quarta-feira, 26 de março de 2014

Rosangela Steffen Eberle - magistério

ROSANGELA STEFFEN EBERLE
magistério


Apresentação: nasci em Brusque (SC), aos 21/11/195, filha de Walbot e Walmira Steffen; cônjuge: Arno Jorge Eberle; filhos: Rodrigo e Taiana; cargo: Diretora da E.E.F.Prof. Augusta Knorring
Exibindo posângela steffen eberle.jpg


Rosangela e Arno


É concursada? Em que cargo?
Sim, no cargo de Professora de Arte do Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries)


Como foi a sua infância?
Foi uma infância maravilhosa, com brincadeiras muito saudáveis e criativas. Os brinquedos eram confeccionados muitas vezes pela minha mãe e por mim mesma, como bonecas de pano, tique-taque, entre outros. Também tive uma infância regada de muito amor e carinho pelos meus pais e irmãos.


Sonho de criança? Sonhava muito, principalmente em ser professora, casar e construir uma família.


Como foi sua juventude? Minha juventude também foi muito boa. Aproveitei bastante, entretanto era uma época diferente da de hoje, tínhamos mais respeito e limites que precisavam ser cumpridos.


Como surgiu o magistério em sua carreira?O ambiente familiar contribuiu pra sua escolha? O magistério surgiu quando eu trabalhava na Empresa Buettner S/A de Desenhista de Estamparia, onde ao optar para uma vaga no vestibular, resolvi fazer a Faculdade de Artes. Sempre tive o incentivo de meus pais e de minha família na aptidão que eu tinha.


E, com relação à sua formação e especialização, quais eram os objetivos ao entrar nessa área de Educação?
Os meus objetivos eram focados nas Artes, pois além de eu amar muito esta área também tinha o dom de desenhar.
Como conheceu o esposo? Conheci meu esposo em um Baile de Debutantes na Sociedade Bandeirantes, há exatamente 36 anos.
Como foi sua formação escolar (desde o início: estabelecimento de ensino e séries)
Iniciei meus estudos desde o jardim de infância até o ensino médio no Colégio Cônsul Carlos Renaux. A Faculdade cursei na FURB.
Lembra da primeira professora?Sim, com muitas lembranças boas, pois ela era bastante exigente. Era a professora Iete Appel.


Qual foi a melhor professora? Por quê?
Não gostaria de responder, pois tive mais de uma professora que eu gostei,estaria pecando.


E é um desafio ser profissional da educação?
Sim, com certeza um grande desafio.


E o que é ser professora, definiria como? Acho que é muito amplo definir, pois é um dom, é a arte de ensinar, é ser mestre, sábia, paciente, dedicada...


Qual a responsabilidade para dirigir uma escola como a Augusta Knoring?
É uma responsabilidade muito grande, pois exige muito do profissional. É necessário estar atenta a todas as necessidades da escola, tanto na parte de infra-estrutura, administrativa como pedagógica.


A educação é de responsabilidade dos pais? Da Escola? Ou de ambos?
Os pais são responsáveis pela educação e respeito e a Escola dá o conhecimento, devendo ambos caminhar juntos na formação da criança.


A falta da palmatória não está sendo prejudicial na delimitação das atitudes das crianças?
Na nossa época tínhamos outra educação com mais limites, obediência e respeito para com os mais velhos. Lembro-me que meus pais só me olhavam e eu já entendia que precisava obedecer. Atualmente, a maioria dos pais não consegue impor limites aos filhos e muitas vezes a escola também não. Mas, se a criança tiver uma boa educação em casa, terá também um bom comportamento escolar.


Como foi sua vida profissional até aqui?
Tenho 27 anos de experiência na área de educação e a cada ano surgem novos desafios na profissão. De qualquer modo, é muito gratificante trabalhar nessa área, pois é por meio da educação que se formam as outras profissões.


Se não fosse ligada ao magistério, que profissão teria escolhido? Provavelmente estaria atuando como na área de criação e desenho de alguma empresa.


Gostaria de acrescentar mais algum comentário? Agradeço pelo espaço aqui disponibilizado e por ter lembrado de mim para esta entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário