quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Dr Antônio Custódio de Oliveira Filho

Dr Antônio Custódio de Oliveira Filho

Especialista em Ortopedia, Traumatologia e Perícia Médica

O entrevistado desta semana é o Dr Antônio Custódio de Oliveira Filho,  Especialista em Ortopedia, Traumatologia e Perícia Médica,  natural de Itapetininga, São Paulo, aos 03.06.1956, filho de Maria de Jesus Carvalho Oliveira e Antônio Custódio de Oliveira;  três filhos: Diego, Adriano e Lucas. Pós graduado em perícia médica.

 
Exibindo maio 2011.jpg

Nosso entrevistado Dr Antônio Custódio de Oliveira Filho

Qual a especialidade em que o Sr atua?
Sou especialista em Ortopedia e Traumatologia e Perícia Médica.  Também sou membro da Associação brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, que é uma subespecialidade, e membro da Sociedade Brasileira de Terapia por Ondas de Choque, que é outra subespecialidade.

Que equipamentos existem de última geração que facilitam seus diagnósticos?
A Ressonância Nuclear Magnética é o equipamento, dentro da Ortopedia, que mais facilitou os diagnósticos.Mas não podemos deixar de falar de equipamentos que facilitam os tratamentos e dentre eles destacamos:A videoartroscopia que facilitou em muito as cirurgias articulares, O arco cirúrgico (aparelho de Rx acoplado a um monitor) que reduziu, em muito, o tempo cirúrgico e a morbidade das cirurgias.

Quais deles o Sr está implantando no consultório?
Estou iniciando, em meu consultório, o tratamento por ondas de choque.É um tratamento indicado nas inflamações crônicas dos tendões e calcificações no ponto de inserção dos músculos ou tendões e no retardo de consolidação óssea.  As ondas de choque são ondas acústicas de baixa, média ou alta energia que se propagam através do tecido até a região da dor.  São administradas em centro de tratamento por médico habilitado.As principais indicações são as tendinites do ombro, quadril, joelho, cotovelo (epicondilite), tornozelo (tendinopatia do Aquiles) e pé (esporão e fascite plantar). Esse tratamento já é usado, na Europa há 25 anos e no Brasil há 15 anos.  Esta se ampliando o uso das ondas de choque e atualmente também esta sendo usado para dores lombar, cervical, feridas crônicas, ulcera de pele e celulite.

A globalização auxilia o dia a dia do profissional da saúde?
Auxilia e em muito.  Hoje podemos fazer consulta com outros colegas e trocar informações em questão de minutos, tantos com colegas nacionais como internacionais.  Também temos, através das sociedades que participamos uma grande quantidade de aulas online.A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia nos fornece uma grande biblioteca para consulta.

E a internet é útil aos médicos?
Além do relatado anteriormente também temos programas de gerenciamento de clinicas que nos permite acessar o prontuário do paciente em qualquer lugar do mundo e fornecer as informações que o paciente necessita.As pessoas estão usando a internet para tirar suas duvidas. 

Ela contribui para a interação médico - paciente?
 Acho um grande meio de interação, nem sempre é possível responder as dúvidas de um paciente num mesmo momento, mas procuro responder o mais rápido possível.


Como poderíamos diferenciar a Ortopedia da Traumatologia?
A Ortopedia trata das doenças do aparelho locomotor e a traumatologia, como o próprio nome diz, trata dos traumas relativos ao aparelho locomotor.

Quais as implicações do stresse nas fraturas?
A fratura por si só já é um grande trauma.  Uma pessoa hígida que está trabalhando, ou em seu laser, que em segundos se torna incapaz e algumas vezes dependente, passa por um grande stress.  Se está passando por outros stresses pode haver uma descompensação e necessitar de um tratamento psiquiátrico.  

Como está Brusque equipada para enfrentar os problemas ortopédicos e traumatológicos em relação aos grandes centros?
Trabalho no hospital de Azambuja, que tem toda a estrutura para absorver essa grande quantidade de trauma, principalmente do transito, que ocorre em nossa cidade.  

Com a produção científica da área médica tem se ampliado intensamente nas últimas décadas, torna-se necessário a atualização permanente do conhecimento?.
Além de ser necessária a atualização permanente, o médico dentro de sua especialidade, deve filtrar o que quer ler, pois a quantidade de produção científica, atualmente, é enorme.  

Quais os melhores livros que  já leu?
Gosto de ler sobre relacionamento interpessoal e intergrupal e um dos melhores livros é “A Arte da Guerra”, escrito a dois mil anos antes de Cristo e que pode ser transportado para o dia a dia de hoje. Tanto no relacionamento pessoal como comercial. Também apreciei muito “Quem mexeu no meu queijo” e “Você”.

O que  está lendo atualmente?
A Carícia Essencial” de Roberto Shinyashiki.

Nunca pensou em candidatar-se?
Já fui convidado, porém não tenho perfil político e penso que a pessoa que se entrega a política, de maneira consciente e para produzir algo útil para a sociedade, tem que deixar de lado a sua vida profissional.  Isto quer dizer ou você é médico ou é político.

Ainda participa ativamente do Rotary Clube?
Estou no Rotary há 30 anos onde tive a oportunidade de fazer muitas amizades e participar ativamente na nossa comunidade.  Já participei de projetos comunitários locais, distritais e internacionais. O maior programa que participo é o intercambio internacional de jovens, que poderemos falar e divulgar em uma data futura.

Grandes alegrias e tristezas que viveu?
Não gosto de citar fatos isolados, mas posso dizer que todos têm grandes alegrias quando têm filhos e tristeza maior é quando perdemos entes queridos.

E a cavalgada?
O meu grupo de cavalgada já tem 24 anos e continuamos sempre unidos.  Infelizmente estou com um problema no quadril e não posso mais cavalgar, porém continuo participando e fazendo o apoio nas viagens que realizamos.

O que aplica dos grandes pensadores e das experiências que viveu?
Que não devemos deixar para amanhã o que se pode fazer hoje e devemos sempre fazer tudo com dedicação e da melhor maneira possível, dentro da ética e da moral.  Quando partimos para a outra vida o que permanece não é uma lápide e sim a memória do que fizemos, ou deixamos de fazer.  Aproveite o máximo o dia de hoje. 
Exibindo 01-01-2007 11-02-12_0005.jpg
A família: Diego, Lucas, Dr Custodio e Adriano

Para finalizar, em que locais o Sr atende?
Atendo todos os dias na Ortocentro, anexa ao Hospital de Azambuja.

Publicado no Jornal EM FOCO aos 31 de outubro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário