sexta-feira, 27 de março de 2015

Benta Guilhermina Boni




BENTA GUILHERMINA BONI - Popular Irmã Benta


Cinquentenário de Consagração Religiosa

50 anos da Consagração da entrevistada

A entrevistada desta semana é a irmã Benta Guilhermina Boni, filha dos saudosos José Boni Júnior e Guilhermina Setti Boni; natural de Brusque, nascida aos 08.05.42; São em treze irmãos: Arthur (in memoriam), Lúcio (in memoriam), Estandislau (in memoriam), Agostinho, Alzira (in memoriam), Ida Maria (in memoriam), Terezinha, Vanete , Luiz e Benta e, mais três que faleceram ainda pequenos. Foi Administradora do Mosteiro Park Hotel; profissão de fé em 21.01.65.
Exibindo Scan0003.jpg

Irmã Benta e Alexandre Luís.






Como foi sua infância e Juventude?
Brinquei muito: na beira do rio, com boneca, freqüentei a Escola Reunidas Norma Ribus Pessoa, em Águas Claras, até a quarta série, fui para Nova Trento, refiz a quarta série, no sentido de fortalecer a base, com vistas a admissão, em seguida fui para Ourinhos/SP, onde fiz a admissão, ali também iniciei o ginasial; fiz o curso de auxiliar de enfermagem. Em seguida, cursei o segundo grau em Fraiburgo/SC, o Postulando em Avaré/SP, o noviciado em Indaiatuva/SP e também a irmandade - Irmã
Como era a vida de seus pais?
O pai foi uma pessoa muito séria e muito trabalhador e a mãe, muito legal; costurava e ajudava nos serviços de casa. Pai e mãe foram bons... muitos bons!
E a a religiosidade em sua trajetória?
Um certo dia, a tia Vicentina, irmã de minha mãe – convidou um sobrinha para tal missão – coloquei-me à disposição, só que era muito novinha, mesmo assim, acabei indo por um ano para Capão Bonito/SP, retornei para Santa Catarina, e após um ano fui para o Juvenato, em Nova Trento e na sequência, acabei sendo irmã.
Formação acadêmica?
Fiz a faculdade de Administração de Empresas, tendo iniciado em 82, em Palmas/PR e terminado em Cuiabá/MT.


O que signfica atingir o Cinquentenário de Consagração Religiosa ?
Celebrar 50 anos de Vida Consagrada Religiosa é celebrar a vida, celebrar a entrega, celebrar o dom da vocação. Rendo graças ao Senhor, que me concedeu esta oportunidade de poder celebrar coma s Irmãs da Congregação, com meus familiares e amigos estão tão esperada celebração. Foi realmente uma celebração que encheu meu coração de alegria.

Pessoas que influenciaram?
As pessoas que me influenciaram foram a minha família, a Congregação que me acolheu e as pessoas que encontrei na caminhada.Obrigada Senhor, obrigada minhas Irmãs de caminhada!

Não é incorreto o Papa Francisco estar querendo incluir os gays em confrontação com o texto Bíblico?
Os textos bíblicos que fundamentam esta questão acredito que são estes:
"Não se deite com um homem como quem se deita com uma mulher; é repugnante. (Levítico 18,22).
"Se um homem se deitar com outro homem como quem se deita com uma mulher, ambos praticaram um ato repugnante. Terão que ser executados, pois merecem a mor­te.” (Levítico 20,13).
Lembro que o Livro do Levítico foi escrito dentro do período do retorno do Exílio na Babilônia, portanto, os sacerdotes levitas queriam “purificar” Israel, que era considerado impuro pela mescla de casamentos com pessoas pagãs e/ou de outras culturas for de Israel. Eles definiram regras e cultos, normas de sacrifícios e critérios para distinguir o que é puro e o que é impuro. Nas proibições do Livro do Levítico estão presentes o sexto mandamento do decálogo: “Não cometa adultério”. Todas as formas de relações sexuais que não sejam entre marido e mulher – assim como, sem casos de relações incestuosas, são condenadas. As mesmas eram usadas para manter e consolidar o poder político no Egito e em Canaã. São inúmeras as proibições sexuais. Israel é um povo em aliança com o Senhor. Por isso, não pode viver segundo os projetos de outros povos.
Muitas vezes os textos de Romanos 1, 21-31 são utilizados para justificar esta visão também, assim como o texto de 1Coríntios 6,9-10.
O povo de Israel viveu esta duplicidade de vida, serviram ao Deus de Israel e, em alguns momentos aos cultos e práticas sociais dos estrangeiros.

Se analisarmos de forma literal?
Se formos olhar e analisar de forma Literal o que a Bíblia diz sobre o homossexualismo e o homossexual, sem levar em conta o contexto do povo e do texto escrito, ficaremos com a visão restrita que se resume da seguinte forma: O homossexualismo não é doença, e na Bíblia ele é descrito como até mais do que um pecado: é uma perversão e abominação diante de Deus.
Os textos bíblicos veja bem, estão se referindo à prática, não à pessoa do homossexual. Deus ama cada pessoa, independente de como ela seja, mas não ama práticas que são contrárias à Sua própria natureza.

O texto bíblico traz algumas passagens de tal prática?
A Bíblia está cheia de passagens condenando tal prática. Os homens de Sodoma queriam conhecer os anjos que se hospedaram na casa de Ló. Daí vem a palavra "sodomita" que é o homem que procura outro homem para possuí lo como a uma mulher. Tanto o que faz o papel de homem como o que faz o papel de mulher estão pecando e cometendo uma abominação: "Não haverá prostituta dentre as filhas de Israel; nem haverá sodomita dentre os filhos de Israel. Não trarás o salário da prostituta nem preço de um sodomita à casa do SENHOR teu Deus por qualquer voto; porque ambos são igualmente abominação ao SENHOR teu Deus.... Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é... Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação".
Dt 23.17; Lv 18:22; 20:13.

Em algumas traduções, ao invés de
"sodomitas" a expressão usada é "rapazes escandalosos", "rapazes alegres" (daí usar a palavra inglesa "gay" que significa "alegre"), "prostitutos cultuais" ou "prostitutos sagrados" (porque os israelitas tinham incorporado o sexo aos rituais religiosos, como faziam os pagãos) (1 Reis 14.24; 15.12), e os homossexuais são novamente citados no Novo Testamento, em Romanos 1.26,27, tanto com respeito ao homem como à mulher (lésbicas, lesbianismo), prevendo aí um juízo que cairia sobre seus próprios corpos, sem contudo identificar especificamente que juízo seria esse: "Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro." Rm 1:26,27.
Segundo alguns médicos é alteração no cérebro, portanto não há provas por ser uma teoria.
Há homens claramente efeminados (com características femininas), de nascença, modo de criação ou devido a um excesso de hormônios femininos, que se casam, têm filhos e são felizes como homens.
A sociedade aceita todas as formas de inclinações?
A tendência da sociedade de hoje é a aceitação das diferentes inclinações sexuais, sob a alegação de se tratar de opção pessoal e não implicar em dano à sociedade como um todo.
Não temos como definir se Deus aceita a homosexualidade como algo normal para Ele? Não. Deus pode amar um ateu, mas não irá amar o ateísmo, contrário à Sua própria existência. Ele pode amar o homossexual, mas não irá amar o homosexualismo, contrário ao Seu plano original da Criação: Disse Jesus: "Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem." Mc 10:6-9.
Assim como Deus faz, devo amar e respeitar todas as pessoas, independente do estilo de vida ou preferência sexual que escolheram, mas isso não implicará que eu deva aceitar ou concordar com suas práticas ou com o modo de vida que escolheram.

Então o que é importante?
É importante ter presente e lembre-se de que qualquer verdadeiro cristão deve proceder como o Senhor Jesus procedeu quando andou neste mundo: Ele sempre amou o pecador e detestou o pecado. Todas as pessoas devem ser amadas como Deus as ama, independente de seu modo de vida. Mas amá-las não implica em aceitar seu modo de vida, principalmente quando temos diante de nós um testemunho claro daquilo que Deus pensa sobre o assunto.
O assunto é polêmico principalmente entre os cristãos de linha conservadora e liberal. Os conservadores católicos romanos, ortodoxos, protestantes e evangélicos, se mantêm fiéis à doutrina apostólica contida nas Sagradas Escrituras, que determina: “Nenhum homem deverá ter relações sexuais com outro homem” (Levítico 18,22).
A igreja cristã é formada por toda sorte de pecadores e luta pela libertação de seus erros através da ação transformadora do Evangelho.
Olhando para a posição de Jesus Cristo encontramos o mandamento: “Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo? Eu porém vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” Mateus 5, 43-44).
Penso que, é importante amar o nosso próximo, além de suas atitudes. Creio que é nesse sentido que o Papa tem se posicionado.
Jesus também falou: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo semelhante a este é: amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os Profetas”. Mateus 22,37-40.

Grande nome na religiosidade?
Um grande exemplo de vida e doação foi a Santa Paulina.

Alguma decepção?
Não, me realizei na vida religiosa, como sempre quis.

Recomeçaria tudo?
Sim, tranquilamente, me sinto muito feliz no que segui.


Alguma viagem ao exterior a serviço da evangelização?
Já fui a Nicarágua, Guatemala, França – Igreja Nossa Senhora de Lourdes, Itália, em Vígolo Vataro, onde nasceu Santa Paulina.

Irmã deveria casar?
Não deveria. Se é uma opção de vida, é uma opção de vida!

Tem como Deus perdoar tantos pecados do ser humano?
As injustiças e infidelidades eu acredito que Deus sendo Pai, ele perdoará, só que a humanidade tem que mudar. Não pode continuar assim.

Como definiria o Santuário Santa Paulina?
Um lugar de encontro e oração; lugar de prece, da súplica e da gratidão.

O que está sendo planejado e já foi feito para o Santuário Santa Paulina ser cada vez mais aconchegante ?
Entre outras coisas, está sendo planejado a Casa das Graças, a réplica da casa de Santa Paulina, um Shopping, visando atender com mais qualidade os fiéis que se deslocam até aqui.

Lazer?
Gosto de assistir o noticiário, programas de humorismo e bons filmes, quando sobra um tempinho e gosto também de praia.






Entrevista publicada no Jornal Em Foco aos 27 de março de 2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário