quinta-feira, 25 de abril de 2019

CRISTIANO SILVA BASHQUI – Médico Radiologista


CRISTIANO SILVA BASHQUI – Médico Radiologista

O entrevistado desta semana é o Médico Radiologista Cristiano Silva Bashqui, natural de Porto Alegre, nascido em 21 de novembro de 1973; filho de Luiz Fernando Bashqui e Sandra Maria da Silva Bashqui; divorciado, não tem filhos; Praticante de Surf e Tênis, torcedor do Grêmio.


                                                          Dr Cristiano Silva Bashqui

Como foi sua infância?
Tive uma infância tranquila em Porto Alegre, em uma época que ainda se podia curtir a capital, sem os inúmeros problemas que hoje vivenciamos nas grandes cidades. Podíamos brincar pelas ruas com os amigos com a certeza que chegaríamos com segurança em nossas casas.
O que lembra com carinho daquele período?
Lembro com muito carinho dos felizes momentos com a família, do cuidado e preocupação de minha mãe, amor e ensinamentos de meu pai, a convivência com irmãos e avós bem como dos inúmeros amigos que ficaram.

E a juventude?
Na juventude, além dos estudos, frequentava o clube Associação Leopoldina Juvenil, onde praticava tênis. Incentivado pelo meu avô, entusiasta e praticante do esporte, iniciei com 6 anos na escolinha de tênis e posteriormente participei da equipe onde tive a oportunidade de jogar campeonatos na capital e interior do estado. Na temporada de verão e férias escolares curtia a praia com a família, pescava com os amigos e praticava surf.
Histórico escolar?
Cursei primeiro e segundo graus em escolas particulares de Porto Alegre (Colégio Farroupilha e Colégio Bom Conselho), faculdade de medicina na Universidade de Caxias do Sul, especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul/ SIDI – Serviço de Investigação Diagnóstica em Porto Alegre e Fellowship em Ressonância Magnética na Clínica Imagem em Florianópolis.

Como surgiu a medicina em sua trajetória?
A medicina é uma paixão desde criança, inspirada na ética, moral e profissionalismo de meu pai, hoje Médico Radiologista aposentado, que me levava ainda criança para acompanhar o seu trabalho no setor de radiologia dos hospitais em que trabalhava. Sem dúvida, meu grande exemplo.

Qual a especialidade?
Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Colégio Brasileiro de Radiologia

O que levou a escolher tal especialidade?
O desenvolvimento da radiologia como especialidades médica, os crescentes avanços da medicina diagnóstica e a revolução tecnológica fizeram surgir novos equipamentos ampliando de forma fantástica o campo de atuação da especialidade e sem dúvida, foi um fator decisivo para a minha escolha.

Fale sobre a Prime Diagnóstico
A Prime Diagnóstico por Imagem é a realização de um sonho. Após uma longa trajetória entre formação acadêmica, especialização, fellowship, vinda para Brusque e a atuação nos principais hospitais da cidade (Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux e Hospital e Maternidade Dom Joaquim) surge a necessidade de investir em recursos próprios. A criação de uma empresa sólida, ética e tecnológica sem deixar o lado humanístico da profissão tornou este sonho realidade.

Quais os serviços que a Prime Diagnóstico presta?
Ultrassonografia Geral 
Ultrassonografia Doppler
Densitometria Óssea
Biópsias

 O que acha da nova versão do código de ética da medicina e a telemedicina?
Resoluções são importantes para normatizar e regular o sistema, principalmente em telemedicina onde diagnósticos são feitos a distância. Se não houver padronização pode haver prejuízo ao paciente.

Quais os melhores livros que leu?
Além dos tradicionais livros de medicina na época da faculdade e de radiologia na especialização, aprecio a leitura de livros que tratam sobre finanças, gestão, liderança e empreendedorismo.

O que está lendo agora?
Organizações exponenciais: Por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito) por Salim Ismail (autor), Yuri Van Gees (autor), Michael S. Malone (autor), Gerson Yamagami (tradutor).

Como surgiu Brusque em sua trajetória?
Com o término do Fellowship em Ressonância Magnética na Clínica Imagem em Florianópolis veio o convite para assumir o serviço de radiologia do Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, onde trabalhei por 15 anos. O mesmo convite foi feito pelo Hospital e Maternidade Dom Joaquim, onde continuo atuando. Fui professor Titular Concursado da Disciplina de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Faculdade de Medicina da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Hoje a Prime Diagnóstico por Imagem é uma empresa sólida no mercado e cada dia recebe mais reconhecimento por parte da sociedade Brusquense.

hobby?
Cozinhar.

Maior medo é o de envelhecer ou o de entristecer?
Envelhecer é inevitável, importante que seja com saúde e qualidade de vida. Entristecer jamais.
  
Qual foi o maior desafio até agora?
Crescer em tempos de crise.

'Você se arrependeu de alguma coisa que disse ou que fez?
Me arrependo do que não fiz.
 
Algum fato que ficou atravessado?
Nada a considerar.

Algo que você apostou e não deu certo?
Mega Sena rs.
  
O que faria se estivesse no início da carreira e não teve coragem de fazer?
Faria tudo outra vez.
 
Quais as maiores decepções e alegrias que teve?
Poucas decepções pois fazemos sem esperar em troca. Alegrias muitas, estar vivo por exemplo.

Qual é a sua maior ambição?
Vida longa.

 O que mais incomoda?
O dia não ter mais que 24 horas, para poder realizar e viver mais

 De que sente orgulho?
De ser Brasileiro

 Em quem tem fé?
Deus

Referências: publicado no blog luizgianesinientrevista.blogspot.com.br em 24 de abril de 2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário