sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Patrícia Heiderscheidt

A entrevistada da semana é a Secretária de Saúde de Guabiruba, Patrícia Heiderscheidt, nascida em Brusque aos 15 de julho de 1975 – tendo morado em Major Gercino até aos 7 anos de idade, quando então veio para Guabiruba; filha de Tarcisio Francisco Heiderscheidt e Maria N. Otto; casada com Matias Kohler – Prefeito de Guabiruba; filhos: Maria Eduarda H. Gums e Clara Mariana H. Kohler.

Clique para obter Opções

Sonho de criança?
Sonhava ser professora.

Histórico escolar:
Ensino Fundamental no Colégio Professor João Boos e Ensino Médio no Colégio Cenecista Honório Miranda.

Como era a escola na sua infância?
Tinham regras bem rígidas e respeitávamos muito os professores. Usávamos uniformes, comemoravam-se os dias cívicos, como Dia da Bandeira, Dia da Pátria e o Hino Nacional era cantado semanalmente.

De que atividades gostava de participar?
Atividades de Educação Física.

Quais as matérias que mais gostava e as que detestava?
Gostava das disciplinas de Ciências e Matemática e não simpatizava com Física.

Primeiro/a professor/a?
Inês Jasper.

Grandes professores?
Mayda Dalségio e Edinalte de Souza.

Pessoas que influenciaram?
Meus pais sempre foram um grande exemplo para mim. A forma como encararam a vida, lutaram para dar o melhor aos filhos, suas condutas, conselhos e honestidade me influenciaram e me inspiram diariamente.

O Valcir Jordão Heiderscheit da Secretaria de Obras do Município de Brusque é parente seu?
Talvez tenhamos algum grau de parentesco, mas não tenho conhecimento.

Como se sente sendo a primeira dama e Secretária de Saúde?
Com dupla responsabilidade. As funções de primeira dama acabam sendo mais sociais, acompanhar o prefeito em eventos, auxiliar na organização de desfiles que envolvem o município, entre outras questões sociais. E na Secretaria de Saúde os desafios são diários. No dia 20 de agosto assumi a secretaria com o desafio de dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos, atender as demandas da população e otimizar os recursos. A responsabilidade de cuidar da saúde das pessoas é enorme. Ainda sou mãe e tenho uma família para zelar. Eu diria que hoje tenho aproveitado muito melhor o tempo para dar conta dessas três grandes responsabilidades.

Quantos Postos de Saúde têm Guabiruba/ quais as localizações?
Guabiruba possui seis Unidades Básicas de Saúde (UBS): Guabiruba Sul, Lageado Baixo, Aymoré, São Pedro, Imigrante e Centro, onde fica a Policlínica. A Secretaria também faz o repasse de recursos financeiros para a manutenção da Associação Hospitalar do município.

Como são indicadas as chefias dos Postos?
Normalmente é a enfermeira ou enfermeiro que faz parte da Estratégia da Saúde da Família quem é o responsável pela Unidade Básica de Saúde, procurando valorizar os servidores efetivos.

Há previsão para mais unidades de Saúde?
Está prevista a inauguração para o primeiro semestre deste ano de uma unidade totalmente nova no bairro Imigrante. A obra está sendo concluída. Ainda neste semestre os usuários do Sistema Único de Saúde do bairro terão mais qualidade de infraestrutura ao serem atendidos. Também reformamos os postos de saúde dos bairros Lageado Baixo e São Pedro.

Quais os melhores livros que leu?
O Menino de Pijama Listrado (John Boyne), O Monge e o Executivo (James C. Hunter), entre outros.

O que está lendo agora?
O Administrador de Sonhos (Matthew Kelly).

Costuma ler jornais?
Sim, principalmente as reportagens e textos que falam sobre saúde.

Algo que você apostou e não deu certo?
Não diria que apostei em algo e não deu certo. Tudo são experiências de vida, aprendizado. Eu tinha uma loja e vendia roupas em Guabiruba. Quando engravidei da Clara Mariana ficou inviável viajar para São Paulo fazer as compras e acabei fechando a loja. Não encaro isso como um negócio que não deu certo, mas como uma experiência profissional que em determinado momento não se tornou viável.

O que faria se estivesse no início da carreira e não teve coragem de fazer?
Quando olhamos para o passado com os olhos de hoje, ou seja, com a experiência acumulada no decorrer dos anos, com certeza faríamos alguns ajustes, mas fazendo essa análise vejo que por falta de coragem não deixei de fazer as coisas. Sempre tive ao meu lado pessoas que me apoiavam nas minhas decisões.

Quais as suas aspirações?
Acredito que meu trabalho no período de 2 de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004, durante o mandato do prefeito Guido Antônio Kormann, foi essencial para minha nomeação como Secretária de Saúde e pretendo corresponder às expectativas do Matias e do Zirke ao desempenhar as funções diante de uma das secretarias mais importantes do município, que é a saúde. Essa é uma área que existem muitos e muitos desafios, que precisam ser resolvidos com recursos cada vez mais escassos. Minhas aspirações são nesse sentido. De conseguir atender as demandas da população com os recursos que temos disponíveis.

Exibindo Patricia e a família.jpg

Patrícia com o Matias e com as filhas em passeio de Maria Fumaça em Gramado (RS).


Referências: Entrevista publicada no Jornal EM FOCO aos 13 de março de 2015




Nenhum comentário:

Postar um comentário