quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Dr Joel Mendes -2014 -



Dr Joel Mendes

Medicina e Kart Club de Brusque

O entrevistado desta semana é o médico - especialidade: Ortopedia e Traumatologia com cursos de Pós graduação em Trauma Buco Maxilo Facial , Ultrassonografia óssea e Cirurgia por Videortroscopia em joelho – Dr Joel Mendes; filho de Mário Jesuino Mendes e Laura Uliano Mendes; natural de Araranguá, nascido aos 19.02.59; casado com Rosani da Silva Mendes aos 19.11.88; dois filhos: Joel Mendes Júnior e Caio Henrique Mendes.. Torce para o Paraná e para o São Paulo.

Filho de Mário Jesuino Mendes e Laura Uliano Mendes; natural de Araranguá, nascido aos 19.02.59; casado com Rosani da Silva Mendes aos 19.11.88; Tem  dois filhos: Joel Mendes Júnior, Dentista  e Caio Henrique Mendes , Empresário na linha de artigos esportivos especializado em Luvas de Goleiros e Engenheiro de Produção. Dr. Joel Mendes tem duas  Especialidades: 1. Ortopedia e Traumatologia com cursos de Pós graduação em Trauma Buco Maxilo Facial , Ultrassonografia óssea e Cirurgia do joelho por Videotroscopia . 2.  Especialista em Perícia Médica pela Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas, com Pós graduação em Perícias Médicas pelo IPOG de Florianópolis. Torce para o Paraná Clube, antigo Colorado Esporte Clube, onde trabalhou no Departamento Médico quando estudante e São Paulo F.C.

Exibindo Joel Cortado.jpg


nosso entrevistado, Dr Joel Mendes



Como surgiu a Medicina em sua trajetória profissional – algum antecedente familiar?
A Medicina surgiu com certeza por intuição divina. Tenho hoje um primo médico formado um ano antes que eu.

A Internet e a Medicina?
Ganhou facilidade em pesquisas e informações.

A globalização e a Medicina?
O mundo ficou pequeno com toda tecnologia que temos hoje e a medicina foi um dos setores mais beneficiados.

Quais os problemas mais frequentes que apresentam as pessoas que procuram seu consultório?
No mundo inteiro, na especialidade de Ortopedia, a Lombalgia – dor nas costas – é causa mais comum de consultas. Em segundo, as dores no ombro.

Como está Brusque equipada – em sua especialidade – em relação aos grandes centros?
Temos hoje em Brusque um desenvolvimento bastante satisfatório da minha especialidade. Conseguimos realizar com eficiência a maioria das cirurgias realizadas nos grandes centros e com material de mesma qualidade.

O curso de Medicina cumpre com a qualidade de ensino?
Todo curso superior que faz é o aluno. Evidentemente que deve haver uma base de ensino que possa propiciar ao aluno ter acesso aos conhecimentos necessários. Vejo que há alguns anos muitos médicos deixam a faculdade sem ter a verdadeira noção da importância SOCIAL , que eles têm nas cidades onde vão atuar. Mas no geral vejo as Faculdades deficitárias em muitos aspectos na formação médica.

Se não fosse médico?
Por ser uma intuição divina, se não fosse para ser médico, talvez não teria nascido.Exibindo IMG_0096.JPG

Caio Mendes, Karine Mendes(nora, Dr Joel,  Delegada Rosani, e o Juninho


O Sr presidiu o Kart Club de Brusque ?
Sim, fui eleito para gestão de 1996 à 1998. Nesta minha gestão tive a oportunidade, junto com uma equipe de amantes do kart, fazermos o Kartódromo com medidas para eventos internacionais.

Quem dirigia os destinos da entidade, juntamente com o Sr?
Tive a sorte de ter colaboradores e uma diretoria maravilhosa como Tato Petruscki, Nilton Muller, Altevir Bonomini( grande engenheiro mecânico do Kart, onde aprendemos o que não fazer no Kart), Ronaldo Szpoganicz, Juliano Renaux, Dinho Siemsem, Percy Erb, Volnei Ferreira, Henrique Lazarte, Luisinho Loos, Klaus Loos, Gilmar Junges (Serrana) , Giga Barni, Dagomar Carneiro, Joel e Eduardo Krieger, Juliano Belli , enfim, outros que no momento me falha a memória. Cada um exerceu sua funçáo com que foi determinado. O sucesso desta diretoria se deveu ao fato também de que 30 sócios se comprometeram a pagar R$ 100 (Cem ) reais por mês durante 10 meses, o que somou R$ 30 mil reais. Esta quantia foi suficiente para fazer toda estrutura , como box, alambrado, grama, banheiros, etc pois a Prefeitura só daria a estrutura da pista asfáltica.
Exibindo eu e tony.jpg

 oto das 500 milhas granja viana- da esquerda para direita: Beto monteiro (fórmula truck), Rubinho, Tony Kanaan, Djalma Fogaça, Fabinho Fogaça (Stock Car) e Juninho.

Antes da construção da pista nas imediações do Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, o kartismo era praticado na Beira Rio?
Sim. Tiveram aproximadamente 5 corridas nos anos de 1995 e 1996. Dava um trabalho sem medida , além de custo altíssimo, pois tínhamos que comprar os protetores de pista que eram enormes e pesados. Tínhamos que transportar os pneus de proteção para fazer as gincanes (desvios). Tinha que pegar autorização da Prefeitura, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, fazer guarita dos fiscais da confederação de Kart, e por vai. Era muito, muito trabalhoso.

Como surgiu a pista do Kart Club nas proximidades do Pavilhão da Fenarreco?
Eu era Diretor Médico da Secretaria Municipal de Saúde na Gestão do Prefeito Danilo Moritz (1992-1996) e numa das reuniões da Secretaria em 1995 eu citei que aquela áreas só servia para criar cobras e aranhas. Então Danilo Propos um Contrato de Comodato, mas não daria o dinheiro. Sugeriu que se o Kart conseguisse convencer os inadimplentes do IPTU a saldarem suas dívidas ele destinaria este dinheiro para fazer a Pista asfáltica. A partir foram feitos contatos com estes contribuintes, sendo que a partir do momento que pagavam seus impostos à Prefeitura avisavam o Kart Clube, e desta maneira conseguimos fazer a pista asfáltica.

Em que administração foi inaugurado o Kartódromo Municipal?
O Kartódromo foi inaugurado em 22 de dezembro de 1996, uma semana antes de Hilário Zen assumir a Prefeitura. Se náo tivéssemos terminado na gestão do Danilo, certamente teríamos dificuldade para terminá-la, pois Hilário Zen, nunca se mostrou favorável ao Kartódromo.

Ter inaugurado o Kartódromo Municipal foi uma conquista? Houve alguma dificuldade na implantação?
Sim, ter Inaugurado o Kartódromo Municipal de Brusque, foi sem dúvida uma conquista inesquecível, devido às enormes dificuldades desde a confecção do traçado que foi elaborado pelo Dinho Siemsem e Beto Walendowski, até medida de nível topográfico, passagem de máquinas, colocação do asfalto, elaboração das Zebras, pintura das zebras, etc. Quando já tínhamos todo traçado pronto e desenhado pelas máquinas, descobriu-se que a curva da parte de baixo da pista em direção á beira rio, era terra fofa, e com a passagem do asfalto iria afundar. Tivemos que mudar o traçado, fazer aterro, redesenhar a pista naquela parte.

O traçado da pista é padrão?
A pista tem traçado homologado pela Confederação Catarinense de Kart, com medidas do traçado para eventos internacionais.

Grandes incentivadores do Kartismo?
Aí nos temos que voltar náo 20 anos, e sim 40 anos, que foram os pioneiros e corriam no Paraiso dos Poneis em gaspar. Teremos que falar em Bau Schaefer, Juca Loos, Chico Loos, Na época de 1995 quando ressurgiu a febre do Kart, teremos que falar nos irmáos Bernardes, irmãos Belli, Luisinho Loos, Klaus Loos, Tato Petruscki, Nilton Muller, Juliano Renaux, Henrique Lazarte, Volnei Eloir Ferreira, Percy Erb, Dunho Siemsem.

Grandes nomes no Kartismo?
Citando os de Brusque, diria que temos muitos. Dos menores de idade para os maiores: Rick Rosin, André Muller, Davis Bonomini, Daniel Bonomini, Juliana Petruscki, Joel Mendes Junior, Nando Fischer. Depois : Gilmarzinho Junges, Nuno Renaux, André Lazarte, Carlos Renaux, Guito Renaux, Bruno Beuting, Dado Spaganicz (primeiro piloto a entrar no kartódromo), Caloca, Percy Erb, Dinho Siemsem, Giga Barni, Volnei Ferreira Luisinho , Loos, Klaus Loos, Juliano Belli. Tinha na época mais pilotos, porém não recordo de todos os nomes.

E o filho Joel Mendes Júnior ?
Juninho teve uma passagem brilhante no Kart, onde travou grandes duelos com André Muller e Juliana. Pela competência destes adversários, ele teve que sempre melhorar para ser competitivo. Eu, como mecânico de pista dele, tive que estudar muita mecânica para aplicar nas corridas. Fez 107 corridas no kart, com 33 vitórias, 21 poles. Tivemos um mecânico fora das pistas , Gilmar Junges, que foi uma pessoa fundamental no sucesso do Juninho, não só pela dedicação, mas também com a competência com preparava nossos motores. Tínhamos 08 motores, onde poderíamos colocar qualquer um para corrida, tamanho era o rendimento destas máquinas.
Foi Campeão Brusquense, Campeão Joinvilense, Campeáo Copa Hauer no Paraná, Campeão Catarinense, Bi Campeão Sul Brasileiro (na Fórmula 56 e Granja Viana em São Paulo). Juninho está fazendo Campeonato de Fórmula 1600 em Sáo Paulo, porém agora como Dentista os compromissos são outros, e corre realmente para tirar estressar do dia a dia. Esteve em Indianapólis em Abril deste ano e fez um teste na equipe da Sara Fischer. Mas foi só uma oportunidade que teve e a profissão de Dentista está neste momento está acima de qualquer esporte.

E o outro filho, Caio Henrique Mendes, não seguiu o mesmo caminho?
Teve uma passagem pelo Kart, mas não tinha o mesmo talento que o Juninho. Teve bons resultados e chegamos a fazer uma dobradinha em Joinville em 1998. Foi uma festa muito grande. Locutor do Kartódromo, por chegarmos quase meia pista na frente dos outros, apelidou nossos motores de Motores da NASA.

A Juliana, filha de Renato Petrusky, e o Carlos Henrique Rosin são nomes que devem ser considerado no Kart de Brusque? Há mais alguma promessa?
Sim, com certeza. São dois grandes pilotos, tiveram muitas vitórias, títulos e engrandeceram o nome de Brusque. Rick chegou a correr fora do País, mas onde sobrou talento, faltou dinheiro. Estou no momento afastado das pistas, mas vejo que as promessas do kart terão um grande inimigo que é a falta de patrocínio.
Adicionar legenda
Exibindo MTNV2665.JPG
Juninho liderando 500 milhas de Sáo Paulo- Granja Viana

Publicado no Jornal EM FOCO aos 14 de novembro de 2014



Exibindo kart 1-4.jpg
Adicionar legenda


   inauguração do Kartódromo- A vista de cima no Hotel do hilário Zen.Exibindo kart 2-3.jpg



Após a corrida Juliana cumprimentando Juninho pela vitória - Kart lado  lado

 Exibindo kart 4-1.jpg


   Juninho com troféus.
 Exibindo kart 5.jpg



 Largada do campeonato estadual 1998 em Brusque

 Exibindo kart 3-2.jpg
Caio Mendes  e o Juninho com troféus

Publicada no Jornal EM FOCO aos 21.11.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário