domingo, 19 de abril de 2015

Erci Schoenfelder - IFSC, campus de Jaraguá do Sul -



ERCI  SCHOENFELDER

DIRETOR DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA – Jaraguá do Sul




O entrevistado desta semana é o Diretor do Instituto Federal/SC - IFSC – Campus Jaraguá do Sul; Sr. Erci Schoenfelder; filho de Harold e de Cyra Rothenburg  Schoenfelder; nascido aos 01.03.52 em Presidente Getúlio/SC. Cônjuge: Teresita Maria Fiamoncini; filhos: Tatiana casada com John Cléber Jaraceski e Mauricio casado com Rosilene Santos; neto: Lucas (filho de Mauricio/Rosilene). Torce para o tricolor das laranjeiras.
 Exibindo foto Erci.jpg

Nosso entrevistado o Diretor do IFSC de Jaraguá do Sul, Erci Schoenfelder

Sonho de criança?
Sonhava seguir os passos de meu pai que era comerciante – loja de tecidos e eletrodomésticos.

Pessoas que influenciaram?
Fui influenciado pelos meus pais e por um engenheiro civil – que não recordo o nome no momento -  que trabalhava na Aços Finos Piratini no Rio Grande do Sul.

Histórico escolar?
Cursei o Primário na Escola Gustavo Capanema em Presidente Getúlio, o ginasial no Dom Pedro II, em Blumenau, o técnico - nível médio - na Escola Técnica Tupi em Joinville, Engenharia Mecânica na Universidade Federal e a especialização em Segurança e Medicina do Trabalho.

Quais as matérias mais gostava? E quais detestava?
Gostava de Tecnologia de Materiais e todas relacionadas a tratamentos térmicos e usinagem. Detestava a área de termodinâmica.

Como conheceu a Teresita?
Conheci a Teresita em Presidente Getúlio, na verdade  já nos conhecíamos -  e em janeiro de 1974, num baile com fins de arrecadação para formatura iniciamos o namoro.

Como surgiu Jaraguá do Sul em sua trajetória?
Estava há 9 anos na VW, trabalhando em computação gráfica e pretendia retornar ao estado; fiquei sabendo que a Weg estava ingressando nesta área, procurei contatos para ocupar esta vaga e consegui.



E o ingresso no IFSC?
Ingressei como professor substituto na antiga Escola Técnica Federal de Santa Catarina, hoje Instituto Federal e me submeti ao concurso em 1997 para Professor de primeiro e segundo grau, obtendo sucesso. Em 2012, assumi o cargo de Diretor Geral.

E a passagem como professor?
Foi uma das experiências mais gratificantes da minha vida profissional. Nunca imaginei que um dia iria lecionar. Aconteceu por acaso e acabei me apaixonando pela sala de aula.

IFSC?
Instituto Federal de Santa Catarina, antes era a Escola Técnica, com Reitoria em Florianópolis e com 22 campus em 20 cidades catarinenses. É um órgão federal voltado ao ensino médio e superior – www.ifsc.edu.br

Gestão no IFSC?
Minha gestão em frente ao IFSC está sendo gratificante e positiva. Procuramos proporcionar o desenvolvimento dos servidores e mais ofertas de cursos, como por exemplo o Proeja que é um programa voltado para jovens e adultos.

Como está formada a Diretoria do IFSC 2012/2015?
Eu como Diretor Geral do Campus, Neli de Lemos na Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão;  Carlos Eduardo Raulino na Diretoria Administrativa e de Infraestrutura;  Edison Bóries Tarachuchy como Assessor da Direção Geral e Josué Jorge Cruz como Assessor de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Exibindo 20150422_110441.jpg
 da esquerda para a direita: Josué, Edilson, Neli, Erci e Raulino

Quadro de pessoal do IFSC?
Atualmente o Campus tem 104 servidores, dos quais 54 são  professores e 50 técnicos administrativos.

São regidos pela Lei 8112/90 que instituiu o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União?
Sim,  os servidores são  regidos pela Lei 8112/90.

Cursos oferecidos pelo IFSC?
Técnico em vestuário, para os que já têm o curso médio e o Proeja;
Técnico em Malharia, também para os que já têm o curso médio ou esteja no Proeja;
Técnico em Design de Moda, também para os que já têm o segundo grau;
Química – curso integrado no segundo grau e formação em química;
Curso Superior em Licenciatura de Física;
Pronatec – o programa nacional de ensino de tecnologia, tendo como Coordenador Paulo Gianesini

Proeja?
Programa de ensino para jovens e adultos acima de 18 anos que não têm o segundo grau podem freqüentar o curso concomitantemente com o técnico em 8 semestres.

Fale de sua trajetória profissional?
Fui técnico metalúrgico na Metalúrgica Wallig em Porto Alegre em 1970 e  na Aços Finos Piratini, em Charqueadas, próximo a Porto Alegre em 71/72. Em seguida fui cursar a Engenharia. De 79 a 87, fui para Volswagem em São Bernardo do Campo e de 88 a 96 vim para a Weg, trabalhar na área de projetos e, em 97 fui para o IFSC, como Professor e em 2012 assumi como Diretor, permanecendo até os dias de hoje.

O que apostou e não deu certo?
Tive experiência de um ano na Alemanha –VW – visando o desenvolvimento técnico, todavia, profissionalmente na empresa não galguei funções face o grande número de funcionários. Destaco que apesar de não conseguir galgar espaço para progredir tive a oportunidade da experiência adquirida na Alemanha.


O que aplica das experiências no seu dia a dia?
Tenho como lema a adoção da simplicidade, o relacionamento e o respeito com as pessoas.

Fale da formação dos filho, genro e nora?
Meu filho Mauricio está no Canadá, tem formação e atua na área da informática. Minha filha Tatiana tem formação em Farmácia, porém atua também na área de informática. Meu genro John Cléber também é formado e atua na área de informática e minha nora Rosilene é formada e atua na área de Ciências Sociais.

Hobby?
Meu hobby é o campismo – atividade com motor homes.

Como está Jaraguá do Sul em termos de Segurança Pública?
Ainda podemos desfrutar com relativa tranqüilidade.... ainda dá para viver bem. Há a preocupação com o alastramento das drogas.

Em termos de IDH?
Jaraguá do Sul ocupa uma posição de destaque no índice de desenvolvimento humano. Jaraguá  possui uma excelente qualidade de vida. De acordo com o atlas de Desenvolvimento Humano 2000, produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - Pnud, a cidade é a 9ª colocada em Santa Catarina e 32ª colocado no País, com um IDH-M de 0,85 num índice que varia entre 0 e 1

Com um mercado saturado de profissionais. Quais as três profissões que indicaria para a juventude seguir?
Indicaria a área de Engenharias, a área de Computação e a dos serviços relacionados à terceira idade.

É a primeira vez – nos quinze anos da minha matéria - que recebemos a indicação da opção pelos serviços relacionados com a terceira idade?
Veja com o aumento de 20 % da população acima de 60 anos,  o turismo, lazer, atividades específicas para os idosos não são devidamente  ofertadas a tal público.

Exibindo 20150422_110510.jpg





Image



Publicado no Jornal Em Foco aos 24 de abril de 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário