quarta-feira, 22 de junho de 2016

Dr Joel Mendes - Espiritismo

ESPIRITISMO

JOEL MENDES

Espiritismo
O entrevistado desta semana é o médico - especialidade: Ortopedia e Traumatologia com cursos de Pós graduação em Trauma Buco Maxilo Facial , Ultrassonografia óssea e Cirurgia por Videortroscopia em joelho – Dr Joel Mendes; filho de Mário Jesuino Mendes e Laura Uliano Mendes; natural de Araranguá, nascido aos 19.02.59; casado com Rosani da Silva Mendes aos 19.11.88; dois filhos: Joel Mendes Júnior e Caio Henrique Mendes.. Torce para o Paraná e para o São Paulo.

Filho de Mário Jesuino Mendes e Laura Uliano Mendes; natural de Araranguá, nascido aos 19.02.59; casado com Rosani da Silva Mendes aos 19.11.88;  dois filhos: Joel Mendes Júnior, Dentista  e Caio Henrique Mendes , Empresário na linha de artigos esportivos especializado em Luvas de Goleiros e Engenheiro de Produção. Especialidades: 1. Ortopedia e Traumatologia com cursos de Pós graduação em Trauma Buco Maxilo Facial , Ultrassonografia óssea e Cirurgia do joelho por Videotroscopia . 2.  Especialista em Perícia Médica pela Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas, com Pós graduação em Perícias Médicas pelo IPOG de Florianópolis. Torce para o Paraná Clube, antigo Colorado Esporte Clube, onde trabalhou no Departamento Médico quando estudante e São Paulo F.C.



Participou do espiritismo?
Sim fiz parte de Centro Espírita e estude muitos anos o espiritismo.

Como surgiu o espiritismo em sua trajetória?
 Tenho uma família com tradição no espiritismo, por haver muitos parentes com mediunidade ostensiva, acabei por sugestão deles ingressar em centro espírita.

Como foi o desenvolvimento da mediunidade?
Todos  somos médiuns e  a mediunidade pode se manifestar de várias maneiras nas pessoas, no entanto,  não tenho a mediunidade ostensiva, ou seja não tenho a
comunicação com espíritos como Chico Xavier, Divaldo, e tantos outros.

Quando foi que você entendeu melhor a mediunidade ?
Como disse não tenho a mediunidade ostensiva.

Qual o maior desafio do espiritismo?
 O espiritismo não tem desafios, quem tem desafios é quem se propõe ser espírita. Esta proposta consiste em não ser melhor que ninguém e sim cada dia melhor na sua evolução moral.

Qual o objetivo da literatura espirita?
O objetivo é fazer com o ser humano evolua moralmente, melhorando seu comportamento perante seu semelhante, bem como ensinar que estamos neste plano para viver situações de provas e expiações de vidas passadas.

Como funciona a psicografia?
 É uma forma de mediunidade, em que o receptor transcreve em papel as mensagens do plano espiritual.

Quais são seus livros preferidos?
Tenho vários livros sobre espiritismo, citaria  O poder da Mente da Autora Suely Caldas Shubert.

Como se dá o processo de recepção mediúnica?
 Ninguém que seja médium ostensivo consegue fazer a comunicação quando quer. O telefone toca de lá para cá. Nunca daqui para lá. O plano que determina a comunicação é sempre o espiritual.

Na visão do Espiritismo, qual a origem de doenças como depressão, síndrome do pânico, transtorno de bipolaridade etc?
É dito que o desequilíbrio emocional, mental, desajustes morais, sejam as causas das doenças. Men sana in corpore sano. mente sã, corpo sadio.

Qual a base bíblica para a reencarnação?
 O espirita acredita na eternidade da alma ou seja que ela retornará ao plano terreno após a morte física, quantas vezes precisar,  até se tornar um ser um espírito de luz, moralmente pleno,  na comunicação com o plano espiritual e sobre tudo que Deus é a inteligência Suprema.

Por que Allan Kardec foi escolhido para ser o codificador do Espiritismo?
Allan Kardec foi escolhido para ser o codificador do Espiritismo em virtude de suas duas encarnações anteriores: 1) como sacerdote druida, chamado Allan Kardec, na época de Júlio César, no século VI a. C.; 2) como professor da universidade de Praga, queimado no dia 06/07/1415, juntamente com Jerônimo de Praga.
           
Ele teve o apoio incondicional do Espírito da Verdade?
Aliada à sua bagagem de vidas pretéritas, teve o apoio incondicional do Espírito Verdade, que prometeu auxiliá-lo em todas as suas tarefas, visto a obra a ser extremamente importante para toda a humanidade, no sentido de mudar a visão de mundo, que se mostrava essencialmente materialista. Esta nova doutrina viria resgatar os ensinamentos do Mestre Jesus, colocando-os no seu devido lugar, tanto em teoria quanto em prática. Seria, também, uma ferramenta de trabalho que auxiliaria o ser humano a pensar mais racionalmente a fé e a revelação.

Legado deixado por Allan Kardec?          
Auxiliado por uma plêiade de Espíritos Superiores, pode trazer a lume as Obras Básicas, que se consubstanciaram em O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. Além desses livros publicou também a Revista Espírita, periódico mensal, cuja 1.ª edição deu-se em  1.º de janeiro de 1858. (KARDEC, 1981).

Grandes nomes no espiritismo?
Dentre grandes nomes do Espiritismo no Brasil, vale destacar os nomes de:

BEZERRA DE MENEZES (1831-1900)
Com 20 anos de idade, muda-se para o Rio de Janeiro, onde, às duras penas, forma-se em medicina. Cognominado o "médico dos pobres", Bezerra de Menezes tem uma biografia exemplar de renúncia para com o dever cumprido, custe ele o que custar. Antes de se tornar espírita, a sua conduta era a de um cristão. Nesse sentido, tão logo toma conhecimento de "O Livro dos Espíritos" não lhe fica difícil exclamar que era um "espírita de nascença", ou um "espírita inconsciente", pois tudo o que ali estava relatado lhe parecia familiar.
           
CHICO XAVIER (1910-2002)
Com mais de 400 obras psicografadas, que transformadas  em tempo perfazem aproximadamente 11 anos de transe mediúnico. Chico Xavier, com 92 anos de idade, deixou-nos em 30/06/2002, ficando dele os exemplos de fé, esperança e caridade.
            Sua atividade mediúnica começou desde garoto, isto é, desde os 5 anos de idade, quando já conversava com sua mãe desencarnada. Dela recebia uma série de conselhos que o ajudaram a suportar todos os revezes e dissabores de sua infância sofrida junto à sua madrinha. Educado no catolicismo, não foi muito fácil a aceitação dos parentes e amigos sobre o desenvolvimento de sua mediunidade. As suas obras psicografadas servem de lenitivo para as almas enfermas que gravitam neste mundo de provas e expiações.
           


DIVALDO PEREIRA FRANCO (1927)
Desde a infância que se comunica com os Espíritos. Cursou a Escola Normal Rural de Feira de Santana, recebendo o diploma de professor primário, em 1943. Aos 18 anos, em 1945, Divaldo mudou-se para Salvador, tendo sido aprovado no concurso para o IPASE (Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado), onde ingressou em 05 de novembro de 1945. Administra a Mansão do Caminho, gigantesca obra social educacional em Salvador, que está atendendo atualmente a 3.000 crianças carentes por dia.
            Ainda jovem, foi abalado pela morte de seu irmão mais velho, o que o deixou traumatizado e enfermo. Foram consultados diversos médicos especialistas, sem obter nenhum resultado satisfatório. Foi a mão amiga de dona Ana Ribeiro Borges que o conduziu à Doutrina Espírita, libertando-o do trauma e trazendo a consolação tanto para ele, como para toda a família.
            Percorreu mais de 1.000 cidades, 53 países e 11.000 palestras proferidas. Recebeu quase 600 homenagens, procedentes de Instituições culturais, políticas, universidades, associações beneficentes, núcleos espiritualistas, centros espíritas etc., destacando-se o título de Doutor Honoris Causa em Humanidades pela Universidade do Canadá e, no Brasil, mais de 80 títulos de cidadania. 
                                 
Referências: publicado no blog luizgianesinientrevista.blogspot.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário