segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Elizabete Maria Barni Eccel - Primeira Dama

Elizabete Maria Barni Eccel
A entrevistada desta semana é a Professora - na Escola de Educação Básica: Dom João Becker (Ensino Fundamental) e Professora no Curso de Pedagogia da Unifebe e também, Primeira Dama: Elizabete Maria Barni Eccel, nascida em Botuverá, 28 de outubro de 1965. Filha de Dulcidio Arides Barni e Luzia Werner Barni.Cônjuge: Paulo Roberto Eccel. Filhos: João Vítor  e Pedro Henrique .

Exibindo 3 (2).jpg

Nossa entrevistada, a Professora Elizabete Maria Barni Eccel

Além de Professora?
Aluna do Curso do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa) promovido pelo Governo Federal e oferecido aos Professores Alfabetizadores da Rede Estadual e Membro da Executiva do PT (Partido dos trabalhadores).
O que você sonhava ser quando era criança?
sonhava em ser Professora.

O que sente falta do tempo de infância?
De brincar no pomar próximo a nossa casa, onde existiam muitas frutas. Da minha casinha que foi montada pelos meus pais com muito carinho, mimo e detalhes. Do campo de vôlei, organizado próximo ao comércio de nossa família e que possibilitava reunir os colegas para momentos de alegrias e descontração.

Como foi a educação recebida de seus pais?
A educação recebida de meus pais é o meu maior legado. Ensinaram-me a ter respeito, me ensinaram a sempre falar a verdade, me ensinaram a ser persistente, me ensinaram a dar valor as coisas simples da vida, me ensinaram a ir em busca dos meus objetivos enfrentando e vencendo as dificuldades. Ensinaram-me a ter humildade. Ensinaram-me a importância da manifestação do amor. Algo fundamental que me ensinaram e pelo qual sou muito grata: TER FÉ!!!

Histórico escolar:
Ensino Fundamental: Escola Maria Luiza da Silva e E.E.B. Padre João Stolte: Botuverá. Ensino Médio: Colégio Cônsul Carlos Renaux (Magistério). Graduação: Fundação de Ensino do Pólo Geoeducacional do Vale do Itajaí: Pedagogia. Pós-Graduação: Fundação Educacional Regional Jaraguaense: Educação Infantil e Séries Iniciais). Pós-Graduação: Faculdade São Luiz: Arteterapia: Fundamentos Filosóficos e Práticas.

Como conheceu o Paulo?
Conhecemo-nos em Brusque, numa das atividades que o Grupo de Jovens JEPAM estava promovendo na Capela Nossa senhora de Fátima, localizada no bairro Jardim Maluche.

Lembra do primeiro/a professor/a?
Com toda certeza. Professora Helena Colzani: mulher de garra e luta. Firme, decidida e que cobrava muito. Obrigada!

Fale sobre seu exercício como docente na Escola Dom João Becker
Ser docente na Escola de Educação Básica Dom João Becker me oportuniza, a cada dia, viver novos desafios, ter compromisso, ter dedicação, ter empenho, buscar o aprofundamento dos conhecimentos, vivenciar momentos de descobertas, de entusiasmo e de alegrias. Além disso, conhecer novas pessoas, visitar espaços, dialogar com profissionais da área. Brincar, cantar, dançar, chorar. Em meu trabalho posso contribuir, com muita responsabilidade, com cada aluno, auxiliando em sua aprendizagem, sua descoberta e em sua formação enquanto ser humano, ensinando a ter valores, respeito e solidariedade.

E no curso de Pedagogia na Unifebe.
As mesmas colocações feitas anteriormente podem ser expressas nesta questão, mudando o nome da Instituição. É com muito compromisso e responsabilidade que desenvolvo o meu trabalho neste espaço educacional. Na UNIFEBE estou diretamente envolvida com a formação dos profissionais da Educação. E esses futuros profissionais necessitam de qualificação para exerceram suas atividades. Tenho a sensação de que o momento de estar em sala, estabelecendo trocas, ampliando conhecimentos, provocando desafios é um momento único.

A educação ontem e hoje?
Ontem: Teve a sua função para aquele momento e certamente trouxe muitas contribuições para os dias atuais (acertos e erros). Hoje: Busca vencer os desafios desta época. Deve ter a compreensão do ser humano como um ser social. Toda proposta pedagógica necessita ter presente as concepções do ser humano em suas diferentes faixas etárias, a concepção de educação e de sociedade (história, sociologia, antropologia, psicologia).

Se você fosse escrever um livro – qual seria o título?
A gratidão e seus efeitos.

Grandes nomes na educação?
Paulo Freire, Sonia Kramer, Zilma Ramos de Oliveira, Maria Lucia de A. Machado, Miguel Arroyo, Ana Lúcia Goulart de Faria, Moacir Gadotti.

Nunca pensou em candidatar-se (politicamente)?
Todo filiado está à disposição de seu partido, aberto as discussões e necessidades e acolhendo as decisões coletivas. Pelo menos é o que vivencio em meu Partido (PT). Sempre estive presente em todas as campanhas desde que me filiei, em 1986, dando minha contribuição enquanto cidadã. Quanto a candidatar-se, só o tempo dirá...

Quais os melhores livros que lá leu?
Pedagogia do Oprimido”, “Cuidado escola”, “A paixão de conhecer o mundo”, “Afetos e emoções no dia-a-dia da educação infantil”, “As necessidades essenciais das crianças”, “Aprendizes e mestres”, “Professora sim tia não”, “História das idéias pedagógicas”, “As cem linguagens da criança”, “Em busca de sentido”, “O sermão da montanha”, “A verdade da vida”, “Arte e criatividade. Espiritualidade e cura: a teoria do corpo- criante”,“Arteterapeuta: um cuidador da psique”, “Mulheres que correm com os lobos”, “Florescer”, “Alimentação desintoxicante: para ativar o sistema imunológico”, “Tudo posso mas nem tudo me convém”, “ O efeito sombra”, “O caçador de pipas”, “ A cura quântica”.

O que está lendo atualmente?
Imagens quebradas: trajetórias e tempo de alunos e mestres”. (Editora Vozes)Autor: Miguel Arroyo.

Um resumo de sua trajetória pessoal e profissional
Morei em Ribeirão do Ouro até concluir o Ensino Fundamental. Vim para Brusque para dar continuidade aos estudos (sou muito grata aos meus pais por esta oportunidade e pela minha avó paterna e tia que me acolheram em sua casa durante os primeiros anos que aqui estive. Sou grata ao casal de amigos que durante certo período também me acolheu em sua residência).Iniciei meus estudos e trabalhei alguns anos como balconista. Trabalhei no SESI como professora de Escolinha de Arte (trabalho realizado diariamente em bairros diferentes com crianças da comunidade). Fiz a graduação. Fiz cursos de Pós Graduação.Comecei a exercer a profissão de professora na E.E.B. Municipal do Paquetá, atuando na Educação Infantil (iniciei como ACT e, após alguns anos, prestei concurso e obtive a classificação, em primeiro lugar).Prestei concurso para a Rede Estadual e iniciei meu trabalho na E. E. B. Osvaldo Reis. Após alguns anos, fiz remoção para a E.E.B. Dom João Becker.Pedi licença sem vencimento e, durante alguns anos, fui proprietária - juntamente com meu marido - da Escola de Educação Infantil Lua Nova (que atendia em, período integral, crianças de 0 a 6 anos). Retornei a Rede Estadual, na qual trabalho com o Ensino Fundamental. Fui, por alguns anos, Coordenadora do Sinte Regional(Sindicado dos Trabalhadores em Educação).Desde 1990, sou professora da Unifebe, no curso de Pedagogia (por alguns meses esse vínculo foi interrompido, devido ao nascimento dos filhos).Participei da Pastoral da Juventude, Centro de Defesa dos Direitos Humanos, Catequese (catequista e coordenadora) e iniciei na militância do PT (Partido dos Trabalhadores, desde 1986).Realizei meu estágio do Curso de Pós Graduação em Arteterapia no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), localizado no Bairro Limeira Baixa, com um grupo de mulheres. Trabalhamos a temática: A Mandala como Prática Arteterapêutica de Resgate da Identidade Familiar. Foi uma experiência muito rica em minha vida (agradeço a todos e todas que contribuíram para que esse trabalho se efetivasse). Sou casada com uma pessoa muito especial e sou mãe de dois homens que também são muito especiais em minha vida.
Tenho participação durante cada eleição, desde que me filiei, e estes momentos são de muito aprendizado.
Sou muito grata a todos que colaboraram para estarmos administrando o nosso município.
Tenho dito que a experiência de uma administração pública não se encontra em nenhum livro. Vive-se muitas emoções, desafios, realizações e se exerce - com toda a certeza - a cidadania em sua plenitude, sem esquecer de nossos princípios.

O que faria se estivesse no início da carreira e que não teve coragem de fazer?
Não mudaria nada. Tudo aconteceu do jeito que tinha que ser.

Algo em que apostou e não deu certo?
Por questões econômicas não consegui dar continuidade ao Projeto da Escola de Educação Infantil Lua Nova (1999).

Algo cômico que aconteceu em sua vida?
Perder” uma amiga que estava no bagageiro da minha bicicleta (quando olhei para trás, ela estava no chão).

O que você aplica dos grandes educadores, das experiências que teve, no dia a dia?
Ter muito claro o porquê e para quê das minhas ações. A importância de se entregar por inteiro àquilo que faço, buscando minha realização pessoal e profissional. Ser responsável. Ter comprometimento. Saber justificar minhas atitudes.

O que a incomoda?
Mediocridade, falsidade, jogo de interesse, falta de posição, querer apenas agradar.

Quais são as suas aspirações?
Continuar sendo quem sou, com minhas qualidades, acertos, erros e defeitos. Viver cada vez mais com serenidade, harmonia e muita gratidão a todos e a tudo, aproveitando as oportunidades.Continuar caminhando por longos anos ao lado do meu companheiro, vivenciando tudo que a vida nos oferece, com muito amor.Continuar observando (agora mais de longe) a caminhada dos nossos filhos e contribuir, como sempre, naquilo que for necessário, com todo o meu amor, respeito e gratidão pelos filhos maravilhosos que são.Continuar estudando sempre e participando de cursos de formação. Continuar militando no PT, participando de novos desafios.

Qual o maior desafio que enfrentou até agora?
A educação dos filhos, no sentido de conseguir passar para eles amor, afeto, respeito, valores e princípios. Hoje, colho bons frutos e percebo que esse desafio foi superado.

Grandes alegrias? Tristezas?
Alegrias: Estar viva, ter uma família integra, minha formação profissional, meus trabalhos, as eleições dos meus candidatos, ter grandes amigos, oportunidade de vivenciar as coisas bela da vida (um lindo dia de sol, um dia de chuva (sem transtornos), uma bela lua cheia, o mar, uma gostosa caminhada, tomar o café maravilhoso feito pelo meu pai, com ele e minha mãe, pegar meus filhos no colo, abraçar com muito amor meu amado, sorrir com ele, viajar com ele, estar ao seu lado).

Finalizado, alguma mensagem?
Minha mensagem é de gratidão a todos que, de forma direta ou indireta, estiveram e/ou estão em minha vida, contribuindo para que eu pudesse ser e viver cada dia melhor, estabelecendo boas relações e sendo quem realmente sou.


Publicado no Jornal EM FOCO aos 07 de março de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário