quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Norival Floriani

NORIVAL FLORIANI
Programa Eco Turismo & Lazer
O entrevistado desta semana é o apresentador e  produtor do Programa Eco Turismo & Lazer exibido no Canal 6, TV via cabo Tv , Norival Floriani, nascido em Brusque, aos 22 de abril de 1957;  viúvo de Arlete Floriani com a qual teve duas filhas Patrícia e Franciane; simpatizante pelo Botofogo ( diz que torcer para qualquer time nos dias de hoje onde rola muita grana sem amor à camisa, não vale a pena, pois muitas vezes ficamos de mal com amigos por causa do futebol que virou somente um balcão de interesses, não vale a pena hoje torcer e para mim pelada não é homens atrás de bola não kkk mas, eu torço para que o nosso Brusque FC se destaque no estado e quem sabe no nosso Brasil).


Exibindo DSC02910.JPG




Como foi sua infância? Ainda mantém amigos daquela época?
Passei minha infância no bairro Santa Terezinha, quando brincávamos de mocinho e bandido  kkk e ainda tenho muitos amigos da minha infância, deixando de mencionar nomes para não incorrer em esquecimento de algum nome.

Fale da juventude e faça um comparativo com a juventude atual?
A nossa juventude vive outro momento, aquele era o nosso momento, este é o deles com toda a tecnologia à disposição. Sempre deixei a vida me levar – como diz a música - não tinha pretensão para ser alguém e sim levava para o que a vida me dava. Minha juventude foi embalada pelas tardes dançantes que promovíamos: eu tinha os discos e o Beto Staak tinha o toca disco, aí  reuníamos numa garagem do pai dele promover as tardes dançantes e, vale registrar  curtir sem bebidas alcoólicas, apenas com água.


José Fiescher((Fischer) (in memoriam).
O que lembra daquela época?
Jamais esquecerei... não éramos ricos, mas tínhamos o pouco para sobreviver; minha mãe era operária na Iresa, saia todos os dias para trabalhar e me chamava as 4,30 horas – da manhã – fazia um pão com margarina e mussi, pois era o que tínhamos na época, depois fechava a porta para ela pois não tinha fechadura só tramela.

Um dos momentos marcantes?
Um dos momentos mais marcantes de minha juventude aconteceu num comício em que havia a soltura de foguetes e, num dado momento, um amigo – que tinha o apelido de Quinha - foi pegar o resto de um dos foguetes e ele sofreu um acidente grave... perdeu a perna.

Histórico escolar?
Estudei na Escola Henriqueta Medeiros – a escola ficava na Santa Terezinha ao lado da Loja Minela - onde meu professor Arthur Sedrez, Dona Áurea Dalago e não podemos esquecer da merendeira Dona Maria, todos com tão pouco se dedicavam com carinho por aquilo que fazem até a requada na mão kkk

Pessoas que influenciaram?
Não houve pessoas que me influenciaram, mas sim o amor a natureza, as coisa boas da vida que me impulsionaram para fazer meu Programa.

Em que dia e hora é apresentado o Programa Eco Turismo & Lazer e qual a duração?
O Programa é apresentado diariamente no canal 6, TV Cidade, via cabo TV com uma hora de duração . Sempre um lugar para meu público passear, sair com a família, conhecer lugares aconchegantes e diferentes e dentro em breve todos poderão ir junto com o Programa … estaremos fazendo turismo nos lugares que vamos gravar … é uma opção para quem gosta do nosso Programa participar das suas gravações e ver de perto que não é fácil gravar um Programa desta natureza … muitas dificuldades, uns mai,s outros menos


Falei sobre o início na TV e com o Luciano dos Santos
Meu saudoso pai exercia a profissão de eletricista e encanador, e eu por por mais de 20 anos prestando serviço para inúmeras pessoas, sendo uma delas era Luciano dos Santos, proprietário da TV Brusque e, registre-se, sempre em nossas conversas dizia a ele que seu canal precisava fazer um Programa de turismo regional, pois uma por mês, eu saia com minha família para algum lugar e ficava imaginando aquele pedaço da natureza deveria ser apreciado por muitas pessoas e ao conversar com o Luciano, ele sempre me dizia que eu poderia fazer, mas eu desconversava comentando ”estás doido eu um eletricista encanador como que pode ?“. Com tempo passou
e um dia o estúdio onde ele grava o Programa no Ponto estava sem água e fui consertar e depois do conserto pedi a ele que alguém tirasse o carro de traz do meu para eu poder sair, ele disse pode ficar por ali! Como e conhecia todos já aceitava e ai já jantava e tomava algo. Durante a gravação, acompanhava o desenrolar - como nunca tinha visto como se gravava um programa de TV – certa feita comentei que era fácil fazer um Programa e ele me disse então você vai fazer a 'vaca atolada” que eu estava prometendo para ele e assim ficou marcado para o dia 8 de outubro.

E na continuidade?
Ao chegar em casa comentei com a minha esposa – hoje falecida - o que tinha acontecido e ela - como muito parceira – retrucou “se você dá jeito faz” , tendo eu dito “só que vou precisar de sua ajuda”. Ela de pronto disse que ia ajudar mas que só não ia falar na TV, tendo eu concordado. Assim fui me programando para o dia – no dia marcado fomos lá e fizemos a “vaca atolada e um bolo de aipim”. Desnecessário dizer – pelo que observamos - que ficou uma delícia e ela que não queria falar acabou falando sobre o que é ser uma costureira em nossa cidade.

E depois?
Comentei com ela que tinha vontade de fazer o programa de Turismo e e ela como sempre prestativa disse “se você dar jeito faça sempre irei te apoiar!” e foi o que aconteceu ... no dia 10 de janeiro fui lá conversei com o Luciano dos Santos que ia fazer o Programa e que ia se chamar Pesca & Lazer, mostrando a pesca e o turismo. E, assim no final de semana seguinte gravamos o primeiro Programa no Pesque Pague de José Fischer (in memoriam).

Como foi o primeirinho?
Foi divertido fazer o primeiro Programa. Depois gravamos outros e outros até que um dia diante das dificuldades em marca pesca mudei o nome do Programa para Eco Turismo & Lazer,
Programa que englobava tudo da mesma forma, pois o público me cobrava muito programa de pesca.

E a esposa continuou colaborando?
Depois de dez anos no ar tive a perda lamentável do meu bração direito... minha esposa... foi um baque para minha estrutura, mais com ela sempre gostava do que eu fazia nunca deixei de fazer o que mais amo o Eco Turismo & Lazer, um Programa em que mostro lugares indescritíveis levando as pessoas a saírem e dar um bom passeio e sempre lembro de um ditado que diz que ” Deus é brasileiro... só que Ele passava as férias em Santa e Bela Catarina”. E com orgulho, hoje com pareceria da TV Cidade Canal 6, exibo meu programa lá

O que significa fazer TV em Brusque?
Fazer TV em Brusque é um tanto difícil, correr atrás de patrocínio, mesmo considerando que meu Programa só leva coisa boa para os lares. Nunca esqueço de um certo dia eu estando muito chateado e ia ao centro para acabar com meu Programa e antes passei uma  loja  para pagar uma conta para minha filha, na saída encontrei um senhor já com uma certa idade que comentou:: “Sr Floriani quero parabenizá-lo pelo seu programa, eu adoro assistir os lugares que você mostra; eu e minha velhinha não podemos mais dirigir ai vamos passear com o senhor “. Confesso que balancei... fui para casa e continuo com meu Programa até hoje, mesmo enfrentandoa todas as dificuldades e, tendo parceria com a TV : eu faço serviços para eles e em troca exibo meu Programa..

 Quais os comerciais que colaboram com seu programa? 
Os apoiadores foram muitos até este momento. Tenho preocupação em esquecer de um e não gosto disto, então agradeço a todos que até agora apoiaram minha ideia e aos que ainda irão acreditar no meu trabalho e em especial ao meu público fiel que sempre me prestigiou ao longo desde 16 anos que iremos comemorar em 23 de fevereiro. São 16 anos na estrada, mostrando o muito desta santa e bela Santa Catarina e claro materiais fora do estado e até fora do nosso pais, como Argentina, Paraguai e Itália


Medo?
Nunca tive medo de nada, sempre segui em frente com Deus, mas aprendi a ter medo da perda... quando perdi minha  esposa – dia 08 de julho de 2009 – foi uma perda muito grande não só para mim, mas para toda minha família e tive a certeza que pra nossos amigos que a amavam muito ... até hoje não me recuperei.

Programação da TV?
Atualmente não assisto mais nada que me traz tristeza, por exemplo jornais, novelas etc, assisto os canais locais e um bom filme de ação no final do dia para abaixar a poeira – kkk - do final do dia

Qual foi o maior desafio que enfrentou?
Meu maior desafio é superar a perda de minha esposa e continuar fazendo aquilo que amo fazer que é o Eco Turismo & Lazer, o resto Deus me mostra o caminho.

Em que apostou e não deu certo?
Na vida apostamos em muitas coisas que não dão certo, mas Deus nos dá todos os dias a oportunidade de recomeçarmos e nunca desistir.

Decepção?
Minha maior decepção é com muitos dos políticos de nosso país, pois um país rico em tudo e o povo passando necessidades básicas como saúde. Minha esposa ficou o dia todo no hospital de Azambuja com dores no abdômen e nenhum exame foi feito para diagnosticar a origem da dor, não vou dizer que ela estaria viva hoje, mas seria uma esperança não só para o caso dela mas de todos que passam por situação idêntica.Outrossim, educação e transporte, sendo que no que diz respeito ao  transporte... nossas estradas poderiam estar bem melhores para rodarmos a trabalho ou a lazer - , que é o que meu programa mostra.

O que faz atualmente Norival Floriani ?
Hoje continuo com meu Programa Eco Turismo & Lazer na TV Cidade com o apoio da diretoria da TV, pois é uma troca por ser uma TV Comunitária.


 Exibindo DSC02826.JPG
Exibindo DSC03064.JPG



Exibindo DSC03064.JPG

Exibindo DSC03029.JPG








Entrevista publicada no Jornal Em Foco aos 27 de fevereiro de 1915Exibindo DSC03096.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário