quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Dra. Karla Patrícia Casemiro

A entrevistada desta semana é a  Dra. Karla Patrícia Casemiro, CRM/SC 7394, Patologista, nascida em  Chapecó – SC; filha de  Enio Osmar Casemiro e de  Jovilde Bellini Casemiro; companheiro: Charles de Melllo; dois filhos: Enzo Casemiro Eto e Guilhermo Casemiro Eto. Sócia-proprietária do Vitalab Diagnósticos e Espaço Vitale Centro Médico.

Exibindo 20150731_134058000_iOS.jpg
Dra Karala com os filhos Enzo e Guilhermo .

Dra. Karla, conte-nos um pouco sua trajetória profissional. Por que a escolha da Patologia em sua trajetória profissional?
- Minha escolha foi por não querer só cirurgia e nem só clínica. Fui conhecer o serviço da Patologia do HU UFSC e gostei da especialidade, que até então não havia na cidade. Fui  primeira Patologista de Brusque.

Quais são as áreas de atuação do Patologista?
- Médico Patologista analisa todo e qualquer tecido ou células retiradas do paciente para fins diagnóstico. Toda biópsia, tecido, órgão que é retirado passa por vários procedimentos até que o material fique adequado para ser analisado ao microscópio pelo Patologista. É o Patologista quem dá o diagnóstico de câncer ou não. Quem diz ao colega, através do laudo, qual tratamento deve ser feito, cirurgias, se vai precisar de quimioterapia, radioterapia, etc. O preventivo do câncer de colo uterino também é realizado pelo Médico Patologista.

A atividade educadora do patologista se faz presente tanto no ensino didático da patologia como na sua atuação médica?
- O Médico Patologista pode ministrar aulas na faculdade de Medicina, eu dei aulas por 5 anos na Univali para o curso de Medicina e, continuamente está sempre aprendendo e de certa forma ensinando os demais colegas Médicos através das atualizações.

O que são as doenças sexualmente transmissíveis (DST)?
- São doenças transmitidas pelo ato sexual.

Como funciona a Vacina do vírus do papiloma humano (HPV)?
- A vacina contra o HPV estimula o organismo a produzir anticorpos contra alguns tipos de vírus HPV de alto risco para câncer. Existem mais de 200 tipos. A vacina é para somente 3 ou 4 subtipos de alto risco, os mais comuns.

Qual a quantidade aproximada de tipos de vírus que atingem os seres humanos e quantos – aproximadamente – afetam o trato genital?
- São inúmeros os vírus que podem causar doença, impossível lista-los aqui. Por exemplo: sarampo, rubéolas, caxumba, catapora, gripe, citomegalovírus, Epstein Baar, etc. Os que podem afetar o trato genital são vários, entre eles: herpes, HPV, citomegalocírus, etc.

Qual é a classificação?
- Variável conforme o que se quer estudar. Oncogenicidade, tipo de replicação, tipo de infecção, etc.

Qual a diferença entre os oncogênicos e os não oncogênicos?
- Oncogênicos são os que podem causar câncer e, os não oncogênicos não estão relacionados ao câncer.

Qual a duração da imunidade conferida pela vacina?
- Depende da vacina. Algumas para a vida toda. A da hepatite B recomenda-se que faça reforço de 10 em 10 anos.

Qual o impacto – longo prazo – sobre a incidência e a mortalidade do câncer de colo do útero?
- O uso da vacina é recente. Ainda não existem estudos sobre o impacto na morbidade/mortalidade.

Quais os instrumentos que poderiam ser utilizados na conscientização?
- Educação e prevenção. Conscientizando jovens e adultos sobre os riscos das DSTs.  Explicando que mesmo com vacina contra HPV não está livre de pegar outro subtipo e desenvolver Câncer. Formas de prevenção. Lembrando que além do HPV existe o HIV, gestação indesejada precoce, entre outros.

Como foi sua experiência no IML ou como legista?
- Medicina Legal é fascinante quando realizada na sua plenitude e com todos os aparatos essenciais. Foi muito enriquecedora. Mesmo com a deficiência de material para realizar os exames.

Quais os melhores livros que já leu?
- São vários. Não consigo agora escolher apenas um.

O que está lendo atualmente? - Livros técnicos sobre Patologia.

Histórico escolar?
Toda graduação até segundo grau no Colégio São José em Itajaí. Passei no vestibular da UFSC para Medicina com 16 anos. Entrei na turma 90.2 e me formei em 1996. Em 1997 comecei especialização / residência médica (pós-graduação) em Anatomia Patológica no HU da UFSC com estágio no Hospital de Clínicas da USP.

Primeiro (a) professor (a)?
- Era uma irmã do colégio- jardim de infância, Tia Clarinha.

Grandes professores?
- Dr. Joaquim de Anatomia, de Patologia: Dr. Scaramello, Dr. Péricles, Dra. Mariuccia, Dra. Joyce, Dra. Maria Beatriz, Dra. Irene.

Como surgiu Brusque em sua trajetória?
- Meu ex-marido veio trabalhar aqui.

Lazer?
- Bike, Beach tênis, Tenis, Praia, de preferência com meus filhos e marido.

Costuma ler jornais?
- Prefiro ver noticiários na TV e em sites de notícia


Referências: Publicado no blog luizgianesinientrevista.blogspot.com.br aos 05 de outubro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário