro, poder, ganância, as vezes nem chega a matar mas querem ver outras pessoas sofrendo, serem condenadas injustamente por questões políticas partidárias, religiosas, etc, é complicado isso, eu sempre digo que os alienígenas estão aqui mesmo em nosso planeta, e não é difícil de identifica-los, são extra-terrestres com roupas de humanos fazendo barbari, maldade, inveja, mau humorado, vivem sempre reclamando, brigam com tudo e com todos até com o próprio espelho, esses são alienígenas, o filme Homens de Preto representa bens essas situações.    


Costuma ler jornais?
Na verdade eu leio bastante jornais locais, até fiquei feliz com o convite, pois já havia acompanhado outras entrevistas de vc, acho muito importante os jornais locais valorizarem as pessoas que fazem e tem histórias pra contar, mas leio muito jornais através da internet, acho que hoje a informação é um direito de todos, mas as pessoas precisam se atualizar e buscar informações.

Exibindo Delamar radio.jpg




Exibindo DSC_0566.JPG



Entrevista publicada no Jornal Em Foco aos 10 de abril de 2015


Pai do Delamar 


Exibindo IMG-20150329-WA0002.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário