sábado, 10 de janeiro de 2015

Luiz Gianesini -pelo Professor Ricardo José Engel



LUIZ GIANESINI 

Apresentação
Peço permissão à comunidade dos leitores para evitar as regras metodológicas de estilo, específicas às apresentações, e desenvolver minha honrosa tarefa prestando meritórias reverências ao Dr. Luiz Gianesini, protagonista das centenas de entrevistas que ilustram este trabalho editorial. Iniciar o prefácio discorrendo sobre a história desta amável pessoa, é uma forma de retribuir-lhe, em igual estilo literário, as entrevistas que realizou oferecendo a Brusque e região a oportunidade de conhecerem significativos traços do perfil de seus dignitários, personalidades e outros quase anônimos.
Gianesini é um brusquense nascido a 8 de outubro de 1948, filho de Evaldo e Ida Maria Boni Gianesini. A vida não lhe reservou regalias. Apesar das modestas origens, venceu com galhardia os obstáculos dos sistemas de ensino fundamental e médio, coroando seu círculo acadêmico com a graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Furb, uma pós-graduação em Direito Penal pela Univali, e uma extensão universitária, na área de Personalidade Magnética, pela Faculdade de Ciências Bio-psíquicas de São Paulo.
Antes destas notáveis titulações, experimentou, ainda bem jovem, o mercado de trabalho, atuando como auxiliar de revisão de tecidos e depois auxiliar de escritório na Fabrica Renaux. Um dos passos significativos rumo à profissionalização, aconteceu ainda na juventude, por meio do Curso de Técnico Têxtil, na cidade do Rio de Janeiro, entre os anos de 1969 a 1972, graduação que lhe alçou a condição de Técnico Têxtil da Fiação Renaux, entre os anos de 1980 a 1991.
Gianesini tornou-se conhecido pelo prazeroso hábito de escrever, com prestigiada coluna semanal, veiculada por meio dos jornais Planeta Esportes, Planeta Notícias, Diário do Povo, A Voz de Brusque e Em Foco. Vale lembrar, porém, sua atuação como professor no Colégio Cenecista Honório Miranda, no Senai/Lafite e no Centro de Treinamento da Fabrica Renaux.
Sua formação Jurídica o levou ao desempenho da função de Procurador Geral do Município entre os anos de 1993-1996. Até chegar aqui, ele faz questão de lembrar das bancas de advocacia dos doutores Antônio Luiz da Silva e Adilson Martins, onde adquiriu experiências que lhe auxiliaram na operação do direito. Pessoa socialmente entrosada e altruísta, atuou como voluntário na Câmara Júnior, no Rotary e Lions Club de Brusque; na Associação Brusquense de Técnicos Têxteis e no Grupo Escoteiros Brusque. Amante das atividades esportivas e paysanduano de coração e tradição familiar, participou na Assessoria Jurídica do Verde e Branco, na Junta de Julgamento da LBF, na Associação Renaux; na Associação Artex-Badenfurt; na Cipa da Renaux e no Jurídico Associação dos Servidores Públicos Municipais de Brusque. Integrou o Conselho do Sindimestre; foi Conselheiro da OAB, subseção de Brusque, Membros do Conselho Municipal sobre Drogas, Conselheiro eleito do IBPREV; integrante da Comissão Municipal de Táxis, integrante da equipe de licitações do Município de Brusque; foi segundo secretário da Casa de Brusque na gestão de Ayres Gevaerd e integrou até janeiro/2015 a Comissão de Avaliação de Imóveis do Município de Brusque, integra a Comissão de Processos Administrativos Disciplinares.
Diante de tanto envolvimento histórico-social, confesso não me lembrar onde o encontrei pela primeira vez. Contudo, suas entrevistas sempre foram fatos marcantes para mim. Elas são um retrato das pessoas, famílias, empresas e entidades que estão ao nosso redor, de diferentes classes sociais, atividades profissionais, faixas etárias e crenças. De estilo humilde e angariando a benquerença de todos, ele não faz acepção de pessoas. De profissionais liberais a trabalhadores braçais, de donas de casa a dirigentes políticos e esportivos; cada qual com sua história, cada história com suas peculiaridades.
Certa vez, notei sua participação nas pesquisas que resultaram nos Livros Brusque vai à Guerra e Vielen dank, herr doktor! de Saulo Adami. Até então nunca poderia imaginar que ele também seria um grande colaborador e fiel fonte de informações na produção das obras Pedalando pelo tempo- história da bicicleta em Brusque e no resgate memorialístico de Ivo Moritz – vida, fatos e retratos, trabalhos de nossa autoria, pelo que lhe deixamos consignada imorredoura gratidão. O Dr. Gianesini construiu sua vida ao lado de Maria Odete de Farias. Desta aliança nasceram Anadir, Ana Márcia e Alexandre Luís. É avô de Joan Gianesini Tridapalli. O que nos resta pedir? Aplausos para ele!
Prof. Ricardo José Engel
















Nenhum comentário:

Postar um comentário